Mancha Solar é um dos nomes mais populares junto dos fãs brasileiros de quadrinhos. Um dos maiores super-heróis nacionais, Roberto da Costa foi criado em 1982 por Chris Claremont e Bob McLeod.

Um mutante nascido no Rio de Janeiro, Mancha Solar viria a deixar a sua marca nos Novos Mutantes e a revelar a sua faceta de líder em vários momentos.

Descubra agora os principais momentos na história de Roberto da Costa e saiba o essencial sobre o mutante!

1. Seus poderes mutantes surgiram durante um jogo de futebol

Mancha Solar

Sim, o carioca Roberto da Costa descobriu que tinha superpoderes no momento mais brasileiro possível. Durante uma partida de futebol na sua escola, Roberto foi insultado por outros jogadores e começou uma discussão agressiva entre eles.

Os adversários – em especial um garoto chamado Keller – estavam discriminando Roberto por ele ser mulato. Eles humilharam e bateram brutalmente no menino até que Roberto revelou seus poderes sem saber que o estava fazendo.

Subitamente, o garoto demonstrou superforça, seu corpo e roupa ficaram totalmente pretos e surgiram chamas em seu redor. Com a transformação surpreendente, quase todos os que estavam assistindo ao jogo ficaram em choque e fugiram em pânico, incluindo seu próprio pai.

Apenas Juliana Sandoval, sua namorada, ficou junto de Roberto e ajudou ele nesse momento de confusão profunda.

2. Na mira de um exterminador de mutantes

Donald Pierce

Quando Roberto manifestou involuntariamente seus superpoderes, um homem perigoso estava assistindo nesse momento: Donald Pierce. Também conhecido como “Bispo Branco”, Pierce foi um dos líderes do Clube do Inferno e é alguém com um ódio profundo em relação a mutantes.

Desejando matar o maior número possível de mutantes, Donald Pierce ordenou ao seu grupo de mercenários que sequestrassem Roberto. Quando o plano do Bispo Branco falhou, os seus capangas sequestraram Juliana, a namorada do mutante.

Mas o Professor Xavier descobriu o plano de Pierce e interveio com a ajuda da Dra. Moira MacTaggert e as mutantes Karmas e Danielle Moonstar. Entretanto, Roberto tinha concordado em negociar a libertação de Juliana e se encontrou com os mercenários de Donald Pierce. Mas tudo não passava de uma cilada para assassinar o casal.

Durante a luta, um dos mercenários atirou contra Roberto mas Juliana saltou para a frente do namorado, usando seu corpo como escudo. A bala fatal levaria a vida de Juliana e deixaria Roberto da Costa em uma raiva e luto profundos.

3. Membro fundador dos Novos Mutantes

Novos Mutantes

Com um grande desejo de vingança, Roberto aceitou o convite de Charles Xavier para se juntar aos Novos Mutantes. Mais tarde, o jovem mutante conseguiria encontrar Pierce com a ajuda dos seus novos amigos e juntos derrotaram o vilão.

Na escola do Professor Xavier, Roberto da Costa viria a ser tratado como “Bobby” pelos amigos, um diminutivo americano do seu nome. Entre os vários colegas mutantes, Samuel Guthrie (Míssil) se tornou o seu melhor amigo.

Foi também na escola do Professor X que Roberto recebeu o seu codinome mutante: Mancha Solar (Sunspot, no original).

4. O reencontro com a mãe e a descoberta terrível sobre o seu pai

Novos Mutantes e Nina da Costa

Nina da Costa, a mãe de Roberto, era uma arqueóloga americana que passava longas temporadas sem ver seu filho devido às expedições em trabalho. Certo dia ela convidou Roberto e seus amigos para se juntarem a ela em uma expedição no Brasil.

Mas Emmanuel, o pai de Roberto, estava decidido a parar a exploração arqueológica de Nina. Um poderoso homem de negócios, Emmanuel tinha interesses econômicos na região da Amazônia e a expedição de Nina iria travar os seus empreendimentos. Mas o pior seria revelado mais tarde, quando Emmanuel revelou a sua aliança com o Clube do Inferno, a organização que Donald Pierce já tinha liderado.

Devido a essa aliança, um assassino do Clube tentou matar Nina mas foi impedido pelos Novos Mutantes. Ainda assim, Emmanuel da Costa se tornou um membro do círculo interno do Clube do Inferno, apesar do seu filho o tentar impedir. O pai de Mancha Solar viria mesmo a se tornar o “Torre Branca” dessa organização, alcançando um poderoso estatuto e se afastando cada vez mais do filho.

Curiosamente, a aventura dos Novos Mutantes na expedição de Nina levaria à descoberta de uma mutante para o grupo. Com a descoberta da Nova Roma, uma cidade escondida de tudo e todos na floresta amazônica, a equipe recrutou Amara Aquilla, a mutante Magma.

5. A criação do vilão Cólera

Cólera

Após a morte de Emmanuel da Costa, Mancha Solar foi contatado por um homem de negócios chamado Gedeão. Ele persuadiu Roberto a se juntar a ele na gestão da fortuna deixada por Emmanuel e a liderar o império da família.

