X-Men: Novos Mutantes é o título oficial do tão aguardado spin-off do grupo de super-heróis liderado pelo Professor X e que promete chegar em breve aos cinemas.  

Os Novos Mutantes surgiram pela primeira vez na HQ Graphic Novel Marvel # 4, em 1982. Entre 1983 e 1991, no entanto, tiveram um título exclusivo, com criação de Chris Claremont e Bob McLeod. De lá pra cá, muitas ida e vindas, reformulações, novos membros e muitas aventuras!

Para quem não é familiarizado com este grupo de jovens heróis, confira a origem, os personagens e algumas curiosidades interessantes que você precisa saber!

Um recomeço para Xavier: a origem dos Novos Mutantes

novos mutantes

Após a morte do Pássaro Trovejante e do suicídio da Fênix, o Professor X ficou extremamente preocupado com o futuro dos mutantes que estavam sob a sua proteção. Xavier achava que todos os seus X-Men acabariam por morrer e queria evitar isso a todo o custo.

Charles estava decidido a não aceitar mais jovens em sua Instituição, mas acabou por ser convencido por sua amiga Moira MacTaggert a voltar a ajudar os mutantes a controlarem os seus dons. O que fez com que mudasse de ideia foi uma carta recebida pelo pai de Xi'an Coy Manh (a Karma), pedindo auxílio para que a sua filha controlasse os seus poderes. Caso o Professor X não a aceitasse, ela acabaria por se juntar ao Clube do Inferno ou ao Magneto, e o telepata sabia que isso não seria nada bom.

Lupina (também através de Moira) foi o segundo mutante a ingressar a Escola Xavier para Jovens Dotados. E, logo em seguida, após um combate com Donald Pierce, Xavier conseguiu trazer Dani Moonstar para o time. 

Moira, Karma e Dani partiram para o Brasil em busca de Roberto da Costa (Mancha Solar), antes que este fosse capturado pelo capangas de Pierce - que queria usar jovens mutantes para matar outros homo sapiens superior.

Enquanto isso, Charles e Lupina foram atrás de outro mutante que tinha o poder de "voar mais rápido que um jato". Exatamente, estamos falando de Samuel Guthrie (Míssil), que estava trabalhando sob o comando de Pierce na época. Depois de um intenso combate entre o grupo de Xavier contra Pierce, este acabou derrotado e, posteriormente, Samuel também foi convidado pelo Professor X a se juntar aos Novos Mutantes.

A verdade por trás da formação dos Novos Mutantes

novos mutantes

O que Xavier não sabia quando estava convocando os jovens mutantes é que havia sido infectado por um ovo da Ninhada - raça alienigena que tinha enfrentado os X-Men no espaço. 

Sob influência do embrião que crescia dentro de si, o objetivo dos aliens era reunir poderosos jovens mutantes para se tornarem hospedeiros de outros ovos da Ninhada. Mas os planos dos alienígenas foram descobertos e impedidos a tempo. 

No entanto, Xavier teve que se retirar para os confins do espaço enquanto se recuperava do ataque da Ninhada. Durante este período os Novos Mutantes ficaram sem a sua liderança, e foi aí que a "confusão" começou... Mas vamos falar sobre isso depois.

Sem o Professor X por perto, os Novos Mutantes passaram a seguir a liderança de Emma Frost, que também era a líder dos Satânicos, o grupo rival dos jovens. Eventualmente, passam a ser comandados por Magneto, mas ficaram apreensivos com o "método" usado pelo mutante arquinimigo dos X-Men.

Quem faz parte da formação original?

A primeira equipe dos Novos Mutantes era composta por Míssil, Karma, Miragem, Lupina e Mancha Solar.

Míssil (Samuel Zachery Guthrie)

missil

Samuel tem a habilidade de voar numa velocidade inacreditavelmente alta, fazendo com que se assemelhe a um verdadeiro míssil.

