Guia Goblin Slayer: entenda a história, os personagens e diferenças do mangá

Logo que estreou no Crunchyroll, Globin Slayer causou polêmica por suas cenas de extrema violência. Mas a polêmica causou curiosidade por este anime seinen, e aqueles que foram conhecê-lo acabaram curtindo a história e a mistura de uma cultura RPG que traz às cenas de batalhas uma mitologia cheia de momentos divertidos e emocionantes.

Veja neste artigo:

Caso queira "pular" para alguma dessas seções específicas do artigo, basta clicar nos links acima!

A história de Globin Slayer

goblin slayer

A trama de Globin Slayer se passa em um mundo de fantasia, no qual aventureiros e guerreiros viajam para trabalhar como mercenários, cumprindo perigosas missões que lhe são passadas pela Guilda, uma associação medieval que se dedica a enfrentar as perigosas criaturas que aparecem.

Nesse contexto, somos apresentados a uma jovem sacerdotisa, que decide se juntar a um grupo de aventureiros, mas já vê sua vida correr um risco extremo em sua primeira tarefa, que envolvia os temidos goblins. Essas criaturas são pestes mortais que destroem tudo que veem.

O grupo ao qual pertencia foi quase completamente massacrado pelas criaturas, mas, antes que ela fosse estuprada e morta pelos inimigos, um homem conhecido como Goblin Slayer (Assassino de Goblin, em tradução livre) a salva. Diferente dos demais aventureiros, ele tem como único objetivo a erradicação de todos os goblins, por quem alimenta um grande ódio.

Todos os personagens de Goblin Slayer

Goblin Slayer

goblin slayer

Desde pequeno, esse personagem sonhava em um dia se tornar um aventureiro. Quando tinha dez anos, sua melhor amiga viaja para a cidade por alguns dias, os dois brigam por ele não poder ir também. Nesta mesma noite, o vilarejo em que moravam é massacrado por goblins. Ele acaba sendo salvo por um rhea, um assassino de goblins que acaba se tornando um mestre e mentor, e com quem o traumatizado menino treina pelos próximos cinco anos.

Personagem principal do anime/mangá/light novel, ele se torna um aventureiro com uma experiência que o colocou na classificação ranking Prata, uma das mais altas. Para cumprir seu único objetivo de matar goblins, porém, ele opta pela funcionalidade de sua armadura, e não pela vaidade que poderia fazer de suas vestimentas e armas algo "mais digno de um aventureiro ranking prata".

Por esse motivo, é ridicularizado com frequência pela armadura de couro sujo, pelo capacete de aparência barata e pelo fato de estar sempre sujo. Mas suas escolhas são motivadas pelo fato de os goblins terem um olfato excepcionalmente desenvolvido, o que os capacitam para sentir o aroma de metal de uma armadura limpa facilmente.

goblin slayer

Sua devoção à exterminação dos goblins faz com que não compreenda bem todas as normas sociais e não perceba o afeto de outros ao seu redor. Mas é uma pessoa bondosa, e a única coisa que põe acima de sua obsessão por matar seus oponentes é proteger aqueles que precisam, sejam seus companheiros de batalha, sejam civis desconhecidos em risco.

Poderes: Diferente de alguns dos aventureiros, o Goblin Slayer não possui habilidades sobre-humanas. Em contrapartida, é um poderoso combatente, um arqueiro extremamente habilidoso e sua excelente condição física o proporciona resistência e sentidos aguçados. Além disso, é muito inteligente, um ótimo estrategista e detém grande conhecimento sobre os goblins.

Entre seus diferentes artefatos para combater os goblins, porém, ele possui um item mágico, o Anel da Respiração. Encontrado pelo Goblin Slayer em seu primeiro ano como aventureiro, este anel permite que seu usuário respire em condições nas quais normalmente seria impossível, como embaixo da água ou soterrado por uma avalanche.

Sacerdotisa

goblin slayer

Segunda protagonista do anime, a Sacerdotisa é uma jovem órfã que foi criada em um templo em meio ao sacerdócio, junto com outras crianças sem família. Quando decide deixar o local para seguir a vida de aventureira, acaba quase sendo estuprada e morta pelos goblins em sua primeira missão, mas é salva pelo Goblin Slayer. Depois disso, ela passa a acompanhá-lo em suas aventuras, tornando-se a primeira integrante de seu grupo.

