Jojo’s Bizarre Adventure | Os personagens principais de cada temporada

Uma mesma família, diferentes gerações nas quais o primogênito, apelidado de JoJo, está destinado a combater criaturas místicas para proteger a todos. Por seis temporadas, o anime já nos apresentou a diferentes JoJos e terríveis vilões através dos anos.

Para saber mais sobre os protagonistas de uma temporada específica, é só clicar em um dos links abaixo!

JoJo’s Bizarre Adventure (2012) Parte 1: Phantom Blood

JoJo’s Bizarre Adventure (2012) Parte 2: Battle Tendency

JoJo’s Bizarre Adventure Parte 3 (2014): Stardust Crusaders

JoJo’s Bizarre Adventure Parte 4 (2016): Diamond is Unbreakable

JoJo’s Bizarre Adventure Parte 5 (2018): Golden Wind

JoJo’s Bizarre Adventure Parte 6 (2018): Stone Ocean

Jonathan Joestar

JoJos Bizarre

Parte: protagonista da 1ª parte
Família: filho de George Joestar

Em 1888, conhecemos Jonathan Joestar, primeiro JoJo da série. Filho de George Joestar I, o britânico teve uma infância solitária, tendo perdido sua mãe quando ele ainda era um bebê e sendo desprezado por outras crianças por seu status social, como filho de um aristocrata.

Ainda assim, Jonathan cresceu para se tornar um homem gentil, educado e tentava sempre proteger os demais. Sua vida, contudo, também é marcada por tragédias, em geral relacionadas ao seu irmão adotivo, Dio Brando, que acaba se transformando em um vampiro em sua ganância para se tornar o único herdeiro da família Joestar.

A partir de um rigoroso treinamento com o mestre Will Anthonio Zeppeli, Jonathan se tornou um usuário de Hamon/Ripple. Essa energia, utilizada na milenar forma de arte marcial conhecida como Sendō, é similar à do Sol e completamente oposta à energia existente em Vampiros, Zumbis e outras criaturas. No decorrer da primeira parte, ele usa suas habilidades para combater os planos malignos de Dio Brando.

Por seu grande interesse na chamada Máscara de Pedra, um poderoso artefato que sua família possuía, chegou a seguir carreira como arqueólogo, mas nunca descobriu os verdadeiros poder e origem do objeto.

Poderes

Jojos Bizarre

Além de suas diversas habilidades atléticas, Jonathan tem uma mente estratégica, analisando os movimentos do oponente e os seus, e usando o ambiente ao se favor. Mas seus recursos em batalha foram significantemente ampliados após dominar o uso da Hamon/Ripple. Por meio dessa energia e do aprendizado de artes marciais, ele é capaz de realizar golpes como:

  • Soco Zoom: A partir de uma técnica de respiração, ele consegue deslocar e estender suas juntas para aumentar a extensão de seu braço e manobrar um soco mesmo a longas distâncias.
  • Sunlight Yellow Overdrive: Por meio desta técnica, ele é capaz de dar múltiplos socos numa grande velocidade, numa força equivalente ao sol atingindo vampiros, fazendo do golpe algo mortal para eles mesmo à noite.
  • Scarlet Overdrive: Ao carregar a energia Hamon/Ripple em uma só mão, ele pode criar uma chama, que pode ser usada em um soco ou ainda transferida para outra parte de seu corpo para diferentes golpes.

Dio Brando (DIO)

jojos bizarre

Parte: Vilão nas partes 1 e 3
Família: Filho de Dario Brando

Quando George Joestar perdeu sua esposa em um acidente de carroça, ele pensou que Dario Brando estava tentando ajudá-la e que havia salvo seu filho ainda bebê, Jonathan, do veículo. Por esse motivo, quando Dario faleceu, George adotou o jovem Dio Brando, como forma de pagar sua dívida e ajudar o garoto.

Na verdade, no dia do acidente, o ladrão alcoólatra Dario estava tentando roubar os corpos das vítimas. Dio, que havia vivido sua infância ao lado do abusivo pai, cresceu ambicioso e arquitetou um plano para se tornar o único herdeiro da fortuna dos Joestars.

