SPOILERS SPOILERS! Se você achou que o título estava brincando, fica aqui um reforço. Esse artigo traz spoilers massivos de Vingadores: Guerra Infinita!

Foram meses fazendo diferentes teorias sobre quem morreria em Vingadores: Guerra Infinita a ponto de os diretores afirmarem que o filme mudaria o curso das histórias da Marvel. É, mudou mesmo. E não chegamos nem perto de acertar o que viria a acontecer no final do longa.

Ao todo, 16 personagens importantes (e mais a metade do universo...) foram mortos por Thanos. O choque fica não apenas pela quantidade de pessoas, mas também por quem o vilão matou e como isso deve refletir nos próximos filmes.

Lista extensa e emoções a mil

guerra infinita
Sem enrolação, esses são os heróis mortos na batalha contra Thanos:

  1. Loki (Tom Hiddleston)
  2. Heimdall  (Idris Elba)
  3. Gamora (Zoë Saldaña)
  4. Visão (Paul Bettany)
  5. Wanda Maximoff / Feiticeira Escarlate (Elisabeth Olsen) 
  6. T'Challa / Pantera Negra  (Chadwick Boseman) 
  7. Groot (Vin Diesel) 
  8. Bucky Barnes (Sabastian Stan) 
  9. Sam Wilson / Falcão  (Anthony Mackie) 
  10. Drax (Dave Batista)
  11. Mantis  (Pom Klementieff)
  12. Peter Quill / Senhor das Estrelas (Chris Pratt)
  13. Dr. Estranho (Benedict Cumberbatch) 
  14. Peter Parker / Homem-Aranha (Tom Holland) 
  15. Maria Hill (Cobie Smulders) 
  16. Nick Fury (Samuel L. Jackson)

Além disso, alguns dos vilões foram mortos pelos Vingadores:

  • Próxima Meia-Noite (Carrie Coon) 
  • Corvus Glaive (Michael James Shaw) 
  • Estrela Negra / Cull Obsidion (Terry Notary)
  • Fauce de Ébano (Tom Vaughan-Lawlor)

Sim, o estrago que Thanos fez foi grande. E, em meio ao desespero e à surpresa com as mortes e a velocidade com que ocorriam, algumas delas ainda conseguiram ser mais marcantes.

Como não sofrer junto a Okoye (Danai Gurira) após perceber o olhar de desespero da Dora Milaje ao ver seu rei se desintegrando? E que coração duro seria capaz de não se emocionar ao ver os momentos antes da morte de Peter Parker, quando Tony Stark (Robert Downey Jr) o ampara em seus braços (Ow, kid...).

Com um estalar dos dedos

vingadores

Se, por um lado, não queríamos, enquanto fãs, que Thanos simplesmente morresse e sim que demonstrasse o vilão que realmente é; por outro, a cada momento de tensão do filme, esperávamos quem poderia salvar o dia. E veio o plano de Tony Stark. E veio a Feiticeira Escarlate para matar Visão e destruir a última Joia do Infinito. E veio Thor, com todo o poder que faz justiça ao herói que ele é. E Thanos conseguiu contornar tudo isso.

Um vacilo de Quill atrapalhou o plano em Titan. A Joia do Tempo ajudou o vilão a voltar e impedir a morte de Visão e a destruição da pedra, apenas para matá-lo novamente e obter a última Joia do Infinito. A Stormbreaker cravada no peito do Titã não impediu que ele pudesse estalar os dedos...

thanos

E assim metade do universo foi morto, o "equilíbrio foi restaurado" (na visão de Thanos) e o vilão descansou, solitário, porém satisfeito, certo de que salvou o universo. A cena, inclusive, também já foi vista nos quadrinhos.

Mas, passado o impacto e a emoção que as cenas causaram (aqui ainda não passou...), começam então as teorias.

Quem realmente morreu?

guerra infinita

Ok, todos realmente morreram. Mas quem realmente deve ficar morto? Vamos listar os fatos:

  1. Vingadores 4 estreia no próximo ano
  2. Embora não seja uma continuação (dizem os diretores...), o filme foi gravado junto a Vingadores: Guerra Infinita
  3. Filmes como Homem-Aranha: De Volta para Casa 2 e Pantera Negra já foram confirmados
  4. Existe uma Joia do Tempo
  5. Doutor Estranho falou que viu 14 milhões de futuros, dos quais apenas em um eles conseguem vencer Thanos
  6. Doutor Estranho disse que deixaria Tony Stark morrer para proteger a Joia do Tempo
  7. Mas Doutor Estranho entrega a Joia do tempo a Thanos e diz a Stark: "É o único jeito"

Tudo bem que os Irmãos Russo já nos levaram a errar diversas teorias, mas aqui é meio impossível não imaginar que Doutor Estranho seguiu pelo único caminho que poderia levar a um futuro em que Thanos não vencesse, mesmo que isso significasse que ele teria que vencer antes (?).

