Vis a Vis: resumo das temporadas e os principais personagens

Vis a Vis é um seriado espanhol, que tem sua exibição feita pela Netflix. A série conta a história de Macarena Ferreiro, que precisa se acostumar ao seu novo estilo de vida dentro de uma penitenciária feminina.

Conheça tudo sobre a trama, as temporadas e os personagens de Vis a Vis! Lembramos que o artigo conta com spoilers de todas as temporadas da série.

Primeira temporada

Vis a Vis

A história foca em Macarena Ferreiro (Maggie Civantos), conhecida também como Maca. Ela acaba se envolvendo com seu chefe, um homem mais velho e casado. E graças a esse envolvimento, seu nome é atrelado a alguns crimes fiscais que o homem estava cometendo.

Quando os podres são revelados, Macarena é presa e levada para uma prisão feminina para cumprir a sua sentença. Porém, ela precisa de uma fiança de um milhão de euros para escapar do local e é com essa história toda que ela vê sua vida - e a vida de sua família consequentemente - mudar de rumo.

Isso porque ao chegar em Cruz del Sur, a moça cria uma rápida amizade com Yolanda (Belén Cuesta) e acaba descobrindo que ela tem um dinheiro enterrado em um lugar misterioso. Porém, logo de cara, Zulema (Najwa Nimri) acaba matando a amiga de Macarena, também interessada neste dinheiro.

Macarena começa a descobrir pistas sobre o paradeiro do dinheiro, mas as coisas começam a fugir de seu controle, o que acaba no envolvimento da família de Maca. Isso porque o pai e o irmão de Macarena sabem da existência do dinheiro e vão atrás dos euros para ajudar a moça a escapar da prisão.

O problema na história toda é que o namorado de Zulema, conhecido como Egípcio (Adryen Mehdi), também já sabe do dinheiro e, assim como a família de Macarena, também está atrás do montante. No final das contas, é ele que consegue o dinheiro e Zulema começa a planejar sua fuga da prisão, obrigando Macarena a fazer parte disso.

Segunda temporada

Vis a Vis

A segunda temporada de Vis a Vis já inicia com a fuga de Zulema, Macarena e outras presas, Saray, Casper e Nerea (Alba Flores e Dunia Rodríguez respectivamente). Entretanto, Maca acaba matando Nerea, o que deixa Zulema muito irritada durante o acontecimento. Macarena consegue um celular e acaba traindo as outras presas, ligando para a polícia.

As presas chegam em Marrocos, mas descobrem que estão sendo procuradas. Zulema não faz ideia de que foi Macarena que as denunciou e acaba matando Casper, por acreditar que ela era a traidora. Castillo acaba as encontrando e levando as fugitivas, Macarena, Zulema e Saray, de volta para a penitenciária.

Entretanto, Zulema acaba entrando na mira de Karin pela morte de seu namorado, Egípcio. Cabe a família de Macarena ajudar a presa na tentativa de se livrar do homem. Enquanto isso, Cachinhos acaba sendo abusada sexualmente por Valbuena. Saray, ao descobrir, agride o agente, o que resulta em sua ida para a solitária e ela também é abusada.

A mãe de Macarena é morta pela polícia por engano e a presa é liberada para ir ao enterro. Porém no dia do funeral, o pai de Maca é assassinado por Karin. A mulher acaba matando o homem a sangue frio, o que aumenta sua sentença na prisão.

Saray, que se casou obrigada, descobre estar grávida e acredita ser de seu marido. Zulema tenta forçar amizade com uma nova presa, chamada Susan, para descobrir seus segredos e Soledad acaba se casando com Fernando dentro da penitenciária. Entretanto, o senhor é morto ao sair da prisão e a moça é acusada pelo assassinato.

Na busca de uma adolescente sequestrada, Zulema consegue as informações de Susana, mas Macarena acaba a torturando para que ela diga o paradeiro da garota. Zulema entra em coma e Maca ajuda a polícia no resgate de Amaia. Macarena ainda tem a chance de escapar, mas prefere voltar para Cruz del Sur e cumprir o restante de sua pena.

Terceira Temporada

Vis a Vis

Macarena e suas companheiras do presídio são transferidas para uma nova penitenciária, chamada Cruz del Norte. O local é comandado por presas da máfia chinesa e por Akame, líder do trio Tao, que manda dentro do local. Altagracia quer descobrir quem matou seu companheiro e toma medidas para descobrir quem o fez.

Macarena segue tentando tomar o controle da prisão e isso a coloca em um confronto cara-a-cara com Akame. Maca é brutalmente atacada e a tentativa de assassinato deixa as presas em alerta, além da tensão que está rondando o local. Com o acontecido com Macarena, Zulema vira a principal pessoa na lista de Akame, mas a presa encontrou um esquema de contrabando e não deixará que nada o estrague.

