Supernatural | Guia de temporadas e personagens dos 15 anos de série

Depois de 15 anos conquistando fãs por todo o mundo, Supernatural vai chegando ao seu fim. Nesse tempo, foram muitos vilões, muitos acontecimentos bizarros e coisas até demais para lembrarmos de tudo.

Para aqueles que acompanham a série desde o comecinho e querem relembrar a trajetória de Sam e Dean Winchester antes de embarcarem na aventura final, ou aqueles que querem entender o programa antes de assistirem, este artigo traz o guia das 15 temporadas de Supernatural, com direito a informações sobre os personagens principais. Mas cuidado com spoilers!

PERSONAGENS PRINCIPAIS

Dean Winchester (Jensen Ackles)

supernatural temporadas

Caçador de criaturas sobrenaturais, Dean acompanha seu irmão Sam na busca por respostas sobre a morte de sua mãe e o paradeiro de seu pai, eventualmente salvando o mundo de demônios.

No decorrer da série, é revelado que Dean era o verdadeiro receptáculo de Miguel, além de deser descendente de Abel. Foi o primeiro ser humano a entrar no Purgatório, mas já esteve no céu, no inferno, em Avalon e no Purgatório, além de ter viajado 10 vezes no tempo durante esses 14 anos de série. Seu tempo e os traumas vividos no Purgatório parecem ter afetado sua personalidade, deixando-o instável e por vezes cruel.

Sam Winchester (Jared Padalecki)

supernatural temporadas

Um caçador de criaturas sobrenaturais, Sam já foi possuído tanto por um anjo quanto por um demônio, tendo sido, inclusive, o verdadeiro receptáculo de Lúcifer, conforme é revelado no decorrer da série.

Descendente de Caim, o primeiro assassino, Sam carrega a marca de Caim como uma maldição que o persegue em seu caminho como caçador. Durante as 14 temporadas que já foram ao ar, ele já esteve no Inferno, no Purgatório e no Paraíso.

John Winchester (Jeffrey Dean Morgan)

supernatural temporadas

Marido de Mary e pai de Dean e Sam, John se tornou um caçador de criaturas sobrenaturais após o demônio Azazel matar sua esposa. Na luta contra o sobrenatural, treinou seus filhos no mesmo caminho.

Um caçador muito respeitado, John manteve um diário das criaturas que encontrou durante os anos. Foi receptáculo do arcanjo Miguel por um tempo.

Mary Winchester (Samantha Smith)

supernatural temporadas

Esposa de John, mãe de Dean e Sam, Mary era uma caçadora aposentada. Filha de caçadores, nunca quis seguir essa vida, afastando-se desse caminho e escondendo seu passo de seu marido. Um dia, o demônio Azazel mata John, mas oferece sua ressurreição em troca da permissão de Mary para entrar em sua casa novamente em 10 anos. Azazel cumpre o prometido, retorna 10 anos depois e mata Mary. Cerca de 30 anos após sua morte, Mary é ressuscitada pela Escuridão, como presente para Dean.

Castiel (Misha Collins)

supernatural temporadas

Um anjo caído, Castiel recebeu a ordem de Deus para tirar Dean Winchester do inferno. Passou a ser, então sua função, evitar que Lilith quebrasse os 66 selos que mantinha Lúcifer preso. Infelizmente, não consegue impedir a fuga de Lúcifer e acaba morrendo ao tentar ajudar Dean e Sam a impedir Lilith.

Ressuscitado por Deus, Castiel ganha a nova missão de proteger os irmãos Winchesters e impedir que se tornem os receptáculos de Miguel e Lúcifer. Durante as temporadas, o anjo ainda tenta evitar o apocalipse e chega a elevar seus poderes a um nível deus, o que o leva a um caminho perigoso.

Azazel (Vários atores)

supernatural temporadas

Também conhecido como o Demônio de olhos amarelos, Azazel dominou e encarnou em tantas pessoas diferentes, que o personagem foi interpretado por Mitch Pileggi, Rob LaBelle, Colin Ford, Jared Padalecki, Samantha Smith, Fredric Lehne, Jeffrey Dean Morgan, Lindsey McKeon e Christopher B. MacCabe.

Responsável pela morte da mãe de Dean e Sam, Azazel era um poderoso demônio que servia a Lúcifer, mas chegou a se tornar o líder tirano dos demônios. Embora seja morto pelos irmãos Winchesters na segunda temporada, suas ações influenciam em acontecimentos futuros por muito tempo.