Míssil (Cannonball, em inglês) é um dos melhores amigos de Roberto da Costa (Mancha Solar) e, além de ter sido um dos primeiros membros dos Novos Mutantes, também chegou a liderar o X-Force e integrar oficialmente os X-Men. Atualmente, atua nos Vingadores, integrando a equipe por convite do Capitão América. 

Karma (Xi'an Coy Manh)

karma

O poder de Karma é possuir mentalmente o corpo de outras pessoas. Além disso, essa mutante domina muito bem a telepatia, conseguindo ler mentes e projetar seus pensamentos para outras pessoas. Os seus poderes podem atingir facilmente um raio de 400km. 

Karma é natural do Vietnã e, inicialmente, foi considerada a líder dos Novos Mutantes, principalmente pelo fato de ser a mais velha e experiente do grupo.

Miragem (Dani Moonstar)

miragem

Assim como Karma, Miragem também é uma poderosa telepata (ler e projetar pensamentos nas mentes de outras pessoas, por exemplo). Mas, destaca-se por ter a habilidade da ilusão telepática, ou seja, consegue criar ilusões realísticas para confundir seus adversários.

Miragem ainda consegue assimilar quais são os piores pesadelos das pessoas e usá-los nas suas projeções telepáticas para atormentar e desestabilizar os seus inimigos.

Dani Moonstar é uma índia Cheyenne e sempre manteve uma simbiose muito forte com a natureza e os animais. E além dos Novos Mutantes, Moonstar ainda fez parte da S.H.I.E.L.D, do X-Force e dos X-Men.

Lupina (Rahne Sinclair)

lupina

O principal poder de Lupina (Wolfsbane, no original) é se transformar numa loba, fazendo com que o seu dom mutante se assemelhe bastante às tradicionais lendas de lobisomens. Mas, diferente dos mitos, Rahne é capaz de manter a sua consciência humana durante a metamorfose.

Assumindo a forma de lobo, a mutante potencializa a sua força, velocidade e reflexos. Além disso, os seus sentidos ficam muito mais apurados, sendo inclusive capaz de detectar padrões de calor, feromônios, ondas ultravioletas e infravermelhas.

Mancha Solar (Roberto da Costa)

macnha solar

E temos um brasileiro entre os Novos Mutantes! Mancha Solar (Sunspot, em inglês) tem o poder de absorver a energia solar e usá-la para aumentar a sua força.

Além de conseguir voar, Roberto também tem uma força física acima do normal, capaz de destruir objetos extremamente resistentes com muita facilidade. Posteriormente, Mancha Solar ainda é capaz de emitir raios de plasma.

Uma curiosidade interessante: Roberto da Costa (Mancha Solar) foi o primeiro personagem brasileiro criado pela Marvel. 

A segunda turma dos Novos Mutantes

Com o passa do tempo, novos integrantes são apresentados aos Novos Mutantes, fazendo parte do grupo principal, entre eles estão:

Magma (Amara Aquilla)

magma

Esta mutante tem a capacidade de controlar lavas vulcânicas, fazendo com que o seu corpo se transforme numa verdadeira tocha humana. Além da pirocinese, Magma, que pertence a uma colônia do Império Romano, ainda consegue manipular as placas tectônicas e tem uma impressionante capacidade regenerativa.

Magia (Illyana Nikolievna Rasputina)

magia

Sua principal habilidade é criar discos de teletransporte, responsáveis por fazer com que possa se locomover instantaneamente entre diferentes lugares. Não apenas no espaço, mas também se locomover através do tempo. Magia consegue viajar para qualquer época, seja passado ou futuro. 

Outros poderes de Magia incluem: projeção astral, escudos psiônicos, controle do Limbo e domínio de feitiçaria.

Warlock

warlock

Pertence a uma raça alienígena que tem a capacidade de infectar organismos vivos com um virus tecnorgânico. Este virus faz com que o seu hospedeiro se transforme em um ser tecnorgânico. Além disso, ainda é capaz de assumir qualquer tipo de forma física.

