Ra's al Ghul é um dos mais ferozes vilões que o Batman já enfrentou nas páginas dos quadrinhos. Ele é o líder da Liga dos Assassinos, uma organização secreta dotada dos criminosos mais letais de todo o planeta, sendo que para além disso ele tem o conhecimento acumulado ao longo de centenas de anos.

Sim, você leu bem. Ra's al Ghul tem centenas e centenas de anos de vida, pois ele é capaz de regenerar o seu corpo graças às águas mágicas do Poço de Lázaro. Mas quem é este vilão? Qual a sua origem e as suas motivações? Tentaremos responder a todas estas questões com este artigo que preparamos para você!

Do coração da Arábia para toda a eternidade!

ras al ghul

Ra's al Ghul nasceu há 700 anos atrás, no seio de uma tribo de árabes nômades. Quando jovem, Ra's era fascinado por ciência, mas dado à natureza da sua família ele não teve a oportunidade de estudar. Foi aí que decidiu abandonar a sua tribo e ir para a cidade, onde podia estudar ciência.

Graças à sua inteligência fora do comum Ra's al Ghul se transformou num físico de grande reputação! Mas não era só no campo profissional que as coisas corriam bem, pois ele também estava com bastante sorte no amor.

O personagem chegou a casar com a mulher da sua vida, que se chamava Sora. Mas tudo mudou na vida de Ra's al Ghul depois dele ter descoberto o Poço de Lázaro! As águas deste misterioso poço continham propriedades mágicas capazes de regenerar o corpo daqueles que se banhassem nelas.

Um ato de bondade que acabou criando um monstro

ras al ghul

Ra's al Ghul acabou conhecendo um Príncipe que estava morrendo e movido pelo seu coração bom, ele decidiu ajudá-lo. No entanto, esse Príncipe era um tirano, que tratava o seu povo de forma fria e bárbara. Quando Ra's o mergulhou nas águas do Poço de Lázaro ele ficou completamente insano.

Agindo como um lunático, o misterioso Príncipe acabou por matar Sora e prendeu Ra's al Ghul. Mas as coisas não ficaram por aqui, pois ele ainda mandou colocar o cadáver de Sora dentro da mesma cela onde estava Ra's.

No meio de toda esta desgraça, Ra's al Ghul acabou por conseguir fugir com a ajuda do filho de uma velha mulher. Foi aí que ele decidiu regressar para a sua antiga tribo de forma a ter recursos para se vingar do Príncipe. O seu tio que era o líder da tribo decidiu ajudar e Ra's começou a construir um plano para consumar a sua vingança!

Graças ao seu conhecimento avançado sobre química, ele desenvolveu um vírus que foi colocado em alguns tecidos que foram enviados para o Rei e para o Príncipe. Quando os receberam ambos ficaram doentes e procuram Ra's al Ghul para os ajudar, no entanto ele negou ajuda e acabou por assassiná-los. 

A Cabeça do Demônio vive!

ras al ghul

Depois de conseguir a sua vingança, Ra's começou a viajar pelo mundo, tendo utilizado o Poço de Lázaro para se regenerar e, assim, viver muito além daquilo que seria expectável. Durante essa jornada ele aprendeu vários tipos de artes marciais, acumulou uma imensa riqueza e criou várias organizações secretas, a primeira a que chamou de Demônio.

Essa organização mais tarde se transformou na Liga dos Assassinos, curiosamente este grupo tinha como objetivo eliminar todo o mal que existe no mundo. Ra's al Ghul acreditava que para acabar com toda a maldade do mundo, ele teria que recomeçar tudo de novo.

Desta forma ele desenvolveu vários planos ao longo dos anos para destruir o mundo, sendo um desses planos o lançamento de um vírus chamado Elbola em Gotham City. Ra's al Ghul chegou mesmo a se aliar a Bane e a ver nele um digno herdeiro, contudo isso acabou por não acontecer por indicação da sua filha Talia al Ghul.

O início da rivalidade com o Batman

ras al ghul

Como dissemos, Ra's al Ghul teve uma filha de nome Talia al Ghul. Infelizmente para Ra's, a sua filha acabou por se apaixonar pelo Batman, e foi aí que ele começou a pensar que o Cavaleiro das Trevas poderia se tornar um excelente herdeiro para a sua organização.

Ra's começa então a tentar descobrir a identidade secreta do Batman chegando rapidamente à conclusão que ele teria que ser um homem muito rico para conseguir ter acesso a tantas armas e veículos especiais. Ele acaba mesmo por conseguir localizar a Batcaverna, descobrindo que Bruce Wayne era o homem que vestia o manto do Morcego de Gotham.

Foi aí que Ra's al Ghul elaborou um complexo plano, dizendo ao Batman que precisava da sua ajuda pois a sua filha tinha sido raptada. No final, o Batman percebe que tudo não passava de um teste e Ra's lhe ofereceu o lugar como líder da Liga dos Assassinos.

O Batman rejeitou e Ra's fez dele o seu principal inimigo, pois na sua cabeça o Cavaleiro das Trevas estava protegendo um mundo corrupto cheio de criminosos.

Uma ameaça imortal

ras al ghul

Depois de séculos de treino, Ra's al Ghul se tornou um dos melhores lutadores de todo o planeta, tendo por vezes sido superior até ao próprio Batman. Para além disso, com o uso do Poço de Lázaro ele se tornou praticamente imortal, conseguindo recuperar de qualquer lesão e até mesmo do envelhecimento natural do corpo humano.

A utilização do Poço de Lázaro fez com que a sua força, agilidade e resistência também aumentassem consideravelmente. Ele é ainda super inteligente, fala diversas línguas e tem conhecimentos avançados de ciência e outros campos de estudos.

Como se tudo isso não bastasse, ele tem ainda poderes mágicos, sendo capaz de colocar a sua alma no corpo de outras pessoas, através de rituais místicos antigos.

Durante o passar dos séculos, Ra's al Ghul acumulou conhecimento, recursos e riqueza fazendo dele um dos maiores inimigos que o Batman já enfrentou!