Conheça Davos, o Serpente de Aço e inimigo do Punho de Ferro!

Davos pode ser um nome novo introduzido na série Punho de Ferro (no original Marvel's Iron Fist) mas sua história nos quadrinhos é longa. Também conhecido como o grande vilão Serpente de Aço, Davos tem sua origem no mesmo lugar que viu Danny Rand se transformar em Punho de Ferro.

Mas quem é esse personagem? Conheça 6 fatos sobre um dos maiores vilões da história de Danny Rand!

Artigo com spoilers sobre a série Punho de Ferro.

Origem extradimensional

Davos

Serpente de Aço começou sua vida como Davos no reino místico de K’un-Lun. Filho do mestre de artes marciais Lei-Kung o Trovejante, Davos desde cedo tentou de tudo para provar o seu valor como guerreiro.

O seu pai dedicou a vida a treinar os candidatos a Punho de Ferro, título do campeão guerreiro de K’un-Lun. Com esse pesado legado familiar, Davos só queria uma coisa na vida: ser o próximo Punho de Ferro. Ele acreditava que era seu destino e direito de sangue receber essa honra gloriosa.

Vergonha e expulsão de K’un-Lun

Davos e Shou-Lao

Sob os ensinamentos do seu pai, Davos provou ser um excelente combatente; mas isso não seria suficiente para vencer Wendell Rand. Para conquistar o título de Punho de Ferro, Davos teria de vencer o dragão místico Shou-Lao; mas primeiro ele teria de vencer todos os outros candidatos.

A honra de enfrentar o dragão era apenas reservada ao mais capaz e valoroso combatente. Buscando a glória, Davos desafiou Wendell e perdeu, provando assim que o inimigo era um melhor candidato.

Louco de raiva, Davos não se deu como vencido e decidiu enfrentar na mesma Shou-Lao. Indo para essa batalha sem a aprovação da cidade, ele envergonhou o seu pai que toda a vida tinha se dedicado à tradição. Na caverna do dragão, Davos perdeu novamente perante o poder extraordinário de Shou-Lao.

Lei-Kung encontrou o seu filho enfraquecido na neve e acolheu-o de volta para a cidade. Mas nem o pai foi capaz de o proteger contra a decisão de Yu-ti, que ordenou o exílio de Davos para a Terra e declarou que ele nunca mais voltaria ao reino místico.

Rivalidade mortal com Danny Rand

Davos e Punho de Ferro

O nome Rand seria uma marca que nunca seria apagada da memória de Davos. A sede de vingança começou com Wendell e passou para o seu filho, Danny, quando ele se tornou o Punho de Ferro muitos anos depois.

Davos tentaria por várias vezes matar Danny para absorver o poder do dragão, e houve um momento em que conseguiu o que desejava. Mas sabe aquilo que dizem sobre ter cuidado com o que se deseja?

Quando Davos – agora com o nome de Serpente de Aço – conseguiu drenar o poder de Shou-Lao de Danny, a energia provou ser demasiado para ele. O poder do dragão se virou contra o seu injusto detentor e o filho vingativo de K’un-Lun não aguentou a pressão.

Danny conseguiu recuperar os seus poderes mas a experiência acabou por matar Davos, que morreu consumido pela energia de Shou-Lao.

A troca de K’un-Lun por K’un-Zi

Davos

Graças às infinitas possibilidades dos quadrinhos, Davos conseguiu retornar à vida e se autoproclamar o líder de K’un-Lun. Não só isso, como voltou a roubar o poder de Shou-Lao de Punho de Ferro.

Mas o herói conseguiu voltar a vencer o Serpente de Aço com a ajuda dos seus amigos. Mais tarde, Davos perderia os seus poderes em uma batalha com Junzo Muto, líder do Tentáculo.

Sempre o homem das mil vidas, o Serpente de Aço voltaria a recuperar os seus poderes pela misteriosa Crane Mother (ou Mãe das Garças). Ela exigiu que ele trocasse K’un-Lun pelo seu reino de K’un-Zi e se tornasse o seu campeão – uma proposta que Davos aceitou.

Os poderes do Serpente de Aço

Punho de Ferro e Serpente de Aço lutando

Graças aos poderes atribuídos pela Crane Mother, Davos tem sua energia ligada a essa misteriosa figura. Isso dotou-o da capacidade de manipulação e aumento do Chi (energia vital) semelhante à de Punho de Ferro.

Este poder permite que o vilão aumente todo o seu físico para níveis sobre-humanos. Isso incluiu o aumento de sentidos, reflexos, velocidade e estamina assim como a capacidade de curar feridas e doenças.

Ele já foi mencionado na série Demolidor

Serpente de Aço

Logo na primeira temporada do Demolidor, existe uma referência surpreendente à Serpente de Aço na forma de droga. A heroína vendida por Madame Gao tem o símbolo e nome do vilão, algo que parece indicar há anos a chegada do Serpente de Aço.

Agora com a chegada da série do último Defensor, assistimos a Davos ser apresentado como um velho amigo de Danny. Mas essa amizade é marcada pelo abandono do Punho de Ferro de K'un-Lun e da ferida que deixou em Davos.

Nos últimos momentos da série, Davos planeja a morte de Danny com Joy Meachum. Madame Gao escuta a conversa com um grande sorriso. Essa cena parece indicar que Davos se uniu a Gao após se afastar de Danny ou, pior ainda, o seu retorno para buscar Danny era na verdade algo planejado desde o início entre Gao e Davos.