Conheça 20 grandes séries de Ficção Pós-Apocalíptica

Guerras, apocalipse zumbi, desastres ambientais. São muitas as histórias por trás de algumas das maiores tramas pós-apocalípticas que já vimos nos cinemas. Mas as produções para a televisão não ficam atrás, e já temos várias opções de abordagens nessas ficções "fim do mundo" - que, inclusive, vão do drama à comédia.

Se os limites humanos e a forma como encontramos para sobreviver nos piores cenários é algo que te fascina, confere as essa 20 séries que vamos indicar!

20. Jericho

  • Temporadas: 2 (2006 - 2008)
  • Número de episódios: 29

Uma das formas mais realistas de o mundo terminar é por meio de uma guerra nuclear. Em Jericho, é contada a história dos residentes de uma pequena cidade do Kansas, nos Estados Unidos, onde houve uma explosão atômica.

A série se foca essencialmente em como os sobreviventes lidam com o fato de poderem ser os únicos sobreviventes no mundo inteiro, explorando os perigos que nascem dentro da própria comunidade.

19. Zoo

  • Temporadas: 3 (2015 - 2017)
  • Número de episódios: 39

Baseada no livro com o mesmo nome de James Patterson, Zoo pega em uma premissa interessante que o vai deixar entretido durante horas.

A história conta como um zoologista em África começa notando que os animais estão atacando mais frequentemente os humanos em todo mundo. Ele tenta então arranjar uma maneira de salvar a raça humana à medida que os ataques dos animais começam sendo cada vez mais perigosos e coordenados.

18. As Crônicas de Shannara

  • Temporadas: 2 (2016 - 2017)
  • Número de episódios: 20

The Shannara Chronicles é uma série pós-apocalíptica um pouco diferente do normal. A trama se passa em parte em um mundo de fantasia, mas por outro lado no fim do mundo.

Baseada nos livros de Terry Brooks, a série conta como um grupo de elfos e humanos se juntaram para salvar o mundo de um exército de demônios. Tudo isso se passa mil anos após a queda e quase extinção da humanidade.

17. Daybreak

  • Temporadas: 1 (2019)
  • Número de episódios: 10

Esta recente produção da Netflix se baseia nos quadrinhos homônimos de Brian Ralph. Em um Estados Unidos pós-apocalíptico, o jovem Josh Wheeler segue em busca de sua namorada desaparecida. No caminho, ele acaba se unidos a outros adolescentes desajustados.

Infelizmente, a série foi cancelada após sua primeira temporada. Ainda assim, obteve 71% de aprovação no Rotten Tomatoes e recebeu críticas que destacavam momentos inspiradores em meio ao contexto pós-apocalíptico teen.

16. Colony

  • Temporadas: 3 (2016 - 2018)
  • Número de episódios: 36

Passada em Los Angeles, em um futuro próximo, essa série conta a história o Agente do FBI Will Bowman e sua esposa, enquanto eles tentam se reencontrar com seu filho, de quem se separam durante uma invasão.

A ameaça é desconhecida, mas alguns habitantes não deixam de se juntar às forças invasoras, enquanto outros se recusam, criando um ambiente de guerra civil.

15. Z Nation

  • Temporadas: 5 (2014 - 2018)
  • Número de episódios: 68

Sem dúvida que a praga zumbi é uma das causas mais populares do apocalipse no entretenimento moderno. Em Z Nation você tem exatamente isso, um grupo de sobreviventes do Dia Z, constantemente viajando a fim de aumentar suas chances de sobrevivência.

Aqui, os sobreviventes têm que se focar no protagonista Murphy, que poderá ser a chave para curar a humanidade do vírus que levou ao fim do mundo.

14.12 Monkeys

  • Temporadas: 4 (2015 - 2018)
  • Número de episódios: 47

Baseado no filme homônimo de 1995, 12 Monkeys (12 Macacos) acompanha James Cole, um viajante do tempo que veio de 2043 para os dias atuais da série na tentativa de impedir a liberação de um mortal vírus, que causaria a morte de 93,6% da população mundial.

O responsável pelo vírus é a misteriosa organização conhecida como O Exército dos Doze Macacos. Unem-se a Cole a virologista Cassandra Railly e a gênia da matemática Jennifer Goines.

