Gotham: Descubra todos os easter eggs e referências do final da 3ª temporada

A terceira temporada de Gotham terminou com chave de ouro! O season finale teve um episódio duplo com mais de uma hora e meia que fez os fãs da série delirarem.

Quem também certamente apreciou este fantástico final de temporada foram os leitores de quadrinhos, pois durante os mais de 90 minutos não pararam de chover referências e easter eggs relacionados com as HQs do Batman.

Neste artigo vamos identificar todos eles, fique atento!

AVISO: Este artigo contém spoilers!

O Poço de Lázaro

poço

Esta foi uma enorme surpresa, ninguém estava esperando ver o Poço de Lázaro tão cedo em Gotham! O Poço de Lázaro contém águas mágicas que prolongam a vida, curando lesões ou retardando o processo de envelhecimento de todos aqueles que lá mergulharem.

Curiosamente, nos quadrinhos o Poço de Lázaro está localizado em Nanda Parbat, mas na série ele está numa espécie de caverna em Gotham.

A Cabeça do Demônio

ras

Depois de termos visto Ra's al Ghul no filme Batman Begins e na série Arrow, o líder da Liga dos Assassinos chegou a Gotham. Nos quadrinhos Ra's al Ghul teve um papel determinante na evolução e transformação de Bruce Wayne em Batman. Na série ele deverá cumprir o mesmo papel de mentor, voltando já na próxima temporada.

Solomon Grundy está a chegar

grundy

Outra das coisas que ninguém estava esperando foi a revelação do nome verdadeiro do personagem Butch Gilzean. Depois de ter sido assassinado por Barbara Kean, Butch foi levado para uma espécie de hospital, sendo lá revelado que o seu verdadeiro nome é Cyrus Gold.

Nos quadrinhos Cyrus Gold é o nome do vilão zumbi, Solomon Grundy, um dos mais icônicos inimigos do Batman. Certamente que também o veremos regressando em modo zumbi numa das temporadas futuras.

Bruce se transforma num vigilante

wayne

No último episódio da temporada vimos ainda Bruce se transformando num vigilante, utilizando apenas um uniforme negro e uma máscara de esqui para tapar o seu rosto. Esta foi uma clara referência aos quadrinhos Batman: Ano Um e ao filme animado Batman: A Máscara do Fantasma, onde Bruce utilizou o mesmo disfarce assim que começou o seu trabalho como defensor das ruas de Gotham.

O nascimento da Mulher-Gato

cat

Primeiro Selina teve direito ao seu momento Michelle Pfeiffer, quando foi lançada por uma janela pelo clone do Bruce Wayne (alusão evidente ao filme Batman: O Retorno). Mas é mais tarde que vemos Selina Kyle perto de se transformar em Mulher-Gato, quando Tabitha lhe oferece o seu chicote, a arma icônica que a anti-heroína usa nos quadrinhos.

Bem-vindos ao Iceberg Lounge

pinguim

Parece que o Pinguim vai finalmente assentar! Bem no final do episódio vemos o vilão compartilhando os seus planos com a Hera Venenosa para a abertura do Iceberg Lounge. Nas HQs o Iceberg Lounge é o quartel general do Pinguim, será que vamos ter um vilão mais implacável nas temporadas futuras?

E você, identificou mais algum easter egg ou referência? O que você achou do season finale de Gotham? Deixe a sua opinião nos comentários!