Mas os propósitos de Gedeão não eram verdadeiramente esses. Gedeão pertencia aos X-Eternos, um grupo de mutantes imortais que acreditavam que Roberto também pertenceria a este subespécie. Após vários testes e experimentos científicos terríveis, Mancha Solar provou que eles estavam errados. Apesar dos resultados não serem o esperado, estes experimentos deram ao mutante um novo poder: a projeção de rajadas energéticas e de luz.

O mutante brasileiro foi salvo pela X-Force, uma equipe com vários dos seus antigos companheiros dos Novos Mutantes, e decidiu se juntar ao time. Mas Roberto não sabia que o seu tempo como cobaia tinha dado a Gedeão uma poderosa informação. Com os experimentos científicos, o vilão conseguiu copiar os poderes mutantes de Mancha Solar e os transferir para uma outra pessoa. E assim nasceu Cólera (originalmente chamado de Reignfire).

Cólera se tornaria o líder da organização terrorista Frente de Liberação Mutante. Com a mesma aparência que Roberto, Cólera espalhou o terror com o rosto do herói mutante e se fez mesmo passar por Mancha Solar nos seus atos terroristas. Na época, o verdadeiro Roberto da Costa ficou refém do vilão através de uma ligação psíquica que os dois compartilhavam, chegando mesmo ao ponto de Cólera possuir o corpo de Mancha Solar.

Na derradeira batalha com os X-Force, o corpo de Cólera foi destruído e ele possui uma última vez Roberto. Mas graças a um disjuntor molecular e à mutante Siryn, Mancha Solar voltou a ganhar controle do seu corpo e expulsa o vilão, drenando toda a energia de Cólera até este ser finalmente derrotado.

6. Chantagem secreta do Clube do Inferno

Mancha Solar

A nova líder do Clube do Inferno, Selene, tentou seduzir Mancha Solar para a sua organização através de chantagens. Primeiro ela disse que a fundação criada por Gedeão estava tentando fazer um experimento semelhante àquele que resultou na criação de Cólera.

O mutante se uniu à Rainha Negra para impedir que isso acontecesse mas descobriu depois que ela queria o processo científico para seu próprio benefício. Nesse momento, Selene mudou o seu jogo e ofereceu algo irrecusável a Roberto: a ressurreição do espírito de Juliana.

O acordo era que Mancha Solar tinha de se tornar membro do Clube do Inferno e sua antiga namorada teria uma nova vida. Como Juliana morreu para o salvar, Roberto sentiu que era sua obrigação aceitar este acordo, por muito que lhe custasse. Mantendo tudo isto em segredo dos seus amigos, o mutante brasileiro ascendeu à posição de Torre Negra dentro da organização.

Mais tarde, Sebastian Shaw recuperou o seu lugar como líder supremo do Clube do Inferno, afastando assim Selene. Shaw convenceu Mancha Solar que ele iria reformar a organização, transformar o Clube do Inferno em algo pelo bem maior. Mas uma disputa fatal entre Donald Pierce e Sebastian Shaw deixou uma vaga na liderança.

Acreditando que podia reinventar o Clube do Inferno, Roberto da Costa decidiu liderar a organização em nome do bem maior.

7. De membro dos Vingadores a líder da sua própria agência

Roberto da Costa

Mancha Solar foi sempre um jogador de equipe, com uma carreira que o incluiu como membro dos Novos Mutantes, Corporação X, X-Force e até uma fase negra com os Anjos Caídos.

Quando o Capitão América viu a necessidade de incluir mais mutantes nos Vingadores, ele convidou Roberto para fazer parte do time. O super-herói brasileiro aceitou junto com seu amigo Míssil. A primeira missão da equipe tinha como objetivo o resgate do Homem de Ferro, Viúva Negra, Hulk, Gavião Arqueiro e Thor do planeta Marte, onde tinham sido capturados pelo Ex Nihilo.

Mas quando Steve Rogers quis acabar com os Illuminati, Mancha Solar se recusou a perseguir os seus próprios amigos e abandonou os Vingadores. Graças à sua vasta fortuna, o mutante comprou a organização terrorista I.M.A. - Ideias Mecânicas Avançadas e a transformou na Ideias Mecânicas Avantes.

Com os recursos existentes na organização, Roberto renovou totalmente a I.M.A. e criou os U.S.Avengers, uma nova facção dos Vingadores. Buscando ser uma força do bem a nível mundial, Roberto da Costa se aliou ao governo dos Estados Unidos e liderou o novo time de super-heróis.

8. Poderes solares

Mancha Solar

Como o seu codinome indica, Mancha Solar absorve energia solar e é capaz de a converter em força física, radiação infravermelha, projeção de rajadas de calor e até torna possível o voo.

Mancha Solar projeta também poderosos raios de plasma negro e rajadas energéticas, tem uma resistência acima da média e é imune a ataques de fogo ou de calor.

Devido aos experimentos científicos de Gedeão, os genes mutantes de Roberto sofreram uma aceleração. Esta consequência faz com que os poderes de Mancha Solar estejam em constante evolução, aprimorando com o passar dos anos.