Luke Cage: os melhores easter eggs e referências da 2ª temporada

A segunda temporada de Luke Cage chegou à Netflix e recebeu muitas boas críticas. Contudo, além de ser um sucesso, também ampliou mais o mundo da Marvel, trazendo novos personagens das páginas dos quadrinhos para o universo das séries. Confira agora as melhores referências que encontramos nos episódios. Cuidado, SPOILERS!

Ep.1 - Soul Brother #1

comanche

Nome dos episódios

Na primeira temporada, todos os títulos de episódios eram títulos de músicas do Gang Starr, uma dupla de rappers da costa oeste dos Estados Unidos. A segunda temporada segue a mesma lógica para nomear seus episódios, dessa vez utilizando de títulos de músicas da dupla Pete Rock e CL Smooth.

Merchandising

Nessa temporada vemos o crescimento da popularidade de Luke Cage. Um exemplo claro disso são as camisetas e casacos estampando seu nome e rosto que DW vende. Há designs que fazem referências a logos de grupos musicais famosos, como o Run-DMC, e também a filmes. Em certo momento, DW veste uma camiseta com a imagem de Luke e de Striker com os dizeres "Hell Up in Harlem". Trata-se de um filme de 1973, do gênero Blacksploitation, gênero que inspirou a criação de Luke Cage nos quadrinhos e a estética da série da Netflix.

Comanche

Comanche já havia aparecido na primeira temporada de Luke Cage, mas foi apenas na segunda que ele realmente ganhou o devido destaque. Nos quadrinhos, Comanche é um gangster e o melhor amigo de Shades, com quem costuma trabalhar junto. Nas HQs, ele é um especialista com arco e flecha, quase um gavião arqueiro do Harlem. 

Literatura

Durante o episódio existem duas referências a livros e autores. A primeira é o livro que Luke Cage lê na barbearia, Between the World and Me. O livro relata a realidade de ser um afro-americano nos Estados Unidos. Foi escrito por Ta-Nehisi Coates, também autor de alguns quadrinhos do Pantera Negra.

A outra é a Nicolau Maquiavel, autor italiano dos séculos XV e XVI, cuja principal obra é O Príncipe. Comanche diz ter lido Maquiavel na prisão e um outro capanga pergunta se o Rapper Tupac tinha escrito um livro. Perguntou isso por causa de um de seus nomes artísticos ser Makaveli.

Ep.2 - Straighten it out

tilda

Tilda

A filha de Mariah Dillard pode parecer ser apenas uma simples farmacêutica especializadas em ervas e raízes à primeira vista. Contudo, sua origem nos quadrinhos é muito mais sombria. Nas HQs, Tilda Johnson é uma supervilã chamada Nightshade. Possui um vasto conhecimento de ciência, que costuma usar componentes químicos e feromônios para controlar e transformar seus adversários.

Dontrell "Barata" Hamilton

Outro personagem dos quadrinhos que já enfrentou Luke Cage várias vezes. Dontrell não é muito diferente de sua versão das HQs, ambos são gangsters, capangas que Luke enfrente em suas missões como herói de aluguel. Até mesmo aquela espingarda de seis canos que Dontrell usa contra Luke também é utilizada pelo personagem nos quadrinhos.

A senhorinha do café

A velhinha que dá a dica para Luke de onde encontrar Dontrell (e que o chama pra "tomar café") também diz para que Luke "tenha um dia abençoado". A atriz que interpreta essa personagem é Venida Evans, que atuava na série Treme, na qual vivia uma velhinha que possuía como bordão "tenha um dia abençoado."

Ep. 3 - Wig Out

filhas do dragão

Sr. Peixe

O homem que procura confusão com Misty Knight e Colleen Wing no bar se apresenta como Sr. Peixe, após ser dispensado pelas duas. Seu nome é Mortimer Norris e também possui origem nos quadrinhos. Nas HQs, Mortimer sofreu um acidente com materiais radioativos ao cair em um rio. Após esse acidente, transformou-se num ser híbrido, meio homem e meio peixe, daí o seu nome.

Filhas do dragão

Na sequência desse encontro, vemos uma incrível cena de luta de Misty e Colleen juntas. As duas personagens, nos quadrinhos, já possuíram uma agência de investigação particular, que recorrentemente fazia com que entrassem em combates. Eram chamadas de as Filhas do Dragão. Nessa cena, as duas personagens até mesmo usam roupas parecidas com suas versões dos quadrinhos.

Ep. 4 - I get physical

bushmaster

Referência bíblica

Em certo momento neste episódio, Bushmaster diz ser a pedra que foi rejeitada. É uma referência a Salmos 118:22, no qual Pedro diz que Jesus foi rejeitado pelos judeus, mas Deus fez com que ele fosse essencial para a salvação. Sim, isso quer dizer que Bushmaster está se comparando a Jesus, de certa forma.

