Quarteto Fantástico: origem da equipe, membros, poderes e mais

Criado em 1961 por Stan Lee e Jack Kirby, o Quarteto Fantástico é um dos grupos de super heróis mais famosos dos quadrinhos Marvel. Depois de duas adaptações não tão bem sucedidas para o cinema, os fãs aguardam agora a apresentação dos heróis no Universo Cinematográfico Marvel (MCU). Com filme já confirmado, o grupo poderia, inclusive, ser apresentado em outras produções.

A origem cósmica do Quarteto Fantástico

quarteto fantástico

Ninguém pode negar que a apresentação do Quarteto Fantástico no Universo Cinematográfico Marvel já é aguardada há muito tempo pelos fãs. Contudo, a nova fase do MCU será marcada também pela a exploração de histórias e arcos que se passam em um contexto cósmico. E nada mais propício para introduzir o Quarteto.

Nas HQs, tudo começou quando o engenheiro aeronáutico e gênio Reed Richards iniciou um projeto espacial que possibilitaria viajar entre diferentes sistemas estelares. Quando seus financiadores foram perdendo o interesse no projeto, contudo, Reed decidiu seguir em frente por conta própria. Contando com o apoio de sua namorada Susan Storm, o irmão mais novo dela Johnny, e o velho amigo de Reed Ben Grimm, o voo teste do foguete foi iniciado.

quarteto fantástico

Com os quatro a bordo, a nave acabou sendo atingida por uma onda de radiação cósmica, o que provocou a queda do veículo na Terra. O que poderia ter causado a morte de toda a equipe, porém, causou modificações nas estruturas de seus corpos. Reed foi surpreendido pela nova capacidade de esticar seu corpo como desejasse. Sue ganhou a habilidade de ficar invisível. Johnny agora podia voar e envolver todo o seu corpo em chamas sob seu controle. E Ben ganhou uma pele laranja, musculosa e com textura de pedra, que lhe proporcionou resistência e força sobre-humanas.

Reed Richards, o Sr. Fantástico

quarteto fantástico

Reed Richards é filho do físico milionário Nathaniel Richards, tendo perdido sua mãe Evelyn quando ele tinha apenas sete anos. Desde criança, demonstrou aptidão especial para o estudo de mecânica, física e matemática. Um prodígio, entrou para universidade aos 14 anos. Frequentou o Instituto de Tecnologia da Califórnia, a Universidade Harvard, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts e a Universidade de Viena. Como resultado de seus estudos, aos 18 anos Reed já tinha quatro doutorados.

Durante seus estudos para adquirir um quinto grau de PhD, em uma universidade de Nova York, ele conhece Victor von Doom. Embora igualmente brilhante, Doom deixou sua arrogância e seu desprezo por Reed o atrapalharem. Obcecado por construir uma máquina que fosse capaz de projetar a forma astral de um ser em outras dimensões, ele ignorou os alertas de Reed sobre os riscos do experimento e sobre um erro nos cálculos.

A explosão deixou seu rosto desfigurado. Já sua raiva por Reed apenas cresceu. Após uma longa trajetória de poder, Victor passou a usar uma armadura de metal e assumiu a identidade de Doutor Doom, ou Doutor Destino. Ele se tornou o principal vilão das histórias do Quarteto Fantástico e de várias outras dos personagens Marvel.

Poderes

quarteto fantástico

  • Plasticidade: Após o acidente com o voo teste de sua nave, Reed Richards adquiriu o poder de converter seu corpo em uma estado maleável, que ele pode estender como desejar. A partir disso, seu corpo ganhou uma densidade que o tornou quase impermeável. Por este motivo, Reed também é capaz de conter explosões e redirecionar projéteis.
  • Velocidade: esticando seu corpo, o Sr. Fantástico pode se mover a grandes velocidades.
  • Imitação: com sua plasticidade, Reed pode modificar o seu corpo para ficar semelhante ao de outra pessoa que tenha os mesmos tons de pele e cabelo que ele.
  • Infiltração: o Sr. Fantástico pode diminuir seu corpo ao ponte de entrar por pequenas aberturas. Se preferir, ele pode transformar sua mão em diferentes tipos de chaves de acordo com a necessidade.
  • Hiper-Inteligência: Reed Richards já era um dos homens mais inteligentes da Terra antes do acidente. Contudo, os raios cósmicos ampliaram significantemente suas habilidades mentais.

