Rick and Morty: os maiores easter eggs e referências da temporada 1

Rick and Morty é uma série genial por diversos motivos, mas um deles é o uso das referências. São utilizadas muitas vezes para acelerar a narrativa, mostrando coisas que o público já reconhece para que montem sozinhos a informação que os roteiristas querem passar. Ao mesmo tempo, o publico cria uma expectativa quanto a essa informação, que geralmente é subvertida, criando assim o humor. Confira abaixo as maiores referências feitas na primeira temporada.

Ep.01 - Piloto (Pilot)

Piloto

O primeiro episódio da série não possui nenhuma referência específica a algum filme, série ou qualquer outra coisa que seja. O piloto apresenta como é relação entre o garoto Morty e seu avô Rick. Contudo, isso por si só é uma grande referência que vai permear por toda a série. O conceito original de Rick and Morty é baseado na relação dos personagens Marty e Doc Brown de De Volta Para o Futuro (Back to the Future, 1985), porém muito mais deturpada.

Ep.02 - Cãortador de Grama (Lawnmower Dog)

Cãortador de grama

 Passageiro do Futuro (The Lawnmower Man, 1992)

O título desse episódio é uma referência direta ao filme O Passageiro do Futuro, baseado em um conto de Stephen King. Nesse filme, um jardineiro com deficiência mental se torna a cobaia de experimentos de um cientista que o transformam em um gênio. Situação muito parecida com a do cão anteriormente conhecido como Snuffles, no episódio.

De Olhos Bem Fechados (Eyes Wide Shut, 1999)

Também nesse episódio, a dupla de protagonistas entram nos sonhos do professor de matemática de Morty e encontram um ambiente que mistura a realidade do professor com seus pensamentos eróticos. Muitos momentos e personagens lembram o culto presente no filme De Olhos Bem Fechados

A Hora do Pesadelo (A Nighmareon Elm Street, 1984) e A Origem (Inception, 2010)

Além disso, Ricky e Morty são perseguidos por Terry Assustador, um personagem horrendo com pequenas espadas no lugar de dedos, muito semelhante ao Freddy Krueger de A Hora do Pesadelo. Para fugir, os dois entram em camadas mais profundas de sonho, como é feito em A Origem.

A Revolução dos Bichos (Animal Farm, 1945) e Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 1968-2007)

Em paralelo à aventura de Rick e Morty, Snuffles ajuda todos os cãe do mundo a se tornarem inteligentes. Juntos eles dominam o planeta, subjugando a humanidade, uma referência a série de filmes Planeta dos Macacos. Snuffles, de modo semelhante aos porcos do livro A Revolução dos Bichos, toma o poder para si e muda seu nome para Bola de Neve, o mesmo nome do porco líder da revolução no livro de George Orwell.

Ep.03 - Parque das Bactérias (Anatomy Park)

Parque das bactérias

Viagem Fantástica (Fantastic Voyage, 1966), Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (Jurassic Park, 1993) e A Fantástica Fábrica de Chocolate (Willy Wonka & The Chocolate Factory, 1971)

Nesse episódio acompanhamos Morty em uma aventura dentro do corpo de um morador de rua. No interior do homem Morty encontra um parque de diversões construído por Rick que possui o corpo humano como tema. Porém, as diversas bactérias e vírus que estão aprisionadas ali se libertam e se tornam uma ameaças para todos no parque.

A parte de se encolher para uma missão dentro do corpo humano é uma referência ao filme Viagem Fantástica. Já as doenças que escapam de suas jaulas e atacam as pessoas no parque remetem aos dinossauros de Jurassic Park.

Várias atrações do parque também são alusões a brinquedos dos parques da Disney. O mais notório é o brinquedo preferido de Rick, os Piratas do Pâncreas, uma piada com o Piratas do Caribe. O passeio pelo intestino delgado possui uma música animada e pequenos trabalhadores como em a Fantástica Fábrica de Chocolates.

Ep. 04 - Realidade Virtual (M. Night Shaym-Aliens!)

Realidade virtual

M. Night Shyamalan

Apesar desse episódio possuir alienígenas com roupas parecidas as de Star Trek, simulações dentro de simulações que lembram as camadas de sonho de A Origem, a maior referência aqui é aos filmes do diretor M. Night Shyamalan. Os trabalhos desse diretor são marcados pela presença de um recurso narrativo, o plot twist.

Plot twists são momentos da história em que é revelado uma informação tão marcante e inesperada que muda toda a percepção da história para o público e algumas vezes até para os personagens. Contudo, por Shyamalan usar sempre esse recurso, o público já espera essa reviravolta em seus filmes. Então o que era para ser uma surpresa agradável, já não possui tanta força. É exatamente essa a crítica de Rick and Morty nesse episódio.

Vale ressaltar também um easter egg. Na cena em que Rick e Jerry fogem em uma sala cheia de prisões, é possível ver a silhueta de algo que parece ser um alien de Alien: O Oitavo Passageiro (Alien, 1979).