13. The Last Man on Earth

  • Temporadas: 4 (2015 - 2018)
  • Número de episódios: 67

Esta série de comédia pós-apocalíptica nos apresenta a Phil Miller, um cara normal que, após um vírus letal atingir a humanidade, acredita ser o último homem vivo do planeta.

A série acompanha o caminho de Phil em suas viagens pelo país à procura de qualquer outra pessoa viva. A série foi muito bem avaliada em sua primeira temporada e manteve uma boa recepção dos fãs nas demais.

12. 3% (2016 - )

  • Temporadas: 3 (2016 - )
  • Número de episódios: 26

Na série produzida pela Netflix no Brasil, vemos uma sociedade distópica onde o mundo se divide entre a devastação e o progresso. As pessoas têm a chance de se mudarem para onde a vida é melhor, mas apenas 3% dos que tentam passar no desafio que permite essa transição realmente conseguem.

A série é especialmente interessante, pois pega em uma situação real de disparidade social e a exacerba para proporções apocalípticas. A quarta temporada, ainda sem data confirmada, será a última da série.

11. The 100

  • Temporadas: 7 (2014 - 2020)
  • Número de episódios: 100

Após uma guerra nuclear destruir a Terra, um grupo de humanos fogem para estações espaciais em uma tentativa de sobrevivência. Três gerações depois, as estações estão saturadas e um grupo de adolescentes delinquentes é enviado para a Terra na esperança de testar sua habitabilidade.

Baseado em uma série de livros com o mesmo nome, The 100 nos oferece uma trama cheia de ação, ficção-científica, romance e fantasia, enquanto segue as aventuras de um grupo de jovens tentando sobreviver em um mundo pós-apocalíptico. Em 2019, foi anunciado que a 7ª temporada, ainda em desenvolvimento, será a última, finalizando a série exatamente no episódio 100.

10. Falling Skies

Temporadas: 5 (2011 - 2015)
Número de episódios: 52

Com produção de ninguém menos que Steven Spielberg, esta série narra as terríveis consequências de uma invasão alienígena. A energia e a tecnologia de todo o mundo foi inutilizada, 90% da população humana está morta, incluindo militares de todos os países.

Com objetivos misteriosos, os aliens escravizam crianças e adolescentes até torná-los um deles. A série acompanha um grupo de sobreviventes tentando resistir e combater o domínio alienígena.

9. The Walking Dead

  • Temporadas: 10 (2010 - )
  • Número de episódios: 139

The Walking Dead é a série pós-apocalíptica mais popular da história da televisão, contando já conta com dez temporadas e sem previsão alguma para acabar! Na verdade, o universo da série segue se expandindo, com o desenvolvimento de spinoffs e uma série de filmes focados no protagonista Rick Grimes.

Um dos motivos de todo esse sucesso é o fato de o seriado ser baseada nos aclamados quadrinhos de Robert Kirkman, publicados desde 2003 e finalizados apenas em 2019. O que faz desta história apelativa é, não só a ameaça zumbi, mas também os conflitos entre os personagens vivos, com personagens carismáticos e situações emocionantes.

8. Battlestar Galactica

  • Temporadas: 4 (2004 - 2009)
  • Número de episódios: 76

A maior parte da humanidade foi dizimada por uma espécie de robôs chamados Cylons. Apenas uma pequena frota de naves estelares conseguiu escapar e se encontra em busca da 13ª colônia perdida para estabelecer uma nova casa.

A série conta com excelentes representações e uma trama cheia de emoção e também questões filosóficas fazendo de Battlestar Galactica uma das melhores séries de ficção-científica de sempre.

7. The Umbrella Academy

  • Temporadas: 1 (2019 - )
  • Número de episódios: 10

Esta produção original Netflix se baseia na aclamada série de quadrinhos homônima criada por Gerard Way, escritor de quadrinhos e vocalista da banda My Chemical Romance, e pelo quadrinista brasileiro Gabriel Bá.

Já renovada para sua segunda temporada, a série conta o misterioso caso, ocorrido em 1989, de 43 mulheres que, em questão de segundos, ficaram grávidas e deram a luz a bebês cuja origem permanece desconhecida.

