Em X-Men: Apocalipse assistimos a mais uma interpretação da bela e misteriosa Mística por Jennifer Lawrence. Mas quem é Mística, essa mutante que se transforma em qualquer pessoa? 

Se ficou curioso para saber mais sobre essa intrigante personagem, leia essas 7 curiosidades sobre a vida da mutante!

1. Sua origem é um mistério

Mística

Fazendo jus ao seu nome mutante, pouco se sabe sobre as origens de Raven Darkhölme – nome verdadeiro de Mística. Não se sabe ao certo sua idade, mas se suspeita que tenha bem mais de um século de idade e que seja originária da Áustria.

Parece que aprendeu a usar seus superpoderes de metamorfose muito cedo, pois não existe qualquer evidência de que ela tenha se parecido com qualquer outra coisa que não seja a forma normal de um ser humano.

2. As mil faces de Mística

Mística fingindo ser uma garotinha

Mística é uma mutante capaz de se transformar em qualquer humano, humanóide ou semi-humanóide, de qualquer gênero. Ela consegue duplicar de forma precisa a retina, impressões digitais e a voz do outro ser.

Seus poderes são estendidos igualmente a materiais não orgânicos, já que a mutante é capaz de fazer a ilusão de roupas também. Essas capacidades únicas ainda dão a possibilidade de envelhecer a um ritmo extremamente lento, capacidade de cura aumentada e imunidade a drogas ou venenos.

3. Manipulação de alto nível

Mística

Ao longo dos anos, Mística aprendeu a esconder suas habilidades mutantes e intenções criminais de um jeito tão perfeito que integrou o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Enquanto Raven, ela cresceu rapidamente para a posição de vice-diretora na DARPA – Defense Advanced Research Planning Agency– lugar que dava a ela acesso a segredos militares e armamentos tecnologicamente avançados.

4. Líder malvada dos mutantes

Irmandade dos Mutantes

Ela já passou por vários grupos de mutantes, mudando de aliados ao longo de sua vida. A mercenária profissional decidiu iniciar uma segunda versão da Irmandade de Mutantes – se inspirando na anterior fundada por Magneto – e da qual fizeramBlob, Sina, Vampira, Pyro e Avalanche.

Essa organização ficou famosa ao ameaçar matar o senador Robert Kelly, que estava investigando os possíveis perigos da existência de seres mutantes. Essa tentativa de assassinato foi impedida pelos X-Men, e depois ainda a Irmandade de Mutantes conseguiu perdão pelos seus crimes ao se transformar na Força Federal.

A nova organização mutante ganhou o apoio do governo americano ao entregar Magneto, formando assim um acordo entre os mutantes e os governantes.

5. Mamãe Mística

Mística e bebê

Raven Darkhölme é a mãe de 3 mutantes, sendo que uma das crianças é adotada. Seu primeiro filho, Graydon Creed, é fruto de um breve relacionamento com Victor Creed (o mutante Dentes de Sabre). Mística se decepcionou quando soube que seu filho era humano, algo que não conseguia aceitar, e o abandonou.

Seu segundo filho nasceu enquanto Raven foi casada com Christian Wagner, um barão alemão. Mas o pai do seu filho era Azazel, outro mutante, e isso se tornou evidente quando a criança nasceu com o aspeto demoníaco do pai biológico. Mística abandonou a criança pouco depois do nascimento para se salvar da perseguição dos camponeses que o chamavam de diabo. O seu segundo filho se tornaria o mutante Noturno.

Anos mais tarde, adotou Anna Marie (que se tornaria a Vampira) e criou a garota mutante durante uma década, junto com Sina.

6. O amor de sua vida

Noturna e Irene Adler

A grande história de amor de Mística foi com uma mulher chamada Irene Adler (mais tarde conhecida como a mutante Sina), sua companheira durante décadas. Elas se conheceram nos anos 30 do século XX, quando Irene era atormentada por terríveis pesadelos que se revelaram profecias. Desesperada para parar esses acontecimentos proféticos, ela contratou Mística e juntas uniram forças para impedir que as previsões se concretizassem. Ficaram juntas até a morte de Irene.

O escritor Chris Claremont queria tornar a relação das duas explícita, mas foi impedido pelas leis da época. Ficou apenas subentendido nas HQs originais e, anos mais tarde, quando as leis mudaram, ele retificou e alterou o passado de Mística para que fosse claro o seu amor por Sina.

7. E será Mística uma mulher?

Mística

Está aí uma pergunta que não sai da cabeça de alguns dos fãs dessa mutante.

Em função dos seus poderes metamorfos, e suas origem desconhecida, ninguém pode afirmar com certeza que Mística é mulher. Quando o escritor Chris Claremont imaginou a história de amor de Raven com Irene, ele queria que Mística engravidasse Sina ao assumir a forma de homem. E Noturno poderia ser filho das duas...embora essa versão dos acontecimentos nunca tenha passado pela cabeça do escritor.

Ainda assim, uma grande porção dos fãs questiona a possibilidade de Mística ser do gênero masculino...