Vis a Vis: El Oasis | Resumo da temporada, personagens e porque dividiu os fãs

Depois de muita expectativa dos fãs que acompanharam avidamente as quatro temporadas de Vis a Vis, a 5ª temporada - ou spinoff, como muitos consideram -, Vis a Vis: El Oasis, chegou à Netflix trazendo a história final de Macarena (Maggie Civantos) e Zulema (Najwa Nimri).
acabou dividindo os admiradores da série.

Resumo da temporada

1º episódio

vis a vis el oasis

Após saírem da prisão, Macarena e Zulema passaram a viver de golpes e roubos por todo o país. A série, inclusive, tem início com a dupla queimando um carro após um de seus assaltos. Mas Macarena está cansada dessa vida e avisa a Zulema que está decidida a mudar de rumo.

Zulema, então, propõe um último e ambicioso roubo: assaltar o temido líder de um poderoso cartel mexicano, Víctor Ramala, dentro de sua própria casa, durante o casamento de sua filha. Para tanto, elas vão contar com a ajuda de Goya, que conhecemos na 4ª temporada de Vis a Vis; e três novas personagens.

Triana, namorada de Goya; Flaca, uma especialista em armas de pequeno porte; e Mónica Ramala, enteada do traficante e ex-companheira de prisão de Zulema, completam a equipe para o assalto.

vis a vis el oasis

O episódio corta para o momento logo após a execução do plano, mas algo deu errado. Macarena chega em alta velocidade em um carro, e Flaca está gravemente ferida.

Já no hotel Oasis, Maca consegue ajuda de um dos empregados, chamado Cepo, para conseguir um kit de primeiro socorros. A cena muda e vemos Zulema enterrando um pacote misterioso no meio do deserto.

No momento seguinte, vemos Ama, a dona do Hotel Oasis, chegando a um esconderijo e encontrando Cepo, que na verdade é seu filho.

2º episódio

vis a vis el oasis

Com a série sendo toda formada pela mistura de cenas passadas e presentes, o 2º capítulo tem início mostrando Zulema com Ama no esconderijo. A seguir, um flashback mostra a saída da criminosa da cadeia e seu reencontro com Macarena, que vai buscá-la e a acompanha para uma visita ao túmulo de Fátima, filha de Zulema.

Voltamos a um momento mais atual - mas ainda antes do grande assalto - e vemos Maca fazendo trabalho voluntário em uma lavanderia e participando de um grupo de autoajuda, onde ela conhece Flaca.

Retornando realmente ao presente, Maca ainda aguarda no hotel, à beira da morte devido ao tiro que levou na barriga. Sensível com a situação e com a perspectiva de que as outras integrantes do grupo tenham morrido, Macarena revela que está grávida e que, desta vez, terá o bebê.

vis a vis el oasis

A série volta à cena do assalto, no momento em que elas descobrem que apenas uma leitura de retina do olho da filha de Víctor Ramala, Kati, poderia abrir o cofre. Zulema faz a moça de refém, mas seu pai começa a desconfiar.

De volta ao presente, Zulema, Goya, Triana e Mónica chegam ao quarto do hotel, com Kati como refém no porta-malas do carro.

3º Episódio

vis a vis el oasis

De volta ao casamento, a cena mostra que a tentativa de assalto foi o estopim para um verdadeiro massacre. Em mais um flashback, a série mostra que, mesmo com a nova parceria, Macarena nunca perdoou Zulema pela morte de seus pais.

É quando o capítulo revela que Maca planejava trair Zulema, mantendo ligações com policiais, algo do qual a criminosa começa a desconfiar. Zulema é pega pelos policiais, e Macarena encontra Ama e Cepo no esconderijo.

Goya e Triana não conseguem matar Kati no deserto, tarefa da qual foram encarregadas por Zulema.

4º Episódio

vis a vis el oasis

Após Macarena encontrar arquivos de Sandoval no esconderijo, a série volta ao passado e revela que Ama é mãe de Sandoval, e Cepo é seu irmão. E, em algum momento, Zulema também traiu Macarena, fazendo um acordo com Ama para que ela se livrasse da ladra quando o grupo viesse se abrigar no hotel.

