Conheça os melhores easter eggs e referências de Jogador Nº 1

Jogador Nº 1 é o novo filme de Steven Spielberg que conta o impacto de um mundo virtual na vida de todo mundo em um futuro bastante provável. Este é também um filme repleto de easter eggs e referências que causam o delírio de qualquer fã de cultura pop. 

Desde filmes, games, livros, música e quadrinhos, descubra os melhores easter eggs de Jogador Nº 1!

Avatares por todo o lado

batman

Em OASIS vemos constantemente vários avatares que representam personagens conhecidos da cultura pop. A primeira homenagem de Spielberg no filme vai para Batman, o clássico de Tim Burton de 1989. O super-herói é visto escalando o Monte Everest no cenário.

robocop

Além disso, nessa primeira apresentação do mundo virtual OASIS, vemos também o protagonista de RoboCop: O Policial do Futuro (1987), o Ciclope de Simbad e a Princesa (1958), Marvin, o Marciano dos Looney Tunes e até Hello Kitty.

freddy

Já quando conhecemos Aech pela primeira vez em Planeta Doom, ela é vista explodindo com Freddy Krueger, o personagem principal de A Hora do Pesadelo (1984). Mas também Jason Voorhees, o assassino de Sexta-Feira 13, se encontra por perto. 

coringa

Mais tarde, quando Perzival se torna famoso, um grupo de avatares corre para ele, entre eles Beetlejuice de Os Fantasmas se Divertem (1988). Enquanto que na discoteca Distracted Globe podemos ver claramente um casal de avatares representando Coringa e Arlequina.

Uma grande batalha cheia de personagens conhecidos

tracer

Na grande batalha final, em que todos os jogadores de OASIS são chamados para lutar contra I0I, vemos vários personagens icônicos. Alguns deles são Big Daddy, de BioShock (2007), Chun-Li de Street Fighter II (1991), Tracer de Overwatch (2016), um Chocobo de Final Fantasy, Mulher-Gato, Batman, Spawn, He-Man e vários esquadrões de soldados genéricos de Halo e StarCraft.

chocobo

James Halliday, o maior geek de todos os tempos

piratas

Durante todo o filme, nós vamos conhecendo melhor James Halliday, o criador do OASIS, através de memórias deixadas pelo próprio dentro do game.

Logo na primeira, em que ele e seu sócio estão apresentando sua tecnologia ao público, é ouvida a música Everybody Wants to Rule the World da banda Tears for Fears. Além de ser uma faixa icônica da década de 80, ela foi na verdade utilizada no telefilme Piratas da Informática (1999).

simon

Nas suas memórias, Halliday também é visto vestindo um suéter dos Space Invaders, o game arcade de 1978, e comentando que o game Asteroids de 1981 é perfeito. Além disso, ele usa um pin de Simon, um game de memória eletrônico dos anos 80.

spock

Sendo um geek extraordinário, claro que o funeral de Halliday não só estaria decorado com a temática de Jornada nas Estrelas. Até seu caixão é exatamente igual ao de Spock em Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan (1982).

nicodemus

Relativamente a sua personagem virtual, Anorak, o movimento de seus robes negros é intencionalmente parecido com o dos robes de Nicodemus, em A Ratinha Valente (1982).

turbo

Por fim, na cena em que Z e Arty estão testando seus conhecimentos sobre Halliday, ficamos também sabendo que seus games favoritos são GoldenEye (1997) e Turbo (1981), um game arcade da Sega. 

take on me

Além disso, sua música favorita é Video Killed the Radio Star, dos The Buggles e seu clipe de eleição Take On Me dos A-ha.

Kira e o Hotel Overlook

kira

O amor da vida de Halliday e Og, Karen Underwood utiliza Kira para seu nome virtual e é por esse apelido que ela é conhecida por Halliday. Essa é uma homenagem à personagem de O Cristal Encantado (1982).

