30 melhores filmes de zumbis de todos os tempos (segundo o IMDb)

Não adianta esconder, todo mundo tem medo de Zumbis! Seja do tipo morto-vivo que se levanta da tumba, ou daquele caras infectados por um vírus misterioso. Não tem quem fique indiferente a uma possível invasão global por parte destes monstros que adoram cérebros suculentos.

Se você tem um fascínio secreto por este tipo de monstros, então esta lista dos melhores filmes de zumbis é obrigatória!

30. O Morto Vivo

Ano de lançamento: 2009

Nota IMDb: 6.3

zumbi

Comecemos por aquela que provavelmente é a produção mais modesta de todas aquelas que fazem parte desta lista - O Morto Vivo, filme produzido em 2009 e dirigido pelo desconhecido D. Kerry Prior.

O filme é bem hilário e conta a história de um policial que acabou por se tornar num zumbi, contudo ele volta a se juntar ao seu colega de trabalho para desmantelar uma rede de tráfico de droga. Tudo isto enquanto tem que saciar a sua sede de sangue.

O Morto Vivo não conta com a participação de frandes atores, contudo é um filme super divertido e obrigatório para todos os fãs de filmes de zumbis.

29. Zumbi, A Legião dos Mortos

Ano de lançamento: 1932

Nota IMDb: 6.3

zumbi

Zumbi, A Legião dos Mortos é o filme mais antigo da lista, tendo sido o seu diretor Victor Halperin um verdadeiro pioneiro, apresentando um dos primeiros filmes de zumbis da história.

Esta produção conta a história de um jovem que recorre aos serviços de um feiticeiro de forma a tentar fazer com que a mulher dos seus sonhos se apaixonasse por ele..., no entanto, as coisas correm mal e ela acaba por se transformar numa zumbi.

O filme era ainda protagonizado pelo ator Bela Lugosi, que ficou mais popular pelo seu papel como Conde Drácula no filme com o mesmo nome de 1931.

28. Zumbis na Neve

Ano de lançamento: 2009

Nota IMDb: 6.3

Zumbis na Neve

Esta é mais uma prova que os filmes de zumbis não têm que ser obrigatoriamente uma experiência super assustadora e que até podem resultar em bastantes gargalhadas!

A produção norueguesa Zumbis na Neve é prova disso, apresentando uma trama super insólita. Basicamente o filme se centra num grupo de estudantes de medicina que vai de férias para uma estância de esqui e que de repente vê a sua vida ameaçada por zumbis nazis!

Apesar de fazer parte do circuito indie, o filme foi um sucesso duplicando o valor da produção em receitas, algo que foi crucial para o desenvolvimento da sequência.

27. Resident Evil 3: A Extinção

Ano de lançamento: 2007

Nota IMDb: 6.3

Resident Evil 3: A Extinção

É certo que os filmes da franquia Resident Evil não são dos mais adorados pelos fãs de zumbis, contudo existem excepções e Resident Evil 3: A Extinção é uma delas.

O filme continua seguindo a personagem principal Alice na sua tentativa de sobreviver depois do massacre que aconteceu em Raccoon City.

Em Resident Evil 3: A Extinção ela e mais um grupo de sobreviventes tentam atravessar o deserto do Nevada para chegar no Alaska e tentar derrotar a poderosa Umbrella Corp.

26. Como Sobreviver a Um Ataque Zumbi

Ano de lançamento: 2015

Nota IMDb: 6.3

ZUMBIS

Os zumbis servem imenso de inspiração não só para filmes de horror, mas também para muitas comédias, aliás você vai encontrar mais produções hilárias nesta lista.

Como Sobreviver a Um Ataque Zumbi é mais um desses casos, onde acompanhamos um grupo de escuteiros que tenta salvar a sua cidade depois desta ter sido alvo de um ataque de zumbis.

É certo que o filme não é uma obra-prima, mas é uma experiência engraçada e que merece um pouco do seu tempo. O ator principal é Tye Sheridan, que mais tarde ficou conhecido pela sua participação na franquia X-Men.

25. Juan dos Mortos

Ano de lançamento: 2011

Nota IMDb: 6.4

Juan de los muertos

Mais uma comédia e desta vez uma produção que foi resultado do esforço conjunto de profissionais cubanos e espanhóis e que merece destaque pela sua originalidade.

