Guia Teen Wolf | História, personagens e informações das temporadas

Entre 2011 e 2017, a MTV alcançou um sucesso gigantesco com a série adolescente Teen Wolf. Fãs compartilhavam depoimentos na Internet sobre como a série sobre o adolescente que virou lobisomem havia lhes ajudado de alguma forma. E você confere aqui tudo que precisa saber sobre o programa!

Origem: qual foi a inspiração da série

teen wolf

A trama de Teen Wolf teve como inspiração o filme homônimo de 1985, que teve Michael J. Fox (De Volta para o Futuro) no papel de um adolescente que precisava lidar com os desafios do Ensino Médio e o fato de ter se transformado em um lobisomem.

Contudo, apenas a ideia básica do filme foi adaptada na série. O programa, inclusive, tem tons bem mais sombrios que o longa. Mas não se engane, não faltam boas cenas cômicas nos episódios.

Qual a trama de Teen Wolf?

teen wolf

A série acompanha o adolescente Scott McCall, um jovem asmático, que mora sozinho com a sua mãe desde que seu pai foi embora. Ao lado de seu amigo de infância, o atrapalhado porém muito inteligente Stiles, ele vive os desafios da adolescência e do Ensino Médio.

Certa noite, quando os dois exploravam a floresta da até então pacata Beacon Hills, Scott acaba sendo atacado por um lobisomem, que passa a maldição para ele. Agora o adolescente precisa lidar com novos poderes, para que não perca o controle e ponha a vida da sua família e amigos em risco. Ah, uma nova garota na escola desperta profundamente o interesse de Scott. Mas o que fazer quando ele descobre que ela é filha de uma família de caçadores de lobisomens?!

Contudo, esta é apenas a plot básica da série. Durante os seis anos em que esteve no ar, Teen Wolf ganhou novas camadas de complexidade a cada episódio, com novas criaturas, novos personagens e subtramas que exploraram desde as relações familiares até assuntos como sacrifício, culpa e outros pontos que já vamos abordar no tópico seguinte.

Ah! Praticamente todas as temporadas trazem um mistério, geralmente voltado para a identidade do principal vilão daquele ano. E é mais difícil acertar a resposta do mistério do que pode parecer.

Representatividade e temas importantes

teen wolf

O que pode parecer "apenas mais uma série adolescente" desconstrói alguns clichês e estereótipos como o da "garota popular e pouco inteligente". Nas famílias de caçadores, o papel das mulheres é de liderança militar. O filho do detetive da cidade traz à tona a discussão sobre ansiedade e crises de pânico.

Os relacionamentos homossexuais ganham o mesmo espaço que os héteros. Alcoolismo, luto, culpa, doenças mentais, intolerância e outros tópicos são abordados. Uma das frases que mais marcaram a série veio de uma história pessoal do criador e diretor do programa, Jeff Davis: "Seja sua própria âncora".

Principais personagens de Teen Wolf

AVISO: Vamos tentar dar o mínimo de spoilers possível. Ainda assim, algumas informações, principalmente no guia de temporadas, pode ser considerada spoiler!

Scott McCall (Tyler Posey)

teen wolf

Interpretado pelo ator e músico Tyler Posey, Scott é um adolescente que se vê preso à maldição de ser um lobisomem. Entre algumas vantagens que a transformação pode lhe trazer - como capacidade de se curar, super força, audição, olfato, velocidade e reflexos aguçados - o jovem precisa achar uma forma de não perder o controle para não se tornar uma ameaça para aqueles que ama.

Além disso, Scott precisa manter sua transformação em segredo para evitar os caçadores, enquanto tenta proteger a população de Beacon Hills do Alfa, o lobisomem que o transformou, cuja identidade é um mistério.

"Stiles" Stilinski (Dylan O'Brien)

teen wolf

O atrapalhado Stiles foi o primeiro trabalho oficial como ator de Dylan O'Brien, hoje conhecido por protagonizar a franquia Maze Runner. Magro, pálido e sem grandes habilidades físicas, Stiles é o underdog que aprendemos a amar desde o primeiro episódio.

