48 feitiços do universo HARRY POTTER explicados!

A saga Harry Potter rendeu 7 livros, 8 filmes, e várias outras produções e publicações que marcaram (e marcam) gerações. Mas talvez, há uma pergunta que mesmo o fã mais dedicado de Harry Potter não saiba responder por completo: você conhece TODOS os feitiços, para quê servem, o significado das palavras e momentos marcantes em que foram usados? Confira 48 deles com esses detalhes!

Accio

feitiços harry potter

Tipo: Encantamento

Descrição: Este feitiço é usado para convocar objetos, ou seja, trazê-los até você. É importante destacar que:

  • A distância que um objeto pode "viajar" até o local em que foi convocado depende do poder, do treinamento e da concentração do bruxo.
  • Não é possível convocar pessoas ou outros seres vivos, mas é possível convocar objetos em que eles estejam em cima, segurando ou vestindo.
  • É possível usar feitiços em objetos impedindo que eles sejam convocados pelo Accio.

Significado: No Latin, "Accio" significa "eu acho" ou "eu convoco"

Cena em que foi usado: Harry aprende a usar o Accio no quarto livro da Saga, Harry Potter e o Cálice de Fogo. Com a ajuda e a orientação de Hermione, ele domina o feitiço e o usa para convocar sua Firebolt durante a primeira tarefa do Torneio Tribruxo, quando precisou driblar um dragão Rabo Córneo Húngaro e pegar um ovo dourado no ninho do bicho (o ovo, por sua vez, foi enfeitiçado e não podia apenas ser convocado).

Daí para frente foram muitas as ocasiões importantes em que Harry usou o feitiço, incluindo o momento em que convoca a Taça Tribruxo transformada em chave de portal para sair do cemitério em que Voldemort retorna ao seu corpo.

Aguamenti

Tipo: Encantamento, Conjuração

Descrição: Conjura água potável cuja quantidade e potência do jato é controlada pelo bruxo.

Significado em latim: Parece misturar duas palavras do latim: "aqua", que significa "água", e "mentis", que quer dizer "mente".

Cena em que foi usado: Em uma das cenas mais marcantes de Harry Potter e o Príncipe Mestiço, Harry e Dumbledore estão no meio do lago, na caverna que guardava uma das horcruxes criadas por Voldemort. Após tomar o terrível líquido que escondia o objeto amaldiçoado, o diretor de Hogwarts pede água. É quando Harry usa o feitiço para conjurar água. Na cena, entretanto, as maldições usadas pelo jovem Tom Riddle impedem Harry de usar a água.

Aparatação

Tipo: feitiço de transporte

Descrição: esse método mágico de transporte consiste basicamente em desaparecer em determinado local e aparecer em outro. Para realizá-lo com sucesso, é fundamental manter o foco no local para onde se quer ir, afim de evitar o chamado estrunchamento, quando alguma parte do corpo do viajante fica para trás ou quase se separa do corpo. Importante: apenas bruxos acima dos 16 anos têm permissão para aparatar.

Significado: Da palavra em latim "apparēre", que significa "aparecer".

Cena em que foi usado: O feitiço de aparatação é amplamente usado durante toda a saga, desde o primeiro capítulo do primeiro livro, Harry Potter e a Pedra Filosofal, quando Dumbledore "aparece do nada" na rua dos Alfeneiros para deixar um Harry ainda bebê na porta dos Dursleys. As viagens de Harry com Dumbledore, em Harry Potter e o Príncipe Mestiço, para destruir as Horcruxes, contudo, ilustram melhor o processo; bem como a cena acima, quando Harry, Rony e Hermione fogem do casamento de Fleur e Bill, após a festa ser invadida por Comensais da Morte.

Aqua Eructo

Tipo: Encanto

Descrição: conjura um intenso jato de água, cuja força pode ser ampliada com a versão Aqua Eructo Duo.

Significado: Do latim, "aqua" significa "água, "eructo" significa "descarregar violentamente".