Devido a sua natureza, Warlock também é muito inteligente. No grupo dos Novos Mutantes, ele é considerado um dos mais simpáticos e ingênuos.

Cifra (Doug Ramsey)

cifra

A habilidade deste mutante é a comunicação, ou seja, capaz de assimilar qualquer tipo de idioma ou linguagem. Aliás, foi graças ao dom de Cifra que os mutantes do Instituto X conseguiram se comunicar com Warlock e fazê-lo compreender a cultura terrestre.

Por não ter poderes físicos, Cifra sempre participava das missões em parceria com Warlock, fazendo com que desenvolvessem uma relação de amizade muito forte.

Aliança com X-Force e Cable

cable xforce

Após os eventos da X-Tinction Agenda, que levou a morte de Warlock e a separação de vários os membros do time original, os Novos Mutantes remanescentes se uniram ao X-Force sob comando de Cable, o mutante soldado.

O grupo era formado por Cable, Dominó, Míssil, Shatterstar, Apache, Siryn, Mancha Solar e Wolverine. Assim, do grupo original dos Novos Mutantes, apenas Sam Guthrie e Roberto da Costa que permaneceram juntos.

Academia X: Esquadrão Novos Mutantes: a segunda fase do grupo

new mutantes

Após muitos anos separados, os Novos Mutantes acabam por formar algumas novas alianças em determinados arcos da história dos X-Men.

Em 2003 foi lançada numa nova série de quadrinhos que foram considerados a segunda fase dos Novos Mutantes. Esta nova formação contava com a participação de Miragem, Karma, Magma e Lupina. 

Pouco tempo depois, esta fase foi relançada sob o nome de "Academia X: Esquadrão Novos Mutantes", apresentando a participação de novos membros, como Elixir (possui poder da cura), Ícaro (com asas vermelhas, pode voar e curar rapidamente), Prodígio (absorve todo o conhecimento e técnicas das pessoas ao seu redor), e Ventania (consegue manipular o vento).

Os Novos Mutantes tiveram MUITAS versões

novos mutantes

Se fôssemos contabilizar todas as versões, reencontros e alianças que os membros dos Novos Mutantes tiveram ao longo dos anos, este artigo seria transformado num mini-livro.

O time já teve Vulcano e Cíclope como líderes, além de ter desempenhado um papel fundamental na saga Necrosha, quando se aliaram à Vampira e aos X-Force pra derrotar a supervilã Selene.

Uma outra fase do grupo reuniu Míssil, Karma, Magia e Magma num conjunto de histórias que foram publicadas até meados de 2009.

Em meio a tanta história, o que podemos esperar do filme?

new mutants

Como dito no começo do artigo, o título oficial do longa de Josh Boone (A Culpa é das Estrelas) será X-Men: Novos Mutantes e funcionará como um spin-off do clássico grupo de homo sapiens superior liderados pelo Professor Xavier.

De acordo com declaração de Boone à mídia, os fãs devem esperar "algo muito, muito diferente" em Novos Mutantes. O diretor afirma que este será um filme de terror, como nunca foi antes visto no Universo Marvel. Intrigante, não?

Estamos fazendo um set de horror dentro do universo X-Men. Não há uniformes. Não há supervilões. Estamos tentando fazer algo muito, muito diferente.

Ainda não sabemos detalhes sobre o enredo do longa, mas alguns rumores dizem que se focará em mutantes buscando controlar os seus poderes recém-descobertos e como isso pode ser perigoso.

Podemos esperar a presença de Míssil, Miragem, Mancha Solar (que esperamos ser mesmo um ator brasileiro), Magia, Lupina e Karma. Mas, também seria muito interessante ver Cifra e o seu companheiro Warlock na telona.

A data prevista para a estreia de X-Men: Novos Mutantes é 13 de abril de 2018!