Rick and Morty: easter eggs e referências da temporada 3

Rick and Morty voltam para uma terceira temporada, talvez a mais insana até agora. Novamente nos fazem rir com o absurdo do universo e zombam de tudo que nele se encontra. No entanto, muitas das suas piadas ainda se baseiam em referências à cultura pop, seja filmes, séries ou vídeo games. Confira agora as principais referências easter eggs que conseguimos perceber durante os episódios.

Ep.1 - The Rickshank Rickdemption

rickshank

Referência do título do episódio: O filme Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, 1994). Faz todo sentido, pois tanto o filme quanto o episódio envolvem uma fuga da prisão.

O molho Szechuan que Rick tanto quer realmente existiu. Foi um molho promocional oferecido pelo McDonalds durante o lançamento do filme Mulan (1998) da Disney. Rick se refere ao molho como seu "homem de um braço só", referência ao assassino que é procurado obsessivamente pelo protagonista da série de 1959 e do filme de 1993, O Fugitivo (The fugitive).

A casa que é mostrada na lembrança forjada de Rick é uma réplica perfeita da casa da família de Walter White da série Breaking Bad.

Existem duas referências ao desenho animado Gravity Falls (2012 - 2016) nas cenas passadas na Cidadela dos Ricks. Existe um Morty que está carregando um dos diários do personagem Stanford Pines, e outros dois Mortys são muito semelhantes aos personagens Dipper e Mabel.

Ep.2 - Rickmancing the Stone

rickmancing

Referência do título do episódio: O filme Tudo por uma Esmeralda (Romancing the Stone, 1984). Encaixa-se bem pois, no final do episódio, tudo que o Rick queria era botar suas mãos no cristal de isótopo 322. 

A referência mais óbvia e que se repete por todo o episódio, evidenciada nos personagens, nos cenários e na arena de lutas é à série de filmes Mad Max, mais precisamente ao último filme, Mad Max: Estrada da Fúria (Mad Max: Fury Road, 2015).

O braço super-musculoso de Morty faz os gestos de famosos lutadores durante seu combate na arena. O braço faz o gesto de "não consigo te ouvir" de Hulk Hogan, e o "você não pode me ver" de John Cena.

A cópia robótica de Morty no final se rebela e expressa seus desejos de se tornar um garoto de verdade, desejo que compartilha com o personagem David do filme A.I.: Inteligência Artificial (AI, 2001), que também é uma referência ao personagem Pinóquio do livro italiano As Aventuras de Pinóquio (Le Avventure di Pinocchio, 1883).

Ep.3 - Pickle Rick

pickle

A primeira referência é abertamente citada por Pickle Rick, trata-se dos vídeos virais de gatos se assustando com pepinos que ficaram muito famosos no Youtube. Basta pesquisar por "gato vs pepino" para encontrar vários compilados de sustos de bichanos.

 O combate de Pickle Rick contra os oficiais russos é uma referência aos filmes de ação dos anos 80 que comumente possuíam os russos como vilões. Um bom exemplo desse tipo de filme é Duro de Matar (Die Hard, 1988).

Outro filme referenciado é De Volta ao Jogo (John Wick, 2014), pois assim como o protagonista, Rick também recebe um apelido em russo dos capangas que está enfrentando.

O personagem Jaguar é uma paródia ao arquétipo do personagem de filmes de ação que é tirado da prisão por alguém poderoso para completar uma missão. Isso pode ser visto em filmes como Esquadrão Suicida (Suicide Squad, 2016) e Os Doze Condenados (The Dirty Dozen, 1967).

Jaguar faz uma abertura de pernas característica do ator Jean-Claude Van Damme

Ep.4 - Vindicators 3: The return of Worldender

vindicators

Referência do título do episódio: O título, assim como todo o episódio, é uma paródia aos filmes de super-heróis. Mais especificamente, uma piada com Os Vingadores (The Avengers, 2012) e suas várias sequências.

O personagem Alan Rails, o Trem Fantasma, possui poderes levemente semelhantes aos do Lanterna Verde. Vence Maximmus é uma paródia de Tony Stark. Million Ants parece ser uma junção bizarra de Homem-Formiga e Groot. Super Nova possui poderes incríveis bastante semelhantes aos de Dr. Manhattan de Watchmen.

O vilão Worldender é descrito pelos criadores da série como uma espécie de Thanos ou Darkseid do universo de Rick and Morty, porém bem pior!