Os policiais levam Zulema até o deserto para desenterrar os diamantes, mas ela, na verdade, tinha escondido uma arma no local, que usa para fugir deles. Os traficantes do cartel de Víctor Ramala descobrem que Mónica, sua enteada, estava envolvida no assalto.

No esconderijo, Ama começa a torturar Macarena como vingança por Sandoval. Na tentativa de se salvar, Maca fala sobre a filha de Saray com Sandoval, surpreendendo Ama, que não sabia da existência da neta. A cena muda e ouvimos um disparo.

5º episódio

vis a vis el oasis

O início do capítulo revela que o disparo foi Ama atirando em si mesma, no deserto, após não suportar as revelações sobre Sandoval. Zulema encontra Cepo e lhe entrega uma arma, para que ele mate Macarena. Maca, contudo, ainda presa no esconderijo, consegue convencê-lo a não matá-la, e se reencontra com Zulema.

Mesmo traída, Zulema entrega a chave do carro para Macarena fugir com Cepo, mas fura o pneu do carro. Parados na estrada, Maca liga para seu irmão e descobre que agora tem uma sobrinha. Decidida a matar Zulema para sair de vez dessa vida, ela é surpreendida pela informação de Cepo de que a companheira de crime já está morrendo.

O episódio revela que Zulema tem um tumor no cérebro, que pode inclusive lhe causar alucinações. Goya, Triana e Mónica pensam em matar Zulema, que está perdendo o controle de si progressivamente. Flaca é morta pelo líder do cartel, que já sabe que Kati está no El Oasis.

6º episódio

vis a vis el oasis

Com um breve momento de paz, as assaltantes estão reunidas novamente e aguardam um helicóptero vir buscá-las. Após descobrirem que os mexicanos estão a caminho, Zulema fica no hotel à espera de Ramala, mas Kati fala para Mónica fugir, e a enteada do líder do cartel vai embora com Macarena de ônibus. Ramala, contudo, bloqueou a estrada.

Macarena desce para falar com Ramala, mas Mónica permanece no ônibus. Querendo obrigar a enteada a descer, ele põe fogo no veículo, mas ela segue lá dentro, injeta heroína em si mesma e morre no incêndio.

7º episódio

vis a vis el oasis

Em um novo flashback, vemos Maca e Zulema passando a noite de ano novo no trailer em que moraram por dois anos. Em determinado momento, a relação entre as duas dá um passo a mais e elas fazem sexo.

No presente, Ramala fez Macarena de refém. Zulema vai até o local de bicicleta, na tentativa de salvar a companheira, mas acaba aceitando o acordo de deixar Macarena em troca de Ramala não fazer mal às demais integrantes do grupo.

Ramala acaba matando Dieguito, irmão de sua enteada Mónica, após o rapaz tentar matá-lo. A notícia de sua morte abala profundamente Kati, filha de Ramala, que era apaixonada pelo rapaz.

Quando Zulema aceita trocar Kati por Macarena - após Goya pressioná-la - Kati confirma a morte de Dieguito com seu pai, se desespera e se mata com a arma do pai. Um helicóptero chega. Ramala manda matar todas as assaltantes.

8º episódio

vis a vis el oasis

O episódio tem início com um momento íntimo entre Zulema e Macarena, quando Zulema pede a amiga para lavar seu cabelo. As duas conversam e admitem o quão especial foi o tempo que moraram juntas no trailer. Quando os mexicanos se aproximam, todas vão para o esconderijo no hotel e preparam uma armadilha que acaba funcionando, e elas conseguem matar os capangas de Ramala.

Num nova tentativa de fuga, Zulema para no meio do caminho, sacrificando-se para salvar Macarena. Os homens de Ramala alvejam Zulema, que morre como heroína. Macarena consegue fugir no helicóptero. Goya e Triana acabam sendo pegas pela polícia no deserto.

vis a vis el oasis

Em uma cena mais no futuro, vemos o inspetor Castillo exumando o corpo de Zulema, quando Saray chega e relembra a promessa que fez um dia à amiga, de cantar para ela caso ela morresse primeiro. Na despedida de Zulema, Saray se une a outros músicos e canta para a amiga.

