10 personagens da Corvinal mais famosos no mundo dos bruxos

Inteligência, sede de aprender e sabedoria caracterizam aqueles que são escolhidos pelo Chapéu Seletor para ser um membro da Corvinal, uma das quatro casas de Hogwarts, no universo de Harry Potter. Mas com a Grifinória e a Sonserina ganhando mais destaque nos livros e filmes da saga, fica a pergunta, você sabe quem são os mais famosos integrantes da Corvinal?

1. Dama Cinzenta / Helena Ravenclaw

personagens corvinal

Embora só tenhamos mais informações sobre a real identidade da Dama Cinzenta no último livro e filme da saga Harry Potter, a fantasma da Corvinal acabou por ter um papel fundamental na história. Na verdade, a personagem se trata de Helena Ravenclaw, filha de Rowena Ravenclaw, criadora da casa e uma das fundadoras de Hogwarts.

Ainda quando frequentava a escola de magia como estudante, Helena roubou o diadema de sua mãe e fugiu para a Albânia. Algum tempo depois, quando ficou gravemente doente, Rowena enviou um bruxo para trazer Helena de volta, na esperança de ver a filha por uma última vez. Contudo, este homem escondia um amor doentio por Helena, e acabou assassinando a jovem num acesso de raiva por ela se recusar a voltar a Hogwarts. Depois de cometer o crime, ele se matou com remorsos. Este homem acabou ficando conhecido como o Barão Sangrento, Fantasma da Sonserina, enquanto Helena ganhou o nome de Dama Cinzenta e se tornou o fantasma da Corvinal, com ambos retornando à escola.

O papel de Helena na história cresceu quando foi revelado que, anos antes da ida de Harry a Hogwarts, ela havia sido enganada pelo charme de Tom Riddle e revelado a localização do diadema de sua mãe. Riddle, que futuramente se transformaria em Voldemort, fez do objeto uma de suas horcruxes, guardando nele um pedaço de sua alma. Durante a Batalha de Hogwarts, embate final contra Voldemort, Harry consegue convencê-la a revelar a localização do diadema para ele também, para que ele destrua a horcruxe e dê mais um passo para derrotar Voldemort.

2. Luna Lovegood

personagens corvinal

Apresentada em Harry Potter e a Ordem da Fênix, 5º livro da saga, Luna se tornou um dos personagens secundários mais importantes e, com certeza, um dos mais queridos dos fãs. Com um jeito excêntrico, Luna se veste de forma extravagante, sem ligar para o que vão pensar dela, e parece estar constantemente perdida em sua imaginação. Mas a jovem é uma leal amiga de Harry, Ron e Hermione, e se prova extremamente corajosa na batalha contra Voldemort.

Luna é filha de Xenofílio Lovegood, o editor da excêntrica revista O Pasquim, e da bruxa Pandora Lovegood. Contudo, sua mãe morreu ao realizar experiências com feitiços, quando Luna tinha apenas 9 anos. Por esse motivo, Luna também é capaz de ver os Testrálios, os cadavéricos cavalos que guiam as carruagens de Hogwarts, visíveis apenas para aqueles que viram a morte de perto.

Em seu 5º ano de escola, integrou a organização secreta Armada de Dumbledore, criada por Harry, Ron e Hermione para o ensino e prática de feitiços, durante a direção autoritária de Dolores Umbridge em Hogwarts. Esteve ao lado do trio, junto com Neville Longbottom e Gina Weasley, na Batalha do Departamento de Mistérios, no Ministério da Magia, quando os estudantes enfrentaram diversos Comensais da Morte.

Em seu 7º ano, durante a ascensão de Voldemort, Luna co-liderou o retorno da Armada de Dumbledore com Gina e Neville, fazendo parte da resistência dentro de Hogwarts. Lutou durante toda a Batalha de Hogwarts e foi a responsável por fazer Harry perceber que seria Helena Ravenclaw quem poderia saber a localização do diadema da Corvinal e horcruxes do bruxo das trevas.

3. Cho Chang

personagens corvinal

Conhecemos Cho Chang em Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban, terceiro livro, como uma gentil estudante da Corvinal por quem Harry sente sua primeira paixão. Embora inicialmente a menina também demonstrasse um interesse em Harry, ela acaba se aproximando de Cedrico Diggory durante o quarto ano dela e de harry na escola, e aceita o convite do bruxo lufano (da Lufa-Lufa) para ir ao Baile de Inverno.