Crowley (Mark A. Sheppard)

supernatural temporadas

Após sua morte, o até então humano Fergus Roderick MacLeod se torna o demônio Crowley, rei das Encruzilhadas. No decorrer das temporadas, Crowley trai Lilith e Lúcifer e ajuda os irmãos Winchesters a aprisionarem Lúcifer novamente. Depois disso, ele se auto-nomeia o novo rei do inferno.

Durante os 14 anos de série, Crowley foi de antagonista a anti-herói e fez o caminho de volta algumas vez, podendo ser classificado como vilão, mas tendo caído nas graças dos fãs de Supernatural, chegando se tornar um personagem regular, ao lado de Castiel, Dean e Sam.

Lúcifer (Vários atores)

supernatural temporadas

Também conhecido como Diabo e Estrela da Manhã, Lúcifer era o segundo dos quatro arcanjos criados por Deus. Após trair seu pai, se tornou um arcanjo caído e passou a ser o governante do inferno, posição que acaba disputado com outros demônios no decorrer da série.

Em cerca de quatro temporada, Lúcifer foi o principal antagonista, principalmente após a quebra dos 66 selos que o mantinham preso. Também foi interpretado por múltiplos atores: Mitch Pileggi, Adrianne Palicki, Jared Padalecki, Bellamy Young, Misha Collins, Emma Johnson, Rick Springfield, Mark Pellegrino e David Chisum.

Jack (Alexander Calvert)

supernatural temporadas

Jack foi concebido na época em que Lúcifer tomou posse do presidente Jefferson Rooney. Filho do senhor do inferno com a amante do presidente, Kelly, Jack teve sua vida ameaçada desde sua concepção, que foi sentida por Castiel.

Após o bebê, ainda na barriga da mãe, provar a Castiel seu poder e lhe mostrar o futuro, o anjo aceita o papel de protegê-lo, acreditando que ele precisa nascer. Jack já nasce como um Nephilim adulto e de olhos dourados. Por diversos episódios, Jack tenta encontrar seu lugar no mundo e provar aos irmãos Winchesters que é uma pessoa boa.

TEMPORADAS

1ª temporada

Número de episódios: 22

Os irmãos Sam e Dean Winchester perderam sua mãe há mais de 20 anos, em um incêndio envolto em mistérios. Desde então, os jovens viveram na estrada com o pai, John, que trabalha como caçador de criaturas sobrenaturais, profissão cujas habilidades tentou ensinar a seus filhos.

Quando John desaparece em uma dessas viagens, os irmãos se vem obrigados a entrar para esse mundo de vez, em busca do pai. Nesse caminho, Sam e Dean se deparam com demônios e fantasmas, e salvam pessoas inocentes das ameaças dessas criaturas, enquanto juntam pistas sobre o paredeiro de seu pai.

Sam começa a desenvolver habilidade psíquicas e a ter visões misteriosas sem explicação. Quando finalmente encontram seu pai, Sam e Dean descobrem a verdade sobre como sua mãe morreu. Ela foi assassinada por um demônio de olhos amarelos (Azazel), que só pode ser morto por uma arma lendária criada por um homem chamado Samuel Colt.

2ª Temporada

Número de episódios: 22

Dean e Sam tentam lidar com a morte de John, enquanto seguem em sua busca por Azazel, responsável pela morte de Mary e Jessica Moore, namorada de Sam na primeira temporada. Os novos episódios apresentam os novos aliados dos irmãos Winchesters: Ellen, Jo e Ash.

Azazel revela parte de seu plano, reúne todos e mata Sam. Para trazer o irmão de volta, Dean faz um pacto com o Demônio da Encruzilhada, prometendo sua alma em troca dentro de um ano. Dean finalmente mata Azazel, mas uma porta se abre e a Fúria é libertada.

3ª Temporada

Número de episódios: 16

A trama do terceiro ano da série gira em torno das tentativas dos irmãos Winchesters de salvar Dean de seu pacto, enquanto tentam deter os demônios que escaparam do inferno. Entre as novas personagens estão Ruby, um novo potencial interesse romântico de Sam que se diz capaz de ajudar Dean, e Bela Tabolt, uma vendedora de objetos ocultos.

Ao descobrir que a demônio Lilith é a responsável por manter o contrato de Dean, os irmãos e Ruby tentam matá-la. Primeiro demônio criado por Lúcifer, Lilith é extremamente poderosa, ficando abaixo apenas do próprio diabo. As habilidades misteriosas de Sam, contudo, parecem ter um efeito sobre ela. Antes que possam impedir, o contrato de Dean expira e sua alma é levada.