Na cena seguinte, vemos Macarena dando a luz a seu filho no hospital.

Personagens de El Oasis

Macarena "Maca" Felino Molina (Maggie Civantos)

vis a vis el oasis

Estado: livre / viva

Após seu tempo como detenta da Cruz Del Sur e da Cruz del Norte - onde cumpriu pena por ter sido incriminada por cometer fraude sob a influência de seu chefe - Macarena já não é a mesma pessoa que era antes de ser presa. Ao ser libertada, ela é designada para um grupo de terapia e um trabalho voluntário em uma lavanderia, como parte do seu processo de reintegração social.

Sentindo-se como se ainda estivesse presa, devido às novas obrigações que pouco lhe interessavam, Maca também desenvolveu insônia por sentir falta da adrenalina com a qual se acostumou na cadeia. Quando Zulema sai da cadeia, ela se solidariza com os medos de voltar ao mundo sozinha e vai buscar a antiga inimiga.

vis a vis el oasis

Juntas, as duas vão ao cemitério, onde Zulema visita o túmulo de sua filha, Fátima Amir. Neste dia as duas acabam brigando. Algum tempo depois, Zulema procura Macarena com a ideia de as duas se unirem para roubar.

Com o dinheiro do primeiro roubo, as duas compram um trailer, onde moram juntas por dois anos, período durante o qual se dedicaram a cometer assaltos e golpes diversos a cassinos, joalherias e bancos. Em determinado ponto, Maca decide que quer sair da vida de assaltos. Zulema lhe propóe um último golpe. Ela aceita, mas faz um pacto com a polícia para entregar Zulema em troca de sua liberdade.

Zulema Zahir (Najwa Nimri)

vis a vis el oasis

Estado: morta

Conhecida como a prisioneira mais perigosa, durante seu tempo como detenta na Cruz del Sur e na Cruz del Norte, Zulema conseguiu reduzir sua pena após colaborar com a polícia em dois casos. Ao todo, foram sete anos apenas na Cruz del Norte. Ao sair, ela se surpreendeu ao ver que Macarena tinha ido buscá-la.

Como parte de seu processo de reintegração à sociedade, Zulema foi designada para um trabalho de lavagem de carros. Após um conflito com um cliente impertinente - que resultou em Zulema batendo a cabeça do homem contra o volante repetidas vezes - ela roubou seu carro e foi encontrar com Macarena, momento em que lhe ofereceu a parceria em roubos.

Por dois anos, ela e Maca moraram juntas em um trailer e praticaram golpes diversos a bancos, cassinos e outros locais. Embora ainda não simpatizassem uma com a outra, foram aprendendo como conviver e protegiam uma à outra.

vis a vis el oasis

Quando Macarena avisa sobre seu desejo de sair da vida de roubos, após um grande e bem sucedido assalto milionário a uma joalheria, Zulema propõe um último golpe: roubar uma tiara de diamantes avaliada em 20 milhões de euros. A vítima: Víctor Ramala, líder de um cartel mexicano, que daria a tiara a sua filha no dia de seu casamento.

O plano incluía o grupo se abrigar no Hotel Oasis após o roubo. Sem que Macarena soubesse, Zulema tinha feito um acordo com a dona, mãe de Sandoval, para que ela se livrasse de Maca assim que tivesse a chance.

Quando tudo sai errado, o grupo tenta fugir e se esconde no hotel El Oasis. Durante o confronto com os mexicanos, contudo, Zulema se sacrifica para salvar Macarena. Com sua morte iminente devido a um tumor no cérebro recentemente diagnosticado, a criminosa afirmou que preferia morrer ali, e não em um hospital.

Goya Fernández (Itziar Castro)

vis a vis el oasis

Estado: presa / viva

A infância de Goya foi marcada por perversos abusos psicológicos de sua mãe, que batia nela e a criticava constantemente por estar acima do peso. Condenada a 10 anos de cadeia por homicídio, era considerada uma das detentas mais violentas de Cruz del Norte.