Conhecida por sua gentileza e pela facilidade com que faz amigos, a jovem de 15 anos parece o extremo oposto do Goblin Slayer, mas acaba se dando bem com ele.

goblin slayer

Poderes: A Sacerdotisa possui os chamados Milagres, poderes concedidos a ela pela Mãe Natureza. Além de possuir mais milagres do que aqueles de sua idade, ela ainda os usa combinados a uma estratégia de combate que tem se mostrado muito útil nas batalhas, principalmente considerando que ela pode usar apenas três de seus cinco milagres por dia. Os milagres são:

  • Luz Sagrada - A intensidade dessa luz cega os oponentes temporariamente.
  • Cura Menor - Cura pequenos ferimentos. Não tem utilidade contra envenenamento ou morte.
  • Proteção - Cria uma barreira mágica que pode ser usada como uma espécie de escudo gigante ou ainda para prender inimigos.
  • Purifique - Remove impurezas de pessoas ou itens, como água ou ar. Já foi usado pela Sacerdotisa para transformar o sangue de um goblin em água, mas tal ação é considerada uma transgressão contra a Mãe Natureza.
  • Silêncio - Congela o barulho, o que também impede, por exemplo, que o adversário lance feitiços.

Arqueira Elfa

goblin slayer

Esta aventureira é uma elfa de 2000 anos, faixa etária considerada jovem entre elfos. Integrante do grupo de aventureiros do Goblin Slayer, é uma guerreira do ranking Prata.

É conhecida por seu temperamento explosivo, o que pode piorar quando ela consome álcool. Em sua primeira missão contra os goblins, demonstrou sua ingenuidade quanto aos piores aspectos dessa batalha, mas sua coragem a levou a seguir nas batalhas.

Sua vontade de dispensar os goblins em meio a lutas com outras criaturas aparentemente mais perigosas frusta com frequência o Goblin Slayer, mas eles se tornam amigos e ele passa a protegê-la, como faz com o restante de seu grupo.

Poderes:

  • Habilidade de arco e flecha com extrema precisão
  • Percepção para armadilhas
  • Grande agilidade
  • Audição ampliada graças a suas grandes orelhas de elfo
  • Fala élfico e a língua comum

Xamã Anão

goblin slayer

O Xamã Anão é um dos personagens responsáveis pelas cenas cômicas do anime. Ele, inclusive, curte muito implicar com a Arqueira Elfa, mas também age como um conselheiro para a jovem.

Segundo ele, sua motivação para se tornar um aventureiro foi experimentar sabores exóticos pelo mundo que pudesse combinar com seu vinho de fogo. Embora não tenha grande altura, é extremamente forte. É capaz de lançar até quatro feitiços por dia.

Poderes: Alguns dos principais feitiços que pode lançar são:

  • Explosão de pedra - Este encantamento aumenta o tamanho das pedras e as dispara rapidamente.
  • Resistência - Feitiço usado para secar rapidamente o concreto.
  • Vincular - Usado para prender um goblin em fuga.
  • Estupor - O Anão Xamã usa este feitiço após borrifar seu vinho do fogo no ar, formando uma névoa fina que ele encanta para embebedar rapidamente qualquer um que a aspire, a ponto de deixar os oponentes desacordados.
  • Barreira de Pedra/Metal - Usado para encantar um piso de pedra ou metal e transformá-lo em uma parede de proteção.
  • Medo - Feitiço usado para controlar a emoção de um goblin, a partir da magia da ilusão, deixando o oponente emocionalmente indefeso.

Sacerdote Lagarto

goblin slayer

Tokage Souryo é um homem-lagarto, com uma pele verde e chifres em sua cabeça. Por trás de sua aparência intimidadora, porém, ele é educado e respeitoso e se preocupa muito com a natureza.

Como um sacerdote, também é capaz de usar magia, podendo fazer até quatro feitiços por dia, além de usar os chamados Milagres. Além disso, é extremamente forte, tem grandes habilidades de luta e é resistente a venenos.