Ep. 05 - A Revolta dos Meeseeks (Meeseeks and Destroy)

A revolta dos meeseeks

O título, no original em inglês, é uma referência à música Seek and Destroy do grupo Metallica. 

Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters, 1984) e João e o Pé de Feijão (1734)

Após uma traumática aventura, na qual demônios espaciais foram aprisionados em um aparelho parecido com a armadilha de fantasmas de Caça-Fantasmas, Morty desiste de se aventurar. Para compensar seu neto, Rick deixa que Morty decida a próxima aventura. Ambos vão para uma terra medieval e se envolvem com uma sociedade de gigantes que vivem no alto de um pé de feijão.

O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008)

Na cena pós-créditos o novo governante do vilarejo descobre do passado de pedofilia de seu antigo rei. Contudo resolve queimar as evidências, dizendo que o povo se beneficiaria mais com o símbolo que ele representava e não com a verdade. Solução semelhante àquela tomada por Batman em relação a Harvey Dent em O Cavaleiro das Trevas.

Ep. 06 - A Poção do Rick (Rick Potion #9)

A poção do Rick

Poção do Amor N°9 (Love Potion No. 9, 1992)

Nesse episódio, Morty pede a Rick que ele crie uma poção do amor. Sua intenção é fazer com que Jessica, a garota de quem gosta, se apaixone por ele. Essa premissa possui muito em comum com a história do filme Poção do Amor N°9, também referenciado no título do episódio

David Cronenberg

Após todas as pessoas do mundo serem transformadas em monstros deformados, Rick e Morty passam a chamar essas criaturas de "Cronenbergs". Estão se referindo ao diretor de cinema David Cronenber, conhecido por seus filmes de body horror. Esse gênero se utiliza do corpo humano em deformação para criar um desconforto e o horror, seja por meio de mutilação, mutação ou doença.

Tubarão (Jaws, 1974)

Na cena pós-créditos, a Summer do Mundo Cronenberg está reencenando o filme Tubarão para seus pais.

Ep.07 - O Pequeno Gazorpazorp (Raising Gazorpazorp)

O pequeno gazorpazorp

Arizona Nunca Mais (Raising Arizona, 1987) ou Raising Hope (2010-2014) e RoboCop - O Policial do Futuro (RoboCop, 1987)

O título original do episódio pode ser uma referência tanto ao filme Arizona Nunca Mais, quanto à série Raising Hope, uma vez que ambas envolvem a criação de um bebê. Contudo, a série é a referência mais provável, uma vez que tanto Morty quanto o protagonista de Raising Hope são jovens pais solteiros. A diferença é que Morty conseguiu seu bebê após comprar uma boneca sexual alienígena muito parecida com o RoboCop.

Zardoz (1974)

Ricky e Summer descobrem que a boneca sexual veio do planeta Gazorpazorp, onde a sociedade é dividida em duas castas. A primeira é a de seres brutais e pouco inteligentes, os machos, que vivem guerreando. A segunda é de seres inteligentes com poderes mentais, as mulheres, que vivem separadas dos machos, em uma cidade no interior do planeta.

Essa divisão de classes, os poderes mentais e a cabeça flutuante de pedra que entrega e recolhe as bonecas sexuais estão presentes no filme Zardoz. É uma obscura ficção científica, no qual é possível ver um Sean Connery com uma tanga bizarra.

Footloose - Ritmo Louco (Footloose, 1984)

Quando o filho alienígena de Morty foge de casa, ele vai parar em um armazém abandonado, onde começa a dançar para extravasar sua raiva. Essa cena é similar à uma presente no filme Footloose.

Ep.08 - Realidade Alternativa (Rixty Minutes)

Realidade alternativa

Esse episódio é uma sátira à televisão em geral, fazendo piada com seriados, filmes e propagandas. Há muitas referências muito claras, reconhecidas pelos próprios personagens, como o filme A Vigem (Cloud Atlas, 2012), os atores Johnny Depp e Kristen Stewart, e ao desenho animado do Garfield. O programa que a família está assistindo no início do episódio é o reality show The Bachelor.

Outras referências são um pouco mais sutis, como os comerciais do cereal Lucky Charms e um seriado parecido com o Esquadrão Classe A (The A-Team, 1983-1987). A seringa espetada no peito do Jerry de outro universo pode ser uma alusão a Pulp Fiction (1994). Também há referência ao filme Um Morto Muito Louco (Weekend at Bernie's, 1989) na sequência em que vários gatos se juntam para controlar o cadáver de uma idosa.

Ep.09 - Uma Loja do Diabo (Something Ricked This Way Comes)

Uma loja do Diabo

Livros de terror e ficção científica

O título original desse episódio é uma referência ao filme e livro No Templo das Tentações (Something Wicked This Way Comes, 1983). É uma história do escritor Ray Bradbury, na qual um dono diabólico de um circo atormenta uma cidade.

