Deadpool é um anti-herói complexo, muitas vezes desagradável para os restantes humanos e completamente insano. Mas a verdade é que, apesar de tudo, o Mercenário Tagarela conseguiu conquistar um pouco de todos nossos corações com seu altruísmo e senso de humor.

Conheça melhor Deadpool desde a sua origem ambígua até aos seus relacionamentos mais marcantes.

Sua primeira missão nos quadrinhos

deadpool

Deadpool foi introduzido pela primeira vez nos quadrinhos Novos Mutantes #98, em 1991. O misterioso assassino profissional, teria sido contratado para assassinar Cable e os X-Force.

Vestido com seu uniforme icônico vermelho e preto e armado com suas duas espadas, Deadpool estava ainda longe de ser o mercenário que conhecemos hoje. Aqui, ele era um vilão sombrio e ameaçador e, apenas mais tarde, para se distanciar de Exterminador da DC, é que ele viria a se transformar no anti-herói psicótico e de humor perverso que nós tanto gostamos.

Origem de um mercenário

origem

As origens de Deadpool são mais confusas e obscuras que as dos outros super-heróis devido a sua instabilidade mental, o que o torna em um narrador duvidoso.

É certo que ele nasceu em uma família disfuncional e perdeu os pais relativamente novo. Porém, em algumas versões da história, seu pai o abandonou e à sua mãe, o que levou a que ela descesse em uma espiral fatal de alcoolismo. Já em outras versões, o pai de Wade era na verdade um homem que abusava de seu filho e sua esposa, e sua mãe morreria muito cedo de câncer.

Mais tarde, após uma breve incursão no exército, Wade viajou pelo país, treinando para se tornar um assassino profissional. Já estabelecido em sua carreira de mercenário, ele namorou uma prostituta adolescente chamada Vanessa Carlysle, a qual viria a se tornar na mutante Mímica.

Mas quando tudo parecia estar correndo bem, Wade desenvolveu câncer e procurou uma cura em um tratamento experimental no Canadá. O que ele não sabia é que, na realidade, esse tratamento se tratava do programa secreto de modificação genética Arma X, que tinha como objetivo transformar os pacientes em armas vivas (tal como acontecera com Wolverine).

Claro que o experimento correu mal e, embora Wade tenha ganhado sua habilidade de regeneração poderosa, ele ficou também extremamente deformado e completamente insano.

Influenciado por outros super-heróis

Spiderman

Apesar de Deadpool ter sido criado como um personagem fácil de desenhar para que os artistas conseguissem produzir seus quadrinhos mais rápido, seus criadores se inspiraram por um lado no personagem da DC Exterminador e por outro no uniforme de Homem-Aranha.

Tanto Slade Wilson como Exterminador, o vilão dos Jovens Mutantes, são mercenários fisicamente melhorados que usam espadas e um diverso arsenal de pistolas.

Relativamente a Homem-Aranha, essa inspiração veio a se ilustrar nos quadrinhos com uma extrema admiração de Wade por Parker, estando o mercenário constantemente a tentar ganhar o aracnídeo como seu melhor amigo.

Mas consegue Deadpool trabalhar com outros?

deadpool

Embora sua insanidade o torne em alguém imprevisível e difícil de lidar, Deadpool se juntou a várias equipes de super-heróis durante suas aventuras.

O mercenário foi parte importante dos X-Force, um time que incluía Wolverine, Fantomex, Psylocke, Arcanjo, E.V.A. e Deathlok. Além disso, ele também chegou a ingressar nos Vingadores, depois de Steve Rogers o ver como um verdadeiro herói apesar de todos seus defeitos e excentricidades.

Em ainda outro arco importante, Deadpool criou a Tropa Deadpool, que consistia em um time composto por diferentes versões dele mesmo de mundos alternativos dentro do multiverso da Marvel.

Deadpool criando laços

blind al

Quase todos os super-heróis com quadrinhos individuais têm um grupo de amigos e companheiros que lhe servem de suporte em suas aventuras. Deadpool tem também alguns confidentes próximos embora seus relacionamentos sejam mais estressantes e complicados do que os de um super-herói normal.