Ao tentar agradar Kira, Halliday escolhe um filme para o seu encontro, que acaba sendo O Iluminado (1980) de Stanley Kubrick. Isso vai despoletar uma sequência em que os heróis têm de entrar no Hotel Overlook para completar o segundo desafio.

shining

Spielberg meticulosamente recria aqui o cenário do hotel assombrado, incluindo a icônica máquina de escrever que repete as palavras “Só trabalho e nenhuma diversão tornam Jack um garoto sem brilho". Porém as palavras tomam aqui a forma de uma chave.

sangue

Nesta sequência, Aech é chamada para brincar com as gêmeas fantasmagóricas, o que faz com que ela seja levada pelo mar de sangue que aterroriza Shelly Duvall no clímax do filme original.

labirinto

Continuando no seu infortúnio, Aech acaba no infame quarto 237, seduzida por uma bela moça que se transforma em uma idosa em decomposição. Aí, Aech é atacada por um machado na porta e por fim largada em um labirinto de neve, o mesmo que causou a morte a Jack Torrance no filme de 1980.

fotografia

A fotografia rasgada em que Halliday e Kira se encontram no centro é na verdade a imagem da cena final de O Iluminado, mostrando o protagonista festejando com os mortos em 1921.

O quarto de infância de Halliday

forbidden planet

Já nas decorações do quarto de infância de Halliday, podemos ver estátuas de Godzilla e Robby, o Robô. Este último é o robô do filme de ficção cientifica O Planeta Proibido (1956), o qual sabemos ter uma grande influência em Spielberg.

wargames

Além disso, o computador de Halliday é um IMSAI 8080, o mesmo que Matthey Broderick e Ally Sheedy utilizaram para quase começar uma guerra termonuclear em Jogos de Guerra (1983).

rush

Nas paredes, podemos também encontrar um pôster antigo do original Pac-Man, do álbum 2112 da banda futurista Rush e um pôster de Dungeons & Dragons.

Parzival, o grande

excalibur

Tanto o nome de Parzival no mundo real como no OASIS fazem referências à cultura pop. O garoto revela que seu pai escolheu para ele o nome de Wade Watts para imitar os super-heróis com nomes como Peter Parker e Bruce Banner.

Já o seu nome virtual, Parzival, é uma homenagem ao filme Excalibur (1981), mais concretamente a Perceval, um dos Cavaleiros da Távola Redonda. Na verdade, até o feitiço usado para controlar o orbe por I-R0k é o usado por Merlin na transformação de Uther.

De Volta Para o Futuro

futuro

Z tem também uma forte ligação com De Volta Para o Futuro (1985). Em primeiro lugar, seu veículo é inspirado no DeLorean de Marty McFly, se bem com um melhoramento que inclui as luzes vermelhas de K.I.T.T., de A Super Máquina (1982).

kitt

Além disso, Z compra um Cubo Zameckis, que homenageia o diretor do filme e amigo de Spielberg, Robert Zameckis. Mais tarde, ao utilizar o Cubo para reverter o tempo, é ouvido o tema de De Volta Para o Futuro.

O primeiro desafio

King Kong

Durante a sequência da corrida de carros pertencente ao primeiro desafio, o Tyrannosaurus Rex que vemos destruindo a pista é exatamente o mesmo de Jurassic Park: Parque dos Dinossauros (1993). Além disso, temos o icônico King Kong do filme original de 1933, produzido por Merian C. Cooper, um dos heróis de Spielberg.

speed racer

A concorrer podemos ver vários avatares com diferentes veículos desde o famoso Mach 5, do anime japonês Speed Racer (1966-1968), Christine, o carro assassino de Stephen King, e a mota de Akira (1988) dirigida por Art3mis.