Poderes: Os milagres de que faz uso são:

  • Garra de Espada - Com uma presa como catalisador e uma breve oração, é capaz de transformar a presa em uma poderosa lâmina.
  • Refrescar/Atualizar - Feitiço de cura.
  • Guerreiro Dente de Dragão - Com várias presas como catalisadores, consegue convocar um esqueleto de lagarto para lutar ao seu lado.
  • Dragão parcial - Feitiço usado para aumentar a força do Sacerdote Lagarto.
  • Comunicar - Usando os poderes de seus ancestrais, é capaz de se comunicar e compreender outra pessoa em um idioma diferente, telepaticamente.

Fazendeira

goblin slayer

Amiga de infância do Goblin Slayer, ela tinha feito uma viagem para a cidade na noite do massacre no vilarejo em que moravam quando eram crianças. Após perder quase toda a sua família no ataque dos goblins, passa a morar com seu tio em uma fazenda.

Goblin Slayer passa cinco anos treinando com Burglar e retorna para o vilarejo, onde passa a morar na fazenda do tio da Fazendeira. Cinco anos depois, ele já é um aventureiro ranking Prata, e ela segue se preocupando em encontrar nele o amigo do qual se lembra.

Ao se reaproximar do amigo, começa a desenvolver um interesse romântico por ele. Por esse motivo, tem ciúmes de sua nova parceira de aventura, a Sacerdotisa, bem como da Garota da Guilda, que também demonstra interesse no aventureiro.

Garota da Guilda

goblin slayer

É a recepcionista responsável por repassar as missões ou contratos da Guilda para os aventureiros. Por se preocupar com as aldeias e com o crescente perigo que os goblins representam, fica extremamente chateada quando aventureiros mais experientes não aceitam trabalhos relacionados aos goblins levando em conta apenas o pagamento.

Por esse motivo, tem grande respeito pelo Goblin Slayer. Extremamente bonita, está cansada de ouvir outros aventureiros se gabando de seus trabalhos para chamar sua atenção. Logo, seu interesse acaba se voltando para o jeito calado e discreto do protagonista.

Dama da Espada

goblin slayer

Anteriormente conhecida como Alta Sacerdotisa, já foi uma aventureira ranking Ouro, até ser capturada, torturada e estuprada por goblins. Há dez anos, fez história após derrotar o Lorde Demônio junto a outro cinco aventureiros.

Quando deixou de ser uma aventureira, passou a servir como Arcebispo do Supremo no Templo da Lei Deus. Seus pesadelos com goblins diminuem após conhecer o Goblin Slayer, por quem alimenta sentimentos não correspondidos. Sua posição hoje lhe confere influência política e religiosa.

Poderes: Além de ser uma habilidosa cartógrafa, a Dama da Espada também tem o poder de usar Milagres. São eles:

  • Ressurreição - Milagre usado para recuperação de ferimentos grandes. Para tanto, ela dorme com a pessoa machucada e uma virgem. Já usou esse milagre com a Sacerdotisa e o Goblin Slayer.
  • Proteção - Cria uma poderosa barreira mágica cuja proteção pode se estender aos seus aliados.
  • Luz Sagrada - Cria uma luz cuja intensidade cega os oponentes temporariamente.
  • Avaliação - Embora seja cega, esse milagre lhe confere o poder temporário de verificar as propriedades e o valor de diferentes itens.

Feiticeira

goblin slayer

Essa aventureira ranking Prata integra um grupo de aventureiros formado apenas por ela e pelo Lanceiro. Costuma fazer brincadeiras de cunho sexual, mas seu humor com isso não impede que ela seja carinhosa e atenciosa com aqueles ao seu redor.

Embora não faça parte do grupo de aventureiros do Goblin Slayer, parece se dar bem com o guerreiro, já tendo ajudá-lo em missões.

Poderes: Com grande conhecimentos de magia, é capaz de fazer feitiços como:

  • Inflammarae - Ela usa esse feitiço que cria fogo para acender seu cachimbo.
  • Desviar míssel - Gera um fluxo invisível para afastar projéteis não mágicos.
  • Conceda Fogo - Envolve a arma do oponente em fogo, após ela recitar as palavras "Alma ... Inflammare ... Offero".

