Conheça Cristalys, uma das mais poderosas Inumanas

Crystalia Amequelin, conhecida também pelo nome de Cristalys, é a princesa da sociedade dos Inumanos. Apesar desse título, ela pouco tem em comum com o estereótipo criado pela Disney e se assemelha mais ao Avatar da animação da Nickelodeon ou ao Capitão Planeta dos anos 80. Saiba mais sobre essa personagem tão poderosa dos quadrinhos da Marvel.

Origem

origem

Cristalys é a filha mais nova dos nutricionistas Quelin e Ambur, ambos membros da família real Inumana. Sua irmã, Medusa é a atual rainha por ser esposa do atual rei dos Inumanos, Raio Negro. Por essa razão, Cristalys é considerada uma princesa desse povo.

Assim como sua irmã mais velha, Cristalys também foi exposta às névoas terrígenas ainda quando era apenas uma criança. As névoas despertaram uma mutação em Cristalys que a concedeu poderes psiônicos sobre os elementos da natureza.

Quarteto Fantástico

Quarteto Fantástico

Durante suas aventuras na Terra, Cristalys eventualmente conheceu o grupo de super-heróis conhecidos como Quarteto Fantástico. Seu contato com o grupo rendeu em um relacionamento amoroso com um dos membros da equipe, Johnny Storm, o Tocha-Humano.

No entanto, o envolvimento de Cristalys com o Quarteto Fantástico ia muito além de ser a namorada do Tocha-Humano. Cristalys também substituiu a Mulher-Invisível na equipe durante o período de gravidez da super-heroína, se mostrando uma excelente combatente e bastante hábil ao utilizar seus poderes.

Casamento

Mercúrio

Apesar do seu relacionamento com Johnny Storm do Quarteto Fantástico, sua paixão mais famosa foi com Pietro Maximoff, o Mercúrio. Se conheceram quando Cristalys encontrou o velocista ferido após uma batalha contra um sentinela. Ela o levou para Attilan, onde tratou de seus ferimentos. Em pouco tempo ambos estavam apaixonados um pelo outro.

Essa paixão entre Mercúrio e Cristalys logo cresceu, levando-os ao altar. O casamento entre os dois foi a primeira união entre um inumano e um humano (ainda que mutante) da história. Tempo depois, os dois tiveram uma filha, Luna, que aparentemente não possuía nenhum poder, seja inumano ou mutante.

Parece a história de uma família perfeita, mas nem tudo é tão simples. Problemas começaram surgir no casamento entre os dois (alguns causados pelas manipulações do inumano Maximus) e os dois se separaram

Embaixadora dos Inumanos

Embaixadora

Cristalys já esteve associada a vários grupos de super-heróis, como o já citado Quarteto Fantástico e também os Vingadores. Mas sua aliança sempre estará com os Inumanos.

Após os eventos que levaram a exposição da Terra à duas enormes nuvens de névoa terrígena, Cristalys recebeu o título de embaixadora dos Inumanos nas Nações Unidas. Seu papel é entrar em contato com os países que tiveram ou terão contato com essas nuvens, pois elas afetam parte da população, transformando algumas pessoas em inumanos.  

Poderes e habilidades

Poderes

Por ser uma inumana, naturalmente Cristalys já possui algumas características fisiológicas aprimoradas, como força, velocidade, resistência, vigor e reflexos. Além disso, ela também tem a mutação terrígena, que lhe concedeu os seguintes poderes:

Aerocinese: Controle total do elemento ar. Com essa habilidade Cristalys é capaz de manipular as partículas da atmosfera, o que a possibilita criar rajadas de vento poderosas, voar, e até gerar campos de força. Esse poder também pode ser utilizado para criar bolhas ar ao redor de si mesma, algo muito útil para ambientes debaixo d'água;

Geocinese: Controle total do elemento terra. Com este poder, a heroína consegue levantar, utilizando apenas sua mente, grandes pedaços de terra e pedregulhos. Em adição, consegue também gerar grandes tremores de terra. O poder da geocinese ta,bém se aplica a todos os metais que compõe o solo, portanto, Cristalys também possui uma espécie de poder de magnetismo.

Hidrocinese: Controle total do elemento água. Esse poder não se limita a apenas uma manipulação psiônica da água, também se apresenta de outras formas. Cristalys é capaz de criar esse elemento utilizando apenas a umidade do ar. Também é capaz de controlar seu estado, podendo transformar a água em gelo ou em vapor instantaneamente.

Pirocinese: Controle total do elemento fogo. Assim como o poder anterior, Cristalys não se limita a apenas controlar as chamas, ela também é capaz de gerá-las. Através da manipulação dos átomos de oxigênio na atmosfera, ela consegue agitá-los ao ponto de criar grandes chamas espontaneamente. 

Eletrocinese: Uma vez que seus poderes vem de sua habilidade de manipular os elementos em um nível atômico, Cristalys consegue dá-los uma carga elétrica. Dessa forma, ela também é capaz de criar correntes elétricas, como um raio. 

Percepção elemental: É como um sexto sentido que vem junto no pacote de controle dos elementos. Cristalys é capaz de sentir os elementos ao seu redor. Dessa forma, ela sabe quanta umidade tem no ar, o sentido e a força dos ventos e até mesmo os tipos de solo de um lugar.

Esse foi o perfil dessa super-heroína que também dá as caras no seriado da Marvel sobre os Inumanos. O papel de Cristalys é interpretado pela atriz Isabelle Cornish.