Quem é DOUTOR DOOM, o possível próximo grande vilão do MCU

Um dos maiores vilões dos quadrinhos Marvel, Victor Von Doom pode estar a caminho do Universo Cinematográfico Marvel. Além de o personagem ser um dos principais antagonistas do Quarteto Fantástico (que já tem filme confirmado!), a Marvel já vem dando outros indícios e pistas sobre a apresentação do ambicioso e brilhante cientista. Conheça a história deste icônico vilão e saiba mais sobre suas versões no cinema e a possível entrada do Doutor Doom, ou Doutor Destino, no MCU.

Origem humilde e o caminho para o poder

dr doom
Victor, ainda jovem, estudando magia

Antes de se tornar o Líder Supremo do Reino da Latveria e um dos maiores cientistas e feiticeiros do mundo, Victor von Doom teve uma infância e uma juventude difícil. Filho de ciganos pobres, ele perdeu seus pais ainda bem novo. Sua mãe, ele pensava, foi morta por um soldado. Enquanto seu pai foi vítima da vingança do rei.

Para sua surpresa, contudo, ele encontrou artefatos místicos que eram de sua mãe e descobriu que sua morte, na verdade, foi causada por uma negociação que ela fez com o demônio Mephisto. Ao compreender que o espírito dela seguia sob o domínio de Mephisto, Victor passa a se dedicar a ampliar seus conhecimentos em magia e ciência, na esperança de resgatá-la. Embora este tenha sido o início de sua sombria trajetória, seus incríveis conhecimentos lhe renderam uma bolsa de estudos em uma universidade de Nova York.

dr doom
Reed Richards conta a história de Von Doom

Lá, Victor conhece outro brilhante cientista com quem logo desenvolveu uma inimizade: Reed Richards, que mais tarde ficaria conhecido como o Senhor Fantástico, do Quarteto Fantástico. Durante seu tempo na universidade, Victor ficou obcecado em suas tentativas de construir uma máquina capaz de projetar a forma astral de uma pessoa para outras dimensões, com o objetivo de salvar sua mãe.

Reed percebe um erro nos cálculos de Doom, mas ele ignora o alerta do colega sobre os perigos de sua experiência. Sua máquina acaba explodindo, o causou cicatrizes em seu rosto e sua expulsão da universidade. Culpando Reed por suas falhas, Victor parte de Nova York.

Dr. Doom, o monarca de Latveria

dr doom
A construção da armadura

Após viajar pelo mundo, Victor chega ao Tibete. Lá, ele domina um grupo de monges, aprende todos os seus segredos que poderiam ser úteis para seu poder e os orienta a fazer uma armadura e uma máscara de ferro, que ele passa a usar assumindo a identidade de Dr. Doom.

Cada vez mais forte, Doom retorna a Latveria e destrona o atual monarca, assumindo o reino como seu Líder Supremo. Ele muda o nome da capital da Latveria para Doomstadt, e segue com o desenvolvimento de experiências científicas, robótica, armas e até mesmo pesquisas e experimentos com viagem no tempo.

dr doom

Com a conquista de Latveria, Dr. Doom partiu para seu próximo objetivo: dominação mundial. Seus desejos também incluíam o resgate de sua mãe e a oportunidade de provar ser superior a Reed Richards.

Os incríveis poderes do Dr. Doom

dr doom

  • Magia avançada: a partir de sua magia, Doom é capaz de criar campos de força, invocar entidades, se teletransportar, fazer diferentes feitiços, abrir portais místicos e fazer viagens por outras dimensões, se curar de ferimentos, absorver poder, usar telequinésia e viajar no tempo.
  • Poderes psiônicos: após encontro com raças alienígenas e mutantes, Doom adquiriu habilidades como transferência de mente, hipnose e tecnopatia (controle de máquinas com sua mente).
  • Genialidade e conhecimento: nos quadrinhos, seus conhecimentos em física, robótica, cibernética, genética, tecnologia de armas, bioquímica, política e estratégia são admirados até por gênios reconhecidos, como Tony Stark.
  • Artes marciais: domina artes marciais desde seu período no Tibet.

Personagens contra ou com quem Dr. Doom já lutou

doctor doom

Dr. Doom é um daqueles personagens que já enfrentou ou lutou ao lado de tantos nomes que já conhecemos dos filmes Marvel que a gente se pergunta como ele ainda não foi apresentado no MCU. Ok, ele já apareceu em filmes, mas não no MCU (e falamos daqui a pouco sobre isso!).

Confira abaixo alguns dos personagens cujos arcos incluem o popular vilão. Quem sabe não possamos ver o Dr. Doom nas produções desses heróis?