Manipulador e violento, fazia bullying com Jonathan desde sua infância. Quando adulto, torna-se o principal inimigo do irmão adotivo, sempre movido por suas ambições de se tornar rico e poderoso. Para tanto, usa os poderes da Máscara de Pedra para se transformar em um ser semelhante a um vampiro, extremamente poderoso e imortal.

Poderes

jojos bizarre

Habilidades de vampiro: Dio é capaz de se regenerar rapidamente, de usar os fluídos de seu corpo para congelar qualquer coisa que toca, de sugar o sangue de suas vítimas por meio de tentáculos em seus dedos, e de caminhar em paredes.

Joseph Joestar

jojos bizarre

Parte: Protagonista na parte 2 e aliado nas partes 3 e 4
Família: neto de Jonathan Joestar

Em 1938, conhecemos o neto do primeiro JoJo. Um belo jovem de 18 anos, Joseph Joestar já nasceu com a capacidade de utilizar a energia Hamon/Ripple, e mais tarde também passou a dominar o Stand, uma energia de vida com a qual seu usuário cria uma espécie de entidade que luta com ele em batalha.

Com um temperamento intempestivo, Joseph sempre responde violentamente a provocações, tendo sido preso sete vezes. Respondia apenas à autoridade de sua avó e de sua mestra e mãe, Lisa Lisa. Brincalhão, não assumia grandes responsabilidades em sua vida, e não tinha intenções de se dedicar muito a trabalhos. Ele, inclusive, une seu gosto por "pegadinhas" a suas técnicas em batalha.

Durante este arco, além de vampiros, Joseph precisa enfrentar nazistas e os chamados Homens Pilares, criaturas ancestrais responsáveis pela criação das Máscaras de Pedra. Os últimos quatro representantes dessa raça humanoide de super homens foram encontrados adormecidos em pilares de pedra. São eles: Kars, Esidise, Wamuu e Santana.

Poderes

jojos bizarre

Joseph herdou seu Hamon/Ripple de seu avô, Jonathan Joestar, e de sua mãe e mestra, Lisa Lisa. Quando uniu sua habilidade nata com o poder ao treinamento, ele foi capaz de desenvolver complexos ataques que combinavam o poder ao uso de objetos variados, sendo capaz de usar Ripple em seu Stand (uma entidade física criada a partir da energia de vida). Entre seus golpes, estão:

  • Bola Bate-Bate: Joseph desenvolveu um estilo de luta ao infundir o Ripple/Hamon no brinquedo conhecido como Bola Bate-Bate, transformando-o em uma arma letal, que pode até mesmo entrar no corpo do oponente.
  • Stand Hermit Purple: o Eremita Púrpura é a entidade que Joseph consegue criar a partir de sua energia vital. Ele se manifesta como um emaranhado de vinhas espinhosas que tomam uma forma humanoide e que conduzem Hamon/Ripple, sendo extremamente eficaz na luta contra vampiros.

Kars

jojo bizarre

Parte: Principal antagonista na parte 2
Filiação: Líder dos Homens Pilares

Com sua origem datando de 100 mil anos antes de Cristo, Kars é o líder das criaturas ancestrais conhecidas como Homens Pilares. Criador das Máscaras de Pedra e dos Vampiros, Kars é um dos personagens que mais influencia todas as temporadas do anime, visto que suas ações culminaram nos acontecimentos ao redor de Dio Brando e das famílias Joestar e Zeppeli.

Seu maior objetivo é encontrar a Pedra Vermelha de Aja para ampliar o poder das Máscaras de Pedra e, assim, alcançar imunidade aos raios solares. Para isso, ele precisa enfrentar os usuários de Hamon/Ripple, que tentarão impedir seu violento plano de dominação.