A feroz Aech

wonder woman

Aech mostra ser uma grande aficionada da cultura pop não só na vida real mas também em OASIS. Em primeiro lugar, é possível vermos vários pins no seu casaco, desde o clássico The Rocky Horror Picture Show (1975), Mulher Maravilha da década de 70 e da banda Dead Kennedys.

dead kennedys

Garagem especial

A garagem virtual de Aech é um dos locais mais carregados de easter eggs e referências de todo o filme. Aí, você pode ver:

  • O Gigante de Ferro 

iron giant

  • Nave U.S.S Sulaco de Aliens: O Resgate
  • Ferrari 250 GT California de Curtindo a Vida Adoidado (1986) 
  • Eagle 5 Space RV de SOS: Tem Um Louco Solto no Espaço (1987)

spaceballs

  • ED-209 de RoboCop: O Policial do Futuro
  • Extravehicular Activity Pode de 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)
  • Valley Forge de Corrida Silenciosa (1972)
  • Armas a laser e naves espaciais de Galactica: Batalha nas Estrelas (1978-1979)
  • Nostromo de Alien: O 8º Passageiro

nostromo

  • Exoesqueleto robô da série animada Exosquad
  • Thunderfighter da série Buck Rogers no Século XXV
  • Nave Swordfish II do anime Cowboy Beebop (1998-1999)

cowboy

  • Sinal néon Cocktails & Dreams do filme Cocktail, com Tom Cruise
  • Poster do filme Mad Max
  • Bicicleta de Pee-Wee Herman de As Grandes Aventuras de Pee-Wee (1985)
  • TARDIS de Doctor Who

tardis

  • Caco, o Sapo

Dançando em OASIS

joy division

Quando Parzival entra na discoteca Distracted Globe, está tocando a música Blue Monday da banda New Order. Mais tarde, quando ele conhece finalmente Art3mis no mundo real, a garota está usando uma camisa dos Joy Division, a banda que deu origem aos New Order após a morte do vocalista Ian Curtis.

saturday night

Durante a visualmente deslumbrante cena de dança entre Z e Arty, o garoto escolhe a música Stayin’ Alive do filme Os Embalos de Sábado à Noite (1977). Ele completa o show invocando uma pista de dança colorida e imitando os movimentos de John Travolta no filme.

buckaroo

Para esse encontro, Parzival escolheu uma roupa igual à do personagem principal do filme As Aventuras de Buckaroo Banzai, de Peter Weller, um filme muito maluco de 1984. Mas não antes de ter experimentado roupas como o terno vermelho de Michael Jackson em Thriller, o de Prince em Purple Rain e o uniforme branco dos Duran Duran.

A batalha final

chucky

Durante a batalha final, alguém utiliza Chucky, o maléfico boneco ruivo de Brinquedo Assassino (1988), como arma. Além disso, podemos ver várias armas conhecidas serem usadas como Caterpillar P-5000 Work Loader de Aliens: O Resgate e uma Glaive de Krull (1983), entre outras.

krull

Mas o momento mais intenso da batalha se deve à transformação de Nolan Sorrento em Mechagodzilla, o monstro mecânico de Godzilla vs. Mechagodzilla (1974), enquanto se ouve o tema do filme original dos anos 50. Aí, Daito responde ao utilizar o uniforme móvel de um RX-78-2 Gundam do icônico anime japonês Mobile Suit Gundam (1979).

gundam

No final da batalha, quando o Gigante de Ferro é derrotado, o robô desaparece na lava da mesma maneira que o T800 de O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991).

terminator

O último desafio

swordquest

Finalmente, durante o terceiro desafio, são mencionados os games do Atari 2600 que podem ou não ser elegíveis para vencer entre eles Centipede, Pitfall, Swordquest, Berzerk e Defender.

easter egg

Porém, tal como é indicado no filme, o game correto é Adventure (1979), que é também o primeiro de sempre a ter um easter egg incluído.

O game para o Atari 2600, desenhado por Warren Robinett, incluía um ovo que estaria escondido longe da missão principal. Quem o descobrisse conseguia então ver o nome do desenhador (o qual a Atari na época recusou dar crédito no game).

aladdin

Por fim, quando Parzival consegue completar o desafio, um tesouro com um ovo falso aparece em um pedestal. Esse tesouro parece com o de Aladdin (1992), junto com o ovo decorado com rubis que chama a atenção do macaco Abu.