7 coisas essenciais sobre Amara Aquilla, a Magma de Novos Mutantes!

Magma é uma das integrantes da segunda turma de jovens heróis dos Novos Mutantes, conhecida por seus poderosos dons geotérmicos e impressionante capacidade regenerativa.

A personagem foi criada por Chris Claremont e Bob McLeod, e sua primeira aparição nos quadrinhos da Marvel foi em New Mutants Vol. 1 #8, lançado em 1983.

Quer saber mais sobre a mutante? Reunimos alguns fatos e curiosidades sobre Magma que você precisa conhecer! 

Magma é brasileira?

magma

Amara Juliana Olivians Aquilla é o nome real da mutante que viria a ser conhecida pelo pseudônimo de Magma. A jovem nasceu em Nova Roma, um país que teria sido fundado pelo antigo Império Romano e que está localizado nas profundezas da floresta amazônica, onde atualmente fica o Brasil.

Obs.: Por favor, não vamos confundir com Nova Roma que fica em Goiás, ok?

Bem, pelo fato deste local estar no território brasileiro, não faz de Amara uma cidadã brasileira, meus amigos. Nova Roma, como dito, é considerado um país a parte que, de acordo com a história, foi fundado logo após a morte do imperador Júlio César, em 44 a.C.

Este local não segue as regras do governo brasileiro, sendo que possui a sua própria cultura e sistema governamental. Assim, mesmo estando presente no coração da Amazônia brasileira, não seria correto afirmar que Amara e os demais habitantes de Nova Roma são brasileiros.

Nova Roma era governada por uma mutante imortal conhecida por Selene. O pai de Amara, Lucius Antonius Aquilla, pertencia ao Senado do país e combatia com muito esforço as facções que queriam transformar a república de Nova Roma em um império. De acordo com os rebeldes, o país deveria ser governado pela Sacerdotisa Negra.

O despertar dos poderes de Amara

amara

O culto à Sacerdotisa Negra se tornava cada vez mais intenso e, consequentemente, o sacrifício de jovens garotas que eram jogadas num poço de lava, sendo este um ritual típico entre os seguidores da "divindade".

O pai de Amara estava preocupado com a segurança da filha, então ordenou que ela se disfarçasse de índia e se escondesse numa tribo na floresta. Logo depois, o Senador Aquilla finalmente descobriu que a Sacerdotisa Negra era na realidade a mutante Selene!

Amara ficou escondida por alguns anos, mas acabou sendo descoberta pelos Novos Mutantes. Os heróis estranharam o fato da jovem ter a pela muito clara e os cabelos loiros, características que chamavam a atenção em meio aos demais indígenas.

Amara e os Novos Mutantes foram capturados por soldados de Nova Roma. Selene usou os seus poderes para drenar a energia vital de Amara. A garota foi salva por Miragem, que atacou Selene e fez com que a ligação entre ambas fosse interrompido. 

E foi neste momento que tudo aconteceu. Selene acabou derrubando Amara no poço de lava, mas ao invés de matar a garota, o fogo escaldante despertou as capacidades mutantes dela, fazendo com que os seus poderes latentes fossem ativados. 

Com a ajuda de Amara e seus novos poderes, os pupilos de Xavier conseguiram derrotar Selene e impedir que a facção imperial (liderada pelo Senador Gallio) matasse o Senador Aquilla, pai de Amara.

As principais habilidades de Magma

amara poderes

Após derrotar Selene, Amara aceitou, com muita relutância, ir para os Estados Unidos e ingressar no Instituto Xavier para aprender a dominar os seus novos poderes. 

Em referência a natureza de seus dons, Amara adota o nome de Magma como heroína. Como dito, a mutante consegue controlar o movimento do manto terrestre (a lava que fica sob a terra) e as placas tectônicas, sendo inclusive capaz de gerar terremotos.

Para usar os seus poderes geotérmicos com força total, Magma assume uma forma onde todo o seu corpo aparece coberto por lava, emitindo uma luz e calor intenso. Como era de se esperar, ela também consegue suportar temperaturas extremas e tem imunidade aos gases vulcânicos.

Além disso, Amara ainda possui poderes regenerativos, mas para usá-los ela precisa estar em contato com o solo. Caso sofra feridas profundas em seu corpo, ao assumir a forma de lava todos os cortes são instantaneamente suturados e cicatrizados. 