Um milionário adota sete dessas crianças e as treina como heróis, usando suas habilidades incomuns. Após a misteriosa morte do patriarca, um dos irmãos, desaparecido há um tempo, retorna do futuro para alertar sobre o apocalipse iminente.

6. See

Temporadas: 1 (2019 - )
Número de episódios: 8

Produção original do recém lançado streaming Apple TV+, See apresenta o espectador a um futuro em que a raça humana perdeu o sentido da visão. A sociedade se reorganizou em torno de seus outros sentidos, no que concerne a formas de sobreviver, mas também de interagir se comportar como comunidade. Tudo muda quando nascem gêmeos que conseguem ver.

Protagonizada por ninguém menos que Jason Momoa (Game of Thrones, Aquaman), a série foi renovada para sua segunda temporada e recentemente confirmou a adição de Dave Bautista (Guardiões da Galáxia) ao elenco.

5. The Man In The High Castle

  • Temporadas: 4 (2015 - )
  • Número de episódios: 40

Uma das elogiadas produções originais da Amazon Prime Video, esta série traz um universo paralelo no qual a Alemanha Nazista e o Império do Japão ganharam a Segunda Guerra Mundial e dividiram os Estados Unidos entre si.

Em 1962, conhecemos personagens que descobrem vídeos caseiros e noticiários que a derrota da Alemanha e do Japão na guerra, o que os fazem desconfiar da existência de um universo onde isso de fato tenha acontecido.

4. The Leftovers

  • Temporadas: 3 (2014 - 2017)
  • Número de episódios: 28

Criada por Damon Lindelof e Tom Perrotta, criadores também da aclamada Lost, The Leftovers é um enigmático drama que se passa três anos após a chamada "Partida Repentina", o desaparecimento sem explicação de 2% da população mundial, 140 milhões de pessoas.

Enquanto alguns acreditam se tratar do arrebatamento bíblico e do fim dos tempos, outros tentam descobrir o que aconteceu e se adaptar à nova e difícil realidade.

3. The Rain

  • Temporadas: 2 (2018 - )
  • Número de episódios: 14

The Rain é uma série dinamarquesa sobre um vírus propagado pela chuva que dizimou toda a população da Escandinávia. Os protagonistas são dois irmãos que deixam um búnquer e se aventuram na superfície seis anos após o apocalipse, se juntando a outros sobreviventes que tentam formar uma comunidade.

A trama envolve particularmente as relações entre os sobreviventes com romance e ciúme à mistura. A série foi renovada para uma terceira e última temporada.

2. Dark

Temporadas: 2 (2017 - )
Número de episódios: 18

Esta série original Netflix alemã deu um nó na cabeça de todos os espectadores, que muitas vezes apelavam para infográficos para compreender toda a trama. Após o misterioso desaparecimento de um menino, a cidade se comove em sua busca. Um homem desconhecido chega à cidade. Um padre misterioso ronda o local. E uma caverna, próxima à usina há muito desativada, parece guardar segredos.

Explicar porque esta série é pós-apocalíptica já seria um pequeno spoiler, mas confia na gente e dá uma chance a essa complexa aventura. Renovada para sua quarta e última temporada, Dark é provavelmente uma das séries que gerou mais teorias sobre seus desdobramentos.

1. The Handmaid's Tale

  • Temporadas: 3 (2017 - )
  • Número de episódios: 36

O mais assustador de The Handmaid's Tale é o fato de este futuro pós-apocalíptico tão diferente do que vivemos parecer tão possível. Baseado no aclamado livro homônimo de Margaret Atwood, a série nos apresenta a uma distopia em que as taxas de fertilidade do mundo caíram drasticamente.

Apoiados em motivos religiosos, um governo totalitário cria nos Estados Unidos a República de Gileade, em meio a um regime militarizado, fanático, com castas sociais. As mulheres férteis se tornam as Aias, que devem servir ao propósito de ter filhos dos seus senhores. Escravidão, racismo, fascismo, preconceito, machismo, fanatismo religioso e político e outros temas importantes são abordados.

FIQUE POR DENTRO:

Saiba quais as melhores séries de zumbis para assistir!

13 Séries marcantes que valem a pena ver de novo!

As 15 SÉRIES DE TERROR mais assustadoras dos streamings em 2020!