Homem-Aranha: Sem Volta para Casa | Final explicado e as perguntas que deixou

Não sei vocês, mas nenhuma das várias teorias que fizemos sobre o final de Homem-Aranha: Sem volta para Casa chegou nem perto de acertar o que realmente aconteceu. Embora já soubéssemos sobre o retorno das duas outras franquias de filme do personagem, o caminho que o Peter Parker de Tom Holland trilhou com eles foi, com certeza, inesperado.

Spoilers para todos os lados deste artigo logo abaixo!

Curá-los, não derrotá-los

homem aranha sem volta para casa

Se você já conferiu Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, provavelmente também pensou algo como "Peter, cara, só devolve os vilões para os outros universos, olha a bagunça!". E neste ponto, com certeza, o personagem e o roteiro surpreenderam os espectadores. A ideia do Homem-Aranha 1 (Tom Holland) era "curar" os vilões.

A motivação de Peter é causada quando ele percebe duas coisas. A primeira é que todos os vilões que vieram parar em seu universo eram conhecidos por serem homens bons antes de ganharem seus poderes. As novas habilidades, de alguma forma, contribuíram para a mudança de personalidade neles. A segunda é que todos estavam prestes a morrer pouco antes de serem transportados para este novo universo. Logo, enviá-los de volta seria enviá-los para uma morte certa.

Com a ajuda dos outros dois Peters (Tobey Maguire e Andrew Garfield), ele consegue desenvolver as diferentes curas. Com quase todos os vilões sem seus poderes e retomando o que parecem ser suas antigas personalidades, falta apenas um: o Duende Verde. Antes que eles consigam atingir o vilão com a cura, Osborn usa uma de suas bombas para explodir a caixa que guardava o feitiço mal sucedido do Doutor Estranho. E agora o multiverso começa a ser aberto por completo.

Multiverso em risco e a decisão sem volta

homem aranha sem volta para casa

Com o multiverso se abrindo, o universo de Peter 1 (Holland) corria o risco de ser invadido por todos aqueles de inúmeros outros universos que conhecessem o Homem-Aranha. Para reverter isso, Peter percebe, seria necessário fazer o feitiço original, no qual todos esqueceriam que conhecem o herói. Além de evitar o impulso inicial de novos vilões invadirem o universo do MCU, o novo feitiço iria anular o feitiço que deu errado.

Mas sim, Peter está prestes a começar uma vida um tanto quanto solitária. Homem-Aranha: sem Volta para Casa chega ao fim com Peter dando início a uma nova vida. Sem sua tia e seus amigos, ele se muda para um novo apartamento e segue em atividade como Homem-Aranha. Ele até tenta dar início a uma nova aproximação com MJ e Ned, mas parece desistir (pelo menos por enquanto) ao perceber como os amigos estavam bem.

O que isso significa para o MCU

homem aranha sem volta para casa

Que todos precisarão conhecer o Homem-Aranha de novo. Ou o Peter Parker, pelo menos. No final do filme, vemos que o mundo ainda parece saber da existência do Homem-Aranha. As consequências da escolha final de Peter parecem atingir mais a ele do que ao MCU como um todo. Vale lembrar, inclusive, que o MCU já vai ter bastante com o que lidar, com as consequências da abertura do multiverso na série Loki.

Como se precisasse de mais, a cena pós-crédito de Homem-Aranha: sem Volta para Casa nos deu um gostinho do que podemos esperar ver em Doutor Estranho e o Multiverso da Loucura. E, como o próprio título já indica, o multiverso segue bem bagunçado.

Para nosso Peter Parker, contudo, significa um recomeço. Nenhum dos Vingadores deve lembrar de sua identidade, bem como seus amigos mais próximos. Porém, sabemos bem que o Homem-aranha vai conseguir trilhar um caminho de volta para o time. Além disso, o final do terceiro longa do teioso parece concretizar o Peter Parker de Holand como o Homem-Aranha que conhecemos dos quadrinhos e das franquias anteriores, com seu novo e simples apartamento e o clássico uniforme.

As perguntas que ficaram

homem aranha sem volta para casa

As pessoas podem recuperar a memória sobre Peter?

Uma coisa é certa: o multiverso segue aberto e em risco. Para consertar isso (provavelmente no final de algumas fases do MCU), os heróis vão acabar restaurando a memória sobre quem é o Homem-Aranha? Ou talvez a Feiticeira Escarlate seja capaz de restaurar a memória sobre Peter apenas em pessoas específicas. Fica a torcida, né?!

As memórias sobre os outros Peters Parker também foram apagadas?

