Saiba tudo sobre a origem do Charada!

O Charada é uma figura constante nos quadrinhos do Batman, tendo a sua estreia em 1º de Outubro de 1948, numa HQ do Cavaleiro das Trevas. Este personagem criado por Bill Finger e Dick Sprang é obcecada por charadas e é facilmente reconhecível, graças ao seu característico terno verde e bengala em forma de ponto de interrogação.

Ele era apenas uma criança curiosa

charada

Desde garotinho Edward Nygma sempre foi muito curioso, ele estava sempre fazendo perguntas aos adultos, querendo uma resposta ou uma explicação para tudo (algo que acabava por ser um pouco irritante). Durante a sua infância a sua obsessão foi crescendo, até que um dia na escola a sua professora lançou uma espécie de concurso, onde o aluno mais rápido a resolver um determinado puzzle receberia um prêmio.

Desejando receber esse prêmio e ter a atenção das outras crianças da sua turma. Nygma treinou todos os dias e no dia do concurso resolveu o puzzle em menos de 15 segundos, ganhando assim o prêmio. Já em relação à atenção, as coisas não correram como previsto, conseguindo apenas despertar a raiva de alguns "colegas".

O marasmo da vida adulta o levou para o mundo do crime

charada

Já como adulto, Edward teve que começar a trabalhar num emprego com um horário normal, fazendo determinadas coisas como qualquer outra pessoa. Contudo isso era algo que não o entusiasmava. Para fugir da rotina e conseguir a sua vingança por todos aqueles que o colocaram de parte durante a sua juventude, ele decidiu entrar no mundo do crime.

Mas como nada em Nygma pode ser normal, ele criou uma personagem: o Charada. Todos os seus crimes estavam repletos de charadas e outros tipos de quebras-cabeça, fazendo com que fossem verdadeiros desafios para os policiais de Gotham e até mesmo para o Batman.

Não são só os super-heróis que têm direito a ajudantes

charada

Numa das HQ's do Batman, o Charada estava desenvolvendo um plano para assaltar um banco super complexo, o plano era tão difícil que o vilão iria precisar de ajuda para conseguir executá-lo. Foi neste momento que o Charada contratou duas ajudantes que respondiam pelos nomes de Query e Echo.

Apesar da ajuda e do seu talento para executar planos, o assalto não correu como o planejado, pois o Batman acabou aparecendo e contendo os danos causados pelo Charada. Apesar disso, o vilão ainda conseguiu roubar alguma grana e a sua reputação no mundo do crime cresceu, visto que agora era um dos poucos que tinha escapado ao Batman.

Query e Echo acabaram por se tornar as suas ajudantes oficiais e voltaram a aparecer em muitas outras HQ's sempre auxiliando Nygma.

Sabia que o Charada está cheio de grana?

charada

Fruto de anos e anos a praticar vários tipos de crime, a fortuna do Charada foi crescendo ao longo dos tempos, acabando por se tornar essencial para a sobrevivência do personagem. Apesar do seu intelecto elevadíssimo, o Charada não tinha qualquer tipo de super-poder, nem era um cara muito forte com um particular talento para o combate. Desta forma, a grana acabava por compensar algumas destas falhas.

Com todo este dinheiro o Charada desenvolveu vários acessórios, meios de transportes e armas que o tornaram capaz de combater todos aqueles que cruzassem o seu caminho, principalmente o Batman.

Os vários Charadas ao longo do tempo

Foram vários os atores que interpretaram o papel do Charada ao longo do tempo, tanto na telona como na telinha, vamos destacar os três mais importantes.

Frank Gorshin

charada

Gorshin, foi o primeiro ator de todos os tempos a interpretar o papel do Charada. O personagem fazia parte da série do Batman que passava na telinha durante os anos 60 e que tinha Adam West no papel principal.

Jim Carrey

charada

Em 1995, o Charada estreou nos cinemas através do talentoso ator Jim Carrey. O personagem foi um dos vilões do filme Batman Eternamente, e apesar das críticas negativas que o filme recebeu, a atuação de Jim Carrey foi altamente elogiada.

Cory Michael Smith

charada

O personagem regressou a telinha em 2014 através série Gotham, que conta a história de origem de alguns dos vilões do Cavaleiro das Trevas. Nesta produção o papel de Charada foi entregue ao ator Cory Michael Smith, que tem vindo a fazer um trabalho incrível.