Conheça os mistérios de Loki, o vilão da Marvel

Filho adotivo de Odin, o sábio rei de Asgard, e criado como irmão de Thor, o heroico deus do trovão. Era de se esperar que com uma família dessas, Loki seria igualmente nobre e honrado. Contudo, vilões surgem até mesmo nas melhores famílias. Saiba mais sobre Loki, a principal ameaça de Asgard.

Origem

Origem

Asgard, o reino de seres mágicos que no passado foram cultuados como deuses na Terra, estava em guerra contra outro mundo, Juttunheim, o mundo dos gigantes de gelo. Em uma das batalhas, Odin, rei de Asgard, liderou suas tropas em um ataque a Jotunheim. Essa investida foi vitoriosa para Asgard, tendo como resultado a morte do rei dos gigantes de gelo, Laufey, pelas mãos de Odin.

Contudo, não só a morte de um inimigo era o que aquele dia reservava para Odin. Ao passar pela fortaleza principal dos gigantes de gelo, o deus asgardiano encontrou um bebê daquele povo. Tratava-se de Loki, o filho de Laufey. O rei dos gigantes de gelo escondia o filho no interior da fortaleza por vergonha de ter um filho que nascera tão pequeno, do tamanho de um asgardiano.

Odin, relembrando as palavras de seu pai, Bor, que lhe havia feito a profecia de que um dia Odin mataria um rei em combate e adotaria seu filho, criando-o como se fosse seu próprio. Por conta disso, Odin levou Loki consigo do mundo dos gigantes de gelo e passou a criá-lo juntamente ao seu filho legítimo, Thor.

Personalidade

Personalidade

Sem sombra de dúvida a inveja é uma das maiores características psicológicas de Loki, e ainda quando criança isso já podia ser notado. Desde muito cedo já se sentia incomodado pelo fato de que Odin e todos os outros asgardianos pareceriam favorecer Thor, que já apresentava características nobres. Devido a essa atenção e amor que Thor recebia a mais, Loki passou a nutrir uma rivalidade e hostilidade em relação ao deus do trovão.

Também na sua infância Loki iniciou seus estudos de magia e feitiçaria, conhecimentos que sempre utilizava em suas trapaças. Suas travessuras maliciosas geralmente era direcionadas contra Thor, embora, ocasionalmente, também atingisse outras pessoas do seu convívio. Esse traço de personalidade fez com que Odin o colocasse em uma prisão para que refletisse sobre seus atos. 

Loki escapou da prisão utilizando seus poderes mágicos e na sequência encontrou Eldred, um feiticeiro que deu prosseguimento no treinamento de magia das trevas de Loki. É na relação desses dois personagens que vemos mais uma característica de Loki, sua deslealdade. Pois, assim que conseguiu todo o conhecimento que precisa de seu mestre, Loki fez um pacto com o gigante do fogo, Surtur, no qual daria a alma de Eldred em troca de poder.

Por conta de tudo isso, Loki se auto intitulou deus do mal.

Tempos de vilania

Vilanias

Com um título desses, não é de se espantar que Loki tenha se tornado o principal vilão de Thor. Os dois já se enfrentaram diversas vezes, seja por Loki querer tomar para si os poderes de Mjölnir, o martelo mágico de Thor, ou em uma tentativa de usurpar o trono de Asgard.

Entre seus planos malignos mais recorrentes, está o de desencadear os eventos que trarão o Ragnarök. Trata-se de uma profecia sobre a destruição de Asgard e de todos os deuses que nela habitam. Essa destruição seria trazida pelo próprio Loki, que comandaria os exércitos dos inimigos de Asgard em um grande combate.  

No entanto, Loki não arruma confusão apenas com Thor, também é uma ameaça para vários outros heróis. Certa vez utilizou seus poderes mágicos para controlar a mente do super-poderoso Hulk. Com o gigante esmeralda sob seus comandos, Loki o mandou atacar Thor, que por sua vez enviou um pedido de ajuda para outros heróis. Foi atendido pelo Homem de Ferro, Homem-Formiga e a Vespa. Rapidamente o grupo acabou os planos do Deus do Mal, e assim começou o maior grupo de super-heróis da Marvel, os Vingadores.

Loki, a mulher

Mulher

Ragnarök não era apenas uma profecia de destruição, e sim um looping de morte e renascimento ao qual Asgard estava preso, já tendo sofrido esse evento várias outras vezes. Thor descobre esse segredo e impede que o Ragnarök se reinicie, contudo não consegue evitar a destruição de Asgard e de seus habitantes.