A despreocupação dos Homens-Aranha de Maguire e Garfield parece indicar que não. Mas até faria sentido, não é mesmo? Um feitiço para todos esquecerem quem é Peter Parker e que foi capaz de atingir outros universos também não deveria afetar esses universos? Mas é bem pouco provável que a Marvel vá abordar isso. E a gente até queria rever os outros Peters, mas talvez seja melhor não mexer mais com a vida deles.

J. Jonah Jameson é de qual universo?

Outro ponto que pode passar apenas como algo divertido na Marvel. Mas com a abordagem dos diferentes universos, J. Jonah Jameson pertence a qual afinal? Ou ele é o rei do multiverso? Será ele o Mephisto?! Um skrull disfarçado? Brincadeiras à parte, seria bem interessante ter uma reviravolta em torno do personagem, não é mesmo?!

homem aranha sem volta para casa

Veremos o Ned usando poderes novamente?

O que começou como um alívio cômico acabou deixando uma interrogação: por que Ned consegue usar os poderes do anel do Doutor Estranho? Por algumas cenas, acreditamos que o poder era apenas do artefato, mas o próprio Steve Strange parece ficar curioso pelas habilidades de Ned.

Vale lembrar que algumas teorias apostavam que Ned poderia se tornar o vilão Hobglobin, uma vez que sua versão nos quadrinhos se transforma no criminoso. Contudo, a referência a essa possibilidade parece ter ficado apenas com o medo de Ned de um dia se virar contra Peter. A situação ainda rendeu uma cena engraçada, quando Ned, após ouvir como Peter 2 (Tobey Maguire) perdeu seu melhor amigo Harry, promete que não fará o mesmo. Mas será que essa afinidade de Ned com magia ainda será abordada?

O feitiço de esquecimento existe nos quadrinhos?

Existe. Mas de duas formas diferentes. Após os conflitos da Guerra Civil, nas HQs de 2006, Peter acaba revelando sua identidade em uma conferência de imprensa. Na época, o Doutor Estranho se une ao senhor Fantástico e ao Homem de Ferro para criar uma máquina híbrida de magia e tecnologia que faz com que o mundo esqueça a identidade do Homem-Aranha. Mas as pessoas que conheciam Peter ainda mantêm suas lembranças sobre ele.

Já na edição One More Day, de 2007, Peter tem sua identidade revelada e a tia May é gravemente ferida pelo Rei do Crime. Para salvar a tia e recuperar sua identidade secreta, ele pede ajuda a ninguém menos que o demônio Mephisto.

homem ranha sem volta para casa

Nas HQs, todos se esquecem de que o Homem-Aranha é Peter Parker, mas isso também custa a Peter seu casamento com Mary Jane. Em uma edição deste ano, foi revelada a verdadeira intenção de Mephisto: impedir sua possível derrota. O demônio teve visões de que seu domínio sobre a terra poderia ser impedido pelo Homem-Aranha ou sua filha. Por isso, ele impediu o relacionamento de Peter com MJ.

Como os filmes muitas vezes pegam partes de diferentes histórias, é difícil prever se a Marvel vai trazer algo mais desses dois arcos para o cinema, ou se apenas veremos Peter refazendo sua vida ao poucos e reatando laços com seus antigos amigos do zero.

Homem-Aranha 4 pode apresentar personagens clássicos?

É uma possibilidade! A teoria aqui é que, no quarto filme da franquia, Peter estará na universidade, e ele poderia conhecer novos (e clássicos) amigos, como Harry Osborn e Gwen Stacy. Contudo, será que a Marvel vai querer seguir este caminho?

Até o momento, os filmes do Homem-Aranha no MCU apresentaram personagens que ainda não tinham sido vistos nas duas franquias anteriores, entre os amigos de Peter até os vilões. Além disso, é bem provável que vejamos o Homem-Aranha se aproximando de outros novos heróis como Yelena Belova, Kate Bishop, e oturos personagens que devem compor as novas fases dos Vingadores.

VEJA MAIS DO MCU

Descubra a ordem cronológica dos filmes da Marvel (sem séries)

Ordem cronológica oficial do MCU: filmes e séries Disney+ da Marvel

Ordem completa dos filmes do Homem-Aranha

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
De Marvel a DC, de Harry Potter a Star Wars, de Game of Thrones a Stranger Things. Sabryna é maratonista profissional de séries e espectadora fiel de filmes e vídeos de bastidores. Cearense com muito orgulho, é graduada em Jornalismo e mestre em Comunicação, Arte e Cultura.