Não é segredo nenhum que a Marvel e a DC são empresas rivais da industria dos quadrinhos, sendo as duas responsáveis pela criação dos heróis e vilões mais icônicos de todos os tempos. Portanto, quando uma faz sucesso com algum personagem, é natural (e quase esperado) que a outra queira fazer algo similar para não ser deixada para trás na competição. Confira agora alguns casos em que essa copia da concorrência pode ter ido longe demais.

Deadpool e Exterminador

Deadpool e Exterminador

Começando com a cópia mais descarada na história dessas duas empresas. O visual de Deadpool foi desenhado por Rob Liefield em 1991 para incorporar o personagem nas histórias dos Novos Mutantes. Obviamente foram notadas as similaridades com o personagem da DC, o Exterminador (criado em 1980). Ambos são mercenários com habilidades regenerativas, além de terem pistolas e espadas como suas armas principais.

Marvel não só percebeu que Deadpool foi totalmente inspirado no personagem da concorrência, como assumiu isso, aumentando ainda mais as semelhanças. O nome verdadeiro de Deadpool, Wade Wilson, foi criado para ser uma corruptela do alter ego do Exterminado, cujo nome é Slade Wilson.

Os dois personagens podem ter uma aparência bastante parecida, mas é inegável que a Marvel tomou um caminho totalmente diferente com Deadpool, transformando-o num personagem único.

Homem-Coisa e Monstro do Pântano

Homem-Coisa e Monstro do Pântano

Embora dessa vez a Marvel tenha chegado na frente, estreando primeiro o sua criatura pantanosa, ambos os personagens foram criados no mesmo ano. Tanto o Homem-Coisa quanto o Monstro do Pântano tiveram a mesma inspiração para a suas criações. Os dois foram baseados em no Heap, um personagem monstruoso de quadrinhos de 1942. Por conta disso, Marvel e DC nunca iniciaram um processo legal sobre este caso.

A história dos dois personagens é muito semelhante, com ambos sendo cientistas que acabam caindo em um pântano com seus experimentos, causando suas mutações em monstros enormes. Assim como o caso de Deadpool e Exterminador, o rumo tomado por cada um dos personagens é bem diferente, com a versão da DC tendo um viés muito mais existencialista

Gata Negra e Mulher-Gato

Gata Negra e Mulher-Gato

Entrando na área dos vilões, comecemos por essas duas que, embora possam ser consideradas anti-heroínas, já tiveram seus atos vilanescos. Direto às semelhanças: temática felina, roupas parecidas, as melhores ladras e ambas possuem casos românticos com os heróis que elas antagonizam.

Apesar de Gata Negra surgir depois da Mulher-Gato, ela foi a primeira a ter esse estilo de roupas nos quadrinhos. A Mulher-Gato, apesar de ter uma roupa semelhante nas séries de TV, usava um vestido roxo e uma capa esverdeada quando a Gata Negra apareceu em 1979. Seu estilo só foi se assemelhar mais ao que é hoje em dia em 1986.

Thanos e Darkseid

Thanos e Darkseid

Ambos são duas montanhas de músculos queixudas. Não é semelhança o suficiente? Os dois brutamontes são grandes conquistadores espaciais que vasculham o universo em busca de seus objetivos, destruindo qualquer um que entre em seu caminho. Também são considerados os vilões mais poderosos de suas editoras.

Neste caso, Thanos foi criado depois do personagem da DC, aparecendo pela primeira vez apenas três anos após a primeira aparição de Darkseid. Jim Starlin, criador do Titã roxo da Marvel, já disse várias vezes que Darkseid foi a principal inspiração para a criação de Thanos.

Soldado Invernal e Capuz Vermelho

Soldado Invernal e Capuz Vermelho

Visualmente podem não ter muito em comum, mas ambos os personagens possuem uma trajetória muito parecida. Bucky Barnes e Jason Todd foram parceiros de grandes heróis (Capitão América e Batman, respectivamente) que foram dados como mortos. Ambos largaram a vida de heroísmo para voltarem como vilões anos mais tarde. Além de ambos terem um visual muito maneiro. Contudo, a vida de crime não durou muito tempo e logo voltaram para o lado do bem.