As almas dos habitantes de Asgard foram parar dentro de mortais de Midgard (pessoas da Terra). Thor, ao saber disso, saiu em busca de seus conterrâneos e, utilizando do "Poder de Odin", restaurou Asgard em Oklahoma. Em adição a isso, Thor também restituía os poderes totais dos asgardianos. Foi nesse momento que Loki se apresentou tendo renascido no corpo de uma mulher.

Por um tempo Loki continuou nessa forma feminina, até que foi descoberto que ele tinha tomado para si o corpo de Sif. Thor, então, retornou seu irmão adotivo à sua forma original e restituiu a Sif o seu corpo.

Além dessa vez, Loki também já assumiu a forma da Feiticeira Escarlate para influenciar Hank Pym a criar uma nova equipe de Vingadores que poderia manipular. Dessa vez, porém, seus planos foram impedidos pela heroína Estatura.

Morte e reencarnação

Morte

Em seu ultimo ato de vingança contra Asgard, Loki manipulou Norman Osborn a atacar a cidade com seus Vingadores Sombrios. Sua intenção era forçar o reino dos deuses a retornar ao seu lugar devido nos Nove Mundos. Entretanto, Loki subestimou os poderes do Sentinela, que estava influenciado por sua personalidade chamada Vácuo e usada seus poderes ao máximo, destruindo assim Asgard.

Sentindo remorso por ver seus planos indo muito além do que planejava, Loki rezou para Odin e se aliou ao Capitão América e os Vingadores na luta contra o Vácuo. Apesar de sua mudança de atitude, Loki acabou sendo assassinado pelo vilão que tentava combater.

Loki realmente morreu pelas mãos do Vácuo, contudo, esse não foi o seu fim. No passado, ele havia feito com que sua filha, Hela, deusa da morte, retirasse seu nome do Livro do Hel. Isso permitiu que Loki renascesse em vez de morrer definitivamente.

Garoto Loki

garoto loki

O que nos leva à nova vida de Loki. O deus renasceu em Paris como um pequeno garoto chamado Serrure e não possuía memória alguma de suas ações na vida passada e com seus poderes mágicos extremamente reduzidos. Apenas era assombrado por pesadelos nos quais fazia coisas terríveis.

Thor o encontrou e, apesar da desaprovação de seus conterrâneos, o levou para Asgard com a esperança de que Loki pudesse ser uma pessoa melhor dessa vez. Desde então Loki tem sido um aliado de Asgard e aos poucos foi descobrindo informações sobre seu passado como vilão.

Poderes e habilidades

Poderes

Loki, apesar de sua aparência humana e viver entre asgardianos, é um gigante do gelo. Por conta disso, possui os atributos fisiológicos dessa raça (exceto a altura enorme), como força, longevidade e resistência. Confira a seguir seus poderes:

Super-força

Não é uma habilidade da qual se utilize tanto, mas Loki possui a força muito superior a de um humano comum. É capaz de levantar objetos com até 50 toneladas;

Resistência

Loki possui a pele três vezes mais grossa que a de um ser humano. Além disso, é imune a doenças e a maioria dos danos físicos. Graças às suas habilidades mágicas, pode aumentar suas resistência, ao ponto de conseguir reencaixar membros que foram cortados, inclusive sua cabeça;

Allspeak

A habilidade que os deuses tem de falar com qualquer ser inteligente e ser compreendido em sua língua nativa;

Feitiçaria 

Muito provavelmente Loki é o feiticeiro mais poderoso em toda Asgard. Possui o conhecimento de diversos encantamentos, uteis nas mais variadas situações. Entre suas magias mais utilizadas estão:

  • Aprimoramento de seus próprios atributos físicos;

  • Disparos de energia;

  • Escudos de energia;

  • Conceder habilidades sobre-humanas a pessoas e objetos;

  • Projeção psíquica de sua consciência, podendo apresentar na forma de telepatia e manipulação de mentes;

  • Criar fendas espaciais utilizadas para se transportar por grandes distâncias, principalmente entre Asgard e a Terra;

  • Mudança de forma, podendo assumir a aparência de qualquer coisa, seja um animal, outras pessoas, ou mesmo objetos inanimados.

Esse foi o básico sobre esse personagem tão poderoso da Marvel. Talvez agora você esteja mais preparado e não será mais enganado pelos esquemas Deus do Mal.