Anabel acaba morrendo e Soledad, que já estava sendo culpada pela morte do marido, se torna a principal suspeita. A filha de Mercedes é sequestrada, deixando a mulher em desespero. Zulema, que tinha um plano de fuga perfeito, é impedida por uma explosão e ela acaba encontrando em Altagracia uma grande aliada em sua luta.

O clã Tao consegue escapar da prisão e leva Mercedes como refém, na tentativa de reaver um dinheiro da máfia escondido em um contêiner. Enquanto isso Zulema e Altagracia, em uma aliança inabalável, causam um motim em Cruz del Norte e as mulheres junto com Tere, Soledad e Rizos recuperam o controle do local.

Quarta temporada

Vis a Vis

Sandoval, que era médico em Cruz del Sur, agora é o novo diretor do presídio e não perdoará as presas. Zulema, Altagracia e Saray retornam a Cruz del Norte após a fuga de ambas dar errado, entretanto Zulema acaba sofrendo um atentado e se envolve em um acidente.

No meio da confusão, Cachinhos decide expor os horrores praticados por Sandoval após os acontecimentos com Mercedes. Altagracia está sendo odiada por todos na prisão e ela dá um jeito de escapar, o que deixa Sandoval irritado. Ele decide interrogar Zulema, que sabe o paradeiro de Altagracia, mas ela se recusa em dar qualquer informação.

Com isso, Sandoval acaba criando regras extremamente rígidas para as presas e diz que manterá isso até que Zulema abra a boca para falar sobre Altagracia. Com isso, o clima entre as presas e Zulema fica pesado, com todas as mulheres se virando contra a presa. Na tentativa de pressioná-la, Sandoval transfere a filha de Zulema para Cruz del Norte.

Mesmo não querendo, o instinto materno de Zulema se aflora quando Fátima, sua filha, é atacada por Goya. Após o ocorrido, a filha da presa se submete a Sandoval para se sentir mais protegida. Enquanto isso, Soledad começa a ficar pior com o diagnóstico de Alzheimer e o diretor do presídio decide transferi-la para uma unidade que possa lhe oferecer tratamento.

Macarena acorda do coma e é levada para Cruz del Norte por Castillo. Fátima é alertada por sua mãe, mas a mesma não quer conselhos sobre Sandoval e ela usa desse favorecimento para atacar as presas. Por conta disso, a filha de Zulema é transferida e deixa uma carta para sua mãe. Maca retorna a prisão com uma festa de boas vindas.

Sandoval tentou tirar Sole de Cruz del Norte, mas foi impedido. Com isso, todas as presas se juntam e fazem um motim contra o diretor do local, tendo Zulema como parte principal do ataque por jurar vingança ao homem. É quando um ataque vindo de fora da prisão é ordenado pelas autoridades.

O final de Vis a Vis

Vis a Vis

Infelizmente, a série foi cancelada e a quarta temporada da trama foi a última, fechando alguns ciclos e deixando outros em branco. Esse ponto da trama é contado sob a perspectiva de Tere, que era uma das presas de Cruz del Sur/Norte e acabou se tornando assistente social na penitenciária.

Soledad teve o final que sempre quis, pediu para que suas amigas a matassem antes que a doença do Alzheimer lhe prejudicasse. Pallacios virou diretor de Cruz del Norte, contando com a ajuda de Tere, que faz o que pode para ajudar a ele e as presas.

Goya virou chefe de produção, dirigindo caminhões de pallets. Antônia, que era uma das presas que ajudava na cozinha, se tornou cozinheira oficial. Saray conseguiu recuperar a custódia de sua filha, Estrela, que ela cogitou dar para adoção prezando pelo bem estar da menina. Cachinhos seguiu na vida do crime, entrando e saindo da prisão.

Agora, o mais interessante é o final de Macarena e Zulema, as duas principais peças na trama de Vis a Vis. Juntas, elas seguem liderando assaltos milionários e luxuosos para sustentar a vida que levam. Não é a toa que, apesar de ter sido cancelada, a série ganhará um spin-off focado nas duas.

Personagens de Vis a Vis

Personagens de Vis a Vis

Macarena Ferreiro (Maggie Civantos)

Macarena é a personagem principal da trama de Vis a Vis. Ela é vivida por Maggie Civantos. A moça é entrelaçada a crimes fiscais após se envolver com seu chefe, um homem mais velho e casado. Após a descoberta dos crimes, Macarena é condenada a cumprir sua sentença em Cruz del Sur.