Curiosamente, os dois personagens voltaram para os quadrinhos no mesmo ano. É difícil saber se alguém copiou alguém nesse caso, ou estamos lidando com mais uma coincidência ao estilo de Homem-coisa e Monstro do Pântano.

Gavião Arqueiro e Arqueiro Verde

Gavião Arqueiro e Arqueiro Verde

De volta aos heróis, temos dois personagens que possuem um gosto por armas ultrapassadas. Os arqueiros da Marvel e da DC possuem mais em comum que apenas as flechas. Ambos tiveram que aprender arquearia para sobreviver, são donos de personalidades bem semelhantes e tem uma queda amorosa por mulheres boas de briga com nome de animais de cor escura (Viúva Negra e Canário Negro).

Novamente foi a DC quem inventou primeiro um personagem com essas características. O Arqueiro Verde foi criado em 1941 enquanto a versão roxa da Marvel só foi surgir duas décadas depois, em 1964. 

Namor e Aquaman

Namor e Aquaman

Claro que um dos principais membros da Liga da Justiça é uma ideia original da DC, certo? Errado. Dessa vez foi a Marvel a pioneira em super heróis submarinos, trazendo Namor para os quadrinhos em 1939, três anos antes do Aquaman.

As semelhanças entre os dois são muitas! Ambos são membros da realeza de Atlântida, são filhos de uma mulher atlante e um mortal, não podem ficar muito tempo fora d'água, suas habilidades são praticamente as mesmas, e os dois usam um tridente como arma.

X-men e Patrulha do Destino

X-men e Patrulha do Destino

Quem diria que um dos títulos mais importantes da Marvel seria uma cópia? O criador da Patrulha do Destino, Arnold Drake, diria. Ele era convicto que Stan Lee havia roubado a ideia de um grupo de jovem super-poderosos, ao criar os X-men três meses após a estreia da Patrulha do Destino.

Ambos os times eram liderados por um homem em uma cadeira de rodas e composto por jovens esquisitos e deslocados. Ambos os times lutavam para proteger a sociedade que não os aceitava e os temia

Vingadores e Liga da Justiça

Vingadores e Liga da Justiça

Finalizamos com as maiores equipes de super heróis das duas editoras. Dizer que Marvel ou a DC copiou a concorrência nesse caso é um pouco extremo, uma vez que seus membros são diferentes entre si. Contudo, alguém teve a ideia de juntar os heróis em um clubinho primeiro. Sem mais suspense, esse alguém foi a DC.

A primeira aparição da Liga da Justiça foi em 1960, e se tratava de uma renovação de seu antigo grupo de heróis, A Sociedade da Justiça. Seus membros originais eram o Superman, Batman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde, Aquaman, o Caçador de Marte e a nova versão do Flash, encarnada por Barry Allen. A criação da Liga é considerada por muitos o marco que inicia a Era de Prata dos Quadrinhos.

Os Vingadores só foram aparecer nos quadrinhos em setembro de 1963. A formação original era composta pelo Homem-Formiga, a Vespa, Homem de Ferro, Hulk e Thor. Capitão América só se juntaria a equipe na edição nº 4. Contudo, é dito que os Vingadores não foram a primeira resposta da Marvel à Liga da Justiça, mas sim o Quarteto Fantástico, que estreou em 1961. 

Há ainda muitos outros heróis e vilões que parecem ter sido criados em resposta à concorrência. Tantos que daria para criar mais uma lista como esta. Porém, pouco importa se são ou não cópias, o que vale mesmo é o que se faz com o personagem. Se isso rende boas histórias e diverte o público, só ganhamos com esses heróis "duplicados".

Quem mais você colocaria nessa lista?