Quarteto Fantástico

O filme do Quarteto Fantástico, claro, é a principal aposta para a Marvel apresentar o Dr. Doom no MCU. Nos quadrinhos, o personagem se tornou um dos vilões mais conhecidos das histórias do grupo de heróis liderado por Reed Richards, que o venceu em várias ocasiões.

Doutor Estranho

Após vencer o concurso Aged Genghis, nas HQs, Steve Strange é obrigado a realizar um desejo do vice-campeão, que é Victor von Doom. Dr. Doom usou isso para tentar libertar a alma de sua mãe da posse do demônio Mephisto. Para tanto, ele pediu ao Doutor Estranho para substitui-la no inferno.

Cynthia von Doom fica tão enojada da atitude do seu filho que sua alma acaba se purificando com o sentimento. Sem poder permanecer no inferno desta forma, ela parte para o céu. Embora o Doutor Estranho tenha se perguntado se este era o plano inicial de Von Doom, o cientista apenas respondeu se o ódio de sua mãe era um preço que estaria disposto a pagar para libertá-la.

Vale lembrar ainda que os avançados poderes em magia de Dr. Doom fazem dele um grande candidato à vaga de mago supremo.

X-Men e Vingadores

Durante uma batalha entre os X-Men e Magneto, as consciências de Charles Xavier e de Magneto acabaram dando origem a uma criatura de energia psiônica chamada Onslaught. Em um dos arcos dos quadrinhos, o filho de Reed e Sue Richards (Senhor Fantástico e Mulher Invisível, do Quarto Fantástico), Franklin, acaba sendo sequestrado por Onslaught.

Por ver a oportunidade de roubar os poderes de Onslaugh, Doom se une aos Vingadores e aos X-Men na batalha contra o oponente para salvar Franklin Richards.

Homem-Formiga e Namor

Em um dos arcos em que o Dr. Doom enfrenta o Quarteto Fantástico, ele consegue convencer Namor a lutar ao seu lado. Em determinado ponto da luta, ele é reduzido ao tamanho sub-atômico e acaba usando seus conhecimentos científicos para controlar o mundo sub-atômico. O Quarteto Fantástico consegue derrotá-lo com ajuda do Homem-Formiga.

Pantera Negra e Loki

Durante o arco Guerra Civil, Dr. Doom se uniu mais uma vez aos heróis, mas ainda como forma e aproveitar a desunião do conflito para alcançar novos níveis de poderes. Após T'Challa, o Pantera Negra, rejeitar a proposta de aliança entre Latveria e Wakanda; Doom toma outro caminho. Após a destruição de Atlantis, ele oferece Latveria como refúgio e faz uma aliança com Loki para manipular Thor. Em outro momento, Doom ainda tentaria roubar o vibranium de Wakanda.

Demolidor

Em mais uma de suas tentativas de vencer o Quarteto Fantástico, Dr. Doom acaba sendo derrotado novamente pelo grupo após os heróis contarem com a ajuda do Demolidor.

Cabal Sombrio

Aproveitando as consequências da Invasão krull, Dr. Doom se une a diferentes vilões no grupo Cabal Sombrio. Ao seu lado na equipe estavam: Loki, Norman Osborn, Emma Frost, Namor e Hood.

Dr. Doom no cinema

doutor destino
Dr. Doom nos filmes do Quarteto Fantástico de 1994, 2005 e 2015

O Quarteto Fantástico já ganhou três adaptações cinematográficas, em 1994, 2005 e 2015. Em todas, o Dr. Doom foi o vilão principal. Em 2017, foi anunciado o desenvolvimento de um filme sobre o Dr. Doom, que contaria com a direção de Noah Hawley (Legion). O projeto, contudo, não foi para frente.

Desde então, rumores apostaram que o personagem seria, por exemplo, o vilão principal da série Loki, o que também não aconteceu. Contudo, com o espaço que magia e multiverso vem ganhando na nova fase do MCU, e com a apresentação iminente do Quarteto Fantástico, este parece o momento propício para que ganhemos uma versão Marvel Studios do icônico Dr. Doom.

SAIBA MAIS DO UNIVERSO MARVEL!

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura: final e cena mid-credits explicados!

Quarteto Fantástico: origem da equipe, membros, poderes e mais

Fase 4 da Marvel | Tudo sobre os filmes e séries (com datas de estreias atualizadas)

Os fatos sensacionais sobre o Cavaleiro da Lua, herói da vingança

Quem são os ILLUMINATI, o poderoso grupo de heróis da Marvel

Conheça America Chavez, a MISS AMERICA da Marvel

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
De Marvel a DC, de Harry Potter a Star Wars, de Game of Thrones a Stranger Things. Sabryna é maratonista profissional de séries e espectadora fiel de filmes e vídeos de bastidores. Cearense com muito orgulho, é graduada em Jornalismo e mestre em Comunicação, Arte e Cultura.