Vale lembrar que existe uma ligação entre o poder de Magma e suas emoções. Assim, quando está muito irritada ou emocionalmente abalada, a mutante pode perder temporariamente o controle de seus poderes. 

Devido ao ensinamento que teve em Nova Roma, Amara também domina o combate corpo a corpo e é profunda conhecedora da cultura romana, inclusive sabe falar latim. 

Uma curiosidade: o uniforme de Magma nos X-Men e nos Novos Mutantes é feito a partir de moléculas instáveis, garantindo que a roupa não vire cinzas sempre que a mutante usar os seus poderes.

Descobrindo a verdade sobre o seu passado

magma

Após começar a namorar com Empata, um mutante que pertencia aos Satânicos (grupo rival dos Novos Mutantes), Amara saiu do seu time e se uniu aos companheiros de seu namorado. 

Pouco tempo depois, Amara e Empata foram para Nova Roma e, ao chegar lá, a jovem sentiu que alguma coisa estava muito diferente no local. Foi neste momento que descobriu que todos estavam vivendo uma grande mentira ao longo de vários séculos!

Atenção para o spoiler... 

Nova Roma nunca foi fundada pelo Império Romano, muito menos colonizada por eles. As pessoas que viviam no país eram sequestradas por Selene, que apagava a memória de todos e manipulava-os para que acreditassem fazer parte de uma sociedade romana.

Selene queria reproduzir desesperadamente o período da história que mais gostou de viver. Por este motivo armou toda essa encenação. Como a mutante imortal já não estava em Nova Roma, o efeito dos seus poderes sobre as pessoas começava a se desfazer. Assim, aos poucos, todos foram recuperando as suas respectivas lembranças.

Foi então que Amara descobriu a sua real origem: seu nome era Allison Crestmere, uma mutante de ascendência britânica.

Já teve um breve relacionamento com o Diabo

amara encontro mephisto

Para pagar um acordo que havia feito anteriormente com Mefisto, Amara concordou em sair num encontro com o Rei do Inferno. Aconteceu que este havia prendido os Novos Mutantes no submundo e apenas os libertaria caso a mutante aceitasse o seu pedido.

O primeiro encontro de Amara com Mefisto foi no terceiro círculo do inferno, onde ambos compartilharam uma refeição com vista para um gigantesco lago de lava. Para criar um "climinha", o diabo pediu para que grandes artistas que habitavam o inferno se responsabilizassem pela trilha sonora do encontro.

Mefisto convenceu Amara a sair com ele novamente, e desta vez o local foi escolhido pela mutante. A jovem admitiu que gostou bastante da companhia de Mefisto, e chegou até a dar um beijo de boa noite no diabo. 

Os dois continuaram a sair algumas vezes, mas o relacionamento acabou quando Amara descobriu a parceria que Mefisto tinha com o perigoso Dísir. 

O Dia M foi terrível para Magma

dia m amara

Magma estava de férias com o seu novo namorado, Antonio Argente, um mutante com poderes semelhantes aos seus, quando os eventos do Dia M anularam totalmente as habilidades especiais do rapaz.

Não seria um grande desastre se ambos não estivessem dentro de um vulcão no momento deste evento catastrófico para os mutantes. Antonio queimou num piscar de olhos, deixando Magma profundamente abalada. 

Aliás, a mutante ficou tão perturbada que perdeu a sanidade, assim como o controle de seus poderes, sendo responsável pela explosão de um vulcão que levou a destruição de uma cidade próxima.

Magma somente conseguiu ser parada pelo ex-namorado Empata, que a levou ao Instituto Xavier, onde teve que ficar em constante supervisão. 

Não confundir com o Magma do Homem-Aranha, ok?

magma molten man

Existem dois personagens com o nome de Magma no Universo Marvel, pelo menos para os brasileiros. O primeiro é a Magma que falamos ao longo deste artigo, e o segundo é o aposto desta super-heroína.

A explicação está na tradução que o personagem Molten Man recebeu no Brasil: Magma. Diferente da heroína X-Men, este Magma é um dos vilões do Universo do Homem-Aranha.

Seu nome real é Mark Raxton e, além de "Magma", também é conhecido nacionalmente como "Homem-Moldado". Este personagem foi criado por Stan Lee e Steve Ditko.