Zulema Zahir (Najwa Nimri)

Zulema é uma das presas com quem Macarena tem que lidar ao chegar em Cruz del Sur. Ela e o namorado descobrem sobre o dinheiro escondido de Yolanda e ambos armam um plano para encontrarem o valor e ficarem ricos.

Saray Vargas (Alba Flores)

Saray é introduzida em Vis a Vis como a vilã, ao lado de Zulema. Ambas foram uma aliança e Saray vira um tipo de parceria da presa, apesar de sempre receber ordens de Zulema. Com o decorrer das temporadas, o coração da moça vai amolecendo e ela se apaixona por Cachinhos. Provavelmente você deve conhecê-la como Nairóbi, em La Casa de Papel.

Estefanía "Cachinhos" Kabila (Berta Vázquez)

Estefanía Kabila é mais conhecida por seu gentil apelido, Cachinhos. Ela, além de ajudar Macarena em muitos momentos, se torna par romântico da moça. Já formou casal com Saray Vargas também, onde as duas mantiveram um relacionamento dentro da prisão.

Anabel (Inma Cuevas)

Ana Belén é uma das presas que Macarena e companhia não vão com a cara, também não é pra menos, já que a mulher é cheia de arrogância e sempre está arrumando confusão. Uma das que mais sofrem na mão dela, antes de dar a volta por cima, é a própria Macarena.

Soledad (María Isabel Díaz)

Sole é uma das senhoras que estão cumprindo sua sentença. Um amor de pessoa, apesar de tomar medidas extremas em casos extremos. Ela está cumprindo pena por ter matado seu ex-marido e um bom tempo depois acaba descobrindo o Alzheimer.

Fabio Martínez León (Roberto Enríquez)

Fabio é o agente penitenciário que cuida de Cruz del Sur. Macarena acaba confiando demais no agente e o mesmo a trai, uma vez que ela pediu para que ele ajudasse a presa em relação ao dinheiro de Yolanda, que está enterrado em algum lugar.

Carlos Sandoval Castro (Ramiro Blas)

Conhecido apenas como Sandoval, ele começa a trama sendo médico dentro de Cruz del Sur. Entretanto, o cara prova ser um grande corrupto e tirando proveito de muitas situações e das presas, que acabam sofrendo na mão do homem. Ele acaba virando diretor do presídio, mas as presas prometem não deixar ele impune por seus atos.

Quem morre em Vis a Vis?

Vis a Vis

Yolanda Montero

A primeira da lista a abandonar o barco em Vis a Vis. A moça morre literalmente nos primeiros episódios da primeira temporada pelas mãos de Zulema, a rival de Macarena assim que ela chega em Cruz del Sur. A presa morreu queimada na lavanderia, a mando de Zulema, que tentava descobrir onde estava o dinheiro escondido da mulher.

Paloma Muñez Bravo

Outra que não escapou das garras de Zulema foi Paloma, uma das governantas do presídio onde a história de Vis a Vis se passa. Apesar de ser mãe recentemente, de gêmeos, a presa não teve piedade de Paloma e encomendou seu assassinato.

Li Chun

O policial que estava envolvido nas investigações sobre o dinheiro de Yolanda foi outra vítima logo no início de Vis a Vis. Porém, dessa vez quem fez o serviço foi Egípcio, o namorado e cúmplice de Zulema na busca pelo valor escondido. O rapaz foi atingido em uma perseguição num bosque e não resistiu.

Lucía Osborne

Nem a sobrinha de Macarena escapou das consequências dos atos de sua tia. Isso porque após envolver o pai e o irmão, avô e pai da pequena Lucía, as coisas ficaram mais complicadas. Acabou que a garotinha foi atropelada por Egípcio, como forma de se vingar da família de Macarena.

Egípcio

Depois de todas as maldades, o causador de boa parte da discórdia na série teve o que mereceu. E quem o matou foi o pai e o irmão de Macarena, Leopoldo e Román, que foram se vingar pela morte da sobrinha de Maca. Depois de matá-lo de forma brutal, os dois ainda finalizaram o serviço, enterrando o corpo do rapaz.

Nerea Gonzalez

Nerea era uma personagem recorrente, que estava ao lado de Zulema. Entretanto, não durou muito, já que Macarena acabou a matando durante a fuga das presas. As duas acabaram entrando em combate corporal e Maca lhe dá uma cabeçada, fazendo com que Nerea perca o equilíbrio e caia em uma pá de um trator, batendo a cabeça e morrendo na hora.

Casper

Outra capanga também teve o mesmo destino de Nerea no final das contas. Casper foi morta pela própria Zulema após Macarena forjar que foi a mulher que havia dedurado a posição das fugitivas, fazendo com que a presa mais perigosa de Cruz de Sur disparasse contra a - dessa vez - inocente moça.

