Illyana Rasputin é o nome da mutante que a atriz Anya Taylor-Joy vai interpretar no filme dos Novos Mutantes. Conhecida como Magia, esta heroína com um passado demoníaco é uma personagem popular no mundo dos X-Men.

Conheça agora a sua origem nos quadrinhos e descubra os seus poderes extraordinários.

Colossus revelou seus poderes ao salvar a irmã

Colossus e Illyana

Illyana Rasputin é irmã de Colossus, um mutante famoso dos X-Men. Mas antes dele receber o seu codinome poderoso, Colossus era apenas Piotr Rasputin, um adolescente vivendo na Sibéria.

Um dia, Illyana estava brincando quando um trator descontrolado veio em sua direção. Felizmente, Piotr estava por perto e correu para salvar a garota, ativando inconscientemente os seus poderes e se revelando acidentalmente em seu corpo prateado como um gigante em armadura.

O trator ficou destruído quando atingiu Piotr que estava protegendo seu “floquinho de neve” do impacto. Assistindo a tudo estava o Professor Xavier, que tinha acabado de chegar à casa dos Rasputin para conhecer Piotr.

O professor X convenceu o poderoso mutante a se juntar aos X-Men, algo que custou muito a Piotr por o obrigar a estar longe da família. Mais tarde, a pequena Illyana se juntaria ao irmão na Mansão X, trazendo novamente a alegria a Piotr.

Quando se tornou membro dos Novos Mutantes, Illyana escolheria o codinome de Magia (Magik, no original).

O sequestro que mudaria a sua vida

Belasco, Illyana, Kitty Pryde e Colossus

Com apenas 6 anos de idade, Illyana foi sequestrada pelo vilão Belasco e levada para o Limbo, uma dimensão alternativa. Ele queria usar a garota para se libertar do Limbo e poder retornar à Terra, onde se imaginava a dominar tudo e todos.

Belasco levou a criança para um altar e tirou um pedaço da sua alma, transformando esse fragmento em uma Pedra de Sangue. Depois, ele colocou essa Pedra no Amuleto de Beatrice, um artefato dividido em 5 partes, cada uma aguardando uma porção da alma de um inocente.

O plano de Belasco era corromper lentamente Illyana, cortando e tirando partes da sua alma para transformar em Pedras do Sangue. Assim ele completaria o Amuleto de Beatrice. Belasco queria também fazer da garota um instrumento maligno para os seus mestres, submetendo Illyana a várias maldades e ensinando a ela feitiços terríveis da mais negra das magias.

Esta conversão forçada despertou as capacidades mágicas de Illyana, levando a garota a descobrir que tinha um dom natural para a feitiçaria negra. Sob os ensinamentos de Belasco, a futura mutante ganhou o codinome de Filha do Inferno.

Aprendiz de magia branca com Tempestade

Illyana e Tempestade

Alguns membros dos X-Men de versões alternativas estavam aprisionados no Limbo. Quando a pequena Illyana foi sequestrada para essa dimensão, Tempestade e Kitty Pryde (aqui chamada de Cat) resgataram a menina das garras de Belasco.

Elas teriam apenas alguns anos para ajudar Illyana mas os seus ensinamentos se revelaram vitais. Kitty Pryde ensinou a garota a lutar e a sobreviver em condições extremas. A Tempestade do Limbo não conseguia controlar o clima e se focou então nas suas capacidades mágicas, se tornando uma mestre da magia branca.

A primeira coisa que Ororo fez com Illyana foi tentar libertá-la da ligação que compartilhava com Belasco. Mas no plano astral, Tempestade descobriu que uma parte da menina estaria para sempre do lado do mal, graças à corrupção feita por Belasco.

Tempestade decidiu então ensinar tudo o que sabia de magia branca a Illyana para que ela pudesse controlar o seu lado negro. Embora a sua corrupção dificultasse a capacidade da garota praticar magia branca, ela aprendeu tudo o que Oro sabia sobre magia de luz.

A derrota de Belasco e o nascimento da sua arma única

Illyana

Kitty Pryde do Limbo acreditava poder levar Illyana de novo para a Terra e as duas embarcaram em uma caminhada pelo deserto que levou dois anos a cumprir. Quando finalmente chegaram ao “fim” do Limbo, descobriram que tudo tinha sido uma ilusão criada por Belasco.