Lanceiro

goblin slayer

Parceiro de aventura da Feiticeira, Lanceiro é um aventureiro ranking Prata. Confiante em suas habilidades de luta, costuma destacá-las para se apresentar como um corajoso guerreiro, quando deseja chamar a atenção de garotas (na maior parte do tempo, da Garota da Guilda).

Apesar de seu jeito exibido, ele tem um senso de justiça que o motiva a fazer sempre o que considera mais correto, independente do ganho financeiro da missão. Além disso, cuida daqueles que precisam e já ajudou iniciantes em treinos com armas.

Poderes: como seu nome sugere, ele é extremamente habilidoso com a lança. É capaz de usar mágica, mas consegue fazer apenas dois feitiços por dia.

Burglar

goblin slayer

Também conhecido como Viajante, Burglar salvou a vida do Goblin Slayer na noite do massacre em sua aldeia. Depois disso, ele se tornou mestre e mentor do jovem, treinando-o em uma caverna para se tornar um aventureiro.

Embora tenha um jeito cruel e grosseiro ao passar o pesado treinamento para um ainda bem jovem Goblin Slayer, Burglar salvou e ajudou o menino sem pedir nada em troca.

Poderes: É um habilidoso lutador e usa sua criatividade para utilizar qualquer recurso disponível para derrotar o oponente.

Maga do Arco

goblin slayer

Conhecemos a Maga do Arco apenas mais para frente na história. E até o momento, foi apresentada apenas na light novel e no mangá.

Uma grande estudiosa, ela recebe a tarefa de revisar informações sobre goblins no Manual do Monstro. Para lhe ajudar na pesquisa, ela contrata o Goblin Slayer. Dedicada a sua pesquisa, já chegou a dissecar um goblin.

Ciente de sua beleza, chegou a iludir aventureiros que pediam seu corpo em troca de algo. Tentou fazer o mesmo com o Goblin Slayer, mas ficou impressionada e satisfeita ao descobrir que o único interesse do guerreiro era obter mais conhecimento sobre os goblins, sem segundas intenções.

Nobre Esgrimista

goblin slayer

Esta personagem foi apresentada no mangá e na light novel, mas em termos de animação, vamos conhecê-la apenas em Goblin Slayer: Goblin's Crown, um OVA (Original Video Animation - um formato de animação lançado diretamente no mercado de vídeo) lançado nos cinemas japoneses em fevereiro, mas ainda sem data de estreia confirmada no Brasil.

Esta jovem deixou sua família nobre para se dedicar à vida de aventureira. Inocente, achava que ela e seu grupo chegariam rapidamente ao ranking Ouro ou mesmo Platina. Contudo, passou por uma traumática experiência com os goblins que a deixou desanimada, além de permanecer no ranking Porcelana.

Poderes: Além de usar uma espada e uma adaga de alumínio em suas batalhas, é capaz de lançar raios, feitiço que aprendeu como parte de uma tradição de sua família.

Rei Goblin

goblin slayer

Um dos principais antagonistas, este goblin usou suas habilidades para sobreviver a vários conflitos com aventureiros, e sua capacidade de liderança para chegar a uma posição de comando de um grande grupo de goblins. Entre os de sua espécie, ele seria o equivalente ao ranking platina dos goblins.

Divide um trauma similar ao do Goblin Slayer, uma vez que viu seu ninho ser massacrado por uma aventureira quando ele ainda era criança. Diferente do protagonista, porém, não se importa com o seu grupo e vê seus membros apenas como recursos dispensáveis que podem ser usados em seu plano de vingança.

Poderes: Extremamente inteligente, é capaz de fazer planos engenhosos e ambiciosos. Embora não tenha poderes mágicos, usa sua força acima da média para brandir o machado que se tornou sua marca registrada. Além disso, é capaz de falar a língua dos goblins e o idioma comum.

