Confira 10 filmes de fantasia imperdíveis para fãs de cinema

Dentre todos os gêneros de ficção, poucos são capazes de maravilhar a audiência como os filmes de fantasia. Geralmente apresentam temas relacionados com magia, criaturas fantásticas ou mundos imaginários. Por essa razão é bastante comum que obras de fantasia tenham como referência principal as mitologias de diversos povos e a época medieval. Material mais que suficiente para a produção de ótimos filmes.

Confira a seguir uma lista com sugestões de ótimos filmes desse gênero tão fantástico.

1. Um filme premiado

Trilogia O Senhor dos Anéis

Trilogia O Senhor dos Anéis (The Lord of The Rings Trilogy, 2001 - 2003)

Toda lista de filmes de fantasia que se preze tem que conter O Senhor dos Anéis, por isso vamos começar já de cara com esses três filmes que marcaram a história do cinema. A trilogia fez tanto sucesso e é tão bem executada que, na soma total, ganhou 17 Oscars. O terceiro filme, O Retorno do Rei, é um dos poucos filmes a ter ganhado 11 Oscars, incluindo as categorias de melhor filme, melhor direção e melhor roteiro adaptado.

Para você que viveu as últimas eras dentro de uma caverna, conversando apenas com sua outra personalidade, aqui está uma breve sinopse. Um grande mal ressurge na Terra Média e está a procura de seu anel mágico para restaurar suas forças. Esse anel está em posse de Frodo Bolseiro, um hobbit, seres pequeninos e pacatos que não gostam de aventuras. Contudo, o mago Gandalf avisa do perigo que Frodo está correndo, e os dois, mais um grupo de companheiros, atravessarão a Terra Média para destruir o Anel.

2. Um filme leve

A Princesa Prometida

A Princesa Prometida (The Princess Bride, 1987)

Quer algo mais leve e família do que a história que um avô lê para seu neto que está de cama? Como o próprio avô diz, A Princesa Prometida é uma história que contém esgrima, lutas, tortura, vingança, gigantes, monstros, perseguições, escapadas, amor verdadeiro e milagres.

O filme conta a história de amor entre Princesa Buttercup e Westley. O rapaz, por ser pobre, viaja para além-mar em busca de riquezas para poder se casar com a princesa. Buttercup logo recebe a notícia de que o navio de Westley foi atacado pelo terrível pirata Roberts, o que a deixa desolada.

Cinco anos depois, acreditando que Westley está morto, Buttercup aceita se casar com o Príncipe Humperdinck. É nesse momento que Westley retorna, revelando ser o terrível pirata Roberts. Com a ajuda do espadachim Inigo Montoya e do gigantesco Fezzik, Westley tentará impedir o casamento.

É praticamente impossível assistir a esse filme e não repetir as falas depois. "Meu nome é Inigo Montoya. Você matou o meu pai. Prepare-se para morrer."

3. Um filme pesado

O Labirinto do Fauno

O Labirinto do Fauno (El laberinto del fauno, 2006)

Fantasia é um gênero de filmes e horror é um outro completamente diferente. Porém isso não quer dizer que os dois não possam andar juntos às vezes. Quando isso acontece, surge um subgênero da fantasia, chamado de dark fantasy. Dito isso, O Labirinto do Fauno é um grande exemplo de um filme de dark fantasy.

O filme se passa durante a Guerra Civil Espanhola. Conta a história de Ophelia, uma garotinha que tem que lidar com as complicações da gravidez de sua mãe e com a presença perigosa de seu padrasto. Apesar desse cenário terrível e realista, a garota encontra um fauno que lhe apresenta uma série de provações mágicas de um antigo labirinto. 

4. Um filme clássico

O Mágico de Oz

O Mágico de Oz (The Wizard of Oz, 1939)

Desde o início da história do cinema que existem filmes de fantasia. O cineasta Georges Méliès, por exemplo, foi um dos primeiros a abraçar com força esse gênero ainda na época do cinema mudo. Contudo, quando as cores chegaram as grandes telas, os filmes de fantasia ficaram ainda mais impressionantes.

O Mágico de Oz é um filme lançado na época de transição do cinema preto e branco para o cinema colorido, e se utiliza dessas duas formas de filmagem para contar sua história. Quando a protagonista Dorothy está no mundo real, todas as cenas são filmadas em preto e branco. O que contrasta com as cenas que se passam em Oz, pois são todas coloridas e vibrantes. Evidenciando como aquela terra é mágica e impressionante em comparação ao lugar chato e "sem cor" de onde Dorothy veio.

O filme conta as aventuras de Dorothy, que vai parar em Oz após sua casa em Kansas ser mandada pelos ares por um tornado. Dorothy faz amizades com um Espantalho sem cérebro, um Homem-de-lata sem coração e um Leão covarde. Juntos eles irão buscar o Mágico de Oz para resolver os seus problemas. 