Cena em que foi usado: Não exatamente usado, mas citado. Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, o falso Alastor Moody - que, na verdade, era Bartolomeu Crouch Jr. disfarçado com a poção polissuco - dá uma dica sobre como apagar incêndios usando o feitiço. O feitiço também foi visto nos jogos da franquia, como no vídeo acima, em 0:48.

Feitiço de Cabeça de Bolha

feitiços harry potter

Tipo: encantamento

Descrição: este feitiço cria uma bolha de ar em volta da cabeça de seu usuário, permitindo que o bruxo ou bruxa possa, por exemplo, respirar embaixo da água.

Significado: Este feitiço também não teve suas palavras mágicas reveladas.

Cena em que foi usado: Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, Cedrico Diggory e Fleur Delacour recorrem a esse feitiço para enfrentar a segunda prova do Torneio Tribruxo. Durante a diretoria de Dolores Umbridge, vários alunos usaram o feitiço, mas neste caso para se proteger do terrível cheiro dos feitiços lançados por outros estudantes como "pegadinha" para a terrível professora.

Capacious Extremis

feitiços harry potter

Tipo: encantamento

Descrição: usado para expandir o interior de um objeto aparentemente pequeno, sem que afete sua aparência exterior.

Significado: Do inglês, "Capacious" significa "espaçoso". Já "extremis" parece vir da palavra "extremo" do latim, cujo significado é o mesmo do português.

Cena em que foi usado: Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, vemos que Arthur Weasley usou o feitiço em sua barraca de acampamento. Por fora, a barraca não parece ser o suficiente para duas pessoas, mas por dentro era um espaço amplo com diferentes ambientes. Acredita-se que ele tenha feito o mesmo ao seu antigo Ford Anglia. Em Harry Potter e as Relíquias da Morte, Hermione também usa o feitiço em sua pequena bolsa, onde guarda a barraca dos Weasleys, roupas, livros e outros objetos.

Chamas azuis

feitiços harry potter

Tipo: Feitiço

Descrição: cria chamas azuis que emitem luz e calor e são à prova d'água.

Significado: Nos livros, este feitiço não teve suas palavras mágicas reveladas. Nos filmes, ele foi substituído pelo Lacarnum Inflamarae, o Incendio e o Lumus Solem. Os dois primeiros, contudo, produzem fogo normal, enquanto o terceiro produz uma forte luminosidade e calor. Nos três primeiros jogos da saga, porém, o feitiço para chamas azuis ganhou as palavras Incendio Tria, cujo significado pode ser algo como "fogo três", talvez indicando a potência do feitiço (chamas azuis são mais quentes que as vermelhas).

Cena em que é usado: Hermione usa esse feitiço em Harry Potter e a Pedra Filosofal para queimar as vestes de Snape, durante o jogo de quadribol. Na ocasião, eles achavam que o professor era o responsável pela azaração que quase derrubou Harry da vassoura. No filme, o momento substituiu as chamas azuis por chamas normais criadas pelo feitiço Lacarnum Inflamarae.

Encanto Atmosférico

Tipo: Encantamento

Descrição: usado para criar determinadas condições climáticas em uma espaço fechado.

Significado: embora seja visto na franquia, esse feitiço não teve suas palavras mágicas reveladas.

Cena em que é usado: Em Animais Fantásticos e Onde Habitam, vemos que Newt Scamander criou diversos ambientes em sua mala magicamente expandida. Lá, o magizoologista cuida de diferentes criaturas mágicas, para as quais criou condições climáticas diversas.

Age Line

feitiços harry potter

Tipo: Encantamento

Descrição: Desenha uma linha que impede a passagem de pessoas abaixo de determinada idade, para que apenas aqueles acima dessa faixa etária possam alcançar algo depois da linha.

Significado: Do inglês, sua tradução é linha de idade. Não foram reveladas suas palavras mágicas.