A teoria aqui seria, então: Os Vingadores (perceba que praticamente ficaram apenas os originais!) precisam pegar a Joia do Tempo para corrigir o passado. Como vão fazer isso, aí já é outra história. Mas eles terão ajuda, não é mesmo? Capitã Marvel está a caminho!

Da lista de mortes, a de Loki e Heimdall parecem as mais prováveis de serem definitivas. A de Gamora... pode se tornar uma dúvida. A Joia da Alma sempre foi envolta em mistérios. As demais, causadas pela manopla, são as que os heróis com certeza vão tentar evitar. O que não quer dizer que os personagens listados não possam voltar a morrer depois do conflito em que deve culminar Vingadores 4.

Tudo depende, também, de até que ponto do tempo os Vingadores tentarão voltar.

Viagem no tempo

infinity war

A não ser que exista outra forma de "desfazer" a morte de metade do universo, a viagem no tempo aqui parece a opção mais provável. E, neste momento, vale lembrar aquela imagem do set de Vingadores 4, com os heróis vestindo os uniformes originais.

A foto fez muitos fãs cogitarem a hipótese de viagem no tempo, mas os diretores logo negaram e disseram que se tratava do uso do dispositivo "Binary Augmented Retro Framing" (B.A.R.F.), o mesmo usado por Tony Stark para rever momentos de seu passado em Capitão América: Guerra Civil. Mas será?

Agora que a viagem no tempo parece o único caminho, as teorias vão apontar para vários momentos para os quais os Vingadores poderiam retornar (e temos um ano para alimentar essas teorias, né?!). Então seguem alguns dos vários possíveis momentos para onde a viagem no tempo pode levar os heróis:

  • O plano em Titan: Tony poderia voltar ao momento em que eles quase conseguem tirar a a manopla de Thanos, pouco antes de Peter Quill intervir. Mas será o suficiente?
  • A previsão do futuro do Dr. Estranho: Voltar ao momento em que o Dr Estranho vê os 14 milhões de futuros e perguntar o que acontece no único em que eles ganham seria um primeiro passo de grande ajuda.
  • A batalha de Nova York: foram vários os momentos em que Thanos esteve envolvido com as tragédias e conflitos que aconteciam na Terra. Seria, então, o caminho tentar destruir o Titã ainda lá no começo de tudo? 

Mas como eles vão pegar essa joia? E como tudo isso mudaria o futuro? E a relação entre os heróis? Ou o surgimento de outros vilões? Vingadores 4 voltará o suficiente apenas para mudar os acontecimentos de Guerra Infinita ou fará um reboot de toda a saga, a exemplo do que X-Men: Dias de um Futuro Esquecido fez?

Alguém sabe se esses personagens morreram?

infinity war

Metade do universo morreu, o que significa que a outra metade está viva. Além disso, Thanos devastou vários planetas na busca pelas Joias. Mas não saberemos qual foi o destino de alguns personagens até Vingadores 4. São eles:

  1. Clint Barton / Gavião Arqueiro (Jeremy Renner)
  2. Scott Lang / Homem-Formiga (Paul Rudd)
  3. Shuri (Letitia Wright)
  4. Valquíria (Tessa Thompson)
  5. Korg (Taika Waititi)
  6. Miek
  7. Wong (Benedict Wong)
  8. O Colecionador (Benicio del Toro)

Um final polêmico e impactante. Se alguns espectadores comentam que as mortes não têm o mesmo impacto por sabermos que pelo menos alguns dos personagens irão voltar, outros argumentam que saber disso não diminuiu o impacto das cenas de morte ou mesmo a ousadia de ter um filme cujo final foi a vitória do vilão e a morte de metade do universo.

O fato é que Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores 4 ainda vão dar muito o que falar!

Vingadores: Guerra Infinita estreou ontem, dia 26, e segue em cartaz. Vingadores 4 tem estreia marcada para 2 de maio de 2019

-------------------------

Já conhece o Instagram do Aficionados?! Todas as informações, curiosidades e, claro, muitos memes para o nerd que há em você agora também nesta rede social! Segue lá!