O Magneto é um dos personagens mais poderosos - e também um dos mais enigmáticos - de todo o universo Marvel. Apostamos que você não sabe todas estas coisas sobre ele. Quer ver?

1. Matar não é um problema para ele

Magneto e Wolverine

Que o diga o Wolverine. É verdade que tecnicamente ele não morreu. Mas o Magneto bem que tentou, quando resolveu destabilizar o adamantium no corpo do Wolverine a nível molecular e arrancá-lo do corpo dele.

O adamantium acabou saindo do herói através de suas feridas abertas. Não foi bonito, não. Moral da história: se o seu esqueleto for de metal, melhor não cutucar o mestre do magnetismo com a "garra" curta.

2. Ele matou J. F. Kennedy...

Magneto

...Ou talvez não. No filme X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido, Magneto é acusado de ter assassinado o Presidente americano e posteriormente aprisionado nos "calabouços" do Pentágono.

A versão da história contada por Magneto, no entanto, é que ele estava tentando salvar a vida do Presidente, sustendo com seus poderes a bala que havia sido disparada. Ele revela ainda a Xavier que J. F. Kennedy era um mutante - fato que nunca veio a ser comprovado.

3. Ele conseguiu usar o Mjölnir, o martelo do Thor... para matar todo mundo

Mjolnir aos pés de Magneto

Na realidade alternativa do universo Ultimate, o Magneto é simplesmente louco de mais. Na última HQ da série, ele consegue o martelo do Thor e usa para amplificar seus poderes em escala global, causando a morte de bilhões de pessoas no mundo todo. Depois de exterminar a maioria dos X-Men, ele acaba sendo derrotado e executado por uma rajada ótica do Ciclope.

Veja que outros personagens já foram "dignos" de levantar o martelo do Thor!

4. Mas ele na realidade é um herói

Magneto e Caveira Vermelha

Pelo menos o Stan Lee e o Beyonder acreditam nisso. Quando criou o Magneto, Stan Lee disse nunca ter pensado nele como um vilão, mas como alguém que lutava contra a discriminação sofrida pelos mutantes. Já na série Guerras Secretas, da década de 1980, o Beyonder, um dos seres mais poderosos de todo o universo Marvel resolveu fazer um "joguinho" entre heróis e vilões, e o Magneto ficou do lado dos heróis! Sondando as mentes de cada um, o Beyonder descobriu que os desejos de Magneto eram de fato altruístas.

5. Ele já usou um uniforme bem... diferente

Magneto

Digamos que em 1978, quando ele apareceu em um episódio do desenho do Quarteto Fantástico, seu senso de moda passava por uma fase meio complicada. Vermelho e amarelo não combinam com o tom de pele dele. Nos quadrinhos, sua primeira aparição em X-Men #1 já mostrava as cores vermelho e roxo, imagem de marca do vilão.

6. Ele quase foi irmão do Professor Xavier

Patrick Stewart e Ian McKellen

Era o que o Stan Lee queria. Como ele deixou de escrever X-Men, depois no número #19, isso acabou nunca acontecendo, mas em uma entrevista o mito disse que "se tivesse continuado com a HQ, era o que teria feito. Eu ia acabar por encontrar uma explicação, sempre consegui fazer isso". Pena, né?

7. Ele já foi diretor da escola do Professor Xavier

Mansão X

Ele já tentou destruir a Mansão X muitas vezes, mas diretor? Depois de uma batalha que deixa o Professor X debilitado de mais para dirigir o Instituto, ele pede a Magneto para tomar seu lugar. Depois foi só assumir uma identidade diferente (Michael Xavier, primo de Charles) para não levantar suspeitas.