O relacionamento dos dois acaba sendo breve e termina de uma forma trágica, após Cedrico ser morto por Peter Pettigrew a mando de Voldemort, que recupera seu corpo no final do quarto livro. No ano seguinte, em Harry Potter e a Ordem da Fênix, Cho ainda sofre ela morte de Cedrico e pelos sentimentos conflituosos sobre Harry, mas acaba se aproximando dele durante as aulas na Armada de Dumbledore, organização secreta na qual Harry ensinava feitiços e outros encantamentos. Os dois têm um rápido relacionamento, mas acabam se afastando.

Cho se manteve leal a Hogwarts e a Harry, e participou da Batalha de Hogwarts, o confronto final contra Voldemort. Após terminar a escola, casa-se com o primo de sua amiga Marieta Edgecombe, Edward Edgecombe. O mais novo de seus três filhos se chama Cedrico Edgecombe, em homenagem a Cedrico Diggory.

4. Fílio Flitwick

personagens corvinal
As diferentes caracterizações que o personagem teve nos filmes

Professor de Feitiços e Diretor da Corvinal no período em que Harry frequenta Hogwarts, Fílio Flitwick é um simpático bruxo meio humano, meio duende. Embora não se saiba muito sobre sua história, ele está presente em todos os livros e filmes da saga.

Flitwick participa de todas as grandes batalhas narradas no livro contra Voldemort e seus comensais, sendo sempre um dos bruxos à frente da defesa da escola e do embate contra o bruxo as trevas. Ele esteve presente na Batalha da Torre de Astronomia e na Batalha de Hogwarts, e se opôs a Voldemort tanto na Primeira quanto na Segunda Guerra Bruxa.

5. Sibila Trelawney

personagens corvinal

Trelawney é apresentada no terceiro livro/filme da saga, Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban, como a excêntrica professora de Adivinhação. Inicialmente, o trabalho de Sibila como professora e vidente parece não passar de uma farsa. Mas ainda durante suas aulas com ela, Harry presencia a bruxa fazendo uma previsão real, ainda que logo depois ela não se recorde disso.

Durante o 5º ano de Harry em Hogwarts, em Harry Potter e a Ordem da Fênix, é revelado que Sibila foi a responsável por fazer a profecia que levaria Voldemort a tentar matar Harry ainda bebê. A visão da bruxa falava sobre o nascimento daquele que seria capaz de derrotar o Lorde das Trevas. Foi após essa primeira profecia que Dumbledore contratou Trewlaney para ensinar em Hogwarts, para proteger a professora e para tê-la por perto em caso de fazer alguma outra previsão.

6. Quirino Quirrell

personagens corvinal

Quirrell estudou em Hogwarts e integrou a Corvinal no mesmo período que Sibila Trelawney. Conhecemos o bruxo já em Harry Potter e a Pedra Filosofal, primeiro livro/filme da saga. Embora ocupe o cargo de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, Quirrell parece constantemente assustado, o que chega a gerar comentários e brincadeiras sobre algum trauma pelo qual ele pode ter passado em sua última viagem, à Albânia.

Contudo, é revelado que, durante essa viagem, ele se encontrou com o que restava de Voldemort, que sobrevivia nas florestas do local. Quirrell passa a servir o Lorde das Trevas agindo como hospedeiro do que sobrou da alma do bruxo e o mantendo vivo ao se alimentar às escondidas de sangue de unicórnio, na Floresta Negra, em Hogwarts. Mas o objetivo de Quirrell e Voldemort era pegar a Pedra Filosofal, escondida na escola, para que o bruxo das trevas recuperasse seu corpo.

A tentativa dos dois é impedida pelo jovem Harry. Quirrell, que levava Voldemort em sua cabeça, escondido sob um turbante, acaba morrendo ao tentar tocar Harry, visto que o bruxo das trevas ainda não podia chegar próximo ao menino, que segue protegido pelo amor de sua mãe, Lily Potter, que morreu para lhe salvar.