Benjamim Grimm, o Coisa

quarteto fantástico

Benjamim teve um origem humilde, tendo crescido em situação de pobreza. Uma vez que seu pai alcoólatra não conseguia manter um emprego, era o irmão mais velho de Ben, Daniel, que sustentava a casa. Sua fonte de renda, contudo, eram atividades ilegais como líder de uma gangue de rua. Após ele ser morto em um conflito entre gangues rivais, Ben, na época com oito anos, se fechou para o mundo em revolta.

Quando um pouco mais velho, ele chegou a liderar a gangue no lugar de seu irmão. Porém, após a morte de seus pais, ele foi levado por seu tio Jake. Com o tempo, o jovem aceitou a bondade e o carinho da nova família, voltou à escola e se destacou no futebol. O esporte, inclusive, lhe rendeu uma bolsa de estudos em uma universidade em Nova York, onde viria a conhecer Reed Richards.

Os dois se tornaram melhores amigos, e Ben brincou ao dizer que um dia pilotaria a nave de Reed. Após se graduar, Ben entrou para a Força Aérea dos EUA e se tornou piloto e, posteriormente, astronauta. Após o acidente que transformou os quatro passageiros da nave, Ben teve sua pele transformada, ganhando uma textura de pedra laranja. Irritado com sua nova aparência grotesca, ele se auto-denominou de Coisa. Contudo, concordou em usar suas novas habilidades no Quarteto para o bem.

Poderes

quarteto fantástico

  • Pele rochosa: com uma textura similar a de rochas laranjas, a pele do Coisa ganhou grande resistência e densidade.
  • Força sobre-humana: após o acidente e com constantes treinamentos, Coisa ampliou sua força física de forma extraordinária, sendo capaz de suportar peso de toneladas.
  • Adaptação Sensorial sobre-humana: ele ganhou maior resistência a sons fortes e outros estímulos sensoriais, como a potência de uma explosão sônica.
  • Imortalidade: o Coisa não envelhece. Apenas se ele estiver em sua forma humana, o que só pode fazer uma vez por ano com o uso de um soro, seu corpo pode envelhecer, e apenas por um dia.

Susan Storm, a Mulher Invisível

quarteto fantástico

Sue Storm e seu irmão mais novo Johnny perderam cedo sua mãe Mary Storm. Após um acidente de carro, ela acabou não sobrevivendo mesmo com as tentativa de seu marido Franklin Storm, médico, de salvá-la. Marcado pela tragédia, Franklin acabou se envolvendo com bebida e jogos, até ser preso por assassinato. Os irmãos acabaram sendo criados por uma tia, tentando levar uma vida normal.

Namorada de Reed Richard e posteriormente sua esposa, Sue foi a responsável por convencer Ben Grimm a de fato se unir a eles na missão espacial pilotando a nave de Reed. É irmã mais velha de Johnny Storm, que também estava na tripulação da nave.

Logo no início de sua trajetória nos quadrinhos, Sue parecia em desvantagem em termos de poderes. Com apenas sua habilidade de ficar invisível em destaque, a heroína parecia mais fraca que seus colegas de equipe. Apenas quando o roteirista John Byrne assumiu as HQs do Quarteto em 1980, Sue teve seus poderes mais explorados.

A Garota Invisível, como era conhecida no começo da história do grupo, logo demonstrou que seus poderes iam muito além de apenas desaparecer. Já como Mulher Invisível, Sue era capaz de criar campos de força indestrutíveis e deixar pessoas e objetos invisíveis. E este era apenas o começo para ela, que se tornou uma das heroínas mais poderosas da Marvel.