5. Um filme novo

A monster calls

Sete Minutos depois da Meia-Noite (A Monster Calls, 2016)

Este filme do ano passado mostra um traço muito comum entre algumas obras de fantasia: como o fantástico muitas vezes é utilizado como uma forma de escape da realidade.

Em Sete Minutos Depois da Meia-Noite, vemos a história de Conor, um garoto de 12 anos cuja mãe sofre com um câncer. Após complicações no estado de saúde da mãe, o garoto começa a receber visitas de um monstro. O monstro diz para Conor que contará três histórias, uma por dia, até que no quarto dia será a vez do garoto contar uma história.

6. Um filme que não parece, mas é

Star Wars

Star Wars (Star Wars, 1977 - 2017)

Também poderia muito bem estar encaixado nas categorias de filme clássico e filme novo, uma vez que no final do ano mais um capítulo dessa série chega aos cinemas.

Comumente descrito como um filme de ficção científica, Star Wars se enquadra muito melhor no gênero fantasia. Apesar de toda sua realidade se passar em meio a armas de laser, naves espaciais e robôs, os filmes não se focam em nenhum conceito tecnológico ou científico. Já quanto à fantasia, Star Wars preenche todos os requisitos. A Força pode ser visto como a magia, os alienígenas como seres fantásticos e monstros, e tem até mesmo uma princesa!

7. Um filme de Animação

A Canção do Oceano

A Canção do Oceano (Song of the Sea, 2014)

Talvez uma das melhores combinações que exista no cinema é entre o gênero da fantasia e as técnicas de animação. Os desenhos animados permitem mostrar toda a beleza que um mundo fantástico possui. Tudo aquilo que a imaginação é capaz de criar, a animação consegue reproduzir.

Qualquer um dos filmes baseados em contos de fadas da Disney poderia estar nessa categoria. Contudo, o espaço está preenchido por um filme não tão conhecido como os outros, mas tão belo (talvez até mais) quanto qualquer produção sobre princesas. A Canção do Oceano é um filme de animação do estúdio Cartoon Saloon e foi inspirado no folclore irlandês.

O filme conta a história de Ben, uma criança de dez anos, que descobre que sua irmãzinha muda, Saoirse, é uma Selkie (uma mulher que consegue se transformar em foca). Juntos, os irmãos viverão uma aventura para salvar todas as criaturas feéricas das garras da terrível deusa celta Macha.

8. Um filme engraçado

Monty Python

Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (Monty Python and the Holy Grail, 1975)

Nao só o horror pode andar junto à fantasia, o humor também é capaz disso e pode ser muito bom! Aqui está o grupo inglês de humor surrealista, Monty Python, para provar isso. Claro que esse filme é acima de tudo uma comédia, mas os elementos de uma fantasia estão presentes.

A história trata-se da versão desse grupo de comédia da lenda de Rei Arthur e seus cavaleiros em sua missão divina de encontrar o Cálice Sagrado usado por Jesus Cristo. Uma aventura repleta de cavaleiros que falam "Ni", franceses desbocados, granadas santas, e o misterioso assassinato de um historiador. Além disso, o filme levanta alguns questionamentos muito bons. Por acaso você sabe qual é a velocidade de vôo de uma andorinha sem carga?

9. Uma série de filmes

Harry Potter

Harry Potter (Harry Potter, 2001 - 2011)

Outra série de filme que precisa estar em uma lista sobre fantasia. Não só os livros apresentaram o gênero de fantasia para os jovens e crianças, como os filmes tiveram um papel semelhante na construção da cultura cinematográfica de uma geração inteira.

Os aspectos fantásticos presentes da história são bem claros. A magia está presente em todo lugar, muito além de feitiços, também está nas trivialidades do dia-a-dia, como na comida, objetos decorativos, nos esporte e nos correios. Como o protagonista também não conhece nada daquilo no início da história, ao longo dos oito filmes aprendemos junto de Harry Potter as maravilhas do mundo dos bruxos.

10. Um favorito deste que vos escreve

O Feitiço do Tempo

O Feitiço do Tempo (Grundhog Day, 1993)

Este filme não possui dragões, cavaleiros ou princesas. Até mesmo o "feitiço" do título no Brasil é algo muito sutil, embora seja o que classifique este filme como uma fantasia.

O Feitiço do Tempo conta a história de Phil, um comentarista do tempo de um jornal de TV que vai para uma cidadezinha do interior cobrir um evento local. É o Dia da Marmota, festival em que uma marmota prevê se o inverno acabará ou não mais cedo naquele ano. Phil só quer que tudo aquilo acabe logo para voltar para casa. Contudo, sempre que dorme, ele acorda novamente no início daquele mesmo dia.

Essa foi a lista nossa lista dos melhores filmes para conhecer o gênero fantasia. Por mais que esteja enumerada, a lista não é um top 10. E você? Quais outros filmes você adicionaria à lista?