4ª Temporada

Número de episódios: 22

Um anjo chamado Castiel resgata Dean do inferno e o traz de volta à vida na Terra. Os irmãos Winchesters passam a trabalhar juntos com Castiel para impedir o plano de Lilith de quebrar os 66 selos que impedem o retorno de Lúcifer.

Com a proximidade de entre Sam e Ruby, o relacionamento entre ele e Dean sofre uma tensão, principalmente após Sam beber o sangue de demônio e manifestar seu lado demoníaco, tudo com o objetivo de ganhar forças para enfrentar Lilith.

Sam consegue rastrear Lilith e a mata. Contudo, Lilith e Ruby estavam enganando o caçador, e Lilith era o último selo a ser quebrado. Dean chega e mata Ruby, mas a prisão de Lúcifer se abre.

5ª Temporada

Número de episódios: 22

A trama do quinto ano da série gira em torno da luta para impedir Lúcifer e o Apocalipse. Entre batalhas contra diferentes anjos e demônios, Dean e Sam lutam contra seus destinos de se tornarem receptáculos de Miguel e Lúcifer respectivamente.

A temporada também ficou marcada pelo desenvolvimento de diferentes relacionamentos. Enquanto Sam e Dean parecem seguir se distanciando, Castiel se rebela contra o Céu por Dean, e Bobby também demonstra grande amizade por Castiel.

6ª Temporada

Número de episódios: 22

Uma temporada com grandes emoções, sua trama se passa um ano após os acontecimentos da quinta temporada. Dean está levando uma vida feliz e calma ao lado de Lisa e Ben Braeden, até que Sam retorna ao mundo dos vivos e faz com que o irmão volte a acompanhá-lo na batalha contra o sobrenatural.

Sam estava trabalhando com Samuel Campbell para caçar e capturar os monstros Alfas. Para recuperar sua filha, contudo, Samuel estava seguindo ordens de Crowley, que queria usar os Alfas para localizar o Purgatório e usar a vastidão de almas lá presas.

Castiel trai o suposto acordo que tinha com Crowley para dividirem as almas do Purgatório, impede que ele abra as portas do local e, agora, cheio de poder, diz que não é mais apenas um anjo, mas sim o novo Deus.

7ª Temporada

Número de episódios: 23

Dean e Sam ainda tentam se recuperar da perda de um amigo. O emocional dois dois ainda segue abalado por motivos individuais: Sam segue perturbado por lembranças do inferno; já Sam guarda um segredo que pode separar os irmãos de uma vez por todas.

Enquanto isso, o jogo parece virar fazendo dos irmãos a caça em vez de os caçadores. Isso porque criaturas mais malignas que os demônios, chamadas de Leviatãs, têm um terrível plano para a humanidade.

Após absorver as almas do Purgatório, Castiel sofre por decisões erradas e segue tentando punir todos os malfeitores do mundo. Contudo, pela primeira vez, os irmãos Winchesters percebem que talvez deva ver o ex amigo como um inimigo.

8ª Temporada

Número de episódios: 23

Os novos episódios têm início com o improvável retorno de Dean à vida depois de um ano no Purgatório. O caçador, contudo, volta sem Castiel, mas na companhia de um misterioso parceiro de armas, cuja razão para fuga pode esconder mais informações.

Enquanto Sam tenta conciliar a vida que construiu na ausência de Dean com o retorno às atividades como caçador, os irmãos partem na missão de encontrar as tábuas dos anjos e dos demônios, que supostamente teriam instruções sobre como fechar os portões do inferno.

Na luta contra demônios como Crowley e Abaddon - que seguem disputando o título que um dia já pertenceu a Lúcifer - Sam e Dean terão um reencontro inesperado que os levará a descobertas chocantes sobre seu passado.

9ª Temporada

Número de episódios: 23

Metatron, o anjo escolhido por Deus para escrever sua Palavra, deixou o paraíso após o sumiço de seu senhor, com medo de os arcanjos tentarem roubar a Palavra de Deus. Para vingar essa fuga, contudo, é ele quem usa a Palavra para reconstruir o Paraíso e se tornar uma espécie de deus para os humanos. Para tanto, ele expulsa todos os anjos para a Terra, o que vai render várias rebeliões.