Praticamente gravado na totalidade em Cuba, Juan dos Mortos nos apresenta como o governo cubano lida com uma invasão zumbi e como apenas um homem pode fazer a diferença (e muita grana).

Juan (o protagonista) faz de matar zumbis um negócio, enquanto isso o governo cubano diz que os mortos-vivos são na realidade, radicais que querem derrotar o poder central.

24. Ben & Mickey Contra os Mortos

Ano de lançamento: 2012

Nota IMDb: 6.4

The Battery

Dirigido, redigido e protagonizado por Jeremy Gardner, Ben & Mickey Contra os Mortos, conta a história de dois ex-jogadores de beisebol rivais, que agora são obrigados a patrulhar a cidade de New England depois desta ter sido invadida por zumbis.

Os dois têm que colocar as suas diferenças de lado de forma a conseguirem trabalhar juntos, mas as coisas mudam radicalmente após a descoberta de uma cidade que se encontra totalmente protegida dos zumbis.

O filme contou com um orçamento super pequeno de apenas seis mil dólares, mas isso não o impediu de ter sido apresentado em festivais de cinema um pouco por todo o mundo.

23. Escondidos

Ano de lançamento: 2015

Nota IMDb: 6.4

Hidden

Um ano antes de Stranger Things, Matt Duffer e Ross Duffer (The Duffer Brothers) dirigiram e escreveram a trama deste filme de zumbis que contou com Alexander Skarsgård no papel principal.

Escondidos (ou Hidden em inglês), segue a vida de uma família que se vê obrigada a procurar refugio num abrigo contra ataques nucleares, depois de uma pandemia zumbi.

Mas as coisas acabam por ficar bem feias, pois uma nova ameaça acaba por surgir e a sua sobrevivência fica assim ameaçada.

22. [REC]² Possuídos

Ano de lançamento: 2009

Nota IMDb: 6.5

REC2

Os diretores Jaume Balagueró e Paco Plaza retornaram em 2009 para apresentar a sequência de [REC], uma produção espanhola que apanhou o mundo de surpresa.

Em [REC]² Possuídos, acompanhamos Dr. Owen na sua suposta procura por um antidoto para aquele que parece ser uma praga zumbi.

É certo que o filme não é tão bom quanto o primeiro, contudo ele foi um sucesso de bilheterias e é uma experiência obrigatória para todos aqueles que assistiram ao primeiro filme.

21. Pontypool

Ano de lançamento: 2008

Nota IMDb: 6.6

Pontypool

Dirigido por Bruce McDonald em 2008, Ponypool é um filme que merecia um pouco mais de amor do que aquele que realmente recebeu.

A abordagem do filme é super original, com Grant Mazzy, um radialista de Ontário que conta para os seus ouvintes a história de uma hipotética praga zumbi. O estilo parecido ao de H. G. Wells, torna o filme bem diferente dos restantes da lista.

O filme custou cerca de 1 milhão e quinhentos mil dólares a ser produzido, tendo feito apenas 30 mil dólares em receitas de bilheteria.

20. Melanie - A Última Esperança

Ano de lançamento: 2016

Nota IMDb: 6.6

The Girl with All the Gifts

Melanie - A Última Esperança é uma produção britânica que foi dirigida por Colm McCarthy em 2016 e que nos apresenta um futuro bem diferente daquele que conhecemos.

Neste filme o mundo foi dizimado por um suposto fungo, que tornava as pessoas em zumbis. Contudo existia um grupo de crianças que apesar de ter apetite por carne humana, continuava a manter um pensamento racional.

O filme acompanha um grupo de cientistas que se dedica a estudar estas crianças de forma a conseguir encontrar um antidoto.

19. Fido - O Mascote

Ano de lançamento: 2006

Nota IMDb: 6.7

Ano de lançamento: 2014 Nota IMDb: 6.9

Uma das coisas mais interessantes deste gênero de filmes, são as formas originais que os diretores e argumentistas encontram para apresentar novas histórias.

Fido - O Mascote, nos apresenta um mundo em que uma nuvem de radiação espacial, fez com que todos os mortos virassem zumbis famintos por carne humana.

Mas uma empresa, chamada de Zomcon descobriu uma forma de domesticar os zumbis e agora quase todas as famílias americanas têm um! Contudo a Zomcon pode não ser o que parece.