A confidente mais próxima de Deadpool é, na verdade, sua companheira de casa e refém, Cega Al. A mulher, velha e cega, vive com Wade e age como uma figura materna para ele, acreditando que o mercenário conseguirá um dia se redimir de suas más ações. Apesar de a manter como sua prisioneira, Wade parece sentir verdadeiro carinho por Cega Al, se bem que o mostre de uma forma perversa.

Já outro amigo do mercenário é Fuinha, um traficante de armas e de informação que ajuda Deadpool em suas missões.

Seu bromance com Cable

cable

Apesar de Cable ser a primeira missão que vemos ser atribuída a Deadpool no mundo dos quadrinhos, os dois acabaram por desenvolver uma relação única e uma amizade duradoura.

Cable até tentou por várias vezes convencer Wade a deixar de matar por dinheiro e, embora ambos tenham lutado um contra o outro em algumas ocasiões, sua amizade acabou sempre por falar mais alto. Cable, sendo um homem sensato, e Wade, sendo completamente insano, os dois criam uma dupla hilária.

O casamento de Wade

casamento

Embora o mercenário tenha mantido variados relacionamentos durante suas aventuras, ele acabou se casando com Shiklah, ex-noiva do Drácula. Claro que para comemorar o evento, Deadpool criou uma cerimônia que juntou praticamente todo o Universo Marvel.

Embora o casamento em si não tenha sido uma escolha particularmente positiva na vida de Wade, o acontecimento foi tão grande que a Marvel teve de juntar todos os escritores e artistas dos quadrinhos de Deadpool para recriarem todos os personagens que alguma vez haviam aparecido nas aventuras do mercenário.

Pansexualidade

sexualidade

Quase todos os super-heróis têm um interesse romântico principal, mas Deadpool teve muitos companheiros durante sua história e nem todos se tratavam de mulheres humanas.

Na verdade, Deadpool é o único super-herói pansexual, que não se importa nem com o gênero nem com a espécie com que se relaciona. Durante suas aventuras, o mercenário teve relações amorosas com extraterrestres, mutantes e até com a representação física da Morte.

Deadpool também sente crises existenciais

tristeza

Deadpool é conhecido por falar diretamente com os leitores e até com os escritores e ilustradores. Mas, embora essas passagens sejam hilárias, existe uma sombra pairando em cada um desses momentos.

Infelizmente, com a consciência de que não é mais do que um personagem em uma HQ, Wilson tem sofrido de depressão profunda, se sentido destroçado emocionalmente por sua existência se resumir a um meio de entretenimento à mercê dos criadores dos quadrinhos.

O mercenário com bom coração

evan

Embora sua vida consista em matar constantemente, Deadpool também já mostrou compaixão em alguns momentos íntimos. Além de habitualmente doar seus órgãos para salvar outros, Deadpool mostra seu lado fraternal ao salvar Evan, um garoto clone do vilão Apocalipse, criado para fazer o mal.

Wade marcou para sempre Evan ao dizer que, apesar do objetivo de sua criação, ele podia se tornar no homem que quisesse e criar seu próprio destino. Mais tarde, quando o garoto já estava no Instituto Jean Grey, Wade o visitou e Evan lhe agradeceu por ter sido o herói que o ajudou quando ele mais precisava.

Poderes e habilidades

cura

Deadpool usufrui de um poderoso poder de regeneração, o mesmo que Wolverine. Portanto, ele é virtualmente imortal. Na verdade, o mercenário até já sobreviveu a diversos ferimentos mortais como explosões de bombas nucleares, decapitações e desmembramentos.

Outro poder fantástico de Deadpool se chama bodysliding e consiste em teletransporte através de um utensílio que Cable desenvolveu. Infelizmente, durante as aventuras da dupla, seu DNA se misturou, o que fez com que quando um se teletransportava, o outro também saltava imediatamente para a mesma localização. Essa fusão de seus corpos ao utilizar o bodysliding transformava Wade que ficava com um aspecto temporariamente agradável, ao contrário de sua normal aparência horrível.

Devido a seus anos treinando para ser um assassino e aos efeitos da Arma X, Deadpool possuiu habilidades de combate de elite, reflexos melhorados, força superior e agilidade incrível.