Se não existissem vilões, não teríamos super-heróis. E um dos motivos pelo qual o Batman tem tantos fãs é exatamente pelo fato de possuir uma das galerias de vilões mais espetaculares de toda a história da ficção. Neste artigo vamos eleger os 17 melhores vilões que o Batman já enfrentou!

1. Coringa

coringa

Este cara tinha que ser o primeiro da nossa lista. O Coringa é sem sombra de dúvidas o principal arqui-inimigo do Cavaleiro das Trevas. E apesar de ser um dos mais populares, a sua identidade é totalmente desconhecida, sendo até hoje um dos maiores mistérios do mundo das HQs.

O Coringa também foi o responsável por alguns dos atos mais cruéis da história dos quadrinhos. Ele assassinou o Robin, Jason Todd, e ainda deixou a Batgirl, Barbara Gordon, numa cadeira de rodas.

5 coisas que você provavelmente não sabe sobre Coringa e Arlequina

2. Pinguim

pinguim

Apesar de não lhe darem muita importância nas primeiras HQs (era apenas um simples ladrão de joias), o Pinguim foi construindo o seu legado e acabou se tornando numa das principais figuras do crime em Gotham City.

Nos Novos-52, este personagem sofreu algumas alterações. Passou a ser o proprietário de um clube noturno chamado "Iceberg Lounge", que servia como base para as suas operações criminosas.

Descubra a origem do Pinguim, um dos maiores vilões de Gotham

3. Máscara Negra

máscara negra

Além de ser vilão na sua história, as únicas coisas que este cara tem em comum com o Batman são as famílias extremamente ricas e o fato de ambos se odiarem.

O Máscara Negra é uma das mentes criminosas mais insanas que Batman já enfrentou. Ele matou os seus próprios pais e usou a madeira do caixão do seu pai para fazer a máscara que cobre o seu rosto. Depois disso, tornou-se num dos criminosos mais perigosos que já percorreram as ruas de Gotham.

Quem é a Batgirl? Descubra mais sobre a super-heroína!

4. Charada

charada

Edward Nygma, mais conhecido por Charada, é um personagem completamente transtornado. Quando criança, Nygma enchia o saco dos seus pais com perguntas, pois ele queria ter as respostas para tudo.

Mais tarde, já adulto, ele decidiu se transformar num criminoso obcecado por demonstrar que o seu intelecto era superior ao do Batman.

Você vai querer conhecer a história de origem do Charada!

5. Espantalho

espantalho

Jonathan Crane era um Professor de Psicologia que foi expulso da faculdade por ter disparado uma arma em sala de aula como ferramenta didática. A ideia era que os seus alunos entendessem melhor a psicologia do medo.

Depois de ter sido despedido ele se transformou no Espantalho, uma figura que tinha como objetivo passar tanto o sentimento de pobreza como o de medo a todos aqueles que cruzassem seu caminho. No início ele era um excelente lutador, só depois de alguns anos é que começou a utilizar a famosa toxina do medo.

6. Hera Venenosa

uma thurman

Pamela Isley era uma estudante de botânica, que após se ter apaixonado por um dos seus professores, foi injetada com um soro tóxico que a deixou imune a todos os venenos.

Mais tarde ela descobriu que sua pele se tornara verde, que tinha a habilidade de controlar todos os tipos de plantas e que lançava um feromônio que deixava qualquer homem suscetível ao seu controle. Foi uma questão de tempo até ela se transformar na criminosa Hera Venenosa.

7 coisas que você tem que saber sobre a Hera Venenosa

7. Bane

bane robin

Bane teve uma infância bem difícil. Ainda bebê foi enviado para uma prisão de alta segurança para cumprir uma sentença pelos atos do seu pai.

Treinado pelos outros presidiários, ele acabou se tornando um excelente lutador e se ofereceu para ser cobaia nos testes de uma nova droga chamada Venom. Essa droga aumentava sua força, mas o deixava dependente. E ele tinha que estar constantemente consumindo novas doses deste narcótico.

8. Ra's al Ghul

rasalghul

Este personagem pode ser considerado um verdadeiro veterano, pois nos quadrinhos ele já tem mais de 700 anos de idade. Ra's descobriu o Poço de Lázaro, um local que tinha águas com poderes curativos. Mas a longa exposição a estas águas fazem com que o utilizador acabe ficando louco.

Ra's al Ghul adquire vários conhecimentos ao longo dos anos e acaba se tornando um excelente lutador. Mais tarde ele cria a Liga dos Assassinos, um grupo secreto que pretende dizimar toda a raça humana para construir um novo mundo a partir do nada.

Descubra a história do temível Ra's al Ghul!

9. Duas-Caras

dois-caras

Harvey Dent era um advogado que, após um acidente, acaba ficando com metade da sua cara desfigurada. Alvo do preconceito da sociedade em relação ao seu aspecto, Harvey tem um esgotamento nervoso que o transforma num criminoso.