Embora seja responsável pela melhores cenas cômicas da série (e algumas das mais emocionantes também!), está longe de ser apenas o alívio cômico. Com as melhores tiradas sarcásticas, uma lealdade infalível com Scott, as referências nerds nos melhores momentos e a mente aguçada e investigativa, Stiles ganhou um destaque no decorrer das temporadas tão grande - algumas vezes até maior - quanto o de Scott.

O "bromance" dos atores, que compartilhavam vídeos diversos nos bastidores na época da série, só aumentou o carinho dos fãs com os personagens. Além disso, o passado traumático do filho do xerife, a sua relação com o pai e sua experiência com ansiedade e crises de pânico fez dele um personagem extremamente relacionável.

Derek Hale (Tyler Hoechlin)

teen wolf

O amargurado Derek Hale ganhou vida na interpretação de Tyler Hoechlin, hoje mais conhecido por seu papel como Clark Kent/Superman na série Supergirl. Derek é um dos únicos dois sobreviventes de um incêndio que matou toda a sua família. Dado o fato de que todos os Hale eram lobisomens, o jovem acredita que o incidente foi obra da família de caçadores Argent.

Embora tenha uma personalidade difícil no começo da série, vai tentar ajudar Scott a entender o mundo dos lobisomens e a aprender a lidar com seus novos poderes (mas quem ajuda mesmo é o Stiles...), enquanto se unem para descobrir quem é o Alfa (Derek e Scott são lobisomens betas) que está ameaçando Beacon Hills.

Com o seu jeitão sério e sombrio em contraste com a agitação e energia de Stiles, os dois protagonizam excelentes cenas cômicas.

Lydia Martin (Holland Roden)

teen wolf

Lydia tenta seguir os moldes da garota superficial e popular, que ignora aqueles que não tiverem a mesma popularidade na escola. Por trás dessa aparência, contudo, ela é um gênio da matemática e da lógica, além de ser super estudiosa.

A jovem acaba se vendo envolvida nos misteriosos acontecimentos de Beacon Hills, o que a aproxima de Scott e Styles. No decorrer das temporadas, ela vai descobrir mistérios em si mesma e até poderes que nunca teria imaginado.

É a grande paixão de Styles, mas não quer saber do garoto. Namora o popular jogador de lacrosse Jackson Whittemore. Com certeza, é uma personagem que surpreende com seu crescimento temporada após temporada.

Jackson Whittemore (Colton Haynes)

teen wolf

Por trás da imagem de garoto bonito, rico, atleta e popular, Jackson esconde fortes inseguranças por ter sido abandonado por seus pais biológicos.

Ao perceber que as novas habilidades físicas de Scott estão lhe proporcionando um lugar de destaque no time de lacrosse, começa a investigar o colega para descobrir o que o fez melhorar dessa forma.

Sua ambição de ser melhor que todos pode levá-lo a tomar perigosas decisões.

Allison Argent (Crystal Reed)

teen wolf

Recém chegada a Beacon Hills, Allison tenta se encaixar em sua nova realidade, após sua família se mudar de cidade mais uma vez. Logo que chega à nova escola, desperta o interesse de Scott McCall e também se interessa por ele.

Descobrir que seu namorado é um lobisomem e que sua família é formada por caçadores de lobisomens com certeza será um grande choque para a garota, que se vê em meio a acontecimentos sobre os quais nenhum dos dois lados lhe dá explicações plausíveis.

A atriz Crystal Reeds deixou a série na terceira temporada, voltando apenas para uma rápida participação durante o sexto ano do programa. Depois de Teen Wolf, ela foi escolhida para protagonizar a série Monstro do Pântano, produção da DC Universe que infelizmente foi cancelada em sua primeira temporada.

Melissa McCall (Melissa Ponzio)

teen wolf

Mãe de Scott, Melissa cria o filho sozinha desde que seu marido abandonou a família. Ela trabalha como enfermeira no hospital de Beacon Hills. Em meio aos problemas já comuns da adolescência, ela precisa lidar com mudanças pelas quais Scott está passando e as quais ela não consegue compreender.

