Quem é Alexandra, vilã da série Os Defensores? Confira as teorias

A principal vilã de Os Defensores (no original, Marvel’s Defenders) é uma personagem conhecida apenas como Alexandra e toda a sua história está mergulhada em mistério. Mas nós temos teorias sobre a sua identidade que um fã não vai querer perder.

Artigo com spoilers para as séries Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro.

O que sabemos sobre Alexandra?

Alexandra

Existe pouca informação em volta desta misteriosa personagem interpretada pela lendária Sigourney Weaver. Alexandra já foi descrita como não sendo uma personagem dos quadrinhos, mas isso é algo questionado pelos fãs que vêm formas de contornar esse fato.

Em entrevista à Entertainment Weekly, Marco Ramirez, showrunner da série, descreveu a personagem e o que ela tem em comum com a atriz Sigourney Weaver:

“Sigourney é o tipo de pessoa que você acredita que é a pessoa mais inteligente da sala, alguém que você também acredita que pode usar um lança-chamas. Sua personagem é uma força muito poderosa em Nova York. Ela é tudo o que Sigourney é: sofisticada, intelectual, perigosa.”

Existe muito a descobrir nesta breve declaração e em outras pistas lançadas nos últimos meses. O seu relacionamento com outros personagens pode indicar muito da sua verdadeira identidade, como acontece com a idosa mais temível de Nova York: Madame Gao.

Madame Gao parece servir Alexandra

Durante a San Diego Comic-Con 2017, foi liberado um teaser da série e que se focava em uma conversa entre Alexandra e Madame Gao. Ao contrário do que estamos habituados a assistir, Gao não é a pessoa dominante nesta interação e todo o seu comportamento é de alguém que está a servir o outro.

No vídeo vemos Madame Gao a explicar como conseguiu tratar de um objetivo em comum e que demoraria sete meses a ficar concluído. Alexandra limita-se a informar que esse prazo tem de ser acelerado, que não podem esperar tanto tempo porque algo mudou. Gao ainda tenta contestar mas aceita rapidamente a decisão de Alexandra e diz timidamente que vai informar os “outros” desta mudança.

No final, para deixar bem clara a marcação da posição entre as duas, Alexandra incumbe Gao de dar de comer aos pássaros, em jeito de provocação.

A cena informa o público de que Gao está trabalhando para Alexandra e é a nova personagem que parece estar liderando a misteriosa operação. Existem outros que estão envolvidos nos planos das duas e tudo indica que não são tão importantes assim, visto que é Gao quem se encontra com a líder, e não eles.

Estabelecida esta posição de poder, é possível começar a especular sobre o que ou quem Alexandra está liderando. E com Madame Gao envolvida, é impossível não perguntar: será que Alexandra é a líder suprema do Tentáculo?

Líder do Tentáculo… mas não só

Alexandra

As séries Demolidor e Punho de Ferro exploraram vários personagens e histórias relacionados com a organização milenar criminosa conhecida como o Tentáculo.

Na primeira temporada de Punho de Ferro, Bakuto revela a Danny Rand que existe alguém superior a ele no Tentáculo que quer muito trabalhar com o herói. Com essa suspeita deixada no ar e a presença constante da organização nas séries Marvel / Netflix, é suspeito que Alexandra apareça subitamente e não tenha qualquer relação com o Tentáculo.

Em entrevista ao International Business Times, a figurinista Stephanie Maslansky, revelou mais detalhes sobre a nova vilã:

“Eu penso que ela é claramente uma vilã, e ela é a líder de uma organização antiga que tem suas fundações nos quadrinhos. Espero que seu guarda-roupa reflita esse tipo de antiguidade.”

Quantas organizações antigas conhecemos nas séries de cada Defensor? Apenas o Tentáculo se qualifica para esta categoria, mas isso não significa que não tenha qualquer relação com outras organizações ou empresas conhecidas dos super-heróis.

