10 filmes sobre viagem no tempo que você não pode perder

Hollywood desde sempre tenta despertar nossa imaginação produzindo filmes que nos mostram como seria um futuro distante ou ilustrando acontecimentos históricos e antigos da humanidade. O que nos faz imaginar se poderíamos mudar a história da civilização? Evitaríamos guerras? Teremos carros voadores? A humanidade estaria extinta daqui a mil anos?

São muitas perguntas que os filmes tentam nos responder sobre viagens no tempo. Por isso fizemos uma lista de filmes que exploraram esta possibilidade e nos faz imaginar o que seria possível ou não se conseguíssemos ser um viajante temporal. Confira nosso Top 10:

10º A Máquina do Tempo (1960)

timemachine

Foi o primeiro filme produzido sobre viagem no tempo. Baseado na obra homônima de H. G. Wells, um inventor britânico cria uma máquina do tempo no fim do século XIX e viaja várias vezes ao futuro e descobre que o mundo passou por duas grandes guerras e mais adiante, descobre que o planeta não será nada parecido como ele o conhecia.

Este filme recebeu o Oscar de melhores efeitos visuais em 1960 e teve uma refilmagem em 2006 com o mesmo nome, dirigido por Simon Wells, bisneto do autor do livro.

9º O Planeta dos Macacos (1968)

apes

Uma nave espacial viaja no tempo para 2000 anos no futuro. Após um acidente, ela cai em um planeta habitado por macacos inteligentes que dominam a espécie humana. Estes macacos capturam os astronautas enquanto tentam provar que os símios descendem dos homens. Este filme possui uma forte crítica social e o seu final é um dos mais surpreendentes da história do cinema.

O Planeta dos Macacos gerou uma enorme franquia de produções e sequências que vale a pena conferir. Entre desenhos animados, séries de TV, e diversos outros longas cinematográficos, inclusive uma refilmagem em trilogia nos anos 2000.

8º Um Século em 43 Minutos (1974)

seculo

Imagine se "Jack, o Estripador" entrasse por engano numa máquina do tempo e viajasse para o ano de 1979! O inventor desta máquina do tempo experimental em que Jack viaja para o futuro decide então ir atrás dele a fim de capturá-lo. Durante sua caçada, ele se apaixona por uma funcionária de um banco que o ajudará. Enquanto tenta se acostumar com as "coisas do futuro". O inventor desta máquina é, nada mais nada menos que, o próprio H.G. Wells, autor do livro "Máquina do Tempo".

O filme conta com atuações incríveis e uma trilha sonora espetacular, apesar de possuir algumas falhas de roteiro e até de lógica, mas vale a pena assistir.

7º O Exterminador do Futuro (1984)

t2

Em 2029, após uma guerra nuclear entre EUA e URSS, o super computador Skynet domina as máquinas. Um grupo de resistência humana, liderada por John Connor, tenta derrotar estas máquinas.

A Skynet envia um robô-exterminador para o passado para matar a mãe do líder do movimento da resistência, Sarah Connor. John Connor também envia um de seus soldados para o passado para proteger Sarah Connor e derrotar o exterminador.

6º Efeito Borboleta (2004)

borboleta

E se você pudesse alterar acontecimentos ruins do seu passado tendo a consciência de hoje em dia? Pois este é cenário deste filme. Efeito Borboleta conta a história de um jovem que sofre apagões constantes e durante estes apagões ele consegue voltar ao passado, tendo a possibilidade de alterá-lo. Ao despertar, ele então poderá conferir as consequências destas alterações no seu presente.

Certamente é um dos melhores filmes interpretados por Ashton Kutcher. Com um roteiro de suspense e ficção daqueles que nos gruda na tela e sempre nos surpreende no final.

5º Donnie Darko (2001)

darko

Donnie Darko é um filme sobre um adolescente problemático que tem sua vida salva por um coelho gigante, de aparência sinistra, que diz ter o poder de prever do futuro. Donnie passa a fazer tudo o que este coelho manda.  Ele acredita que o coelho pode prever o futuro, então Donnie começa a investigar sobre viagens no tempo.

O filme trata de assuntos como realidade, percepção de tempo e espaço, esquizofrenia e outras dimensões. Detalhes como a excelente trilha sonora e as possíveis interpretações diferentes de final, tornam Donnie Darko um dos filmes mais cults do cinema.

4º 12 Macacos (1995)

macacos

Após terroristas espalharem um vírus que dizimou mais de 96% da raça humana, um prisioneiro tem de voltar ao ano de 1996 para deter o fundador desta organização antes que ele crie o vírus. 

Após regressar ao futuro, o viajante descobre que pode ter sido ele próprio, o motivo pelo qual a organização teve a ideia de criar o vírus.

3º Primer (2004)

primer

Dois engenheiros criam uma caixa para viajar ao passado. Com isto, eles conseguem voltar algumas horas no tempo. Com informações privilegiadas sobre o mercado de ações, onde podem investir com total conhecimento dos resultados.

Um deles perde o controle, enquanto o outro tenta impedi-lo de viajar ao passado. O que está se tornando perigoso a fim de evitar que suas "versões" se encontrem e causem um colapso no espaço-tempo.

Primer tem um ritmo frenético e desconexo, com uma linguagem científica e complexa. Seu orçamento não passou de US$ 7.000. O diretor demorou quase 2 anos para finalizar a pós-produção e quase desistiu de lançá-lo. Mesmo assim, recebeu várias indicações e prêmios.

2º Interestelar (2014)

interstelar

Após um colapso agrícola e dos meios de produção, a humanidade não consegue mais cultivar seus alimentos. É necessário a busca urgente por um outro planeta que abrigue nossa população.

Cientistas descobrem que podem encontrar este planeta ao viajarem por um buraco de minhoca. Então montam uma equipe de astronautas para ir até lá e descobrir se este planeta é viável para a nova civilização terrestre.

Este filme é o que chegou mais a fundo das recentes descobertas científicas sobre as teorias de viagem no tempo. Os produtores se aprofundaram neste tema para evidenciar as complexidades e estudos científicos que este assunto exige, tornando-se uma super produção.

1º De Volta Para o Futuro (1985)

back

Claro que não poderíamos encerrar esta lista Top 10 de filmes sobre viagem no tempo sem falar do icônico filme "De Volta Para o Futuro".

A bordo de um DeLorean modificado, impulsionado por um capacitor de fluxos, o inventor Dr. Brown e o jovem Marty McFly embarcam em uma aventura pelo passado, presente e futuro. Marty viaja para o passado a bordo da máquina do tempo criada pelo Dr. Brown. O carro ao chegar a 88 milhas por hora ativa um dispositivo que o transporta para a data indicada no painel.

Ao chegar em 1955, Marty conhece os jovens que serão seus futuros pais. Sua jovem mãe acaba por se apaixonar por ele após um acidente,  o que era para ter acontecido com seu pai. Marty procura o jovem cientista Emmett Brown para consertar sua máquina do tempo para que ele possa voltar para o presente, enquanto tenta reaproximar seus pais para que sua família possa existir no futuro.

De volta para o Futuro, foi um grande sucesso em 1985 e teve mais duas sequências. Foi produzido por Steven Spielberg e arrecadou mais de US$380 milhões. 

E você, concorda com nossa "Top 10", ou faltou algum filme na nossa lista sobre viagem no tempo?  Deixe sua opinião nos comentários.