Muito mais que um simples personagem de apoio, Melissa, assim como outros pais dos personagens principais, tem extrema importância na trama, protagonizando importantes cenas ao lado de Scott e até mesmo ao lado de Stiles.

Xerife Stilinski (Linden Ashby)

teen wolf

Um pai doce e presente, o xerife Stilinski cria o filho Stiles sozinho desde a morte prematura de sua esposa. Além de lidar com dificuldades de atenção e obediência (embora não rebeldia) do filho, ele ainda precisa descobrir a verdade por trás dos vários crimes não resolvidos de Beacon Hills, sem saber que criaturas sobrenaturais estão envolvidas em todos.

Chris Argent (JR Bourne)

teen wolf

Pai de Allison, segue a tradição de caçador de lobisomens de sua família, e está em busca do Alfa que está em Beacon Hills. Ao perceber que há também um jovem beta, Argent tenta descobrir de quem pode se tratar.

Ao contrário de sua irmã, Kate, ele não acha que Allison está pronta para saber a verdade sobre sua família.

Kate Argent (Jill Wagner)

teen wolf

Irmã de Chris e tia de Allison, é uma perigosa caçadora que despreza os lobisomens com todas as forças. Guarda um passado misterioso com o lobisomem Derek Hale, e é a favor de torturar aqueles da sua raça.

Vai fazer de tudo para que Allison descubra a verdade sobre sua própria família e se una a eles no trabalho de caçadores.

Peter Hale (Ian Bohen)

teen wolf

Tio de Derek, também foi vítima do incêndio que atingiu a casa da família Hale. Embora tenha sobrevivido, Peter teve quase todo o corpo queimado e está internado no hospital de Beacon Hills, em estado vegetativo, há muito tempo.

Dr. Alan Deaton (Seth Gilliam)

teen wolf

Veterinário na cidade de Beacon Hills, é chefe de Scott, que trabalha meio período em sua clínica. Um bom chefe, sempre compreensivo com os problemas de Scott, o Doc parece guardar alguns segredos por trás da sua figura de veterinário, ou até mesmo entender mais do que se possa esperar sobre o mundo sobrenatural.

Treinador Finstock (Orny Adams)

coach

Professor e treinador de lacrosse na escola de Beacon Hills, o "Coach" é responsável por algumas das melhores cenas cômicas da série, mas também cuida de seus estudantes como pode.

Isaac Lahey (Daniel Sharman)

teen wolf

A segunda temporada da série trouxe alguns interessantes personagens novos. Com a intenção de criar seus próprios betas, Derek transforma - com "consentimento" - adolescentes que poderiam fazer bom uso de seus poderes. Uma jovem que sofria de epilepsia, por exemplo; e Isaac, que sofria violência doméstica de seu pai.

Ser o alfa desses novos betas pode não ser o suficiente para Derek mantê-los em sua matilha. Eventualmente, Isaac se torna amigo de Scott e chega a desenvolver interesse por Allison.

Kira Yukimura (Arden Cho)

teen wolf

Na terceira temporada, conhecemos a tímida Kira Yukimura, por quem Scott desperta um interesse romântico, após o fim de seu relacionamento com Allison. Conforme ela passa a sentir um poder misterioso em si mesma, começa a descobrir mistérios do passado de sua família.

Kira descobre que tem dentro de si uma kitsune. No folclore japonês, kitsunes são espíritos/energias simbolizados por uma raposa, seres inteligentes com capacidades sobrenaturais. Além de habilidades de luta, Kira consegue emitir cargas elétricas.

Ethan e Aiden Steiner (Charlie e Max Carver)

teen wolf

Irmãos gêmeos, Ethan e Aiden são lobisomens da matilha formada apenas por alfas, liderada pelo temido Deucalion, que chega a Beacon Hills por motivos misteriosos, durante a terceira temporada. Os irmãos têm a capacidade de se fundirem em uma única e gigante criatura.