Encarna Molina

A mãe de Macarena foi crescendo e conquistando gradativamente seu espaço na série, se mostrando bastante destemida. Mas não deu para ela também, já que a mulher foi alvo de um erro policial. O inspetor Castillo acabou disparando acidentalmente e a mãe de Maca não resistiu.

Leopoldo Ferreiro

Mal havia se recuperado do baque de perder a mãe, Macarena acabou perdendo seu pai também, praticamente no dia do funeral de Encarna. O progenitor de Maca foi assassinado por Sírio, que estava em sua cola há um bom tempo, disparando contra o mais velho.

O Sírio

Assim como Egípcio, o Sírio encontrou seu destino final. Porém, quem acabou fazendo o serviço foi Macarena, cega por vingança pelo rapaz ter matado seu pai. A presa descarregou uma arma no homem, descontando toda sua raiva pelo assassinato de Leopoldo.

Susana Tamayo

A mulher assassinou o próprio marido, responsável pelo sequestro de Amaia, com uma caneta em seu pescoço e se tornou alvo de Zulema na prisão. Por ter sido pressionada pela presa para revelar o paradeiro da adolescente, ela decidiu que o melhor era tirar sua própria vida, se enforcando com um cinto.

Fernando

Com toda certeza uma das mortes mais tristes de Vis a Vis foi a de Fernando. Ele havia se apaixonado por Soledade e ambos decidiram se casar, mesmo contra a vontade das filhas do homem. O problema é que logo depois do casamento, o senhor foi assassinado na porta do presídio e Soledad foi acusada pela morte do seu marido.

Anabel

Anabel foi quem mandou matar Fernando, em forma de se vingar de Sole, mas a vida não foi muito boa com ela também. Isso porque Altagracia foi a responsável por sua morte, atacando-a na lavanderia. Sendo parte de um plano de Zulema, as presas não sentiram nem um pouco a morte de Anabel, já que a presa não era muito amada dentro de Cruz del Sur.

Mercedes

Considerada uma das mortes mais violentas de Vis a Vis, Mercedes foi uma das presas que acabou se dando mal nas mãos de Sandoval. O diretor do presídio Cruz del Norte acaba descobrindo a mulher traficando e decide usá-la como exemplo para as outras presas. Ele faz Mercedes sair de noite pela penitenciária e deixa ela ser atacada por cães até a morte.

Altagracia

Quem demorou para cair, mas teve a morte como destino final foi Altagracia, que esteve ao lado de Zulema por um bom tempo. Sandoval se vingou da mulher, que acabou matando a esposa do diretor jogando-a numa piscina de mãos e pés atados, enforcando-a dentro da prisão.

Fátima

Nem a filha de Zulema escapou da morte. A versão oficial diz que ela se jogou de um helicóptero, que faria a transferência da moça para uma prisão menos perigosa. Porém Zulema não acredita nisso e acha que a ordem veio de Sandoval.

Soledad

Um dos momentos mais emocionantes em Vis a Vis é a morte de Soledad. A senhora começou a ter resultados do Alzheimer, o que fez com que ela pedisse para suas amigas que acabassem com sua vida antes que a doença piorasse. Juntas, as presas tornam realidade o pedido de Sole e Saray, enquanto canta, é quem sufoca a amiga com um travesseiro.

Sandoval

O odiado diretor no final teve o que mereceu por tratar as presas tão mal. Após tentar transferir Soledad da prisão, antes da sua morte, um motim se iniciou no presídio. É quando Maca e Zulema o levam para o refeitório e ele morre sendo perfurado por todas as presas que ele tratou mal.

O que sabemos sobre o spinoff de Vis a Vis?

Vis a Vis foi cancelada na quarta temporada, mas para a felicidade de muitos fãs, a trama vai ganhar um spinoff mostrando a história de Macarena e Zulema. As duas viraram uma espécie de dupla do mal e cometem crimes milionários para sustentar a vida que ambas levam.

Inclusive, no dia 25 de fevereiro de 2020, a série ganhou seu primeiro teaser trailer. Confira!

O que podemos esperar é que a trama siga a vida de Macarena e Zulema, além de mostrar as duas provavelmente fugindo da polícia por seus crimes. Será que teremos momentos das duas de volta à prisão, para dar aquele gostinho de Vis a Vis? Vamos esperar.

A série está prevista para estrear ainda em 2020, mas sem data específica.

FIQUE LIGADO:

As melhores séries da Netflix para ver em 2020!

Séries incríveis para ver na Amazon Prime Vídeo em 2020

Séries marcantes que valem a pena ver de novo!