Você sabe que um personagem é realmente mau quando ele possui uma música tema sinistra cantada por um coral. Pode ser uma característica muito específica, mas passa uma sensação sinistra inigualável. Assim é o Morty do Mal (Evil Morty) um dos personagens mais misteriosos já introduzidos na série Rick and Morty. Confira abaixo algumas teorias que tentam explicar a história desse personagem.

Cuidado! Spoilers da terceira temporada!

O que sabemos

O que sabemos

A primeira aparição do Morty do Mal foi no episódio "Encontros Imediatos", da primeira temporada. Ele aparentava ser apenas o parceiro de um Rick também maligno. Ambos passavam de universo em universo assassinando Ricks e sequestrando Mortys. Contudo, no final do episódio é revelado que o Rick do Mal era apenas um robô sob o controle do Morty do Mal, que é levado para a cidadela dos Ricks sem que ninguém suspeite dele.

O personagem retorna apenas na terceira temporada, no episódio com os contos da Cidadela. A Cidadela está em época de eleição presidencial, uma vez que Rick C-137 matou o Conselho dos Ricks. Entre os vários candidatos Ricks está um candidato Morty, que ganha a eleição para presidente, apesar da desvantagem. Em um novo plot twist, decobre-se que o Presidente Morty é o Morty do Mal. Ele mata os Ricks que mandavam de verdade na Cidadela e instaura seu governo.

Teoria: Ele é o Morty original do Rick C-137

Morty original

A primeira e mais popular teoria entre os fãs da série é a de que o Morty do Mal seria o Morty original do Rick C-137, ambos originados do mesmo universo. Isso quer dizer que o Morty do Rick que acompanhamos em todos os episódios (ou na maioria, pelo menos) não seria o Morty C-137, mas de qualquer outro universo.

Essa teoria diz que Rick estaria presente na vida de Morty desde sua infância, criando o garoto. Isso faria com que Morty se tornasse um adolescente seguro e inteligente. Entretanto, algo teria acontecido, fazendo Rick se separar de seu Morty, o que poderia também ter causado sua depressão e alcoolismo. Rick, sentindo falta de Morty, se muda para uma realidade na qual ele tinha desaparecido por 20 anos e nunca influenciou na criação de Morty.

Já seu antigo Morty, seja por desavença contra Rick, ou por ter sido traído por ele (há quem diga que ele é o Morty da abertura que é deixado para trás por Rick e é atacado por monstros verdes), passa a nutrir um ódio por seu avô. Começa uma vingança contra todos os Ricks de todas as realidades paralelas. 

Evidências

Evidências

Essa teoria é muito circunstancial, mas pode ser baseada em algumas informações dadas pela série.

Rick esteve desaparecido por 20 anos

No episódio piloto da série é dito que Rick esteve sumido por 20 anos, sem nunca dar notícias para sua família. Entretanto, no episódio em que aparece o Morty do Mal, Rick C-137 assiste às suas memórias enquanto está aprisionado. Entre as suas recordações está a memória de estar segurando o bebê Morty nos braços. Isso é impossível, uma vez que esteve longe da família desde antes de Morty nascer (lembrando que Morty possui 14 anos).

Morty do Mal é inteligente

Esse Morty não é como os outros Mortys, é inteligente. Tanto que possivelmente construiu um Rick-Robô e ter a tecnologia de portais interdimensionais. Além disso, Rick diz que anda com Morty para que as ondas mentais estúpidas do garoto camuflem as ondas mentais geniais de Rick. O Morty do Mal usa a ondas mentais de centenas de Mortys para se camuflar.

Rick parece ter experiências passadas com outro Morty

No final do episódio em que Morty do Mal aparece, Rick fala para Morty o seguinte:

"Mas não ache que você é tão importante. Um Morty arrogante pode trazer problemas graves. Pode ser uma coisa muito ruim para todo mundo."

Morty pergunta como isso pode acontecer e Rick responde que contará quando ele for mais velho.

Entrevista de campanha para a Presidência da Cidadela

Em entrevista para sua campanha, Morty do Mal é perguntado quem é o Rick dele e de qual realidade ele é originalmente. Morty do Mal dá uma resposta extremamente política, mas igualmente evasiva, dando muita brecha para as teorias. Ele diz:

"Nós mudamos de realidade tantas vezes que é difícil lembrar. Eu vejo todos os Ricks como meu Rick."

Teoria: Ele é um Rick no corpo de um Morty

Rick no corpo de Morty

Essa teoria também se baseia no uso de Mortys pelos Ricks para poder camuflar suas ondas mentais inteligentes, se protegendo de seus inimigos. Extrapolando esse conceito, o que seria melhor que um Morty ao seu lado para mascarar sua inteligência? Ser um Morty, obviamente.

Segundo essa teoria, um Rick teria trocado sua mente com um Morty, assumindo o corpo do neto. Mais precisamente, seria o Rick Idiota, também apresentado no mesmo episódio que o Morty do Mal, quem teria feito isso. Isso justificaria a empatia e o jeito de agir desse Rick.

Entretanto, essa teoria é pouco provável, uma vez que há evidências contra ela. O Rick Idiota, apesar de ser diferente dos outros Ricks, ainda é tão inteligente quanto eles. Portanto não poderia ser um Morty no corpo de um Rick. 

Essas são algumas das teorias que tentam explicar esse personagem misterioso. Possui alguma teoria própria?