Poderes

jojo bizarre

Inteligência, sentidos e força sobre-humanas, capacidade de regeneração, voo e imortalidade estão entre as características de Kars. Mas suas habilidades não param por aí:

  • Manipulação corporal: em sua forma mais avançada, Kars é capaz de mudar seu corpo como desejar, copiando inclusive códigos genéticos.
  • Modo Luz: Kars pode criar lâminas mortais a partir de seus braços e pernas, e os artefatos podem refletir luz de grande intensidade em seus oponentes.
  • Ripple: em sua forma mais avançada, Kars é capaz de usar a energia Ripple/Hamon com uma intensidade 100 vezes maior que a Ripple de Joseph, podendo derreter e vaporizar por completo um ser humano.

Jotaro Kujo

jojos bizarre

Parte: Protagonista na parte 3 / Participação nas partes 4, 5 e 6
Família: neto de Joseph Joestar

Em 1989, somos apresentados ao terceiro JoJo, Jotaro Kujo, um jovem japonês, neto de Joseph Joestar. Quando o maior inimigo da família Joestar retorna, DIO, o delinquente Jotaro precisa viajar para o Egito para salvar sua mãe e deter o poderoso vampiro.

Embora tenha essa aparência rebelde e inabalável, Jotaro também tem um grande coração, além de ser extremamente inteligente. Mas sua postura e seu comportamento também lhe dão um ar "cool" (legal), o que faz dele um dos personagens mais conhecidos e queridos do anime.

Poderes

jojos bizarre

O Stand Star Platinum é o grande destaque dos poderes de Jotaro. Um dos stands mais poderosos de todo o anime, a entidade física que o terceiro JoJo consegue desenvolver a partir de sua energia vital tem sentidos, força, precisão, velocidade e outros recursos sobre-humanos.

Sua única limitação, assim como a de grande parte dos stands, é a necessidade de estar a 2 ou 3 metros de Jotaro para atuar efetivamente. Um de seus outros grandes poderes é a capacidade de parar o tempo por alguns segundos.

Dio Brando (Renascido)

jojos bizarre

Parte: Vilão nas partes 1 e 3
Família: Filho de Dario Brando

Sim, este é o mesmo personagem sobre o qual já falamos ali na primeira temporada. Mas Dio também é o grande vilão da parte 3 do anime e trouxe grandes novidades. Embora o final da primeira parte tenha deixado os fãs esperançosos sobre a derrota completa do vampiro, Dio conseguiu não apenas retornar à vida, como ainda ligou sua cabeça decapitada ao corpo morto de Jonathan Joestar. Apenas em 1985, quando pescadores resgatam seu caixão do mar, ele consegue retornar por completo.

Nesta temporada, o foco de Dio é sugar o sangue de um Joestar, para que o corpo de Jonathan aceite melhor sua cabeça, e ele tenha ainda maior domínio de seu novo Stand, o poderoso Dio: The World.

Outra consequência do retorno de Dio com o corpo do primeiro JoJo foi a genealogia de seus descendentes. Ao todo Dio, teve quatro filhos, com os quais nunca teve contato. Mas como fez isso usando o corpo de Jonathan, as crianças também nasceram como parte da linhagem Joestar.

Poderes

jojos bizarre

Neste seu retorno, Dio deixa suas habilidades vampirescas um pouco de lado e foca em dois novos poderes.

  • Implante maligno: espécies de parasitas que consegue gerar em seu cabelo e que podem fazer uma lavagem cerebral em oponentes após se prenderem a suas cabeças.
  • Stand Dio - The World: Rivalizando o stand de Jotaro, a entidade que Dio também apresenta força e velocidade inacreditáveis. Além disso, seu stand tem a capacidade de parar o tempo por alguns segundos, o que faz parecer que Dio se teletransporta.

Josuke Higashikata

jojos bizarre

Parte: Protagonista na parte 4
Família: filho de Joseph Joestar

Chegamos a 1999, e em pleno Japão conhecemos Josuke Higashikata, filho ilegítimo de Joseph Joestar. O quarto JoJo é um estudante do primeiro ano do Ensino Médio. Motivado pela morte de seu avô e pela revelação que Jotaro Kujo faz de que Josuke é filho de Joseph Joestar, o jovem toma para si a missão de proteger sua cidade, a ficcional Morioh, de usuários de stand malignos.

