9 pensamentos inspiradores de personagens da Marvel

Todos nós, mesmo aqueles com características espartanas, precisamos ouvir frases inspiradoras de vez em quando.

E nisso o universo dos quadrinhos surge como uma fonte quase inesgotável de inspiração. Elegemos esses 9 discursos da Marvel repletos de motivação para qualquer humano, mutante ou outros seres extraordinários.

9. Professor Xavier e seu apelo ao auxílio dos jovens mutantes

Professor Xavier

Uma nova geração de mutantes está emergindo, isso é certo. Eles serão chamados de aberrações, monstruosidades genéticas. [...] Mas eles estão surgindo nas periferias, nos subúrbios, nos desertos e nas selvas. E quando eles surgirem, eles vão precisar de professores, pessoas que podem ajudá-los a superar sua raiva e mostrar a eles como usar seus dons estranhos de forma responsável. Eles vão precisar de nós.

Charles Xavier sempre foi a figura paternal por excelência no universo X-Men. Destacamos esse discurso como exemplo não só de sua visão protetora dos mutantes mas como fonte de inspiração para a atenção e apoio à diferença em sociedade.

8. Surfista Prateado e sua forma de viver a vida

Surfista Prateado

Eu não sou um deus. Eu nunca criei vida... Mas eu vivi. Isso é o suficiente. Então, eu vou lutar para preservar essa mesma oportunidade – de amar, de sonhar, de surfar pelas estrelas – para todos aqueles que ainda estão por vir.
Muitas vidas serão perdidas nas batalhas à frente – mas seus esforços permitirão que algumas sobrevivam para se lembrar de suas existências. E, como os deuses, a vontade viverá para sempre... mesmo depois que eles se forem.

As motivações desse ser considerado divino revelam muito dele mesmo e do seu lugar no universo. Esse discurso lembra a todos nós de lutar pelas oportunidades que a vida dá e a importância das lembranças.

7. Demolidor e a importância da lei

Demolidor

Nós somos apenas humanos, Billy. Nós podemos ser fracos. Nós podemos ser malvados. A única forma de nos impedir de matar uns aos outros é fazer regras, leis. E cumpri-las. Elas nem sempre dão certo. Mas, na maioria das vezes, funcionam. E elas são tudo o que temos.

O defensor de Hell’s Kitchen é também um advogado que acredita na necessidade da lei. Aqui, Matt Murdock, explica porque é tão importante existirem leis que estabeleçam a ordem e que defendam os humanos deles próprios.

6. Dr. Estranho apoiando o Homem-Aranha

Dr. Estranho

Você sabe qual a maior dádiva que alguém pode receber em sua vida? A maior dádiva que podemos receber é ter a chance, mesmo que apenas uma vez, de fazer a diferença. Você tem noção de quantas vezes você fez a diferença? O bastante para centenas de vidas.

Dr. Estranho tem palavras sábias para reconfortar seu amigo Peter Parker após os acontecimentos em Guerra Civil.

5. Ciclope e o que significa ser líder

Ciclope

É por isso que sou um líder. O cego liderando os cegos, talvez... Mas sou um líder de qualquer jeito. Um líder porque estou preparado para cair, e porque estou preparado para fazer decisões difíceis. Como a que você fez, mãe, no dia em que empurrou o Alex e eu dos céus com apenas um paraquedas entre nós. Por que um líder sabe que não é tão difícil morrer por seu povo. É difícil ordenar que seu povo morra por você. E liderar com convicção para um futuro incerto não requer vista. Requer visão. Requer segurar e, não importa o que aconteça, nunca largar.

Ciclope tem aqui um dos seus discursos mais fortes e aborda o que é realmente a liderança e os sacrifícios que exige.

4. Odin e a as atitudes frente à adversidade

Odin

Força e virtude devem ser combatidas - devem ser desafiadas e testadas - ou elas não vão crescer. A chuva deve cair ou não há arco-íris. Noite deve vir, ou nós não viremos a amar a luz do dia. Esse é o caminho das coisas. E o herói que triunfa sobre a maior adversidade - ele é o que é mais poderoso de todos.

O pai do Thor argumenta que é necessário encarar a adversidade como uma oportunidade de testar a força e a virtude.

3. Sr. Fantástico e sua visão renovada da vida

Sr. Fantástico

Eu aprendi que a diferença entre viver e morrer está na gestão do medo. Não ter medo,  tanto medo de perder as coisas que você ama, que você as segura muito apertadas. Eu costumava acreditar na contração universal. Entropia e o fim de todas as coisas. Bem, eu mudei de ideia. Eu estou deixando ir. Porque agora eu acredito em expansão. Acredito que nós resistimos. Você não vê? Tudo vive.

Como devemos gerir nosso medo e tratar as coisas que amamos? Reed Richards do Quarteto Fantástico pode ter a resposta que procura.

2. Tia May pergunta o que é a vida a Peter Parker

Tia May

Você sabe o que é a vida, Peter? O que realmente é? É a inevitabilidade dos tempos difíceis, que sobrevivemos apenas por causa dos momentos de felicidade no meio. Você é a felicidade. Os momentos que você teve com os Vingadores foram felizes. Agora vem o inevitável. E iremos lidar com isso. E chegaremos ao outro lado, onde mais momentos de alegria estão esperando por nós.

A melhor tia dos quadrinhos tem sempre as palavras certas nos momentos difíceis, não é mesmo? Basta perguntar ao Homem-Aranha.

1. Capitão América e a defesa daquilo em que acreditamos

Capitão América

Não importa o que a imprensa diga. Não importa o que o os políticos ou as multidões digam. Não importa se o país inteiro disser que uma coisa errada está correta. Repúblicas são fundadas em um princípio acima de todos: a exigência de que nós temos que defender aquilo em que acreditamos, não importa quais sejam as consequências.

Quando o povo, a imprensa ou o mundo inteiro disser para que você saia de onde está, o seu dever é se plantar como uma árvore à beira do rio da verdade e dizer para o mundo inteiro: Não. Saiam vocês.

Capitão América mostrando que se deve lutar por nossas convicções, mesmo que isso nos coloque em posições opostas à da maioria. Palavras fortes dentro e fora dos quadrinhos.