Durante alguns momentos do episódio, existem algumas referências às obras do autor Stephen King. O nome da loja do Sr. Needful, chamada de Needful Things, é uma referência ao livro que também foi adaptado para o cinema, o Trocas Macabras (Needful Things, 1993).

Na loja de remoção de maldições do Rick aparece um consumidor que foi buscar seu gato e filho mortos-vivos. Trata-se de uma referência de O Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989), outro livro de King também adaptado em filme.

Quando o Sr. Needful tenta se matar e é salvo por Summer que usa uma pata de macaco empalhada que concede desejos. É uma referência ao conto A Pata de Macaco de W. W. Jacobs.

Steve Jobs, Mark Zuckerberg, e The Devil Went Down to Georgia

No momento em que Summer e Sr. Needful estão comemorando a criação de seu domínio, a garota é traída pelo seu patrão. Summer diz que ele está bancando o "Zuckerberg" para cima dela, em referência ao Mark Zuckerberg tomando o Facebook só para si, como pode se visto no filme A Rede Social (The Social Network, 2010). Sr. Needful também está usando uma roupa muito parecida com a de Steve Jobs.

Após revelar seu golpe contra Summer, Sr. Needful sobre em cima da mesa e toca um violino freneticamente. Isso pode ser uma referência a música The Devil Went Down to Georgia, do grupo Charlie Daniels Band, que tem o violino como um dos instrumentos principais.

Ep.10 - Contatos Imediatos (Imediate Rick-counters of the Rick Kind)

Contatos imediatos

Contatos Imediatos do Terceiro Grau (Close Encounters of the Thrid Kind, 1977)

O título do episódio é uma referência ao clássico filme de ficção científica de Steven Spielberg.

Quarteto Fantástico

Todo conceito do Conselho dos Ricks e da Cidadela é baseado nos quadrinhos do Quarteto Fantástico. Em uma das histórias desse grupo de super-heróis somos apresentados ao Conselho dos Reeds, Organização fundada por três Reed Richards de realidades diferentes e que abrigava Reeds de outros infinitos universos.

Jerry Maguire: A Grande Virada (Jerry Maguire, 1996)

Equanto Rick e Morty estão sendo escoltados pela Cidadela dos Ricks, um Rick vendedor tenta oferecer aos doi um boneco de Morty que fala "Mostre o Morty!" Trata-se de uma referência à frase mais famosa do filme Jerry Maguire.

Prince

Uma das versões de Rick que foram assassinadas é chamada de "O Artista Anteriormente Conhecido como Rick". É uma referência ao cantor Prince, que por um momento em sua carreira se intitulou "O Artista Anteriormente Conhecido como Prince".

Marcas do Destino (Mask, 1985)

É mostrado nesse episódio que um dos Mortys de outras dimensões possui a cara do ator Eric Stoltz no filme Marcas do Destino. O filme conta a história de um garoto que possui um crânio desfigurado. Essa referência pode ser uma outra referência a De Volta Para o Futuro, uma vez que Eric Stoltz interpretaria o personagem de Marty McFly originalmente.

Gravity Falls: Um Verão de Mistérios (Gravity Falls, 2012 - 2016)

Esse é um easter egg e não uma referência. Durante a fuga de Rick e Morty, é possível ver que um bloco de notas, uma caneta e uma caneca saem de um dos vários portais interdimensionais que Rick cria. Em um episódio de Gravity Falls, o personagem Stan abre um portal para outra dimensão que suga esses exatos três itens. Esse easter egg foi o suficiente para que vários fãs das duas séries criassem uma teoria de que ambas se passam no mesmo universo.

Ep.11 - Negócio Arriscado (Risky Business)

Negócios arriscados

Negócios Arriscados (Risky Business, 1983) e Titanic (1997)

Os dois filmes cuja referência é mais descarada, tanto que Titanic é reencenado por Jerry. Já Negócios Arriscados se encaixa como título do episódio, pois o filme conta a história de um garoto que tira aproveito de uma casa vazia.

Bucky Rogers (1979-1981), He-Man e os Mestres do Universo (1983-1985) e Thundercats  (1985-1989)

Os amigos de Rick são referências a personagens de outras séries. Pessoa-Pássaro foi inspirado no alienígena Falcão da série Buck Rogers. Cabeça de Engrenagem é muito parecido com o Roboto, inimigo do He-Man. Squanchy possui similaridades com o Snarf dos Thundercats.

Cabo do Medo (Cape Fear, 1991)

Ao final do episódio, vemos que a faxineira do Titanic ainda não foi presa e está se segurando debaixo do carro de Beth e Jerry. O mesmo é feito pelo personagem de Robert De Niro no filme Cabo do Medo.

Essas foram as maiores referências da primeira temporada de Rick and Morty. Tem alguma que você percebeu, mas não encontrou aqui?