Harry Potter | As 4 CASAS DE HOGWARTS, sua história, valores e membros famosos

Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-Lufa! Quando os quatro fundadores de Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts decidiram criar a escola, lá em 990 d.C., eles optaram por selecionar os alunos para suas casas (turmas) de acordo com as características que mais admiravam e que desejavam nutrir em seus estudantes. Desde então, a Escola manteve as turmas que já guardam muita história, integrantes famosos e alguns segredos.

Grifinória

Harry Potter Casas

Nome em inglês: Gryffindor
Criador: Godric Gryffindor
Animal símbolo: Leão
Fantasma: Sir Nicholas de Mimsy-Porpington (Nick Quase-Sem-Cabeça)

"Quem sabe sua morada é a Grifinória; casa onde habitam os corações indômitos; ousadia e sangue-frio e nobreza destacam os alunos da Grifinória dos demais". Com este verso, o Chapéu Seletor apresentou a casa da Grifinória em uma das canções nas cerimônias de seleção de Hogwarts.

Com coragem, lealdade e companheirismo entre as qualidades que se destacam em seus membros, a Grifinória já foi casa de vários cantores e artistas do mundo bruxo, pessoas que levaram sua vida sempre com ousadia.

Embora a Sonserina leve a fama de "produzir" um maior número de bruxos das trevas, ser da Grifinória não significa que a pessoa seja do bem, afinal sua lealdade pode ter se voltado para o lado errado. Basta ver o exemplo de Peter Pettigrew.

Entre os membros mais conhecidos da Grifinória estão: Albus Dumbledores, Rubeus Hagrid, Minerva McGonagall (diretora da Grifinória mais recente), Tiago Potter, Lily Potter, Harry Potter, Ronald Weasley (bem como todos os demais Weasleys), Hermione Granger, entre outros.

Curiosidades

harry potter casas

  • Godric Grinffindor deixou sua poderosa espada, cravada de rubis, como uma forma de ajuda para todos aqueles verdadeiros membros da Grifinória que um dia precisassem. Em Harry Potter e a Câmara Secreta, Harry teve acesso à espada por meio do Chapéu Seletor, com a arma se materializando no chapéu.
  • Godric Grinffindor era um grande amigo de Salazar Slytherin, um dos co-fundadores de Hogwarts e criador da casa Sonserina. Contudo, os bruxos entraram em completa discordância quando Slytherin votou por aceitar em Hogwarts apenas estudantes de "puro sangue", ou seja, nascidos em famílias bruxas, e não descendentes de trouxas (pessoas não-mágicas).
  • O Chapéu Seletor, na verdade, também pertencera a Godric. Incertos de como poderiam selecionar os estudantes após suas mortes, os fundadores da escola enfeitiçaram o artefatopara ser capaz de realizar a tarefa.

Sonserina

harry potter casas

Nome em inglês: Slytherin
Criador: Salazar Slytherin
Animal símbolo: Cobra
Fantasma: Barão Sangrento

Embora o Chapéu Seletor aponte a Sonserina como a casa onde os bruxos em treinamento poderão fazer seus verdadeiros amigos, o trecho em que ele destaca os integrantes como "Homens de astúcia que usam quaisquer meios para atingir os fins que antes colimaram" parece combinar melhor com a má reputação que a Sonserina ganhou através dos anos.

Astúcia, pureza do sangue (não nascidos em famílias trouxas), determinação, auto-preservação e, principalmente, ambição são as qualidades que Salazar Slytherin mais valorizava e desejava nutrir em seus estudantes. Voldemort (Tom Riddle), Belatriz Lestrange, Lucius Malfoy e vários outros Comensais da Morte foram membros da Sonserina.

Contudo, assim como passar pelas demais três casas não comprova o caráter do bruxo, integrar a Sonserina também não é uma comprovação de maldade, e bruxos de bom coração também já passaram pela casa, como Merlin, Horácio Slughorn, Severus Snape e Draco Malfoy.

Curiosidades

harry potter casas
Estátua de Salazar Slytherin, dentro da Câmara Secreta
  • Embora tenham trabalhado em harmonia por anos, os co-fundadores de Hogwarts entraram em discordância com a exigência de Salazar Slytherin de a escola receber apenas estudantes de linhagens bruxas, os chamados "puro-sangue". Eventualmente, Slytherin deixou Hogwarts, mas antes disso construiu uma câmara secreta onde escondeu um basilisco (cobra gigante). Esta câmara poderia ser aberta apenas por seu herdeiro, que tentaria usar a criatura para "limpar a escola" de estudantes de famílias trouxas (não-mágicas).
  • O Barão Sangrento foi estudante em Hogwarts na época dos fundadores. Membro da Sonserina, ele acabou se apaixonando por Helena Ravenclaw, filha de Rowena Ravenclaw, fundadora da casa Corvinal. Após a moça não corresponder seu amor, ele em desespero a matou. Ao perceber o que tinha feito, ele se esfaqueou. Com as roupas cobertas de sangue o seguindo em sua forma não corpórea, ele se tornou o amargo fantasma da Sonserina.