Passam a frequentar a escola de Beacon Hills. Lá, Aiden logo se interessa por Lydia. Já Ethan desenvolve um interesse por Danny, goleiro do time de lacrosse e amigo de Scott e Stiles.

Malia Tate (Shelley Hennig)

teen wolf

Malia foi dada como morta, após o carro em que estava com sua mãe sofrer um acidente e ser atacado por um coiote. Anos depois, Stiles e Scott descobrem que, na verdade, Malia era o coiote, que se transformou sem controle e cresceu vivendo como o animal.

Depois de ser trazida de volta a sua forma humana por Scott, Malia precisa aprender a ser humana. Para tanto, terá ajuda dos novos amigos, principalmente de Stiles, por quem desperta um interesse romântico.

Jennifer Blake (Haley Webb)

teen wolf

Nova professora do Ensino Médio da escola de Beacon Hills durante a terceira temporada, Jennifer Blake parece guardar um passado traumático. A jovem professora se vê em meio aos estranhos acontecimentos da cidade e chega a correr risco de vida, até ser salva por Derek Hale, com quem acaba se relacionando.

Agente Rafael McCall (Matthew Del Negro)

teen wolf

Na terceira temporada, conhecemos o pai de Scott. Aos poucos, os episódios vão revelando os motivos para o agente ter se mantido distante de sua família, o que ocasionou uma grande mágoa não apenas em Scott e Melissa, mas também em Stiles, que tem Scott como seu irmão.

Jordan Parrish (Ryan Kelley)

teen wolf

Novo policial de Beacon Hills, trabalha para o xerife Stilinski. Parrish, contudo, se vê em meio aos estranhos fenômenos que marcam a cidade. Sua investigação vai levá-lo a descobrir uma importante verdade sobre si mesmo.

Meredith Walker (Maya Eshet)

teen wolf

Meredith é uma jovem banshee, uma espécie de vidente capaz de ouvir vozes, ter visões e outros poderes misteriosos, como a força de seu grito e sua influência em outros seres sobrenaturais.

Contudo, por aqueles próximos a Meredith não compreenderem a verdade sobre suas habilidades, a adolescente foi internada em um sombrio instituto para doentes mentais, a Casa Eichen.

Liam Dunbar (Dylan Sprayberry)

teen wolf

Na quarta temporada, conhecemos o intempestivo Liam, um jovem que tem problemas em controlar sua raiva. Acidentalmente, Scott acaba transformando o garoto em um lobisomem, quando tentava salvar sua vida.

Agora, Scott tem um beta e precisa guiá-lo para aprender a controlar sua raiva e suas novas habilidades. O personagem possibilita que a série trabalhe o crescimento de Scott, que tem um cuidado quase paternal com o jovem. Stiles não tem a mesma paciência, o que gera alguns momentos cômicos.

Mason Hewitt (Khylin Rhambo)

teen wolf

Melhor amigo de Liam, faz quase o papel que Stiles tanto já fez para Scott, o de amigo mais controlado e inteligente, que vai estar ao seu lado na difícil fase de transformação para lobisomem.

Theo Raeken (Cody Christian)

teen wolf

O misterioso Theo chega a Beacon Hills em busca de Scott. O jovem, que é um lobisomem ômega (sem matilha), diz precisar de um alfa. Segundo conta, ele ouviu histórias sobre Scott e sua matilha, motivo pelo qual veio procurá-lo.

Scott decide dar uma chance a Theo. Stiles não confia nele (o que o suficiente para os fãs da série não confiarem nele também).

Temporadas

1ª temporada

Um assassinato misterioso acontece na pacata Beacon Hills. Apenas metade do corpo de uma mulher é encontrado na floresta que rodeia a cidade. Enquanto o xerife Stilinski e a polícia local tentam desvendar o responsável, seu curioso (e metido a investigador) filho Stiles convence seu melhor amigo, Scott, a ir até a floresta para buscar por pistas também.