Resumo do que aconteceu na 1ª temporada

Data de lançamento: 6 de outubro de 2018 no Japão e no mesmo dia no Crunchyroll Brasil
Adaptou: Os primeiros 4 volumes da light novel
Episódios: 12

Uma jovem Sacerdotisa passa a integrar um grupo de aventureiros que decide invadir uma caverna habitada por goblins. A missão vai terrivelmente mal e quase todos acabam mortos, capturados ou estuprados pelos oponentes. A Sacerdotisa, porém, é salva com a chegada do Goblin Slayer, um experiente aventureiro que mata os goblins sem qualquer vestígio de piedade. Ela decide se juntar a ele neste caminho como aventureira.

goblin slayer

O grupo aumenta após a chegada de um trio de aventureiros formado por Arqueira Elfa, Xamã Anão e Sacerdote Lagarto. O grupo procurava pelo Globin Slayer para ajudá-los na missão de lutar contra o exército do Senhor dos Demônios ressuscitado. O protagonista só aceita após descobrir que o caminho dessa missão passará por terras élficas ocupadas por goblins, cuja morte é seu único objetivo.

As aventuras vividas pelo grupo incluem o combate contra uma horda de goblins liderados por um perigoso ogro, e um pedido especial da Dama da Espada para defender a Cidade da Água de goblins que andavam pelos esgotos. É nesta última experiência que o Goblin Slayer se surpreende com a inteligência que os inimigos passaram a demonstrar e, ao investigar a fundo, descobre que eles agora são liderados pelo Rei Goblin, um goblin astuto e extremamente perigoso.

goblin slayer

Prosseguindo com a investigação das ações dos goblins nos esgotos, o grupo descobre um portal que liga a cidade à Lua Verde, permitindo o trânsito de goblins. Após conseguir "desativá-lo", Goblin Slayer descobre que a Dama da Espada retardou o combate contra os goblins para que mais pessoas compreendessem a real crueldade e o perigo que representam.

De volta a sua cidade, Goblin Slayer descobre uma horda de mais de cem goblins deve atacar a fazenda em breve. Para impedir um novo massacre, como o que ocorreu quando o protagonista era criança, unem-se a ele na luta todos do seu grupo, a Feiticeira e o Lanceiro e os demais aventureiros. Ele os alerta sobre a liderança do Lorde Goblin e traça um plano para o combate.

goblin slayer

Após o arriscado plano ser executado com perfeição (e com algumas reviravoltas e surpresas), Goblin Slayer consegue matar o Rei Goblin. Durante a comemoração, o protagonista tira seu elmo pela primeira vez na frente dos demais aventureiros, a pedido da Sacerdotisa. Todos se surpreendem com sua beleza.

No epílogo, ouvimos uma narração da Sacerdotisa dizendo que todos ali são peões no tabuleiro dos deuses, mas Goblin Slayer nunca deixou que jogassem os dados por ele, sendo o responsável pelo seu próprio e desconhecido destino.

O que aconteceu no OVA?

Data de lançamento: 1º de fevereiro no Japão / Ainda sem data para lançamento no Brasil
Adaptou: Os primeiros 5º volume da light novel

Lançado nos cinemas japoneses no dia 1º de fevereiro de 2020, o OVA Goblin Slayer: Goblin's Crown vai chegar aos formatos Blu-ray e DVD no dia 29 de julho. A informação divulgada até o momento é a de que este episódio especial irá adaptar os acontecimentos da 5ª light novel homônima na qual se baseia o anime.

Por este motivo, considere o resumo abaixo passível de alterações no OVA, visto que há mudanças da história do light novel e do mangá em relação ao anime.

O que aconteceu no 5º volume do light novel de Goblin Slayer

goblin slayer

O primeiro capítulo nos apresenta a um novo grupo de aventureiros, formado pela Nobre Esgrimista, um escoteiro rhea, um mago humano, uma garota meio elfa e um monge anão. Após derrotar um grupo de goblins, eles seguem para uma caverna subterrânea onde há um ninho dos oponentes.

Na cidade, Goblin Slayer recebe uma carta da Dama da Espada, que agradece o fato de já não ter mais pesadelos com goblins e passa ao grupo do protagonista uma nova missão: encontrar e ajudar a aventureira Nobre Esgrimista, considerada desaparecida.