Quando Zulema e Macarena planejam o roubo contra o líder de cartel Víctor Ramala, Goya e sua namorada Triana se unem à equipe. Na frustrada tentativa de fuga, contudo, as duas acabam presas e com a possibilidade de receberem prisão perpétua, visto que o assalto provocou um verdadeiro massacre.

Foi a responsável por pressionar Zulema a trocar a filha de Ramala, que o grupo havia feito de refém, por Macarena, presa por Ramala.

Triana Azcoitia (Claudia Riera)

vis a vis el oasis

Estado: presa / viva

Namorada de Goya, Triana é a mais jovem integrante do grupo que Zulema e Macarena unem para o novo assalto. Sua juventude, porém, não atrapalha sua ambição, confiança e muito menos suas grandes habilidades como hacker.

Ela, inclusive, responde a dois processos judiciais por invasão de circuitos fechados e cofres. Goya e Triana foram encarregadas por Zulema de matar Kati, filha de Ramala, no deserto, mas elas não conseguiram.

Laura Ros "Flaca" (Isabel Naveira)

vis a vis

Estado: morta

Flaca é uma ex-sargento do exército que foi condenada a seis anos de prisão por cravar uma chave de fenda na artéria femoral de um oficial superior, após ele tentar estuprá-la.

Ao sair da prisão, ela é designada para o mesmo grupo de terapia de Macarena. Quando a nova colega e Zulema planejam o roubo, ela decide se unir ao grupo. Durante o assalto, porém, quando tudo sai errado, Flaca acaba sendo atingida por um tiro na barriga.

Ainda em uma tentativa de fuga, Flaca acaba sendo morta pelos capanga de Ramala.

Mónica Ramala (Lisi Linder)

vis a vis el oasis

Estado: morta

Quando criança, Mónica é adotada pelo narcotraficante Víctor Ramala, após o criminoso assassinar seus pais. Cresceu ouvindo rumores sobre seu padrasto, mas não sabia ao certo com o que ele lidava.

Sua potencial carreira como cantora foi destruída pelas drogas, o que a levou a passar um ano presa em Cruz del Norte, onde conheceu Zulema, com quem dividiu a cela por três meses.

É meia-irmã de Kati e irmã de Dieguito. Durante a tentativa de fuga, ela e Macarena tem o ônibus em que estavam interceptado por Ramala. Após Macarena descer para falar com o criminoso e tentar chegar a um acordo, Mónica se recusa a descer e conversar com o padrasto.

Ele põe fogo no no ônibus para obrigá-la a descer, mas ela mantém seu orgulho e sua decisão de não lhe dar o gosto de a ver pedindo piedade. Ela se droga e morre queimada no veículo.

Víctor Ramala (David Ostrosky)

vis a vis el oasis

Estado: vivo

Víctor e sua esposa viveram felizes por muitos anos, mesmo enfrentando as dificuldades da pobreza. Após a morte dela, ele assumiu o negócio de drogas e se tornou um influente traficante de drogas.

Após matar os pais de Monica e Diego, adotou os dois como enteados e mentiu dizendo que sua família havia morrido em um acidente de carro. Sempre soube e rejeitou a paixão de sua filha Kati por Diego, motivo pelo qual arranjou um casamento para ela com um empresário espanhol.

Durante a festa, porém, ele descobre a tentativa de assalto do grupo de Zulema e Macarena, que ainda consegue levar kati como refém. A partir daí, ele se dedica a recuperar a filha, os diamantes e a se vingar das assaltantes.

Diego "Dieguito" Ramala (Almagro San Miguel)

vis a vis el oasis

Estado: morto

Assim como sua irmã Monica, Dieguito foi adotado por Víctor Ramala após o narcotraficante assassinar seus pais. Sempre foi apaixonado por sua meia-irmã Kati, com quem mantém um caso há 15 anos, amor que Víctor não permite.

Criado como herdeiro e braço direito de seu "padrasto", Dieguito se vira contra ele para proteger sua irmã e viver seu amor por Kati. Ao tentar matá-lo, contudo, ele acaba sendo morto por Víctor.

Kati Ramala (Alma Itzel)

vis a vis el oasis

Estado: morta

Filha legítima do narcotraficante Víctor Ramala, Kati mantém um romance proibido com o meio-irmão Dieguito, mesmo após seu pai arranjar um casamento para ela com um empresário espanhol.