Depois de Stiles ser pego pelo xerife, Scott volta sozinho pela floresta. É quando uma estranha criatura o morde. Após perceber que agora ele leva a maldição de ser um lobisomem, Scott precisa aprender a controlar seus poderes para não colocar ninguém em risco quando chegar a Lua Cheia. Para isso, contará com a ajuda de Stiles e com a orientação de Derek Hale.

Um lobisomem cuja família foi brutalmente morta em um incêndio, Derek tenta ajudar Scott enquanto pede sua ajuda para encontrar o lobisomem alfa que o mordeu e que vem matando pessoas, o que põe em risco o acordo de paz entre eles e os caçadores. Com tudo isso para lidar, Scott ainda vivencia os desafios da adolescência e o choque de descobrir que a garota por quem se apaixonou é filha de um caçador de lobisomens. Mas afinal, quem será o alfa?

2ª temporada

Após ser ferida por um lobisomem, Lydia vai parar no hospital, mas sobrevive e não se transforma, o que deixa Scott, Stiles e Derek intrigados. O que eles não sabem é que ela passou a ter misteriosas visões, chegando a acordar em locais desconhecidos sem saber como foi parar lá.

Jackson realizou seu desejo de ser mordido por um lobisomem para adquirir as mesmas habilidades de Scott. Mas algo parece ter saído errado com sua transformação. Agora que os Argents sabem que Scott é o beta, eles proibiram o relacionamento de Allison com o jovem, mas os dois seguem se encontrando escondidos.

Allison começa seu treinamento com sua família. Derek, que agora é um alfa, começa a transformar adolescentes em lobisomens betas, para ter sua própria matilha. Contudo, ele faz isso com o consentimento deles e escolhe jovens que poderiam tirar algum proveito dos novos poderes para melhorar de vida. Porém, não é apenas o fato de ele ser um alfa que vai manter a matilha unida.

Em meio a tudo isso, há uma nova criatura sobrenatural fazendo vítimas em Beacon Hills. Com uma aparência reptiliana, o monstro está sob o controle de alguém. Mas quem é a criatura? E quem é seu mestre?

3ª temporada - Parte A

Neste novo ano, Scott e Stiles pretendem focar nos estudos e evitar confusões. Mas, claro, que não vai ser bem assim. Uma nova alcateia formada apenas por alfas chega à cidade. Além disso, um Darach, um druída maligno cuja identidade ninguém sabe, está matando suas vítimas de forma ritualística.

O grupo corre contra o tempo quando o Darach sequestra Melissa McCall, xerife Stilinski e Chris Argent como o último sacrifício a ser feito. Para descobrir onde fica o misterioso Nemeton, árvore que concentra energia sobrenatural e onde provavelmente seus pais estão, Scott, Stiles e Allison se submetem a um ritual que coloca suas vidas em risco e pode marcá-los para sempre.

Com alguns episódios que muito se aproximam do gênero terror, a terceira temporada surpreendeu os fãs da série com cenas de dar medo, mas também outras cheias de emoção. É considerada por muitos dos espectadores como a melhor temporada.

3ª temporada B

Se os fãs achavam que a primeira parte da 3ª temporada já tinha trazido toda uma nova gama de emoções que eles não estavam acostumados a ver em Teen Wolf, a segunda leva de episódios do ano veio para pisar nos sentimentos dos espectadores.

Kira, uma nova aluna chama a atenção de Scott. Scott, Allison e Stiles seguem experimentando diferentes e assustadoras sensações, visões e obstáculos causados pela experiência de quase morte que passaram no final da 3A.

Scott e Stiles ajudam a salvar uma garota chamada Malia, um werecoyote que havia se transformado em um coiote ainda criança e vivido como um animal por anos. As alucinações de Stiles começam a sair do controle e ele teme que esteja desenvolvendo a mesma doença que matou sua mãe.

Um espírito maligno conhecido no folclore japonês como nogtisune tomou o corpo de alguém e pode ser o maior vilão que Scott e seus amigos já enfrentaram. Mas eles não esperavam que o vilão tomasse o corpo justamente dessa pessoa...