Ao chegar à cidade em que a guerreira e seu grupo haviam sido vistos pela última vez, e combater os goblins que estavam ali, o Goblin Slayer acha estranho que os corpos das vítimas não tenham sido violentados. Ao entrarem na caverna e derrotar alguns goblins, eles descobrem que o local já foi uma espécie de templo no qual eram feitos sacrifícios humanos. No meio do altar, eles encontrar a Nobre Esgrimista, nua e suja, e com um símbolo do Deus da Sabedoria marcado em seu pescoço. Goblin Slayer conclui que o inimigo maior é o Paladino dos Goblins.

goblin slayer

Após o resgate, a Nobre Esgrimista revela os terríveis acontecimentos que levaram ao massacre de seu grupo e a sua captura. Goblin Slayer explica que a habitação principal dos goblins, na verdade, é uma antiga fortaleza anã acima do templo que encontraram. Para se infiltrar, o grupo planeja se disfarçar de membros da Seita do Mal.

Embora enfrentem contratempos, o plano dá certo e o grupo consegue libertar várias mulheres mantidas em cativeiro, além de destruir o antigo arsenal do castelo. Após terem sua localização revelada pela dor que a ativação da maldição na nuca da Nobre Esgrimista provocou, uma terrível batalha se inicia.

O grupo se separa. Globin Slayer, Sacerdotisa e Nobre Esgrimista atuam como isca, enquanto os demais destroem o suprimento de comida dos goblins e resgatam os prisioneiros. Goblin Slayer é confrontado pelo Paladino dos Goblin e consegue matá-lo.

goblin slayer

Com orientação do Goblin Slayer, a Nobre Esgrimista usa seu milagre da luz e cria uma avalanche que destrói o resto do exército dos goblins, mas também atinge o protagonista. Após um momento de tensão, ele ressurge vivo e com a espada que havia sido roubada da aventureira.

Vemos os deuses celebrando a vitória de Goblin Slayer. De volta à Taverva da Guilda, o grupo chega a tempo de comemorar o ano novo, mas Goblin Slayer não é visto. Sacerdotisa o encontra sozinho, patrulhando a fronteira da cidade, e ele revela sua preocupação com o fato de que o Paladino Goblin estava transformando sua fortaleza em uma espécie de refinaria de goblins. Os dois comem juntos e ele comenta estar ansioso por mais um ano de aventuras ao lada da Sacerdotisa.

goblin slayer
Pôster do OVA Goblin Slayer: Goblin's Crown

Como o anime organizou o mangá e a light novel

goblin slayer

Escrita por Kumo Kagyu e ilustrada por Noboru Kannatuki, a história do Goblin Slayer foi publicada em fevereiro de 2016, inicialmente no formato light novel. Em seguida, a série ganhou sua versão mangá escrita e ilustrada por por Kōsuke Kurose, que foi publicada na revista Monthly Big Gangan.

Com o surpreendente sucesso do anime, lançado em 2018, os fãs perceberam algumas mudanças entre as versões impressas e a televisiva. Para uma melhor compreensão, Goblin Slayer tem hoje:

  • Uma light novel de 9 volumes
  • Uma série de mangás (com a mesma história da light novel) com 6 volumes até o momento
  • Uma série spinoff de mangás, a Goblin Slayer: Brand New Day, que adapta o volume 4 da light novel
  • O prequel Goblin Slayer: Side Story Year One
  • Um anime com uma temporada de 12 episódios
  • Um OVA que adaptou o volume 5 da light novel

A primeira temporada do anime, por sua vez, parece organizar a história da seguinte forma:

  • Episódios 1 ao 4 - Light novel volume 1 ou Mangá capítulos 1 a 9
  • Episódio 5 - Light novel volume 1, 2 e 4 ou Mangá capítulos 10 e 17 + capítulo 1 da série spinoff de mangá Goblin Slayer: Brand New Day
  • Episódios 6 ao 9 - Light novel volume 2 ou Mangás capítulos 17 a 29
  • Episódios 10 ao 12 - Light novel volume 1 ou Mangás capítulos 10 ao 15

Sim, o anime adicionou conteúdo do spinoff, inverteu alguns acontecimentos da trama narrada na light novel e nos mangás e cortou outras cenas. Isso não parece ter afetado, contudo, a essência da trama, com as mudanças tendo funcionado bem para o novo formato.