18. Resident Evil: O Hóspede Maldito

Ano de lançamento: 2014

Nota IMDb: 6.9

Resident Evil: O Hóspede Maldito

Foi em 2002 que nos foi apresentado o primeiro filme da franquia Resident Evil e aquele que é sem margem para dúvida o melhor dos seis.

Dirigido por Paul W.S. Anderson e protagonizado por Milla Jovovich e Michelle Rodriguez, o filme adapta a trama dos game para a telona, com a cidade de Racoon City a ser alvo do poderoso Vírus-T.

Em Resident Evil: O Hóspede Maldito vemos os esforços por parte dos militares, Rain e Alice em tentar conter o vírus de forma a proteger o resto do planeta.

17. Zumbis na Neve 2

Ano de lançamento: 2014

Nota IMDb: 6.9

Død snø 2

Se lembra de termos falado em Zumbis na Neve? Pois é, em 2014 Tommy Wirkola retornou para dirigir a sequência do filme que colocou a Noruega no mapa dos fãs de zumbis.

Em Zumbis na Neve 2, continuamos a acompanhar Martin na sua tentativa de escapar com vida aos ataques dos violentos e perigosos zumbis nazis.

Apesar de não ter igualado o sucesso do primeiro filme, Zumbis na Neve 2 é uma produção bem divertida e que não deixará nenhum fã da franquia decepcionado.

16. Zumbi 2 - A Volta dos Mortos

Ano de lançamento: 1979

Nota IMDb: 6.9

Zombi

Zumbi 2 - A Volta dos Mortos é mais um dos filmes da lenda dos filme de terror Lucio Fulci, o italiano que dirigiu mais de sessenta produções deste gênero.

Neste filme acompanhamos um grupo de pessoas que foram para uma ilha na busca do pai desaparecido de uma garotinha. Contudo quando chegam à ilha eles se deparam com uma praga zumbi.

Enquanto que uns tentam sobreviver, outros buscam o motivo e o antídoto para esta infeção que coloca a vida de todo o planete em risco.

15. Meu Namorado é um Zumbi

Ano de lançamento: 2013

Nota IMDb: 6.9

Warm Bodies

Sangue Quente, é uma produção bem diferente e original, dirigida por Jonathan Levine, ela nos conta a história de um planeta Terra onde os zumbis fazem parte do dia à dia.

É nessa realidade que conhecemos Julie, uma humana normal e R, um zumbi super introspectivo. Quando os dois se conhecem eles se apaixonam.

Durante o filme vemos como os dois conseguem lidar com o preconceito tanto da comunidade humana como da comunidade zumbi.

14. Extermínio 2

Ano de lançamento: 2007

Nota IMDb: 7.0

exterminio

Depois de Danny Boyle ter deixado todo mundo de boca aberta com Extermínio, o estúdio que produziu o filme decidiu avançar com uma sequência, agora dirigida por Juan Carlos Fresnadillo.

Em Extermínio 2 podemos ver a tentativa de voltar à normalidade por parte da população britânica, após a epidemia de raiva que transformou milhares em zumbis.

O filme é protagonizado por Rose Byrne e por Jeremy Renner e conta ainda com participações de Idris Elba, Robert Carlyle e Harold Perrineau.

13. Guerra Mundial Z

Ano de lançamento: 2013

Nota IMDb: 7.0

Guerra Mundial Z

Esta é provavelmente a produção mais ambiciosa da nossa lista, com um orçamento perto dos 200 milhões de dólares, dirigida por Marc Forster e estrelada por Brad Pitt, Guerra Mundial Z foi um sucesso de bilheterias.

A trama do filme se centrava em Gerry Lane, um investigador das Nações Unidas que tenta proteger a sua família depois do mundo ter sido infetado por uma epidemia zumbi.

O filme tem uma escala gigantesca e promete deixar os seus nervos à flor da pele. Existem rumores que uma sequência poderá acontecer!

12. Planeta Terror

Ano de lançamento: 2007

Nota IMDb: 7.1

Planeta Terror

O diretor Robert Rodriguez apresentou em 2007 uma proposta bem diferente aquilo que estávamos acostumados. Em Planeta Terror uma arma biológica é liberada transformando milhares em zumbis.

