O Tentáculo (originalmente conhecido como The Hand) tem sido uma presença constante nas séries Marvel / Netflix. Mas qual é origem dessa ordem de ninjas e quais são as suas intenções? Saiba mais sobre a história do Tentáculo nos quadrinhos e o que os torna uma ameaça tão temível!

Origem no Japão feudal

Tentáculo

O Tentáculo nem sempre foi uma força do mal e suas origens começaram como uma rebelião contra o regime opressivo do Japão feudal. Há cerca de 800 anos, um grupo de seguidores do ninjutsu(estilo de arte marcial) partiu em direção às montanhas, onde criaram um novo modo de vida.

A prática de ninjutsu foi desenvolvida aos mais elevados níveis, com um treinamento rigoroso em técnicas de assassinato e espionagem. Em 1588, Kagenobu Yoshioka transformou o clã samurai em uma força de unificação do Japão e em uma esperança de um melhor país para todos.

Mas esta visão idealista morreria com o assassinato de Yoshioka e a ascenção de um clã ninja ancestral chamado Snakeroot.

O Tentáculo é um culto a uma entidade demoníaca

Tentáculo

Os Snakeroot corromperam o Tentáculo com sua adoração a um demônio e as práticas de magia negra. A Besta é a entidade maligna que se alimenta da devoção dos ninjas e sua existência está estimada em quatro bilhões de anos. Esta criatura maldita busca a aniquilação da vida em todo o universo, com uma sede de destruição e caos em um ciclo sem fim.

É através do Tentáculo que a Besta exerce sua influência em todo o mundo, semeando sutilmente a discórdia e o terror em cada área da sociedade. A entidade sobrenatural prefere se manifestar através de humanos, possuindo seus corpos e mentes e agindo através deles.

Os membros do Tentáculo recebem seus poderes místicos graças ao seu culto à Besta, eternamente energizados e condenados a esta magia infernal.

Ressurreição é uma das suas práticas mais comuns

Elektra

Ao longo de séculos, o Tentáculo ganhou seguidores à sua causa maligna através de um método terrível: assassinando os alvos desejados e os ressuscitando como servos fiéis. Quando alguém é morto e ressuscitado pelo Tentáculo, as suas almas estão unidas à Besta, a entidade que lhes devolveu a vida – mas com um custo bem alto.

Aqueles que renascem através do culto não voltam os mesmos, mas uma sombra maligna de quem realmente foram. As emoções positivas da sua personalidade desaparecem, dando lugar a uma ampliação dos seus sentimentos mais negros e terríveis.

O último passo final da ressurreição é a devoção total ao Tentáculo e à Besta, não existindo espaço para mais nada na mente e alma do ressuscitado.

Os Virtuosos são os arqui-inimigos do Tentáculo

Virtuosos

Os Virtuosos são a resposta às atrocidades cometidas pelo Tentáculo, duas ordens de ninjas com objetivos profundamente diferentes para o mundo. Liderados por Stick, sensei de Demolidor e Elektra, os Virtuosos são um clã de guerreiros dedicados a combater o Tentáculo e a estabelecer a paz e a ordem.

Nos quadrinhos, quando Elektra é assassinada, o seu corpo é roubado pelo Tentáculo que tenta ressuscitar a mercenária para a transformar em uma arma viva. Mas é com a ajuda de Rocha, um membro dos Virtuosos, que Demolidor consegue impedir que ela retorne à vida pelas mãos do culto.