Os quatro heróis reunidos compartilham entre si ligações a companhias ou empresas que podem estar todas relacionadas com a organização milenar. Com a chegada da série que vai finalmente unir e criar os Defensores, faria todo o sentido que vários nomes fossem dar a um grande vilão.

Matt Murdock ficou cego em um acidente com um caminhão de químicos da Corporação Rand, a mesma empresa fundada pelo pai de Danny Rand. Em Punho de Ferro descobrimos como esta companhia tinha negócios com o Tentáculo e Madame Gao até os dias de hoje.

Em Luke Cage vemos como Reva Connor e Dr. Burstein estavam tentando dar superpoderes a detentos da prisão Seagate, e foi nesses experimentos científicos que Luke Cage ganhou sua superforça e pele inquebrável. Até hoje não sabemos quem estava realmente financiando estes experimentos em Seagate, mas sabemos como a história de Luke se relaciona com Jessica Jones e Kilgrave.

Quando Reva buscava exemplos de outros testes e experimentos científicos semelhantes aos seus, ela descobriu os vídeos de Kilgrave em criança. Ele sofreu de uma doença cerebral misteriosa e seus pais fizeram de tudo para o curar, até que o garoto desenvolve a capacidade de controlar a mente de todos à sua volta.

Nunca foi realmente explicado quem também financiava estes testes mas os pais de Kilgrave admitiram que buscaram ajuda de outros cientistas que compartilhavam da sua visão. Em Jessica Jones, existe ainda uma organização misteriosa da qual apenas conhecemos o nome: IGH. Foi a IGH que pagou as despesas médicas que vitimou a família de Jessica e existe a suspeita que esse acidente foi causado também pela organização.

A verdade é que Jones ganhou superpoderes depois de sofrer o acidente. Com todas as ligações que as séries nos habituou ao longo dos anos, existe a possibilidade da IGH estar por trás do financiamento a Seagate e dos experimentos que criaram Kilgrave.

E o que tem tudo isto a ver com Alexandra? Em Punho de Ferro, vimos como o Tentáculo está espalhada por várias áreas da sociedade, incluindo hospitais e centros médicos; assim se torna possível especular que IGH – da qual se sabe tão pouco – seja apenas uma parte, uma célula científica do Tentáculo.

A teoria de que todas estas organizações e instituições estão relacionadas é reforçada pelas declarações de Mike Colter (ator que interpreta Luke Cage) revelou recentemente à TV Guide:

“Os vilões com os quais lidamos são uma combinação de várias entidades… e todos eles têm algo a ver com nossas histórias separadas que se desenrolaram em cada uma das nossas séries individuais. Então isso tem vindo a acontecer há já algum tempo. Não era óbvio em cada série individual, mas em essa série você vai descobrir que as coisas que aconteceram a todos nós, basicamente, todas aconteceram por causa de uma entidade e isso é o que vai amarrar as coisas e então vamos ver, vamos entender isso, e eventualmente vamos lutar juntos… ou não.”

Uma possibilidade demoníaca para Alexandra

Besta

Analisando todas as pistas em volta da personagem e vendo como ela estará intimamente relacionada com o Tentáculo, existe ainda uma possibilidade maior e mais terrível para Alexandra. Poderá Alexandra ser a encarnação da Besta venerada pela ordem ancestral de ninjas?

Nos quadrinhos, o Tentáculo idolatra uma criatura sobrenatural conhecida como a Besta, uma entidade demoníaca que é a fonte da poderosa energia mística da organização. A criatura usa o Tentáculo para alimentar a sua necessidade de destruição, buscando incessantemente o extermínio da vida no planeta.

O nome original do Tentáculo é The Hand (A Mão, em português) e a organização tem esse nome por se considerar a “Mão da Besta”. Isso é o símbolo perfeito da atuação da criatura. A Besta raramente se manifesta na sua própria essência, preferindo usar agentes humanos para espalhar o caos e destruição. Nos quadrinhos, até o Demolidor já foi vítima da criatura, sendo o anfitrião da Besta até o Punho de Ferro o libertar da possessão.