Os variados e complexos desafios que Rick inventa quando estava bêbado são uma referência às armadilhas da série de filmes Jogos Mortais (Saw, 2004). Um dos desafios de Rick envolve acertar várias vezes uma cesta de basquete, desafio que também aparece no filme Fuga de Los Angeles (Escape from L.A., 1996).

Ep.5 - The Whirly Dirly Conspiracy

conspiracy

Durante o episódio, Summer se transforma em uma gigante com toda sua musculatura à mostra. Uma aparência muito semelhante ao titã de Atack on Titan (Shingeki no Kyojin, 2013). Também pode ser uma referência ao filme A Mulher de 15 Metros (Attack of the 50 Foot Woman, 1958).

Morty lê uma revista que possui a imagem do robô Bender de Futurama (1999 - 2013) na capa.

Rick e Jerry embarcam em uma nave espacial bastante semelhante ao cruzeiro espacial do filme O Quinto Elemento (The Fifth Element, 1997).

Durante a viagem pelo buraco de minhoca, Jerry tem uma experiência alucinógena, mostrando muitas imagens místicas. O túnel de várias cores diferentes e o feto no qual ele se transforma são referências ao filme 2001: Uma Odisseia no Espaço (2001: A Space Odissey, 1969).

Ep.6 - Rest and Ricklaxation

ricklaxation

A aventura de Rick e Morty que é mostrada no início do episódio possui muitos pontos em comum com o filme Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança (Star Wars: Episode IV - A New Hope, 1977). Eles destroem uma nave inimiga gigantesca e depois são premiados em uma cerimônia, muito parecido com a explosão da Estrela da Morte e a cena final de Guerra nas Estrelas.

O Morty sem toxicidade se torna um rico vendedor de ações e tem uma cena claramente inspirada no filme O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street, 2013). Rick depois o chama de "pequeno psicopata americano", referência direta ao protagonista do filme Psicopata Americano (American Psycho, 2000).

 Rick invade o apartamento de Morty com drones que se combinam para formar um Voltron, o super-robô do desenho animado Voltron: O Defensor do Universo (Voltron: The Defender of the Universe, 1984).

Ep.7 - The Ricklantis Mixup

ricklantis

Logo na abertura de "Contos da Cidadela", é possível ver um Rick vestido de maneira bem similar à sétima encarnação do Dr. Who. Há também um Morty rosado com tentáculos no lugar da boca, bem parecido com o Dr. Zoidberg de Futurama.

O núcleo que envolve o primeiro dia de trabalho de um Rick policial com um Morty policial veterano é uma referência ao filme Dia de Treinamento (Training Day, 2001).

O núcleo dos quatro Mortys que saem em uma jornada em busca do Portal dos Desejos faz referência ao filme Conta Comigo (Stand By Me, 1986), baseado no história O Corpo (The Body, 1982) do autor Stephen King. O professor da escola desses Mortys é um Rick cuja aparência lembra muito o professor Severo Snape da franquia de filmes Harry Potter (2001 - 2011).

No final da história do Rick que se rebela no seu trabalho na fábrica de wafers, ele é levado a crer que venceu o sistema, mas passa a reviver seu momento de felicidade pelo resto de sua vida. Isso remete ao final de Brazil: O Filme (Brazil, 1985). Ainda nesse núcleo, o Rick dono da fábrica se veste de maneira bastante parecida ao Willy Wonka de Gene Wilder no filme A Fantástica Fábrica de Chocolate (Willy Wonka & the Chocolate Factory, 1971).

Um dos Ricks candidatos a eleição possui o mesmo estilo de roupas e cabelo que Jimmy McMillan, que ficou famoso pelo meme "The rent is too damn high!"

Entre os Ricks que secretamente comandam o governo, existe um Rick que se veste exatamente igual a Steve Jobs, co-fundador da Apple.

No clube "Creepy Morty" é possível ver um Morty que se veste como o personagem Marty McFly de De Volta Para o Futuro (Back to the Future, 1985). Marty McFly foi a inspiração original utilizada para criar Morty.

Ep.8 - Morty's Mind Blowers

mindblowers

Na aventura que se passa no início do episódio, Rick e Morty estão sendo perseguidos por um personagem muito parecido com Morpheus, protagonista do quadrinho Sandman, escrito por Neil Gaiman. Eles correm por um labirinto de escadas impossíveis, referência ao trabalho artístico de M. C. Escher.