Corajoso, gentil e bondoso, Josuke tem como prioridade ajudar aqueles que precisam, e não demonstra a mesma tendência violência dos demais JoJos. Ainda assim, não vai pensar duas vezes em arriscar sua própria vida para proteger aqueles que ama.

Poderes

jojos bizarre

A habilidade de maior destaque de Josuke é sua maestria no controle do stand Crazy Diamond. Refletindo a bondade nata do quarto Jojo, seu stand tem como recursos de destaque a restauração de objetos e a cura de pessoas.

Yoshikage Kira

jojos bizarre

Parte: Antagonista na parte 4
Filiação: Atua sozinho

Desde criança, Yoshikage Kira demonstrava sua preferência em não se destacar, para ser deixado em paz com seus interesses. Esse costume o seguiu durante sua juventude, passando anos cometendo crimes em Morioh que não eram percebidos. Na verdade, ele é um completo psicopata e um assassino em série extremamente perigoso.

Sua identidade só é revelada quando o fantasma de sua primeira vítima, Reimi Sugimoto, consegue contactar os Joestars e alertá-lo das ações de Kira em Morioh. Quando passa a ser enfrentado por Josuke, coloca a culpa na linhagem Joestar por atrapalhar seu "estilo de vida".

Poderes

jojos bizarre

Seu stand, chamado Killer Queen, é capaz de criar três tipos de mortais bombas:

  • Bomba 1 - Killer Queen pode criar essa bomba ao tocar em qualquer objeto e transformá-lo em um explosivo, que será ativado quando tocado pela vítima ou quando detonado pelo stand de Kira.
  • Bomba 2 - Killer Queen ainda consegue criar uma espécie de entidade explosiva de sua mão esquerda, que pode perseguir o alvo.
  • Bomba 3 - Esta bomba é uma armadilha que pode ser ativada pelo stand para voltar no tempo em até uma hora.

Giorno Giovanna

jojos bizarre

Parte: Protagonista na parte 5
Família: filho de Dio renascido (usando o corpo de Jonathan Joestar)

A 5ª parte do anime se passa na Itália, em 2001, onde conhecemos Giorno Giovanna, um dos filhos ilegítimos que Dio teve quando já usava o corpo do primeiro JoJo, Jonathan Joestar. Com uma infância difícil marcada pelos abusos de seu pai adotivo, Giorno só passa a acreditar na bondade das pessoas após ele ajudar um gangster que estava machucado, e este novo amigo passar a cuidar do jovem.

Essa experiência fez com que nascesse em Giorno o sonho de um dia se tornar um "gang-star" integrando a poderosa gangue Passione, liderada por um misterioso gangster cuja identidade é mantida em segredo até mesmo de seus membros, que o conhecem apenas como "chefe".

Seu plano, contudo, é derrubar o "Chefe" da Paslsione para proteger a população dos riscos que o tráfico de drogas da gangue oferece. Ao se infiltrar na gangue, ele e outros membros recebem a missão de proteger a filha do Chefe, Trish Una, do perigoso grupo assassino Squadra Esecuzioni.

Poderes

jojos bizarre

Giorno conta com um dos stand mais versáteis do anime, o Experiência Dourada. Esse stand tem o incrível poder de manipular vida. Com isso, Giorno pode gerar plantas e pequenos animais que podem ser usados como disfarce e distração em batalha.

Quando Giorno usa em seu stand a Flecha criadora de stand, ele obtém o chamado Experiência Dourada Requiem, capaz de eliminar por completo a força de vontade de as ações do oponente.

Boss (Chefe/Don)

jojos bizarre

Parte: Antagonista na parte 5
Filiação: Líder da gangue Passione

Líder da gangue Passione e pai de Trish Una, o Chefe sempre teve uma obsessão por apagar sua própria história e provas de sua existência, mantendo sua identidade em segredo tanto dos integrantes da gangue quanto de sua própria filha, que nunca o conheceu diretamente.

