Origem e poderes de Punho de Ferro, o herói místico de artes marciais

Esse é o Defensor mais místico da famosa time de super-heróis e sua história o coloca em um nível diferente do seu time. Confira agora os fatos essenciais sobre a origem e a história desse super-herói da Marvel!

1. Esse não é um Defensor como os outros

Punho de Ferro

O último herói que fará parte do time dos Defensores é Danny Rand, o Punho de Ferro, mas não se deixe enganar: ele é bem diferente dos outros que já conhecemos.

Este herói está profundamente ligado ao lado místico da Marvel, longe do realismo de Hell’s Kitchen ou Harlem como vimos em Demolidor, Jessica Jones ou Luke Cage. É provável que a série não explore tanto esse lado esotérico mas é este mesmo lado que explica por que Rand se sente como um “peixe fora d´água” na sua cidade natal.

2. A tragédia que transformaria a vida de Danny Rand

morte de Wendell

Daniel era filho do multimilionário Wendell Rand, que era fascinado pela cidade mística de K’un-Lun, uma cidade extradimensional que se materializa a cada 10 anos na nossa dimensão terrestre.

Curiosamente, o conhecimento sobre esta cidade veio através de um antigo Punho de Ferro, o campeão anterior a Danny Rand. Wendell tinha treinado no Nepal onde se tornou amigo de Orson Randall, que lhe contou sobre K’un-Lun.

Vários anos após a sua experiência nessa cidade mística, Wendell desejou voltar com seu filho, mulher e Harold Meachum, seu sócio. Durante o caminho sinuoso pelo Himalaia, Wendell escorregou mas conseguiu se agarrar a uma saliência da montanha. Ele implorou pela ajuda de Meachum, mas o sócio viu aí a possibilidade de ficar com o controle total da empresa e largou Wendell no abismo.

Harold Meachum ainda ofereceu ajuda à mãe e filho para saírem das montanhas, mas Heather recusou e fugiu para longe com Danny. Heather morreu pouco depois ao se sacrificar para proteger seu filho do ataque de uma alcateia.

3. Bem-vindo à enigmática K’un-Lun

K'un-Lun

A cidade mística se materializou na dimensão terrestre momentos antes de Heather morrer. Arqueiros de K’un-Lun tentaram salvar mãe e filho mas o sacríficio de Heather deu a chance para que Danny fosse salvo.

Daniel, agora órfão, foi recebido na cidade mística onde permaneceria por 10 anos. K’un-Lun foi fundada há cerca de um milhão de anos por extraterrestres e a cidade está construída a partir dos destroços de uma nave espacial.

Os aliens sobreviventes deram origem a uma classe de descendentes que até hoje governa K’un-Lun chamados: os Reis Dragões. K’un-Lun é uma das Sete Capitais do Céu, cidades que compartilham a característica de estarem suspensas noutra dimensão, mas aparecendo periodicamente na Terra.

4. O que significa ser um “Punho de Ferro”?

Punho de Ferro contra Shou-Lao

Daniel Rand não decidiu se auto-intitular dessa forma, esse foi um título que ele conquistou. Vários nativos de K’un-Lun (e o americano Orson Randall) receberam a honra de serem Punho de Ferro.

E como é que alguém alcança esse título? É necessário derrotar o dragão místico Shou-Lao, cujo coração é uma fonte de energia absolutamente devastadora. O poder do Punho de Ferro vem diretamente da energia de Shou-Lao.

Conseguir uma chance de lutar contra o dragão místico é uma grande honra atribuída a poucos, sendo necessário passar por uma série de provas que testarão suas capacidades. Danny Rand recebeu seu treinamento em artes marciais pelo mestre Lei Kung e, aos 19 anos de idade, provou estar preparado para enfrentar Shou-Lao.

O jovem lutador estudou a fisionomia do seu adversário e desvendou o segredo do dragão: Shou-Lao tinha a sua energia vital diretamente ligada à tatuagem de dragão no seu peito. Danny cobriu a tatuagem com seu próprio corpo, e sentiu a sua pele queimar durante esse abraço letal. Sem a sua energia vital, Shou-Lao morreu e Danny ficou com a marca do dragão no seu peito.