O vilão enfeitiçou Cat para a tornar obediente apenas a ele e criou ainda uma segunda Pedra do Sangue da alma de Illyana. Sem salvamento à vista, a garota aceitou o seu destino e permaneceu durante 3 anos com o feiticeiro, aprendendo todos os seus encantamentos malignos.

Ao longo desse tempo, Illyana descobriria acidentalmente os seus poderes mutantes de teletransporte e visitaria vários momentos no tempo e no espaço que ela não conseguia compreender. Quando retornou ao Limbo, Belasco faria uma terceira Pedra do Sangue e exilaria a garota em um jardim sem abrigo.

Foi durante o seu exílio que ela descobriu como usar a magia branca com sucesso. Ela entendeu que Ororo conseguia praticar essa magia porque queria ajudar Illyana, enquanto a garota buscava unicamente se vingar de Belasco. Ela reconfigurou o feitiço e buscou dentro da sua alma uma porção que ainda estivesse pura. Dessa sua luz interior, saiu a Espada Espiritual, a arma que define o visual de Illyana.

Foi com a Espada Espiritual que a mutante conseguiu derrotar Belasco e exilá-lo do Limbo. Com a sua saída da dimensão, Illyana Rasputin foi declarada a líder do Limbo. Finalmente, ela usou o seu poder mutante para retornar a casa, descobrindo algo incrível. Os seus anos na dimensão paralela correspondiam a poucos segundos na Terra, o que significa que quando ela voltou, os X-Men esperavam uma menina de 6 anos e descobriram que ela era agora uma adolescente.

Os poderes da Espada Espiritual

Illyana

Nascida da sua energia espiritual, este artefato tem várias características fascinantes que dão a Illyana várias possibilidades:

  • Absorção de almas – quem usar a espada é capaz de absorver os espíritos de outros de forma permanente ou temporária. Quantas mais almas a espada tiver, mais poderosa ela se torna.
     
  • Armadura sobrenatural – quando Illyana usa a espada, uma armadura mística cobre todo o seu corpo. Doutor Destino descobriu que esta armadura se manifesta a qualquer ser que governe o Limbo.
     
  • Discos de teletransporte – graças a ter surgido através de Illyana, a Espada Espiritual é capaz de criar discos de teletransporte como o poder da mutante.
     
  • Quebradora de feitiços – a espada é capaz de interromper magias de inimigos.
     
  • Manipulação do Limbo – o líder da dimensão Limbo consegue alterar a aparência desse mundo conforme desejar.
     
  • Dom de lançar feitiços – este artefato torna qualquer um que o use em alguém capaz de usar feitiços, mesmo que não saiba anteriormente.
     
  • Aumento dos poderes mágicos
     
  • Superforça

Os poderes mutantes e mágicos de Magia

Magia

Os poderes de Illyana se dividem em entre as suas habilidades mutantes e a sua capacidade mágica. Como mutante, o poder de Magia é a criação de discos de teletransporte que ela cria mentalmente. Estes discos permitem que ela e outros se transportem através do tempo e do espaço, e Magia já atravessou continentes, planetas e até galáxias com este meio.

Contudo, quanto maior for a distância até o seu destino, maiores são as possibilidades de errar no local e na época. Sempre que Illyana cria um disco, ela tem de usar a dimensão do Limbo como ponto intermédio entre o local de partida e o de chegada.

Os seus poderes mágicos são tão avançados que Illyana Rasputin se tornou a Maga Suprema do Limbo (o mesmo título que Doutor Estranho possui na Terra). A sua magia é uma mistura de bruxaria demoníaca com feitiçaria branca, resultando em um conhecimento místico vasto e complexo.

Os seus poderes mágicos são muito diminuídos na Terra, onde ela apenas consegue se projetar astralmente, sentir presenças místicas e invocar a Espada Espiritual. Já na dimensão Limbo ela consegue demonstrar o potencial extraordinário da sua magia.

Atualmente ela já desenvolveu o seu talento e poder ao ponto de Doutor Estranho ensiná-la a como usar o Olho de Agamotto.