O Duas-Caras está sempre acompanhado de uma moeda que atira para o ar. Se der cara, ele doa os bens roubados para a caridade. Se der cora, ele fica com o que roubou.

10. Senhor Frio

mr freeze

Apesar de ser um vilão, Victor Fries é um cara com bom coração. Quando criança Victor congelava todos os seus animais para preservá-los, com medo que eles morressem. Já adulto, Victor vira cientista com o objetivo de descobrir uma cura para a doença da sua esposa.

Depois de utilizar um método parecido com o que fazia com os seus animais, ele congela a sua mulher para a preservar até encontrar uma cura. Porém Victor sofre um acidente de laboratório, o que faz com que ele não consiga sobreviver a ambientes com temperaturas superiores a 0 graus.

Mais tarde ele cria um uniforme para conseguir sobreviver e uma arma congelante, transformando-se no criminoso Senhor Frio.

11. Arlequina

arlequina

Como qualquer outra personagem, ela inicialmente era uma garota bem normal. A Drª Harleen Frances Quinzel era uma psiquiatra estagiaria no Asilo Arkham. Até que ela ficou fascinada pelo Coringa, tentando entender os motivos que o tornavam tão insano.

Após vária sessões de psiquiatria com o Coringa, ela acabou sendo manipulada pelo Palhaço do Crime ajudando-o a escapar de Arkham. E assim adquire sua nova identidade criminosa, conhecida pelo nome de Arlequina.

Tudo que sabemos sobre o filme solo da Arlequina!

12. Corte das Corujas

corte das corujas

A Corte das Corujas é uma organização secreta mais antiga que a própria cidade de Gotham. Este grupo sempre teve uma agenda criminosa própria, utilizando a seu favor a sua influência sobre os grandes grupos econômicos e políticos espalhados por todo o mundo.

Esta equipe, além de ser composta por algumas das pessoas mais influentes de Gotham, tem à sua disposição um grupo de assassinos altamente treinados chamados de Garras.

Conheça mais sobre a Corte das Corujas, a sociedade secreta de Gotham!

13. Chapeleiro Louco

mad hatter

Aparentemente inofensivo, o Chapeleiro Louco, como o nome indica, é uma das mentes mais insanas de Gotham. Como qualquer outro vilão, a sua vida foi assombrada por tragédias, algo que o fez embarcar no mundo do crime.

O Chapeleiro Louco é um cara bem inteligente e passou anos e anos estudando sobre hipnotismo. Até que acabou se tornando um dos melhores hipnotizadores do mundo. Ele aproveitou esta habilidade, que lhe permitia controlar o subconsciente das pessoas, para espalhar o caos por Gotham City.

Apresentando o Chapeleiro Louco, um dos inimigos do Batman

14. Hugo Strange

hugo-strange

Hugo Strange é um psiquiatra que tem tanto de perturbado como tem de brilhante. Ele é um dos mais antigos inimigos do Batman, ultrapassando até o Coringa. Strange foi ainda um dos únicos personagens que conseguiu desmascarar o Batman, descobrindo a sua identidade secreta.

Uma das coisas que torna este personagem bem estranho é que a sua origem é completamente desconhecida e nunca foi explicada por nenhuma HQ.

15. Mulher-Gato

mulher-gato-batman

Ora interesse romântico do Batman, ora parceira, Selina Kyle é essencialmente uma vilã. Esta anti-heroína vive dividida entre o bem e o mal, recorrendo por várias vezes ao crime para saciar o seu lado mais materialista.

Selina recorre ao crime pois durante toda a vida essa foi a sua maneira de sobreviver. Ela passou a infância vivendo nas ruas, e rapidamente Selina aprendeu a se defender e a garantir a sua subsistência. Esta personagem é ainda muito orgulhosa, preferindo roubar a aceitar a ajuda de outros personagens.

Descubra o essencial sobre a Mulher-Gato, a verdadeira anti-heroína da DC Comics

16. Exterminador

slade-batman

Inicialmente o Exterminador foi criado para ser um inimigo dos Jovens Titãs, mas ele era tão poderoso que rapidamente outros heróis acabaram cruzando seu caminho, o caso do Arqueiro Verde e do Batman.

Slade Wilson (identidade secreta) fez parte de várias HQs do Batman e os dois se enfrentaram várias vezes. Recentemente foi revelado que este personagem será o vilão do primeiro filme solo do Batman de Ben Affleck, e será interpretado pelo ator Joe Manganiello.

O essencial sobre Slade Wilson, o Exterminador!

17. Bônus: Rei dos Condimentos

condimentos

Este cara não é icônico, muito menos popular. Mas é absolutamente hilário! Depois de ter sido vítima de uma lavagem cerebral feita pelo Coringa, e de ter passado um tempo em Arkham, Mitchell Mayo voltou para as ruas de Gotham como o Rei dos Condimentos.

Para derrotar os seus inimigos ele usa duas pistolas que disparam condimentos (Ketchup e Mostarda)... Afinal de contas, ele é o Rei dos Condimentos!

Conheça os 9 vilões mais ridículos de todos os tempos