Estamos em outubro, o mês do Halloween, e período em que o sobrenatural, o macabro e terror se tornam recorrentes em todas as mídias. 

O terror também possui participação no mundo dos quadrinhos. Muitos vilões se utilizam dele para poder executar seus planos nefastos e antagonizar os super-heróis. Reúna toda a sua coragem e descubra aqui alguns desses inimigos mais tenebrosos das HQs. 

10. Espantalho

Espantalho

Começando a lista com um vilão que usa o medo como arma. Um homem magricela com um saco surrado na cabeça pode não ser o conceito de aterrorizante da maioria das pessoas, mas o gás do medo do Espantalho cobre a subjetividade desse conceito. Todos que se intoxicam com o gás de Espantalho sofrem com vívidas alucinações de seus maiores medos.

Portanto, se seu medo são aranhas, você verá aranhas por todos os lugares; se o que te assusta é a morte de seus pais, será assombrado pela imagem de seus corpos sem vida; se você tem pavor de macacos vestidos de palhaço segurando espetos de churrasco... bom, já deu pra ter uma ideia do que acontece. O fato é que o espantalho se certificará de usar os medos de sua vítima contra ela mesma. A máscara sinistra está ali apenas para piorar ainda mais a situação. 

9. Killgrave

Homem-púrpura

Aqui está um conceito diferente de terror. Apesar de muitos psicopatas do mundo real usarem terno completo, isso não é motivo de medo. Ter pele roxa só é diferente, não é o bastante para ser motivo de pavor. Por isso Zebediah Killgrave, também conhecido como o Homem-Púrpura, só se mostra digno de ser temido ao utilizar seus poderes.

Killgrave possui a habilidade de subjugar a vontade de qualquer um ao seu redor através de feromônios que produz em sua pele. Isso quer dizer que ele pode controlar as pessoas que respiram esse feromônio através de sugestões verbais. Imagine estar consciente, mas ser incapaz de controlar suas ações que são ditadas por um homem insano e violento. Caso tenha dificuldade em imaginar isso, você pode ver esse vilão em ação no seriado Jessica Jones da Netflix.

8. Despotellis

Despotellis

A Tropa Sinestro é conhecida por reunir os vilões mais hábeis em provocar medo em outros seres. Mesmo entre tantos seres terríveis, nenhum outro consegue ser tão apavorante ou letal quanto Despotellis. Não é que ele seja um incrível guerreiro sanguinário ou consiga explodir pessoas com o pensamento, mas sim porque ele é microscópico. Despotellis é um vírus alienígena consciente. Ou seja, o pior pesadelo de um germofóbico!

É o responsável pela morte de 85% dos planetas de um dos setores do universo. Tirou tantas vidas pois sua infecção é muito rápida, matando seu hospedeiro em questão de minutos. Além disso, não deixa traço algum de sua presença por onde passa. Também infectou Mogo, o planeta vivo, que passou uma doença para vários Lanternas Verdes. Essa doença fez com que os Lanternas infectados ficassem loucos, levando dois deles a se matarem.

7. Carnificina

Carnificina

Carnificina é o nome do simbionte filho de outra gosma alienígena, o Venom. Mas por que será que Venom também não conquistou um lugar na lista? Ambos possuem os dentes pontudos e aparência de um pesadelo por isso, mas é Carnificina quem tem a mente de um monstro.

Assim que nasceu, Carnificina teve como primeiro hospedeiro Cletus Kasady, um sociopata e assassino em série, e isso corrompeu totalmente os pensamentos do simbionte. Carnificina não só gostava de matar como era bom nisso. Pior ainda! É um vilão que não possui outros objetivos além do sadismo e o derramamento do sangue de inocentes. Um vilão que faz juz ao seu nome. 

6. Coringa

Coringa

Palhaços são infames por assustar muitas pessoas, tanto que existe um termo específico para o medo dessas figuras: a coulrofobia. Se um palhaço comum pode ser apavorante, imagine um que seja psicopata e a maior ameaça de uma cidade. Esse é o caso do Coringa.

O Príncipe Palhaço do Crime não possui compaixão nenhuma por suas vítimas. Seus métodos criminosos são bastante variados e violentos, mas uma coisa é certa, suas vítimas nunca ficam ilesas, seja física ou psicologicamente. Pois Coringa crê que todo mundo está a um passo da loucura, e que para isso só basta um dia ruim. Caso você seja pego, ele se certificará de que você terá um péssimo dia.