Ep. 5 - All Souled Out

piranha

Piranha Jones

É neste episódio que finalmente vemos pessoalmente quem é o Piranha que todos falaram ao longo da segunda temporada. Na série, ele é apenas um investidor de ações que possui um fascínio por Luke Cage. Porém nos quadrinhos ele é um dos mais antigos inimigos desse herói, e o nome de Piranha se dá por causa de seus dentes pontiagudos.

Hulk

É uma referência bem clara, mas feita daquele jeito indireto, para que não fale o nome do Hulk. Na festa de Piranha Jones, um dos participantes pergunta a Luke quem é mais forte, se ele ou o monstro verde.

Herói de Aluguel

O Luke Cage dos quadrinhos é famoso por ser o herói de aluguel. O da série, por sua vez, tem fugido desse caminho desde a primeira temporada. Contudo, nesse episódio ele recebe uma proposta de ser contratado por Piranha, que está sendo caçado pelos capangas de Bushmaster.

Ep. 6 -  The Basement

money

Diálogo dos quadrinhos

Luke Cage e Piranha Jones continuam a fugir dos capangas de Bushmaster, neste episódio. Em certo momento, Piranha questiona Luke, relembrando-o que havia contratado seus serviços. Luke então responde "Então onde está meu dinheiro, docinho" ("Where is my money, honey?" no original). É uma fala que veio direto dos quadrinhos, quando Luke cobra Dr. Destino por seus serviços.

Ep.7 - On and On

misty

Misty Knight

Finalmente vemos na totalidade o braço biônico de Misty Knight. Nesta temporada, a personagem se tornou ainda mais parecida com sua versão dos quadrinhos, não apenas por causa do braço tecnológico, mas também por começar a usar roupas vermelhas, a cor que é uma espécie de assinatura da personagem.

Quincy McIver

Bushmaster revela seu passado para Mariah, neste episódio, incluindo o nome de seu pai, Quincy McIver. Nos quadrinhos, esse é o nome de outro personagem associado a Bushmaster, é o nome de seu irmão. Nos quadrinhos, Quincy adota o nome de Bushmaster após a morte do irmão.

Ep.8 - If Ain't Rough, It Ain't Right

decoração

Nova decoração

Assim que Bushmaster assume controle sobre Harlem's Paradise, uma de suas primeira ações e atualizar a decoração para algo mais condizente com sua personalidade. No lugar do querido quadro de Mariah, ele coloca uma foto de Marcus Garvey, um líder do nacionalismo negro dos Estados Unidos e Jamaica.

Ep.9 - For Pete's Sake

hammer

Dificuldade técnica

Nos quadrinhos, Luke Cage possui um histórico de dificuldades em manejar máquinas de café expresso. Podemos ver o mesmo problema neste episódio quando Luke e seu pai vão pegar um chocolate quente.

Indústrias Hammer

Esta referência aparece durante toda a segunda temporada e também na primeira, mas volta com força explosiva (literalmente) neste episódio. Vemos a gangue de Bushmaster armada com equipamento da Hammer em seu assalto ao esconderijo de Mariah. Lembrando que as indústrias Hammer tiveram uma grande participação no filme Homem de Ferro 2.

Ep.10 - The Main Ingredient

heróis de aluguel

Game of Thrones

Um dos moradores do Harlem critica Luke Cage por não ter resolvido o problema com Bushmaster. Ele diz para fazê-los dobrar o joelho ou é "dracarys" neles. Aparentemente um fã da Daenerys.

Punho de Ferro

A presença de Dany Rand neste episódio não é gratuita. Nos quadrinhos, Luke Cage e Punho de Ferro são grandes companheiros e foram parceiros de combate ao crime por muitos anos.

Turk

Parece que, depois de levar várias surras para o Demolidor, Turk finalmente tomou jeito na vida. Finalmente ele está trabalhando em algo dentro da legalidade.

Connie Lin

A senhora chinesa que alugava um apartamento para Luke Cage na primeira temporada da série está de volta. Ela teve sua loja destruída por um míssil de Cottonmouth, mas já está de pé novamente, agora com uma lojinha chamada "Gengis Connie".

Ep.11 - The Creator

karen page

Karen Page

A personagem da série do Demolidor é citada neste episódio como a repórter responsável pelo furo de reportagem que dizia haver um sobrevivente ao massacre do restaurante da Gwen.

Ep.12 - Can't Front on Me

Stan Lee

Stan Lee

Como de costume, Stan Lee também faz sua aparição nesta temporada de Luke Cage. Assim como nos outros seriados da Netflix, Stan Lee aparece apenas através de um cartaz, desta vez um anúncio de um advogado.

Ep.13 -  They Reminisce Over You

nightshade

Nightshade

Tilda Johnsons, no final dessa temporada, mostra que pode estar caminhando para se transformar em uma vilã. Apesar da adaptação para a série dessa personagem seja bem diferente do original dos quadrinhos (de uma forma positiva), Tilda até mesmo aparece com seu penteado clássico das HQs.