Conheça os MELHORES vilões dos filmes da Marvel

Uma das principais críticas que se faz ao Universo Cinematográfico Marvel é em relação aos seus vilões. Ok, vamos ser sinceros: entre os 22 filmes que saíram até agora, temos alguns vilões que são bastante irrelevantes e até genéricos.

Mas uma década nas telonas deu à Marvel a chance de acertar em cheio no quesito inimigos! Fizemos uma lista com alguns dos mais emblemáticos antagonistas que os heróis precisaram enfrentar até agora no MCU. Dá só uma olhada!

ATENÇÃO: CONTÉM SPOILERS

7 - Ego, o Planeta Vivo - Guardiões da Galáxia 2

Ego, o planeta vivo

Essa escolha pode ser bem controversa, já que muita gente não curtiu a forma como Ego, o Planeta Vivo foi representada. A sua origem é diferente da dos quadrinhos, colocando o vilão como um dos Celestiais.

Ego é o pai biológico de Peter Quill, o Senhor das Estrelas. No MCU, Ego tem um plano que é bem genérico: apoiado numa suposta boa causa, ele pretende remodelar toda a galáxia com seus poderes. Mas então porque ele tá nesta lista?

Porque a relação pai-filho entre o Peter Quill e Ego são bem legais! Além disso, o Kurt Russel consegue fazer a gente simpatizar com o personagem, que nem é tão especial assim! Ele cumpre bem o seu papel e move o enredo de uma maneira criativa.

6 - Hela - Thor: Ragnarok

hela cate blanchett

Thor: Ragnarok foi uma completa reinvenção do herói no cinema: muito sério nos seus filmes, o deus do trovão parecia sisudo demais, ao ponto de muita gente preferir seu irmão adotivo.

Nada melhor reinventar um herói do que dando um novo vilão pra ele, certo? Hela cumpre muito bem esse papel. Sombria e cruel, ela é um contra-ponto bem interessante do que Thor: Ragnarok se propõe a ser, equilibrando o tom de comédia que o diretor Taika Waititi imprimiu no longa.

Hela, filha rejeitada de Odin, leva o temível Ragnarok, apocalipse da mitologia nórdica, a Asgard. Muito bem caracterizada, Cate Blanchett fez um bom trabalho no papel da deusa. Tanto que tem gente teorizando inclusive uma possível volta da vilã no futuro.

5 - Ultron - Vingadores - A Era de Ultron

Age of Ultron

Uma invenção genial e super poderosa, capaz de manter a Terra protegida de qualquer tipo de problema em tempo integral. Parece uma ótima ideia, não é? Parece que não é bem assim...

Ultron, criação de Tony Stark pra defender a Terra, percebe que, na verdade, a maior ameaça ao planeta são os próprios seres humanos! A motivação do vilão é bem trabalhada: ele pretende erradicar os humanos e repovoar a Terra com uma espécie mais evoluída.

Uma das cenas mais emblemáticas do filme, além das ótimas sequências de ação contra as crias de Ultron, é a discussão do vilão com o Visão, mostrando como ambos tem visões opostas em relação aos seres humanos. Ultron funciona não apenas como inimigo, mas para sedimentar o Visão como um herói.

4 - A Hydra - Capitão América

Hydra

Okay, A Hydra não é exatamente um personagem. Mas, mesmo assim, seus tentáculos são longos e capazes de colocar como rivais até mesmo os heróis.

Em Capitão América - O Primeiro Vingador, quando temos o primeiro vislumbre da Hydra, ainda não fazemos ideia do potencial da organização. Talvez a primeira mostra de como um inimigo invisível pode ser perigoso apareça em Capitão America - O Soldado Invernal.

Ali ficamos vendo o quanto os membros da Hydra estão infiltrados em postos de influência e, sem precisar de super poderes, são capazes de colocar os heróis em situações bem complicadas! Talvez o ápice da influência da Hydra possa ser vista em Capitão América - Guerra Civil, onde os Vingadores acabam brigando entre si motivados, em grande parte, por maquinações da Hydra.

3- Loki - Os Vingadores

Loki Thor

Na linha de vilões "que são tão bons que quase torcemos para eles", temos Loki, interpretado por Tom Hiddleston! O irmão (adotivo) de Thor é um ótimo exemplo de construção de personagem. Tudo começa lá atrás, em Thor, primeira aparição do deus do Trovão nas telonas.

Apesar de já percebermos o quanto Loki, deus da Trapaça na mitologia nórdica, pode ser traiçoeiro logo em sua estreia, é com o passar do tempo que a gente acaba até se afeiçoando ao vilão. Ele é escorregadio e muda de lado com frequência mas, mesmo assim, consegue deixar todo mundo surpreso a cada virada de casaca.

Com o passar dos anos, o personagem foi ganhando tanto carinho do público que sua morte em Vingadores: Guerra Infinita é uma das mais doloridas de se ver. Ainda não dá pra saber se ele volta à vida em Vingadores: Ultimato, mas pelo menos sabemos que o Loki terá uma série própria no Disney Plus!

2 - Kilmonger - Pantera Negra

Kilmonger

Pantera Negra é um daqueles filmes da Marvel que parecem simplesmente irretocáveis. E o primeiro filme do MCU a concorrer ao Oscar de MELHOR FILME não poderia ter um vilãozinho qualquer, não é?

Para mover o enredo do primeiro filme solo de T'Challa nos cinemas, a Marvel se inspirou logo de cara em um dos inimigos clássicos do herói nos quadrinhos e adaptou sua história para uma versão ainda mais interessante. Erik Kilmonger, interpretado pelo ator Michael B. Jordan está tão bem feito que, às vezes, quase torcemos pelo vilão!

As motivações de Kilmonger são bastante compreensíveis e despertam uma reflexão interessante acerca de temas como o racismo, tudo isso com um carisma excepcional, resultado da ótima atuação de Jordan! antes de morrer, o vilão ainda tem um dos mais emocionantes discursos! Espetacular!

1 - Thanos - Vingadores: Guerra Infinita

Thanos

Era simplesmente impossível fazer uma lista dos bons vilões do MCU e não colocar o Titã Louco aqui. Além de ser o único que de fato foi capaz de derrotar os Vingadores, Thanos não é um personagem simplesmente malvado.

Conseguir as Joias do Infinito para erradicar metade das formas de vida do universo é bem perverso e não tem como defender o Titã. No entanto, o que o torna diferente é que, ao contrário da maioria dos vilões, ele não quer fazer isso só por maldade. Pelo contrário: Thanos acha que essa é a única forma de pacificar todas as galáxias.

O próprio vilão precisa encarar suas questões internas, como a relação ambígua que mantém com Gamora, a quem chama de filha. Isso não faz exatamente com que torçamos por Thanos, mas dá ao Titã alguma humanidade, o que só torna tudo muito mais interessante.

Concorda com a nossa lista? Deixamos alguém de fora?

FIQUE POR DENTRO:

Os 8 vilões mais implacáveis do Homem de Ferro

Descubra os vilões do UCM que não se parecem com sua versão HQ

Descubra Erik Killmonger, o vilão que quer destronar o Pantera Negra

Conheça os mistérios de Loki, o vilão da Marvel