Na sequência em que Morty pensa ter visto um homem na lua, a placa do carro do carro desse homem é "SATFIV3". Isso é uma referência ao foguete Saturn 5 utilizado pela NASA nas missões Apollo.

Em um segmento, Beth é forçada a decidir entre Summer e Morty qual deles iria ser morto por um alienígena. Uma situação semelhante também acontece no filme A Escolha de Sofia (Sophie's Choice, 1982).

Em outra cena, vemos Rick e Morty matar um animal para se protegerem do frio dentro de sua carcaça. O mesmo é feito em Star Wars: Episódio V - O Império Contra-Ataca (Star Wars: Episode V - The Empire Strikes Back, 1980).

O trecho em que Rick e Morty estão presos na coleção de um alienígena gigante, Rick faz contato com humanos na Terra, se passando por vida inteligente extraterrestre, e os ensina a construir uma maquina de teletransporte. Tudo isso é uma paródia elaborada ao filme Contato (Contact, 1997).

A cena pós-créditos mostra uma das memórias apagadas de Jerry. Nela vemos que todos os personagens do seriado tentam salvar um alienígena das autoridades governamentais, assim como é feito em E.T. - O Extraterrestre (E.T. the Extra-Terrestrial, 1982).  

Ep.9 - The ABC's of Beth

ABC

Referência do título do episódio: o filme O ABC da Morte (The ABCs of Death, 2012).

O pedaço de giz de cera que abre um portal para o o mundo que Rick criou para Beth pode ser uma referência ao filme O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno, 2006).

Jerry compara Keara, sua namorada alienígena, com Cheetara, personagem do desenho Thundercats (1985 - 1989). Jerry e Keara passaram por uma "união de almas", algo que pode ser visto como a forte ligação que é feita entre os Na'vi de Avatar (2009).

Os varrix, monstros alienígenas caçados por Keara, possuem um design semelhante aos inimigos vampiros de Blade II (2002). O ódio que Keara possui por esses monstros, bem como sua paixão pela caça, lembra muito a relação entre os Predadores e os Aliens nos filmes Alien vs. Predador (AVP: Alien vs. Predator, 2004).

Quando um Varrix é decapitado, patas de aranha surgem na cabeça do monstro. Isso é em referência à criatura do filme O Enigma de Outro Mundo (The Thing, 1982).

Em dado momento, Summer chama Morty de "Isaac Assi-hole", um trocadilho com o nome Isaac Asimov, popular escritor de ficção científica.

No final do episódio, Rick oferece a Beth um clone para ocupar seu lugar que jamais "dará uma de Blade Runner". É uma referência direta ao filme Blade Runner, O Caçador de Androides (Blade Runner, 1982) e seus replicantes, humanos artificiais que se rebelam contra seus criadores.

Ep.10 - The Rickchurian Mortydate

rickchurian

Referência do título do episódio: O filme Sob o Domínio do Mal (The Manchurian Candidate, 1962).

Logo no início do episódio Rick e Morty jogam Minecraft e isso se repete durante o episódio. Em certo momento, toda a animação muda de estilo para ficar como o vídeo game. No entanto, essa não é a referência. Rick fala que South Park já fez isso anos atrás, uma referência ao episódio Informative Murder Porn, da temporada 17 que foi transmitido em 2013.

O alienígena que está nos corredores subterrâneos da Casa Branca é chamado de Googas. Esse nome estranho é o nome de um curta feito pelos criadores de Rick and Morty há muitos anos atrás.

O portal utilizado pelo Presidente é ativado por um isqueiro, assim como os portais para o nether em Minecraft

O presidente utiliza vários armamentos diferentes para tentar matar Rick. Ele começa com uma arma que parece muito a Gravity Gun do jogo Half Life 2 (2004). Possui um relógio que serve como controle remoto para um canhão de energia que fica em um satélite, uma referência aos canhões Hammer of Dawn, do vídeo game Gears of War (2006), e do laser do filme 007 - Um Novo Dia para Morrer (Die Another Day, 2002).

Durante a luta entre Rick e o Presidente dos Estados Unidos, é possível ver muita coisa escondida. Por exemplo, dá para notar um estúdio de gravação com o cenário da lua, referência a teoria da conspiração de que o pouso na lua foi forjado. Também sugerem que o assassinato de Kennedy e o atentado às Torres Gêmeas também seriam forjados. Outra coisa que é possível ver é o esqueleto do rapper Tupak Shakur e um círculo de ritual satânico.

E aí? Qual foi seu episódio favorito? Deixamos alguma referência de fora?