Poderes

quarteto fantástico

  • Invisibilidade: após o acidente, Sue passou a ser capaz de dobrar a luz ao seu redor. A partir disso, ela consegue ficar completamente invisível.
  • Campos de força psiônicos: após desenvolver melhor seus poderes, ela passou a conseguir criar campos de força com diferentes texturas, formatos, densidades e extensões. Eles podem tanto suportar impactos de níveis de força astronômicos, como podem ser expandidos para explodir um alvo.
  • Voo: a partir da criação de campos de força para lhe sustentar no ar, Sue é capaz de se locomover em voo.
  • Deixar objetos e pessoas invisíveis: a partir de sua mente, Sue pode dobrar diferentes comprimentos de ondas de luz em torno de si para tornar objetos e pessoas invisíveis.
  • Manipulação de energia cósmica: a partir de sua habilidade psiônica de manipular energia cósmica, a Mulher Invisível pode projetar objetos com grande força.
  • Campos cinéticos: a partir da criação de campos cinéticos, Sue é capaz de criar formas que capturam a luz ambiente e atuam como lanternas.
  • Habilidades de combate: Sue é uma lutadora excepcional, tendo recebido treinamento de heróis como Punho de Ferro, Coisa e Mulher-Hulk.

Johnny Storm, o Tocha Humana

quarteto fantástico

Irmão mais novo de Sue Storm, Johnny também vivenciou o trauma de perder seus pais cedo. Após não conseguir salvar a esposa em um acidente de carro, o médico Franklin Storm, pai de Sue e Johnny, acabou se entregando à bebida e aos jogos. Este caminho sombrio acabou levando Franklin à prisão por assassinato. Criados por sua tia, Johnny e Sue tentaram levar uma vida normal.

Mesmo com a lembrança do acidente de sua mãe, Johnny sempre demonstrou interesse por veículos, chegando a se tornar mecânico ainda bem jovem. Embora tenha uma personalidade um pouco arrogante misturada a um cerro ar rebelde adolescente, Johnny tem bom coração e já havia arriscado sua vida para salvar dois amigos de um prédio em chamas, mesmo antes de ganhar seus poderes.

Após o acidente com a nave de Reed Richards, Johnny desenvolveu a habilidade de produzir chamas em seu corpo. Ele escolheu se chamar de Tocha Humana em homenagem aos heróis da Segunda Guerra Mundial que era conhecidos desta forma.

Poderes

quarteto fantástico

  • Criação de flamas: Johnny é capaz de envolver por completo seu corpo em chamas que criar.
  • Disparo de chamas: o Tocha Humana também pode lançar o fogo que produz, bem como absorver energia do calor.
  • Voo: Com a energia e o impulso que gera com suas chamas, Johnny pode voar em velocidade supersônica.
  • Supernova: no auge de seu poder, Johhny é capaz de liberar energia e flamas em todas as direções, em uma temperatura muito maior que a do Sol.

Quarteto Fantástico nos cinemas

quarteto fantástico

O Quarteto Fantástico já ganhou quatro filmes. Infelizmente nenhum deles atingiu o sucesso esperado. A primeira produção é de 1994 e levou o título de O Quarteto Fantástico, mas nunca chegou aos cinemas de fato.

Em 2005, a 20th Century Fox produziu o primeiro filme de uma série de dois longas. Com direção de Chris Columbus, Quarteto Fantástico foi protagonizado por Ioan Gruffudd, Jessica Alba, Chris Evans, Michael Chiklis e Julian McMahon. Em 2007, o elenco retornou para a sequência Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado. Infelizmente, a baixa performance na bilheteria e entre os críticos fizeram com que um potencial terceiro filme fosse cancelado.

quarteto fantástico

Em 2015, a 20th Century Foz fez mais uma tentativa com o reboot Quarteto Fantástico, desta vez estrelado por Miles Teller, Kate Mara, Michael B. Jordan, Jamie Bell e Toby Kebbell. Mais uma vez, a produção que contava a história do grupo de heróis fracassou na bilheteria e entre os críticos.

quarteto fantástico

Após a The Walt Disney Company adquirir a 21st Century Foz, em 2017, os direitos de adaptação dos personagens retornaram para a Marvel, que também já faz parte do guarda-chuva da Disney. Em 2019, o presidente da Marvel Studios Kevin Feige anunciou um filme do Quarteto Fantástico como parte do Universo Cinematográfico Marvel. Mas já tivemos um personagem apresentado antes disso.

senhor fantástico

Os rumores de que John Krasinski (The Office, Jack Ryan, Um Lugar Silencioso) poderia interpretar o Reed Richard do MCU começaram em 2019. Isso porque o traço e o design dos personagens dos quadrinhos do Quarteto Fantástico foram alterados neste ano. Na HQ Guerra dos Reinos #3 (acima), assinada pelo artista Russell Dauterman, o Senhor Fantástico ganhou uma aparência muito semelhante a de Krasinski.