Após o sacrifício que fez na temporada anterior, Sam está entre a vida e a morte. Para salvar Sam, Dean vai contra o pedido do irmão (o que pode abalar para sempre sua relação) e, em uma manobra arriscada, alia-se a Crowley.

Surgem duas facções angelicais, que brigam entre si e tentam caçar Castiel. Castiel, por sua vez, forma um exército para tentar deter o novo vilão celestial. Em meio à nova relação com Crowley, Dean e Sam tentarão transformá-lo em um ser humano novamente.

10ª Temporada

Número de episódios: 23

A luta contra Metatron resultou na morte de Dean. O caçador, contudo, volta à vida como um demônio após ser ressuscitado pela Marca de Caim. Como novo aliado de Crowley, ele desaparece ao seguir uma vida de crueldades e sem arrependimentos. o 10º ano da série, portanto, tem início com Sam em sua busca desesperada pelo irmão.

Mesmo com seus poderes enfraquecidos e com anjos desonestos à solta, Castiel tenta "reorganizar" o Céu, enquanto ainda precisa lidar com um reencontro do seu passado e com o tempo de sua mortalidade.

A misteriosa bruxa Rowena está entre os personagens novos. Dean e Sam precisarão se juntar a novos, velhos e muito improváveis aliados.

11ª Temporada

Número de episódios: 23

Com a remoção da marca da Caim no braço de Dean, Escuridão (Amara), um entidade mais antiga que Deus, acaba sendo libertada. Irmã de Deus, Amara tem fortes ressentimentos com seu irmão, que a prendeu para evitar a destruição total que ela poderia causar.

Dean acaba descobrindo uma inesperada ligação com Amara (Escuridão). Sam, Dean e Castiel não vão medir esforços para salvar o mundo, chegando até mesmo a buscar um acordo com Lúcifer.

Após ser enfeitiçado por Rowena, contudo, Castiel fica descontrolado e se isola. Por não conseguir ajudar como antes, ele toma uma decisão que pode afetar todos de forma irremediável.

12ª Temporada

Número de episódios: 23

Como presente para Dean, Amara/Escuridão ressuscitou Mary Winchester. Contudo, o retorno da matriarca dos Winchesters não é só alegrias. Enquanto a caçadora tenta se adaptar à nova realidade em que foi inserida anos depois de sua morte, entre conflitos pessoais e com seus filhos, a família precisa enfrentar os Homens das Letras Britânicos.

Os novos vilões se destacam por serem cruéis e imprevisíveis, com uma sede por mortes que ameaçam tanto o filho de Lúcifer quanto a mãe de Sam e Dean. Além disso, Sam é capturado e torturado por seus pecados passados, o que faz com que Dean, Mary e Castiel precisem de um plano para resgatá-lo.

13ª Temporada

Número de episódios: 23

Os acontecimentos da temporada anterior fizeram com que Dean e Sam perdessem vários de seus aliados, algo que ainda tentam superar. O maior baque para os irmãos, contudo, foi o sequestro de sua mãe, mantida viva como refém de Lúcifer.

Jack, filho de Lúcifer, involuntariamente traz Castiel de volta à vida. Ainda tentando provar aos irmãos Winchesters que ele é uma boa pessoa, Jack tenta resgatar Mary com a ajuda de Castiel.

14ª Temporada

Número de episódios: 20

Dean segue desaparecido. Para tentar encontrá-lo, Castiel acaba fazendo um acordo com o demônio Kip, que deseja fazer um acordo com Sam para se tornar o novo Rei do Inferno. Jack, que perdeu sua graça na temporada anterior, tenta se adaptar à vida como humano.

Uma série de desaparecimentos misteriosos estão sendo investigados por Sam e Charlie. Nick segue um perigoso caminho ao procurar respostas para as mortes de sua esposa e de seu filho.

Sam e Dean se deparam com um aliado inesperado. Enquanto isso, Castiel faz um grande sacrifício para salvar o Céu de um perigoso ataque.

A temporada foi marcada ainda por contar com o 300º episódio da série, que teve a participação de Jeffrey Dean Morgan, de volta ao papel de John Winchester.

15ª Temporada

Número de episódios: 20

Atualmente, em exibição, a 15ª e última temporada de Supernatural ganhou o emocionante trailer acima, antecipando aos fãs um pouco das muitas emoções que o grand finale da aclamada série trará.

FIQUE POR DENTRO

Vikings | Guia de temporadas para saber tudo sobre personagens e trama

Guia completo das temporadas de The Walking Dead!

Guia definitivo dos 15 melhores DORAMAS COREANOS na Netflix