5. Kryb

Kryb

Em uma lista sobre vilões mais assustadores, não é de se espantar (trocadilho não intencional) que mais de um membro da tropa sinestro estaria por aqui. Contudo, Kryb se destaca mesmo para os padrões tenebrosos dessa organização, parecendo mais com o produto de um pesadelo.

Apenas um vislumbre dessa alienígena já fica claro porque é tão pavorosa. Possui uma aparência bizarra, com cabelos longos e pretos dignos de uma fantasma de filmes japoneses, quatro braços longos e finos, além de uma caixa torácica e coluna que se estendem para fora de seu tronco, formando uma espécie de jaula.

Como se já não fosse sinistra o suficiente, Kryb possui um propósito único e terrível. Ela é conhecida por atacar e sequestrar os filhos recém nascidos dos membros dos lanternas verdes, mantendo os bebês na jaula em suas costas.

4. Corinthian

Corinthian

Ok. Tecnicamente ele não pertence a DC, e sim a Vertigo, um selo editorial da DC comics. Contudo, uma lista de vilões assustadores estaria incompleta sem a presença do Corinthian. Originalmente um vilão das histórias do Sandman de Neil Gaiman, Corinthian é um pesadelo criado pelo personagem cujo nome batiza as HQs.

A principal característica de Corinthian são seus olhos, ou melhor, a ausência deles. No lugar onde deveriam estar seus olhos, o vilão possui duas pequenas bocas dentadas que usa para comer os olhos de suas vítimas. Ao comer os olhos de outras pessoas, Corinthian é capaz de ver tudo aquilo que um dias elas já observaram, e, algumas vezes, também é capaz de ver o futuro. Apesar da falta de globos oculares, Corinthian alega ter uma boa visão

3. Galactus

Gallactus

Imagine a cena: é um belo dia, o céu está límpido, o sol brilha, os pássaros cantam nas árvores e as pessoas seguem com suas vidas de sempre. De repente o sol é tampado por uma silhueta gigantesca do que parece ser um homem colossal vestido de roxo e com um balde na cabeça. Tudo fica escuro. Ninguém sabe o que está acontecendo e, no momento seguinte toda a vida no planeta se extingue. É assim que Galactus passa sua eternidade, devorando a força vital de planetas. Simplesmente assustador.

Para aqueles que ainda não foram convencidos do terror que é Galactus, tenham em mente que ele é um dos seres mais poderosos do universo Marvel. Portanto, ele não apenas é uma ameaça ao planeta, como não haveria nada a ser feito para nos protegermos.

2. Marquês da Morte

Marquês da Morte

Se um personagem como o Galactus é aterrorizante por sua capacidade de obliterar planetas inteiros, imagine um que faça a mesma coisa, porém com universos inteiros. É o caso do Marquês da Morte, um mutante ultra-poderoso de aparência cadavérica com poderes de distorção da realidade. Esse poder o possibilita viver indefinidamente, fazer com que estrelas explodam, viajar no tempo e se teletransportar para universos paralelos.

A principal ocupação do Marquês da Morte é viajar entre os universos e destruir a realidade, fazendo com que a humanidade sofra terrivelmente durante o processo. Possui um ódio em especial pelo Quarteto Fantástico, grupo de super-heróis que sempre faz questão de atormentar pessoalmente.

1. Parallax

Parallax

Parallax é a entidade demoníaca do medo, a manifestação física da energia desse sentimento terrível. Desde o princípio dos tempos Parallax viaja de mundo em mundo instaurando terror em diversas civilizações, fazendo com que elas se destruíssem em razão de uma paranoia e medo generalizados. Portanto sua presença é mais que justificada nessa lista.

Essa entidade desperta o terror em todos ao se redor, e se alimenta de todo esse medo que produz. Foi através de suas habilidades de induzir e controlar o medo que Parallax foi capaz de possuir o corpo dos Lanternas Verdes Hal Jordan e Kyle Rayner, além de vários outros personagens. Esse é um dos motivos desse vilão ser tão difícil de ser derrotado, pois enquanto o medo existir, Parallax viverá.

Vejo que você teve coragem o bastante para chegar ao final dessa lista. Na sua opinião, quem mais poderia compor esse ranking de vilões e deixá-la ainda mais aterrorizante?