As várias formações da Irmandade de Mutantes, inimigos dos X-Men

Um dos mais clássicos inimigos dos X-Men é o grupo autodenominado Irmandade de Mutantes. Geralmente esse grupo possui um posicionamento extremista na briga entre os mutantes e os seres humanos comuns, muitas vezes lutam em favor de uma superioridade mutante ou mesmo pela extinção da humanidade. Confira neste artigo as principais encarnações desse time composto por indivíduos super-poderosos.

Irmandade de Mutantes do Magneto

Original

Membros da Irmandade original:

Mestre Mental, Mercúrio, Magneto, Feiticeira Escarlate, Groxo e Astra.

A primeira formação do time foi organizada e liderada por Magneto. Foi também uma das primeiras ameaças enfrentadas pelos X-Men. Com essa equipe, Magneto organizou um golpe à República de Santo Marco, um pequeno país na América do Sul, e também sequestrou Anjo, na esperança de derrotar os X-Men.

A equipe aos poucos foi se desfazendo, sendo que Astra foi a primeira a abandonar Magneto. O mutante Blob foi convidado para participar da equipe, mas declinou após ver como Magneto tratava mal seus companheiros. Thor e Namor também já receberam convites de Magneto, porém ambos recusaram. Por fim a equipe se desfez após Feiticeira Escarlate e Mercúrio se unirem aos Vingadores.

Formação da segunda Irmandade de Magneto:

Magneto, Alpha, Blob, Lorelei, Groxo, Mestre Mental, Vanisher, Unus

Formação da terceira Irmandade de Magneto:

 Magneto, Shocker, Burner, Lifter, Peeper, Slither

Nova Irmandade

Repaginada

Formação:

Blob, Mestre Mental, Unus e Fera.

Após a dissolução da Irmandade original e do grupo criminoso Fator Três, Blob, Mestre Mental e Unus se uniram para formar a nova Irmandade de Mutantes. Após uma tentativa falha de derrotar os X-Men, o grupo conseguiu recrutar o Fera para o seu lado. Para isso, fizeram o herói acreditar que tinha matado o Homem-Ferro. Após descobrir o esquema, Fera derrotou os três vilões sozinho e encerrou as atividades dessa Irmandade.

Irmandade de Mutantes da Mística

Com um toque místico

Formação:

Mística, Blob, Piro, Avalanche, Destino e Vampira.

Mística também já montou sua própria Irmandade de Mutantes que, além de mutantes criminosos já conhecidos, também contava com a presença de sua filha adotiva, a Vampira. Em uma de suas missões, a Irmandade foi enviada para combater a Ms. Marvel. A super-heroína teve seus poderes absorvidos pela Vampira, que passou a ter super-força e a habilidade de voar desde então.

Outro dos objetivos de Mística ao formar a Irmandade era o assassinato de um líder político anti-mutante, o Senador Kelly. No entanto, os X-Men interferiram nos planos e impediram a morte do político. Os membros da irmandade foram presos e, mais tarde, Vampira foi acolhida pelos X-Men para aprender a controlar seus poderes.

Formação da segunda Irmandade de Mística:

Mística, Avalanche, Blob, Comando Escarlate, Sabre, Dentes-de-Sabre, Post e Groxo

Formação da terceira Irmandade de Mística:

Mística, Dentes-de-Sabre, Lady Mestra Mental

Formação da quarta Irmandade de Mística:

Mística, Dentes-de-Sabre, Lady Mestra Mental, Blob, Samurai Prateado

Irmandade de Mutantes do Groxo

A irmandade que foi para o brejo

Formação:

Groxo, Blob, Sauron, Piro, Mascarado, Fantasia, Thornn.

De mero capanga a líder de equipe. Até mesmo o Groxo já teve no comando da Irmandade de Mutantes. Ao mando de Groxo, a Irmandade buscou a ajuda dos Murlocks, que só aceitariam se unir a eles caso também concordassem em derrotar a mutante Feral e a X-Force.