Após essa conquista, Danny entrou na caverna da criatura e colocou seus punhos no braseiro com o coração derretido do dragão. Com esse gesto, coragem e astúcia, Danny se tornou o Punho de Ferro.

5. Os poderes do Punho de Ferro

Punho de Ferro

O principal foco de poder do Punho de Ferro está na manipulação do chi, sua energia vital, elevando essa energia a um poder extraordinário. Ao focar seu chi na sua mão, Danny acessa à energia mística de Shou-Lao e recebe força sobre-humana, ficando imune à dor. Seu punho fica incandescente e capaz de desferir golpes devastadores.

A força interna de Danny também pode ser usada para aumentar seus sentidos, sua agilidade, resistência e até projetar sua energia para curar outros. Ele consegue sentir energia mística em qualquer ambiente, especialmente se for relacionada com K’un-Lun.

Sua capacidade mística se estende até à capacidade de fundir sua consciência com a de outra pessoa, e ambos terem acesso às memórias um do outro.

Embora tenha sido atribuído com um dom extraordinário, este vem com um custo alto, drenando mentalmente o herói. Isso exige tempo de recuperação para poder estar novamente pronto para outro combate.

6. O retorno a Nova Iorque e o reencontro com Meachum

Punho de Ferro

Após alcançar o título de Punho de Ferro, Daniel saiu de K’un-Lun buscando vingança. Retornando à sua terra natal, o herói descobriu que a Corporação Rand, a empresa do seu pai, estava nas mãos de Harold Meachum.

Mas a ideia de vingança caiu por terra quando Danny descobriu que Meachum tinha perdido ambas as pernas no Himalaia. O vilão foi poupado pelo Punho de Ferro mas conheceu seu fim pouco depois, às mãos do misterioso Ninja. Inicialmente Danny foi apontado como culpado mas conseguiu provar a sua inocência.

Decidido em recuperar o bom nome do seu pai e tudo que era seu por direito, Daniel Rand assumiu o controle da empresa. Mas não o fez sozinho, e tornou Joy Meachum (filha de Harold) sua sócia. Embora tenha se tornado novamente multimilionário, Danny não podia estar mais longe do esterótipo do playboy cheio de grana, mantendo a sua personalidade mesmo sob novas circunstâncias.

7. Luke Cage é seu amigo inseparável

Punho de Ferro e Luke Cage

A amizade de Luke Cage e Danny Rand começou fora das páginas dos quadrinhos mas se tornou uma das mais icônicas. Com apenas 15 números lançados, a HQ solo do Punho de Ferro estava a beira de ser cancelada.

Não querendo ver o campeão de K’un-Lun desaparecer no esquecimento, foi tomada a decisão de o juntar a Luke Cage. Punho de Ferro apareceu pela primeira vez na HQ Power Man #48 de Cage e após lutarem em parceria nessas páginas, ambos ganharam seu título conjunto.

Rand e Cage formam então os Heróis de Aluguel, uma das equipes de super-heróis mais famosas da história dos quadrinhos.

8. O seu grande amor foi Misty Knight

Punho de Ferro e Misty Knight

A história de Danny Rand não fica completa sem mencionar à sua grande paixão: Misty Knight. A investigadora durona manteve uma relação complicada com Danny, passando por diversos altos e baixos.

Eles se conheceram quando Rand foi injustamente acusado do assassinato de Harold Meachum, e ele contratou Misty e Colleen Wing para limparem seu nome. O primeiro beijo de Danny e Misty foi também o primeiro beijo inter-racial entre super-heróis, decorria o ano de 1977.

9. Danny Rand também já foi o Demolidor

Punho de Ferro e Demolidor

Quando a polícia descobriu que Matt Murdock era o Demolidor, o advogado e super-herói foi enviado para a cadeia. Punho de Ferro foi então contratado para assumir a identidade de Demolidor, e assim convencer a polícia que Murdock e o Demolidor eram duas pessoas diferentes.

Matt desconhecia por completo essa ideia, e decidiu fugir da prisão para confrontar o falso Demolidor. Quando descobriu que era Rand, Murdock concordou com o plano e pediu ao Punho de Ferro que continuasse com a farsa, para que ele pudesse descobrir quem tinha assassinado Foggy Nelson.