7. Gilderoy Lockhart

personagens corvinal

Em Harry Potter e a Câmara Secreta, segundo livro/filme da saga, o cargo de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas passa a ser ocupado por Gilderoy Lockhart, um bruxo famoso pelos prêmios que recebeu como reconhecimento pelos muitos embates que teve com diferentes criaturas das Trevas, aventuras que narrava em seus vários livros.

Vaidoso e um completo farsante, na verdade o único talento de Lockhart era com feitiços de memória, que usava para fazer com que os bruxos que realmente tinham realizado os feitos que contava esquecessem suas aventuras, para que ele pudesse roubá-las e ganhar fama por meio disso.

Lockhart acaba indo com Harry e Rony para a Câmara Secreta, cuja localização foi descoberta pelos garotos. Mas tenta lançar um feitiço de memória nos dois, para fugir dali. Ao usar a varinha quebrada de Rony, porém, o feitiço recocheteia contra ele. Desde então, o bruxo viveu internado no Hospital St. Mungus para Doenças e Acidentes Mágicos.

8. Garrick Olivaras

personagens corvinal

Embora apareça apenas rapidamente em A Pedra Filosofal, Cálice de Fogo e Relíquias da Morte - primeiro, quarto e último livro respectivamente - Olivaras é um personagem que marcou os fãs e teve grande importância na história da saga.

Proprietário da loja de varinhas do Beco Diagonal, o bruxo é uma autoridade da ciência de varinhas e se recorda de todas as que já vendeu, sabendo exatamente a composição da varinha de todos os bruxos que já foram seus clientes. É ele quem vende a varinha a Harry, explicando que o artefato escolhe o bruxo e revelando que aquela que o escolheu tem uma espécie de irmã, que tem o mesmo núcleo: a varinha que pertence a Voldemort.

No último livro, Olivaras é sequestrado pelos Comensais da Morte de Voldemort, que buscava pela lendária Varinha das Varinhas, uma das Relíquias da Morte. Após ser resgatado por Harry, Ron e Hermione, ele acaba admitindo que, sob tortura, revelou ao bruxo das trevas onde encontrá-la.

9. Murta que Geme

personagens corvinal

Murta Isabel Warren é uma menina fantasma que assombra um dos banheiros femininos de Hogwarts. Por seu temperamento lamurioso, ganhou o apelido de Murta que Geme. Em Harry Potter e a Câmara Secreta, Harry, Ron e Hermione descobrem que ela foi a aluna morta pelo basilisco, na primeira vez em que a Câmara foi aberta, em 1943. É com as informações que Murta passa sobre sua morte que o trio consegue descobrir a localização da entrada para a câmara.

A personagem aparece novamente em Harry Potter e o Cálice de Fogo, quarto livro. Após Cedrico dizer a Harry que ele pode descobrir qual será a segunda prova do Torneio Tribruxo levando o Ovo Dourado de Dragão para um banho, Harry vai ao banheiro dos monitores. Murta aparece e o ajuda ao dizer que Cedrico mergulhou o Ovo na água para descobrir a pista. Enquanto o bruxo tenta resolver o enigma da segunda tarefa, a fantasma dá em cima dele, além de assumir que, às vezes, observa os outros tomando banho.

10. Padma Patil

personagens corvinal

Padma Patil entrou para Hogwarts no mesmo período em que Harry, Ron e Hermione. Enquanto ela foi selecionada para a Corvinal, sua irmã gêmea, Parvati, integrou a Grifinória. Durante Harry Potter e o Cálice de Fogo, ela acaba sendo o par de Ron no Baile de Inverno do Torneio Tribruxo.

Nos livros a seguir, Padma também é uma das integrantes da Armada de Dumbledore, organização secreta na qual Harry passou a ensinar feitiços e outros encantamentos que o Ministério da Magia tentava proibir em Hogwarts. Além disso, a bruxa também lutou ao lado deles na Batalha de Hogwarts, último confronto contra Voldemort e seus aliados.

Atualizado em
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
De Marvel a DC, de Harry Potter a Star Wars, de Game of Thrones a Stranger Things. Sabryna é maratonista profissional de séries e espectadora fiel de filmes e vídeos de bastidores. Cearense com muito orgulho, é graduada em Jornalismo e mestre em Comunicação, Arte e Cultura.