Um grupo constituído por uma stripper, um médico, um mecânico e o xerife local tentam sobreviver a esta ameça que pode colocar em risco a vida de toda a humanidade.

Planeta Terror contou ainda com as participações dos atores Josh Brolin e Bruce Willis no seu elenco. Uma aventura super divertida que todos devem assistir.

11. Dia dos Mortos

Ano de lançamento: 1985

Nota IMDb: 7.2

Day of the Dead

Provavelmente a maior lenda do cinema zumbi mundial é o diretor norte-americano George A. Romero! Em Dia dos Mortos o mundo é dominado por zumbis, existindo apenas um grupo de médicos e militares escondidos num búnquer na Florida.

Os médicos usam os zumbis para experiências, no entanto os militares acabam descobrindo que eles também usaram alguns dos seus homens nesses experimentos.

É nesse momento que tudo corre mal, com os militares a expulsarem os médicos do búnquer e com zumbis a conseguirem invadir o esconderijo.

10. Eu Sou a Lenda

Ano de lançamento: 2007

Nota IMDb: 7.2

Ano de lançamento: 2004 Nota IMDb: 7.3

Protagonizado por Will Smith e Alice Braga, Eu Sou a Lenda foi um sucesso de bilheterias gigante um pouco por todo planeta.

Neste filme dirigido por Francis Lawrence, acompanhamos a vida de Robert Neville, um ex-médico e a única esperança da humanidade, após um vírus que matou quase todo o mundo e transformou outros em zumbis.

Em Eu Sou a Lenda, vemos uma verdadeira corrida contra o tempo, num filme que já é considerado por muitos como um clássico do gênero.

9. Madrugada dos Mortos

Ano de lançamento: 2004

Nota IMDb: 7.3

Madrugada dos Mortos

Em 2004, Zack Snyder dirigiu o filme Madrugada dos Mortos, numa produção que contou também com a participação de James Gunn.

Neste filme seguimos as ações de uma enfermeira, de um polícia, de um jovem casal, de um vendedor que escaparam a uma gigante praga zumbi. O grupo decide se esconder num shopping abandonado para tentar sobreviver.

Quando os mantimentos começam a escassear o grupo percebe que não pode ficar para sempre dentro do shopping e desenvolvem um plano de fuga. Esta produção é um remake de Despertar dos Mortos de George A. Romero.

8. [REC]

Ano de lançamento: 2007

Nota IMDb: 7.4

REC

Este é o tipo de filme que você vê e não consegue tirar da cabeça durante semanas... ou até mesmo meses! Não, você não vai ficar com medo do escuro, mas certamente não vai esquecer a atmosfera criada por [REC].

Ele utiliza um pouco a premissa do filme Noite dos Mortos-Vivos, pois toda a ação se passa num prédio, e a noção de espaço limitado está sempre presente ao longo do filme.

Além de tudo isso, o filme é gravado em primeira pessoa, deixando ele ainda mais claustrofóbico e assustador (a quantidade de sustos é quase ilimitada). Esta é uma prova de que você não precisa de sangue voando por todo o lado, nem personagens desmembrados, para fazer um bom filme de Zumbis.

7. Fome Animal

Ano de lançamento: 1992

Nota IMDb: 7.5

Braindead

Em 1992 Peter Jackson se aventurou no mundo dos zumbis produzindo o filme Fome Animal, uma divertida mistura de terror com comédia.

Infelizmente para o diretor o filme foi um fracasso de bilheterias, apesar de ser um dos melhores filmes do gênero de todos os tempos!

Nesta produção vemos o início de uma pandemia zumbi que tem como origem um rato oriundo da ilha indonésia de Sumatra. Quando o animal morde uma humana, ela morre e vira zumbi começando a atacar família, amigos e até mesmo animais de estimação.

6. Invasão Zumbi

Ano de lançamento: 2016

Nota IMDb: 7.5

Busanhaeng

Esta produção sul-coreana pega nas características dos filmes zumbis e coloca toda a ação dentro de um trem de alta velocidade.

Durante Invasão Zumbi acompanhamos a viagem de trem de um pai e sua filha que se desloca de Seoul para Busan, contudo durante essa jornada o apocalipse começa com toda a população se transformando em zumbis.

Ao longo de 118 minutos, vemos como é que pai e filha conseguem sobreviver aquela que rapidamente se transformou na viagem mais importante de suas vidas.