Corvinal

harry potter casas

Nome em inglês: Ravenclaw
Criador: Rowena Ravenclaw
Animal símbolo: Águia
Fantasma: Dama Cinzenta (Helena Ravenclaw)

Mente alerta e grande espírito e saber. É isso que o Chapéu Seletor destaca quando canta sobre a Corvinal. Seus integrantes, portanto, são escolhidos de acordo com sua inteligência, sabedoria, criatividade e sede de aprender cada vez mais. Para Rowena, a fundadora da casa, "A inteligência além da medida é o maior tesouro do homem."

Alguns dos bruxos mais conhecidos que já passaram pela Corvinal são Luna Lovegood, Sibila Trelawney, Cho Chang, Gilderoy Lockhart, Fílio Flitwick e Garrick Olivaras.

A Corvinal se destaca ainda por ser mais aberta a receber estudantes que fossem vistos como diferentes por outros, priorizando sempre a inteligência. Um dos exemplos é o professor Flitwick, meio humano e meio duende. O mesmo pode ser visto na Grifinória, casa de bruxos como o meio gigante Hagrid e o lobisomem Remus Lupin.

Curiosidades

harry potter casas

  • Durante a seleção de Hermione Granger, o Chapéu Seletor ficou em dúvida se a colocava na Grifinória ou na Corvinal.
  • Uma popular teoria histórica aponta que Rowena Ravenclaw foi a responsável por dar o nome de Hogwarts, por escolher a localização do castelo e por criar a planta sempre em mudança da escola.
  • O diadema de Rowena Ravenclaw foi um dos tesouros escolhidos por Voldemort para fazer uma de suas Horcruxes, objetos em que o bruxo das trevas depositou parte de sua alma como forma de alcançar uma quase imortalidade.

Lufa-Lufa

harry potter casas

Nome em inglês: Hufflepuff
Criador: Helga Hufflepuff
Animal símbolo: Texugo
Fantasma: Frei Gorducho

A casa mais menosprezada de Hogwarts, na verdade, tem tanto valor quanto todas as demais. Por ser mais inclusiva e aceitar estudantes de acordo com valores como dedicação, paciência, lealdade e honestidade, a Lufa-Lufa ganhou uma reputação de ser formada pelos bruxos não aceitos nas outras casas.

Contudo, vários integrantes da casa já comprovaram que também possuem muitas das características valorizadas por Grifinória, Sonserina e Corvinal. Newt Scamander, por exemplo, destaca-se por sua inteligência e seus amplos conhecimentos em magizoologia, bem como por sua coragem. Cedrico Diggory demonstrou grande lealdade, fibra e compromisso em estudar e se preparar durante sua participação no Torneio Tribruxo, em Harry Potter e o Cálice de Fogo. Ninfadora Tonks foi outra lufana de destaque.

Vale destacar ainda que a Lula-Lufa foi a casa que produziu o menor número de bruxos das trevas desde a criação de Hogwarts.

Curiosidades

harry potter casas

  • A ex-Ministra da Magia Artemisia Lufkin e o fundador de Hogsmead Hengist de Woodcroft também eram lufanos.
  • Durante a Batalha de Hogwarts, em 1998, confronto final contra Voldemort, a Lufa-Lufa demonstrou mais uma vez sua lealdade e honra. O número de estudantes que ficaram para lutar era menor apenas que o da Grifinória.
  • Newt Scamander é conhecido por ser o autor do livro Animais Fantásticos e Onde Habitam, usado em Hogwarts. Contudo, a franquia de mesmo nome revelou que o passado do bruxo guarda muitos outros segredos, como a amizade com Albus Dumbledore e seu papel fundamental no combate ao temido bruxo das trevas Gellert Grindelwald.
SAIBA MAIS DO UNIVERSO DE HARRY POTTER

Coragem de leão: 7 razões para louvar a Casa Grifinória de Hogwarts

Não seja Harry Potter: 7 razões para se orgulhar de ser Sonserina

Ser Corvinal é ser único: 7 razões para adorar essa Casa de Hogwarts

O coração de Hogwarts: 7 razões para admirar a Casa Lufa-Lufa

Castelobruxo, a escola de magia brasileira do mundo de Harry Potter