Tinham um plano de utilizar as habilidades de teletransporte do mutante Portal para roubar armas super-poderosas e utilizá-las para acabar com os X-Men. Entretanto, foram derrotados pelo Homem-Aranha, Falcão de Aço e o Sonâmbulo. Após o fracasso da missão e a surra que levaram dos três heróis, o grupo se desfez.

Irmandade de Mutantes do Professor X

Alguém com experiência com equipes

Formação:

Xavier, Groxo, Mímico, Post, Blob.

Durante a Operação Tolerância Zero do governo dos EUA, Xavier e vários outros mutantes foram encarcerados. Para conseguir fugir, a mente por trás dos X-Men se junta à Irmandade de Mutantes, então liderada por Blob. Juntos ambas as partes tinham mais chances de sobreviver às sentinelas e ao super-computador Cérebro, que havia adquirido consciência.

Irmandade de Mutantes do Xorn

Mascarada

Formação:

Xorn (Magneto), Anjo, Basilisco, Bico, Cassandra Nova, Esme Cuckoo, Não-Garota, Groxo.

Xorn era um mutante poderosíssimo que foi abrigado pelo Instituto Xavier como um de seus instrutores. Era responsável pela Classe Especial, constituída de alunos que sofreram traumas e abusos psicológicos por causa de suas mutações, assim como o próprio Xorn havia sofrido. Parecia um cenário perfeito para a mais nova geração de mutantes, mas as coisas nunca são simples para os X-Men.

Sob a influência de Esme Cuckoo e da droga para mutantes Kick, Xorn enlouqueceu. Passou a ensinar aos seus alunos uma ideologia contrárias às de Xavier e, pouco tempo depois, assumiu a identidade do vilão Magneto. Xorn, agora se passando por Magneto, transformou sua classe especial na nova Irmandade de Mutantes e atacou Manhattan. Xorn, entretanto, foi incapaz de conter o caos de suas ações, e o fim de sua Irmandade aconteceu ao ser decapitado pelas garras de Wolverine.

Irmandade de Mutantes do Exodus

Equipe de peso

Formação:

Fanático, Black Tom Cassidy, Dente de Sabre, Exodus, Avalanche, Mammomax, Noturna.

Essa versão da Irmandade foi montada por um antigo acólito de Magneto, Exodus. A equipe foi formada com o único objetivo de destruir os X-Men em um único ataque. Para esse ataque, Exodus contava com a ajuda e informações internas providenciadas por um agente infiltrado na equipe de mutantes super-heróis. No caso, seu contato era o Fanático.

Os planos desse ataque foram totalmente frustrados, pois Fanático era desde o princípio, um agente infiltrado dos X-Men na Irmandade. A derrota total aconteceu quando o resto da equipe foi engolida por um buraco negro criada por Xorn (que não havia relmente morrido decapitado por Wolverine).

Irmandade de Mutantes do Daken

Novo Feng shui

Formação:

Daken, Clã Omega, Blob, Mistica, Dente de Sabre, Homem-sem-pele, Rei das Sombras

Irmandade criada por Daken Akihiro, o filho de Wolverine, para se opor contra a X-Force. Em certa medida, essa instauração da Irmandade foi vitoriosa, pois conseguiram matar Fantomex, um membro da X-Force e sequestraram o garoto Evan Sabahnur. Queria utilizar os poderes de Evan para torná-lo em um Apocalipse que pudessem controlar.

Da mesma forma que foram uma das Irmandades mais bem sucedidas, também foram uma das Irmandades mais brutalmente eliminadas. Em combate final contra a X-Force, Homem-sem-pele foi morto pelo Deadpool, enquanto Daken morreu em combate contra seu pai. O Rei das Sombras foi absorvido por seu companheiro de time, o Ômega Branco, que foi lobotomizado por Psylocke. Mística, Dente-de-Sabre e Ômega Negro escaparam. 

Essas são algumas das principais encarnações dessa clássica equipe de inimigos dos X-Men. Qual dessas versões você acha a mais poderosa? E qual seria a mais fraca?