5. Zumbilândia

Ano de lançamento: 2009

Nota IMDb: 7.6

zumbilandia

Parece brincadeira, mas temos mais uma comédia neste lista. E não se deixe enganar, apesar de ser considerado um filme de humor, Zumbilândia tem uma trama bem dramática e intensa. As cenas de humor não são feitas com piadas forçadas, e só desencadeadas com coisas que uma pessoa normal faria durante um ataque Zumbi.

O elenco do filme é bem pequeno e é fácil perceber que os atores estavam se divertindo muito durante as gravações do filme.

Além de tudo isso, Zumbilândia parece bastante em algumas coisas com um videogame, algo que certamente tocará o coração de muitos millennials!

4. Extermínio

Ano de lançamento: 2002 Nota IMDb: 7.6

Ano de lançamento: 2002

Nota IMDb: 7.6

Muitos consideram que Extermínio é o melhor filme de Zumbis das últimas décadas. Ele conta a história de um cara (Jim) que acorda no meio de um hospital de Londres, e assim que ele começa a dar os primeiros passos ele não consegue encontrar ninguém.

Só encontra uma cidade vazia e completamente vandalizada. Jim descobre mais tarde que todos os humanos foram contaminados por um vírus que os transforma numa espécie de Zumbis.

Enquanto muitos filmes de terror só se preocupam em aumentar o batimento cardíaco do espectador, este longa dirigido por Danny Boyle conta uma história de superação e sobrevivência.

Ele mostra o quanto o ser humano pode ser egoísta e desumano para conseguir salvar a sua própria vida.

Extermino dá o sangue e as imagens grotescas que o espectador espera neste tipo de filmes, mas oferece ainda uma pesada trama psicológica, elevando a experiência para um outro patamar.

3. Todo Mundo Quase Morto

Ano de lançamento: 2004

Nota IMDb: 7.9

shaun

De uma forma bem imprevisível, começamos esta lista com uma comédia. Este filme conta a história de Shaun, um cara que está quase comemorando o seu 30º aniversário e que ainda não atingiu muito na sua vida. Ele tem um trabalho chato, vai todos os dias no mesmo bar e divide apartamento com um estudante...até que os mortos começam a caminhar!

Este filme encontra o equilíbrio perfeito entre um filme de terror e uma comédia, os personagens existem muito além das óbvias motivações humorísticas, tratando de temas familiares a todo o mundo.

Além de mortos-vivos, o filme é centrado na amizade, no valor da família e na responsabilidade que o passar dos anos traz a cada um.

2. Despertar dos Mortos

Ano de lançamento: 1978

Nota IMDb: 7.9

Despertar dos Mortos

Despertar dos Mortos é um dos filmes obrigatórios de George A. Romero. Nesta produção acompanhamos dois elementos das forças especiais, um jornalista e uma executiva que procuram refúgio num shopping depois do mundo ter sido invadido por uma infeção zumbi.

Durante o filme vemos a tensão aumentar entre os membros do grupo ao longo que os meses vão passando e tudo fica pior quando um gangue invade o shopping.

Este filme é considerado um clássico do cinema sendo obrigatório para qualquer fã de zumbis e de cinema de horror no geral!

1. Noite dos Mortos-Vivos

Ano de lançamento: 1968

Nota IMDb: 7.9

noite dos mortos vivos

George Romero está para os filmes de Zumbis como a goiabada está para o queijo. Este filme demonstra que não é preciso ter grandes efeitos especiais, nem um orçamento de milhões, para fazer um bom filme de Zumbis.

Romero pega um acontecimento que poderia ser retratado como um desastre mundial, e o transporta para uma pequena casa para conseguir um efeito muito mais assustador.

Este filme nos dá uma sensação de claustrofobia, e a ideia de proximidade com todos os personagens, os tornando muito mais reais. Apesar de que em 1960 a caracterização dos personagens era bem menos realista do que atualmente, isso não os torna menos ameaçadores. Na verdade, a sua resiliência e imprevisibilidade coloca eles em um outro nível!

FIQUE LIGADO:

Saiba quais as melhores séries de zumbis para assistir!

Melhores filmes de terror para arrepiar!

Filmes sobre pandemias para assistir durante a quarentena em 2020!