4ª temporada

Na busca por Derek, que está desaparecido, o grupo descobre que Kate Argent não apenas está viva, mas se transformou em um outro tipo de criatura sobrenatural extremamente perigosa. Liam, um novo estudante com problemas para controlar sua raiva, chega à escola. Para salvar sua vida, Scott acaba acidentalmente mordendo o jovem e o transformando em seu beta.

Lydia segue tentando entender e controlar seus poderes. Para isso, pede ajuda a Meredith, uma banshee que estava internada na Casa Eichen junto com Stiles e Malia. Lydia descobre informações sobre sua avó. Malia descobre uma informação assustadora sobre seu verdadeiro pai.

O grupo descobre o que há por trás de novas mortes misteriosas: alguém que se identifica como O Benfeitor está pagando assassinos para matarem as criaturas sobrenaturais de Beacon Hills. Mas quem é o Benfeitor? Qual o plano de Kate e como derrotá-la?

5ª temporada

Na temporada passada, já ficou claro que a Casa Eichen não abriga apenas doentes mentais, tendo uma misteriosa ala reservada apenas para criaturas sobrenaturais assassinas. E o novo ano da série começa com um flashfoward (cena do futuro), mostrando que Lydia está internada no local (e já demonstra dominar novos poderes!).

De volta ao presente, o grupo começa o seu último ano no Ensino Médio. Stiles se preocupa em achar formas de garantir que todos manterão a amizade depois que terminarem a escola. Um novo estudante, antigo conhecido de Scott e agora um lobisomem ômega, tenta se unir à matilha e ganhar a confiança de Scott, mas Stiles não confia nele. Lydia ajuda o policial Parrish a desvendar seus poderes.

A desconfiança de Stiles, o excesso de confiança de Scott e acontecimentos diversos começam a afetar a amizade dos dois. Mas o grupo precisa se unir para salvar Lydia da Casa Eichen e descobrir como derrotar os novos vilões, os chamados Médicos do Medo, cientistas que fazem experiências mortais em seres sobrenaturais.

Além disso, a Besta de Gévaudan, um lobisomem histórico que remete à história da origem da família Argent, está de volta. E o grupo precisará se unir a aliados improváveis para descobrir quem é a Besta e como derrotá-la.

6ª temporada A

O grupo vai se aproximando do final do último ano na escola, período que marcará o pior inimigo que já enfrentaram: Os Cavaleiros Fantasmas. Em meio ao que o mito chama de a Caçada Selvagem, esses seres sequestram pessoas e apagam sua existência. Mas como salvar alguém de cuja existência você se esqueceu? E logo no primeiro episódio, os Cavaleiros fazem uma nova vítima: Stiles!

Antes de desaparecer, Stiles vê todos ao seu redor esquecendo ele aos poucos. A única que ainda não o esqueceu, Lydia corre para tentar impedir seu desaparecimento ao também perceber o perigo iminente. Stiles se declara, em meio aos momentos que relembra para a amiga, na tentativa de ela não esquecê-lo. Ele, então, é levado.

O grupo precisa achar meios de lembrar Stiles e fazer as demais pessoas lembrarem. Uma investigação sobre a origem dos vilões pode ajudar a encontrar meios de trazer as pessoas sequestradas de volta. Mas quem está por trás de tudo isso?

6ª temporada B

Scott volta a suas origens, mas novos caçadores ameaçam sua alcateia. Entre esses perigos, o grupo precisa enfrentar um novo vilão, um ser sobrenatural chamado Snuk-Ite, que fugiu da caçada selvagem.

A criatura se alimenta do medo das pessoas e, para isso, pode fazer com que suas vítimas vejam seus maiores medos, inclusive Scott. Na tentativa de salvar a cidade, a existência de lobisomens e a identidade de Scott são reveladas, colocando a população, alimentada por seus medos, contra eles. Antigos amigos e aliados retornam para ajudar.