5 lições de vida que Luna Lovegood nos ensinou em Harry Potter

Luna Lovegood tem um cantinho especial no coração dos fãs de Harry Potter, e por muitos bons motivos. A bruxinha era uma menina peculiar com quem muitos se identificaram ou por quem se inspiraram.

Agora descubra 5 lições que só a extraordinária Luna poderia dar!

1. Tenha seu estilo próprio sem medo

Luna Lovegood

Luna sempre foi conhecida por seu estilo único na moda. Os seus óculos bizarros ou o fantástico disfarce de leão se tornaram peças icônicas da personagem.

Mas no nosso dia-a-dia, quantas vezes deixamos de lado nossa própria vontade de inovar só porque parece “fora” demais? A moda pode ser usada como expressão da sua personalidade. Por isso, faça como a Luna e se expresse do seu jeito!

2. Seja leal e protetor de seus amigos

Luna e Harry junto a um Trestrálio

Se você é um amigo da Luna, ela te vai defender até o fim do mundo contra tudo e contra todos. A lealdade da menina é sem precedentes e Harry Potter sempre pode contar com ela. Desde o momento em que ele viu os Trestrálios, passando pelo Exército de Dumbledore e até a Batalha de Hogwarts, Luna esteve sempre do seu lado.

Qualquer pessoa pode aprender sobre o valor de uma amizade como essa e com a lealdade feroz da garota.

3. Veja o mundo com os óculos da imaginação

Luna Lovegood

Luna era frequentemente vista como uma garota perdida em seus devaneios e loucuras. Mas o que poucos entendiam é que, enquanto Luna explorava possibilidades fantásticas, quase sempre saía algo de útil dessas aventuras.

A menina acreditava em coisas fora do comum, e para ela acreditar era algo tão natural como respirar. Isso é algo que podemos incorporar em nosso cotidiano, sabendo dosar.

Mas faz falta um pouco de magia nesse mundo tão cinzento, não é verdade? Que tal começarmos com nós mesmos e com o que nos rodeia? Solte a sua imaginação!

4. Tenha orgulho de quem é e não mude por ninguém

Luna e seu pai

Provavelmente a lição mais importante que você pode aprender com essa garota. Luna sabia que muita gente falava mal dela pelas costas, zoando tudo o que ela fazia ou dizia. Mas ela não estava nem aí para essa galera! Ela não tinha vergonha de ser como era e se orgulhava de ter uma personalidade diferente e se mostrar com transparência.

Isso é um conselho precioso que nunca vai ter prazo de validade na sua vida. Viva de acordo com os seus valores, e desde que não machuque ninguém, seja feliz e não dê ouvidos a quem fala por falar!

5. Saiba ouvir e apoiar os outros

Luna no funeral de Dumbledore

Dizem que um dos maiores problemas em uma discussão é que nós não ouvimos para entender o outro, mas sim para ter uma resposta pronta para disparar. No nosso cotidiano nos deparamos com várias situações onde precisamos saber nos colocar no lugar da outra pessoa.

A isso se chama empatia e Luna demonstrou isso várias vezes ao longo da saga. Seu apoio e dedicação para quem precisava de ajuda fizeram dela um exemplo a seguir.