Com a estreia de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, tivemos a confirmação tão aguardada. Pelo menos como uma das variantes de Reed Richards, Krasinski é o intérprete do personagem. No filme, o ator vive o Senhor Fantástico da Terra-838 (os personagens do MCU são da Terra-616), integrante do poderoso grupo Illuminati.

Embora o filme tenha trazido um final rápido e trágico para o Reed Richards e quase todos os demais integrantes dos Illuminati, os fãs podem ter esperanças de rever Krasinski no papel. Ok, a série Loki nos mostrou que as variantes de um mesmo indivíduo podem ter aparência, idades e gêneros distintos. Mas Doutor Estranho no Multiverso da Loucura comprovou que variantes com aparências quase idênticas também é algo extremamente comum.

Além disso, é bem pouco provável que a Marvel Studios tenha contratado atores como John Krasinski e Patrcik Stewart para fazerem apenas uma rápida participação, ainda mais quando os filmes do X-Men e do Quarteto Fantástico já estão confirmados no MCU.

O Quarteto Fantástico fez história nos quadrinhos

quarteto fantastico

Quando dissemos que o grupo de heróis foi criado por Stan Lee e Jack Kirby, acho que não deixamos tão claro o marco que os personagens foram para os quadrinhos da Marvel: o Quarteto Fantástico foi o primeiro grupo de heróis criado por Stan Lee e Jack Kirby. A colaboração entre os dois, mais tarde, também resultaria na criação de personagens como Homem de Ferro, Thor, Doutor Destino, Hulk, Magneto, Doutor Estranho, Pantera Negra, X-Men originais, entre tantos outros.

O sucesso das HQs do Quarteto Fantástico marcou a renovação da Marvel Comics sob o comando de Stan Lee, na década de 1960. Nos Estados Unidos, o grupo já foi apresentado com sua própria revista, em novembro de 1961. No Brasil, vimos os heróis pela primeira vez na revista do Demolidor, em 1969, na época publicada pela Editora Brasil-América Limitada (EBAL). Contudo, no ano seguinte, a equipe ganhou publicação própria.

Após passar por editoras como a GEA, a Bloch e a Editora Abril, a revista do Quarteto Fantástico hoje é publicada pela Panini. E embora o grupo ainda vá ser apresentado no MCU, suas histórias são consideradas base para o Universo Marvel.

O Quarteto Fantástico pode ser apresentado em Doutor Estranho 2? Entenda no link abaixo!
Quem são os ILLUMINATI, o poderoso grupo de heróis da Marvel

Entenda tudo que aconteceu em Douto Estranho no Multivero da Loucura
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura: final e cena mid-credits explicados!

Qual a relação entre Kang, vilão da série Loki, e o Quarteto Fantástico? Entenda no link abaixo!
Loki | FINAL EXPLICADO e tudo sobre Kang, o Conquistador!

Dr. Doom, grande vilão do Quarteto Fantástico, pode chegar ao MCU?! Confira abaixo!
Quem é DOUTOR DOOM, o possível próximo grande vilão do MCU

SAIBA MAIS SOBRE O MCU!
Fase 4 da Marvel | Tudo sobre os filmes e séries (com datas de estreias atualizadas)
Ordem cronológica oficial do MCU: filmes e séries Disney+ da Marvel

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
De Marvel a DC, de Harry Potter a Star Wars, de Game of Thrones a Stranger Things. Sabryna é maratonista profissional de séries e espectadora fiel de filmes e vídeos de bastidores. Cearense com muito orgulho, é graduada em Jornalismo e mestre em Comunicação, Arte e Cultura.