10 referências a Harry Potter descobertas em Animais Fantásticos

O retorno ao mundo mágico de J.K. Rowling acontece em Animais Fantásticos e Onde Habitam. A história de Newt Scamander e seus amigos animais e humanos tem várias ligações à saga de Harry Potter.

Conheça agora as principais referências e easter eggs que unem as duas histórias!

1. O adorável Pelúcio

Pelúcio

Uma das maiores estrelas do filme é o danadinho Pelúcio que adora roubar coisas brilhantes. Embora não tenha surgido antes no cinema, o animal fantástico já tinha aparecido nos livros.

Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, Hagrid ensina a sua turma de Trato das Criaturas Mágicas sobre os Pelúcios e de como estes eram usados pelos duendes para escavar ouro. Em Ordem da Fênix, Lee Jordan solta um desses bichinhos no escritório de Dolores Umbridge para criar o caos (tal como Harry, ele também tinha sido mal tratado por ela).

2. Os invisíveis Seminviso

Seminviso

Um outro animal que escapou da maleta de Scamander foi Dougal, o Seminviso. Esses animais têm a capacidade de se tornar invisíveis e, por isso, seu pêlo é usado para criar capas de invisibilidade.

Mas a capa de invisibilidade de Harry Potter não foi criada com o pêlo de um Seminviso, já que é uma das Relíquias da Morte.

3. A ligação de Tina à Penseira de Dumbledore

Dumbledore

Quando Tina é sentenciada à morte, uma funcionária da MACUSA tira um fio prateado da sua cabeça, extraindo uma memória dela. Já assistimos isto com Dumbledore e sua Penseira, onde ele guarda memórias que ocupam muito espaço na sua mente.

4. Seria Ariana Dumbledore uma Obscurus?

Ariana Dumbledore

Um tema central no filme são os Obscuros: uma força negra de magia incontrolável que ataca inesperadamente e surge como uma explosão. Esta força é criada por feiticeiros jovens (quase sempre crianças) que reprimem a sua magia, tentando suprimi-la, mas acabam perdendo o controle.

Sabendo agora destas características, será que podemos suspeitar que Ariana Dumbledore era uma Obscurus? Em Harry Potter e as Relíquias da Morte, Aberforth Dumbledore explicou o estado em que ficou Ariana após o ataque dos trouxas:

“O que eles fizeram destruiu-a, ela nunca mais ficou como antes. Ela não usava magia, mas ela não conseguia se livrar dela. A magia virou para dentro e a deixou louca, explodindo dela quando ela não conseguia controlá-la e por vezes ela era estranha e perigosa.”

Após assistir Animais Fantásticos e ver o caso de Credence, esta descrição parece descrever realmente um Obscurus. Se de fato Ariana se tinha transformado nessa criatura, é provável que tenha sido através dela que Grindelwald conheceu os Obscurus.

Curiosidade: No livrinho original de Animais Fantásticos e Onde Habitam, existe a menção à editora fictícia Obscurus Books.

5. O cachecol de Newt Scamander

Maleta de Newt

Scamander é um Lufa-Lufa orgulhoso e nas suas viagens continua levando com ele o fiel cachecol da sua casa de Hogwarts. Amarelo e cinza são as cores dos honestos e trabalhadores Lufa-Lufa.

6. Trocadilhos linguísticos e referências ao Quadribol

Mary Lou Barebone

Pouco depois de chegar a Nova York, Newt encontra Mary Lou Barebone pregando a palavra da Sociedade Filantrópica Nova Salem. Mary Lou chama Newt e pergunta a ele “Você é um buscador? Um buscador da verdade?”; o magizoologista responde que “Sou mais artilheiro.”

Mary Lou não compreende porque essa é uma referência ao Quadribol, o mais famoso esporte mágico. Em inglês, Mary Lou pergunta a Newt se ele é um “seeker”, palavra que também é usada para a posição de apanhador. Já quando Newt responde que é artilheiro, está se refere à posição de “chaser”.

7. As iniciais de Jacob Kowalski são familiares

Jacob Kowalski

Jacob Kowalski tem como iniciais J.K. Ora, quem é a J.K. mais famosa do mundo? Tal como Kowalski, Rowling é uma trouxa / No-Maj imersa no mundo da magia, completamente apaixonada pela comunidade mágica.

8. O Murtisco morde mas também cura

mão de Harry

Kowalski é mordido por um Murtisco que pula da maleta de Newt, deixando o americano inconsciente.

Em Harry Potter e a Ordem da Fênix, Harry é obrigado por Umbridge a escrever “Eu não devo contar mentiras”. Isso faz ele sangrar continuamente da mão e Harry usa essência de Murtisco para tratar as feridas.

9. O chifre explosivo do Erumpente

Jacob fugindo de um Erumpente

Entre os bichos perigosos que saíram da mala mágica de Newt, o maior deles foi o Erumpente, um animal bem parecido com um rinoceronte. Seu chifre produz um fluído que explode qualquer coisa em que seja inserido. 

Em Harry Potter e as Relíquias da Morte, Harry, Ron e Hermione visitam o pai de Luna, Xenofílio Lovegood. Rapidamente, Hermione repara em um chifre de Erumpente montado na parede. A jovem bruxa avisa Lovegood que o chifre é de um Erumpente e pode explodir a qualquer momento; mas Xenofílio acredita que o chifre é de um Bufador de Chifre Enrugado e não dá ouvidos a Hermione.

Mais tarde, os Comensais da Morte invadem a casa de Lovegood e um feitiço perdido atinge o chifre do Erumpente, que explode imediatamente, arrebentando a casa toda. 

10. Tronquilhos protetores

Figgit

Os adoráveis Tronquilhos são vistos como os guardiões das árvores e Newt tem uma amizade próxima com um Tronquilho chamado Figgit.

No livro Ordem da Fênix, a professora Grubbly-Plank ensina os alunos sobre estas criaturas mágicas. É dito que eles são os protetores das árvores que produzem madeira com qualidade suficiente para ser usada em varinhas.