Afinal quem tem mais Oscars: Marvel ou DC?

É conhecida por todos a rivalidade entre os fãs da DC Comics e da Marvel. Eles passam horas trocando argumentos que tentam explicar a razão de uma ser melhor que a outra. Uma das explicações mais utilizadas passa por recorrer aos filmes baseados em personagens dos quadrinhos de cada uma delas.

Quem nunca viu dois fãs de HQs discutindo sobre qual das duas editoras de quadrinhos tem as melhores adaptações para cinema? Para começar a avaliar isso, os comentários passam sempre pela quantidade de Oscars que cada estúdio já conquistou.

Neste artigo vamos tirar tudo a limpo, analisando os fatos e demonstrando qual das duas foi mais vezes premiada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas!

Superman - Oscar de Melhores Efeitos Visuais (1979)

DC Comics

Este foi o primeiro filme de heróis a ser reconhecido com um prêmio da Academia, um feito histórico para o gênero de filmes baseado em HQs.

O filme que contava com Christopher Reeve como o Homem de Aço entrou então para a história vencendo o Oscar de Melhores Efeitos Visuais. O longa foi ainda indicado a mais três Oscars (Melhor Som, Melhor Montagem e Melhor Trilha Sonora).

A DC Comics foi a primeira a ver uma adaptação dos seus quadrinhos sendo premiada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Batman - Oscar de Melhor Direção de Arte (1989)

DC Comics

Somente após 10 anos é que outro filme de heróis foi premiado com um Oscar e, mais uma vez, para uma categoria técnica. Batman, de Tim Burton, conquistou todo o mundo pela sua versão gótica de Gotham City, que lhe valeu um Oscar de Melhor Direção de Arte.

O filme foi um sucesso de bilheterias e ainda hoje é considerado por muitos como o melhor filme inspirado no Cavaleiro das Trevas de todos os tempos.

Contudo, esta não será a última vez que veremos o Batman nesta lista de premiados... É só esperar mais alguns anos!

Homens de Preto - Oscar de Melhor Maquiagem e Penteado (1998)

Marvel Comics

Os heróis nem sempre vestem um uniforme chamativo e uma capa. Às vezes, eles vestem ternos pretos e usam dispositivos para apagar sua memória! Foi o caso de Homens de Preto.

Os primeiro quadrinhos de Homens de Preto foram publicados em 1990, pela Aircel Comics, que depois foi comprada pela Malibu Comics, que eventualmente foi adquirida pela Marvel Comics.

O primeiro filme da franquia foi indicado, no Oscar de 1998, nas categorias Melhor Maquiagem e Penteado, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora: Comédia ou Musical. Das três, o longa levou a estatueta de Melhor Maquiagem e Penteado para casa.

Homem-Aranha 2 - Oscar de Melhores Efeitos Visuais (2005)

Marvel Comics

A Marvel ficou novamente entre os vencedores da premiação com um Oscar de Melhores Efeitos Visuais para o filme Homem-Aranha 2, dirigido por Sam Raimi.

O longa ainda foi indicado a mais dois Oscars (Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som) em duas categorias técnicas, mas infelizmente venceu apenas um. Curiosamente, até a data, todos os filmes de super-heróis indicados para os Oscars só tinham conseguido vencer categorias técnicas.

Contudo, foi ótimo ver a Marvel mais uma vez entre os campeões com um dos mais icônicos filmes do Homem-Aranha, que ainda hoje é o favorito de vários fãs.

Batman: O Cavaleiro das Trevas - Oscar de Melhor Ator Coadjuvante e Oscar de Melhor Edição de Som (2009)

DC Comics

Batman: O Cavaleiro das Trevas entrou para a história como o filme de heróis que venceu mais Oscars, sendo também o mais indicado de todos os tempos para uma produção deste gênero.

A segunda aventura do Batman, dirigida por Christopher Nolan, levou a estatueta de Melhor Edição de Som e, aquele que ainda é considerado como o Oscar mais importante alguma vez conquistado por um filme de heróis, o de Melhor Ator Coadjuvante, pelo impressionante Coringa de Heath Ledger.

Batman: O Cavaleiro das Trevas também foi indicado para mais seis Oscars: Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Direção de Arte, Melhor Maquiagem e Penteados, Melhor Mixagem de Som e Melhores Efeitos Visuais.

Big Hero 6 - Oscar de Melhor Animação (2015)

Marvel Comics

Nem todos sabem, mas a aclamada animação Operação Big Hero se baseia nos quadrinhos Sunfire & Big Hero 6, lançados pela Marvel Comics em 1998.

Em 2019, a IDVW Publishing adquiriu os direitos da agora intitulada Big Hero 6: The Series. Mas a adaptação para os cinemas foi feita em 2014, então o Oscar de Melhor Animação conquistado em 2015 ainda conta pontos para a Marvel.

Esquadrão Suicida - Oscar de Melhor Maquiagem e Penteados (2017)

DC Comics

O filme do Esquadrão Suicida recebeu um montão de críticas negativas, mas mesmo assim ele foi um sucesso de bilheterias e, para surpresa de todo mundo, acabou mesmo levando um Oscar para casa.

Mais uma vez, um filme de heróis foi destacado por mais uma categoria técnica, neste caso premiado com o Oscar de Melhor Maquiagem e Penteado.

Contudo este Oscar esteve rodeado em polêmicas, com alguns críticos afirmando que o prêmio não deveria ter sido ganho pelo filme da DC Comics, destacando outras produções que estavam nomeadas para a mesma categoria. Mas apesar de tudo, quem venceu foi Esquadrão Suicida!

Homem-Aranha no Aranhaverso - Oscar de Melhor Animação (2019)

Marvel Comics

Um dos maiores destaques da temporada de premiação deste ano, Homem-Aranha no Aranhaverso se consagrou com o Oscar de Melhor Animação, após conquistar prêmios em diversas outras cerimônias, como Globo de Ouro, Critics' Choice Award e BAFTA.

A aclamada animação tem como base o personagem (e todas as suas versões) criado originalmente por Stan Lee e Steve Ditko, na Marvel Comics.

Pantera Negra - Oscars de  Melhor Trilha Sonora, Melhor Figurino e Melhor Design de Produção

Marvel Comics

Indicado a 7 categorias do Oscar 2019, Pantera Negra levou 3 delas: Melhor Trilha Sonora, Melhor Figurino e Melhor Design de Produção.

Na categoria de Melhor Design de Produção, ainda tivemos um momento histórico, no qual Hannah Beachler se tornou a primeira mulher afroamericana a ser indicada e a ganhar na categoria!

Resultado final - Marvel!

Marvel

DC: 5 Oscars
Marvel: 7 Oscars

É, o desempenho dos filmes Marvel no Oscar 2019 fez com que a empresa passasse à frente da DC Comics em termos de adaptações cinematográficas com maior número de prêmios.

Por um bom tempo, a DC liderou esse placar, com produções muito elogiadas, como a trilogia Cavaleiro das Trevas. Nos últimos anos, contudo, enquanto os filmes DC pareciam cair no gosto do público e da crítica, o Universo Cinematográfico Marvel chegou ao seu auge.

A torcida, porém, fica para que os dois universos cinematográficos sigam crescendo e nos trazendo filmes de qualidade e que nos emocionem.

Apenas neste ano, podemos esperar os filmes Capitã Marvel, Shazam!, Vingadores: Ultimato Homem-Aranha: Longe de Casa. Para os próximos anos, teremos Mulher-Maravilha 1984, Aves de Rapina e a Fantástica Emancipação de uma Arlequina, um reboot de Esquadrão Suicida, entre outros projetos ainda não confirmados.