A verdadeira identidade do Chefe é Diavolo, um confiante e violento gangster que mantém a verdade sobre si mesmo em segredo ao dividir o corpo com o jovem e inseguro Vinegar Doppio. Doppio se considera o mais leal subordinado de seu chefe, sem desconfiar que partes da alma de Diavolo está em seu corpo.

Também sem saber a identidade do Chefe, Doppio tem ilusões de que fala com ele ao telefone, quando na verdade coloca objetos aleatórios ao ouvido e fala com Diavolo em seu próprio corpo. Embora Diavolo possa controlar Doppio, ele também pode dominar a situação, assumindo sua forma original ao transformar o corpo de seu hospedeiro.

jojos bizarre

Poderes

O stand do Boss é o chamado King Crimson, uma entidade extremamente forte e que tem a habilidade de apagar o que aconteceu nos último 10 segundos que se passaram, algo que reflete as tentativas de seu usuário de esconder sua identidade e seu passado.

Esse stand pode ainda prever o que irá acontecer nos 10 segundos seguintes, sendo capaz, portanto, de prever os movimentos que seu adversário fará e responder à altura, ou ainda apagar um golpe que tenha levado para mudar o rumo da batalha.

Jolyne Cujoh

jojos bizarre

Parte: Protagonista na parte 6
Família: filha de Jotaro Kujo

Quando sua distante filha Jolyne Cujoh é incriminada e presa por assassinato, em 2011, Jotaro Kujo tenta salvá-la, mas acaba tendo suas memórias e seu Stand roubados por um misterioso usuário do stand Cobra Branca.

Detenta na prisão de alta segurança Green Dolphin Street Prison, localizada numa ilha nos Estados Unidos, a jovem decide usar seu tempo na cadeia para descobrir quem é o mestre do stand Cobra Branca e recuperar as memórias e o stand de seu pai, que acabou em um coma após o ataque.

Uma adolescente rebelde e delinquente, devido à ausência de seu pai durante toda sua infância e juventude, Jolyne amadurece na prisão, tanto em termos de consciência, quanto de poder, descobrindo seu stand.

Poderes

jojos bizarre

Com o Stand Stone Free, Jolyne é capaz de usar partes de seu corpo como uma corda, o que pode ser útil para comunicação fuga e proteção. Além disso, o Stone Free tem grande força, durabilidade, potencial de desenvolvimento e um poder destrutivo de grande nível.

Mestre do Stand Cobra Branca

jojos bizarre

Parte: Antagonista na parte 6

Filiação:

leal amigo e seguidor de Dio

Enrico Pucci conheceu Dio quando ainda era bem jovem. Adolescente, ele já trilhava seu caminho para se tornar padre. Após Dio curar seu pé desfigurado, Pucci parou para conversar com o vampiro e ficou fascinado com a ideia de paraíso e destino. Depois de sofrer pesados traumas, como o suicídio de sua irmã, Pucci ficou ainda mais sensível à visão de Dio do "mundo perfeito" e como construí-lo.

Nos anos seguintes, a obsessão de Pucci pelo "Mundo de Dio" apenas cresceu. Quando soube que Jotaro havia matado o vampiro, ele logo buscou uma forma de se vingar. Seu plano seria atrair Jotaro e matar tanto ele quanto sua filha Jolyne, para pôr um fim à linhagem Joestar, conforme a profecia de Dio dizia que precisava ser feito.

Para tanto, ele conseguiu incriminar Jolyne por um crime que não cometeu, atraiu Jotaro até a prisão e lhe roubou o Stand e as memórias, com o objetivo também de acessar as informações que Jotaro tinha do diário de Dio.

Poderes

  • Cobra Branca: por ser um stand de longo alcance, permitiu que seu mestre usasse seus recursos mesmo de dentro da prisão. Além de ser extremamente forte, domina potentes poderes exotéricos, como a produção de um perigoso ácido, a capacidade de prender seu oponente em uma espécie de sonho, e a criação de ilusões diversas.
  • C-Moon: Uma forma evoluída do Cobra Branca, é extremamente poderoso, sendo capaz de controlar a gravidade, além de demonstrar grandes velocidade e força em batalha.