As diferenças entre o anime e o mangá

goblin slayer

Conforme os episódios de Globin Slayer chegavam ao Crunchyroll, aqueles que já eram fãs da série de mangá perceberam algumas diferenças que incomodaram um pouco. O site Cúpula do Trovão listou algumas delas, e separamos aqui as maiores mudanças. Confira abaixo:

As histórias dos aventureiros mortos não foram contadas

goblin slayer

Sim, aqueles aventureiros que foram violentamente massacrados já no primeiro episódio do anime Globin Slayer tiveram suas histórias contadas nos mangás. Com esse conteúdo a mais sobre esses personagens, o mangá ganhava, portanto, na possibilidade de causar ainda mais empatia no leitor e uma comoção por suas mortes (e não apenas a reação de horror e a polêmica que a cena do anime causou).

Uma conversa feita para o anime

goblin slayer

Lembra a briga entre o Globin Slayer e a Fazendeira quando eles ainda eram crianças? Embora essa discussão exista no mangá, o diálogo não! As páginas da publicação mostram apenas o desentendimento entre os jovens amigos, deixando o motivo para a imaginação do leitor.

No anime, foi adicionado o diálogo em que o pequeno Goblin Slayer se chateia por sua amiga ir para a cidade sem ele.

Comunicação entre goblins e o discurso do Rei Goblin

goblin slayer

Enquanto no anime os goblins parecem ainda mais animalescos e praticamente sem nenhum nível de comunicação; no mangá, eles parecem ter sua própria linguagem, além de se comunicarem por gestos.

Mas vai além! No mangá, o Rei Goblin chega a fazer um intenso discurso que demonstra todo seu ódio e sua capacidade de liderança. Infelizmente, não vimos isso no anime.

Arcos invertidos

goblin slayer

Se você conferir primeiro o mangá, verá que o arco da invasão da fazenda vem antes do da Cidade da Água. Contudo, no anime esses arcos foram invertidos.

Embora seja uma decisão que poderia ter dado errado, a abordagem da invasão na fazenda como ponto final da temporada pareceu fazer bastante sentido, já que o Goblin Slayer passa os episódios conferindo se há pegadas de goblins no local.

Além disso, o início do anime mostra o massacre vivido ali. Um novo ataque parece deixar um dos maiores medos do protagonista como clímax da temporada.

O tabuleiro dos deuses

goblin slayer

Se você acha que o anime já traz referências aos jogos RPG, nem imagina a intensidade disso no mangá. Enquanto na adaptação televisiva, vemos a Sacerdotisa fazendo referência ao fato de o Goblin Slayer não permitir que os deuses joguem os dados por ele, na versão impressa o tabuleiro dos deuses é literalmente mostrado.

Vemos os deuses jogando RPG de mesa, demonstrando quase tudo que se passa no universo dos personagens é, na verdade, um jogo para os deuses. Mas a figura que representa o Goblin Slayer literalmente joga seus próprios dados, assumindo o controle de seu destino.

A recepção e a polêmica do anime Goblin Slayer

goblin slayer

Produzido pelo estúdio White Fox - responsável por adaptações como Gate, Re:Zero, Akami ga Kill e Hataraku Maou-sama - o anime de Goblin Slayer chegou ao Crunchyroll e, já em seu primeiro episódio, foi envolto em polêmicas por um motivo: não havia avisos sobre a extrema violência do programa.

No primeiro episódio, vemos os goblins matando brutalmente o grupo de jovens aventureiros do qual a Sacerdotisa fazia parte, além de estuprar as garotas. Logo em seguida, vemos o Goblin Slayer matando todos os globins (incluindo bebês) sem a menor piedade.

E qual foi o resultado de toda essa polêmica? Gerou ainda mais curiosidade em torno do anime, que se tornou o mais assistido pelos brasileiros naquela temporada de estreias. De acordo com um levantamento de dados do próprio Crunchyroll, Goblin Slayer liderou as visualizações no Brasil, nos Estados Unidos, na Austrália e na maior parte do Canadá.

A primeira temporada de Goblin Slayer está disponível com legendas em português no Crunchyroll Brasil.