Mesmo como refém do grupo de Zulema e Macarena, tenta proteger sua meia-irmã Monica e pede que ela fuja. Fica desesperada ao saber da morte de Dieguito. Quando se reencontra com o pai e confirma a morte do amor de sua vida, ela pega a arma de Víctor e se mata.

Ama Castro (Ana María Picchio)

vis a vis el oasis

Estado: morta

Mãe de Carlos Sandoval, Ama deixou a cidade de Mendoza, onde administrava um hotel, quando o filho conseguiu um emprego em Madri. Desde então, ela passou a administrar o Hotel Oasis, ao lado de seu outro filho, Cepo.

Em uma de suas frequentes visitas à mãe, Sandoval revelou que havia se apaixonado por uma mulher na prisão. Por este motivo, quando ele perde a esposa e as filhas, Ama coloca a culpa em Macarena. Após a morte de Sandoval, ela segue seu hábito de espionar os hóspedes por meio de um esconderijo por trás dos espelhos do quarto.

Antes de o assalto a Víctor Ramala acontecer, Zulema a contactou e fez um acordo para que Ama se livrasse de Macarena quando o grupo tentasse se abrigar no hotel. Quando Ama faz Maca de refém, contudo, a prisioneira revela a existência de um filho de Sandoval com Saray. Perturbada com essa e outras revelações que ouve do filho, Ama se mata no deserto.

Cepo Sandoval Castro (Lucas Ferraro)

vis a vis el oasis

Estado: vivo

Filho de Ama Castro e irmão de Sandoval, Cepo trabalhava como mensageiro no Hotel Oasis. Por ter nascido com deficiências e sofrer de constantes ataques epilépticos, Cepo se manteve trabalhando ao lado da mãe no hotel, após seu irmão conseguir um emprego em Madri.

O capacete que ele está sempre usando foi um presente de Sandoval para que ele não machuque a cabeça em uma de suas crises de epilepsia. Era próximo do irmão, que inclusive já o salvou de um afogamento.

Durante as tentativas de fuga do grupo de Zulema e Macarena, prende Maca conforme o combinado com sua parceira. Mas é convencido pela moça a não matá-la e, após a morte de sua mãe, acaba ajudando o grupo a fugir.

Saray Vargas de Jesús (Alba Flores)

vis a vis el oasis

Estado: viva

Fiel companheira e capanga de Zulema durante seu tempo de prisão juntas, Saray faz uma rápida participação no último episódio de El Oasis. Em um flashback, vemos uma conversa entre Saray e Zulema, durante a qual Zulema lhe pede que cante para ela quando morrer.

Após a morte de Zulema, Saray aparece próxima ao Inspetor Castillo, quando ele estava exumando o corpo. Na despedida de Zulema, ela e outros músicos cantam uma linda canção para a amiga.

Inspetor Damián Castillo (Jesús Castejón)

vis a vis el oasis

Estado: vivo

Durante seu tempo como inspetor e chefe da Polícia Nacional, Castillo tinha uma grande rivalidade com Zulema. Presente nas quatro temporadas de Vis a Vis, ele também faz uma rápida participação em El Oasis, onde aparece exumando o corpo de Zulema, no último episódio.

O que os fãs e os críticos acharam da série

vis a vis el oasis

Vis a Vis: El Oasis dividiu a opinião dos espectadores. A nova temporada foi criada para dar um desfecho melhor para a história das personagens, em especial à de Macarena, já que a atriz Maggie Civantos precisou se ausentar da produção devido ao seu trabalho na série As Telefonistas.

Por esse motivo, a notícia da série foi recebida com muito entusiasmo pelos fãs. Contudo, o tom dos episódios é tão diferente do das quatro temporadas anteriores que El Oasis está sendo encarado como uma série derivada, e não como uma 5ª temporada.

Para muitos dos críticos, a temporada não foi exatamente necessária, embora tenha seus momentos bons. Para os fãs, foi bom ter mais uma oportunidade de se despedir das personagens que acompanharam por quatro anos, mas a qualidade de El Oasis não se compara com o nível das demais temporadas da série.