Se Alexandra realmente for a anfitriã da Besta, isso explicaria o medo sutil que Madame Gao aparenta na interação das duas. Apresentar esta criatura demoníaca seria também perfeito para a continuação das séries de Matthew Murdock e Punho de Ferro, especialmente se tivermos em conta a obsessão com o Céu Negro e Elektra na segunda temporada de Demolidor.

O showrunner de Marvel’s Defenders revelou ainda à Entertainment Weekly que Alexandra é como “a coisa que está nas sombras que está finalmente saindo” e acrescentou ainda que escolheram o nome Alexandra porque “soava régio”, algo próprio da realeza.

O “estranho” relacionamento entre Alexandra e Elektra

Elektra

A última vez que assistimos a Elektra Natchios foi quando seu corpo sem vida foi depositado em um caixão do Tentáculo. Com os novos trailers e novidades conhecidas durante a San Diego Comic-Con 2017, sabemos que Elektra ressuscitou e será uma “arma viva” nas mãos da organização e de Alexandra.

Um dos grandes poderes da Besta é a capacidade de ressuscitar os mortos, trazendo-os novamente à vida mas com sua alma ligada à entidade demoníaca. Quando alguém é ressuscitado através deste método, essa pessoa retorna com suas características negativas drasticamente ampliadas e as emoções positivas quase inexistentes.

Durante a SDCC, Sigourney Weaver comentou a relação da sua personagem com Elektra:

“Minha personagem é uma mulher com muitas relações. Eu passei muito tempo com Elektra e a relação delas é certamente uma das mais diferentes que alguma vez vivi. É muito, muito estranha.”

Se considerarmos que Alexandra é a Besta e é através desta entidade que Elektra foi renascida, é fácil de imaginar que sua relação será tudo menos comum. Todos que servem o Tentáculo, servem primeiramente a Besta, e em particular aqueles que foram renascidos por ela.

Uma possibilidade não mística para Alexandra

Alexander Bont

Outra popular teoria sobre Alexandra é de que ela é uma versão feminina de um personagem dos quadrinhos relacionado com Demolidor. Esse personagem é Alexander Bont, o Rei do Crime original antes de Wilson Fisk tornar esse título inteiramente seu.

Alexander Bont foi um líder do submundo que cimentou sua reputação violenta quando matou Don Stevens, o super-herói Defensor. Mas a sua marca sangrenta em Hell’s Kitchen inclui a ordem de assassinato a Jack Murdock, pai de Demolidor, e ainda uma campanha de vingança contra o super-herói.

A aposta em Alexandra como uma nova versão de Alexander Bont é a mais arriscada mas não seria a primeira vez que isso acontece nas séries Marvel / Netflix, como se viu no caso da advogada Jeri Hogarth que nos quadrinhos é o Jeryn Hogarth.

A verdadeira identidade de Alexandra continuará a ser um mistério até à estreia de Os Defensores em 18 de agosto na Netflix. E você, quem acha que é essa misteriosa vilã?

Quem é realmente Alexandra?

Alexandra

A resposta à pergunta que todos queriam saber é algo que pode ter decepcionado os fãs (e esta que vos escreve):

Alexandra é a líder suprema do Tentáculo mas em nenhum momento da série existe menção à Besta ou a qualquer entidade sobrenatural. Alexandra lidera o grupo de discípulos expulsos de K'un-Lun há vários séculos, e os cinco juntos criaram o Tentáculo. A organização parece dedicada a conseguir uma "substância" dos dragões no subsolo de Nova York, uma substância que é vital para a ressurreição. Não existe também qualquer menção a como Alexandra ou o Tentáculo estão ligados às várias organizações e vilões das séries individuais dos heróis.

E antes destas revelações, quais eram as suas teorias? Compartilhe conosco nos comentários!