Cena em que foi usado: Esse feitiço é usado apenas uma vez durante a saga, em Harry Potter e o Cálice de Fogo. Dumbledore o utiliza para desenhar uma linha de idade ao redor da Taça Tribruxo, onde apenas os bruxos acima dos 15 anos poderiam depositar seus nomes para se candidatar ao Torneio.

Feitiço anti-cola

Tipo: Feitiço

Descrição: usado por professores e examinadores nas penas para impedir que estudantes compiem respostas de outros alunos ou colas.

Significado: a palavra específica usada para fazer o feitiço não foi mostrada nos livros.

Cena em que foi usado: Durante todas as cenas em que os alunos de Hogwarts vão fazer testes, eles são alertados que as penas que usarão para escrever estão enfeitiçadas. No filme Harry Potter e a Pedra Filosofal, uma cena que foi cortada mostra Hermione alertando Rony sobre o feitiço anti-cola.

Feitiço anti-desaparatação

Tipo: Azaração

Descrição: feitiço usado para impedir que bruxos desaparatem (desaparecer e aparecer em outro local) de determinada área.

Significado: a palavra específica usada para fazer o feitiço não foi mostrada nos livros.

Cena em que foi usado: É de conhecimento de todos os alunos de Hogwarts que não é possível aparatar e desaparatar dentro da escola. Albus Dumbledore é o único que consegue aparatar na escola, mas não fica claro se ele pode por ter sido o responsável pelo feitiço ou por saber como driblá-lo.

Feitiço anti-intrusos

Tipo: Azaração

Descrição: usado para impedir a entrada de inimigos em determinado local.

Significado: há vários feitiços de proteção, mas não foi esclarecida a diferença entre cada um deles. Exemplos: Protegum Totallum, Salvio Hexia.

Cena em que foi usado: é muito usado durante o oitavo e último livro da saga principal, Harry Potter e as Relíquias da Morte. Nos filmes,podemos ver Hermione murmurando diferentes feitiços para proteger as zonas em que ela, Rony e Harry acampam enquanto buscam as Horcruxes. A cena em que o uso do feitiço teve maior escala e um efeito visual incrível, contudo, acontece quando os professores de Hogwarts se unem para proteger o castelo.

Alohomora

feitiços harry potter

Tipo: Encanto

Descrição: Destranca portas trancadas por chaves ou travas físicas e feitiços de trancar. Contudo, pode não ser efetivo em portas seladas com feitiços específicos.

Significado: O nome do encantamento vem do dialeto Sidiki, encontrado no oeste da Africa. A expressão significa "amigável a ladrões".

Cena em que foi usado: O feitiço foi usado inúmeras vezes no decorrer dos livros e filmes. Mas a primeira vez que o vimos foi em Harry Potter e a Pedra Filosofal. Harry, Rony e Hermione tentavam fugir de Filch pelos corredores da escola, mas se deparam com uma porta trancada.

Hermione imediatamente usa o feitiço para destrancá-la, apenas para descobrirem que aquele se tratava do local a que Dumbledore proibiu os alunos irem: lá estava Fofo, o cachorro gigante de três cabeças.

Anapneo

Tipo: feitiço de cura

Descrição: Feitiço para desengasgar

Significado: Do grego, significa "Eu respiro".

Cena em que é usado: Em Harry Potter e o Príncipe Mestiço, o professor Horace Slughorn usa o feitiço em Marcus Belby, quando ele engasga durante o jantar que o docente deu para alguns alunos. O momento do feitiço não foi incluído na cena do filme, mas o jantar decorre conforme descrito.

Arresto Momentum

feitiços harry potter

Tipo: Encantamento

Descrição: Feitiço usado por um bruxa ou bruxa para diminuir a velocidade de um objeto e evitar, por exemplo, sua colisão com uma superfície.

Significado: Do latim, "arresto" quer dizer "deter"; "momentum" significa "momento", com o feitiço literalmente significando "parar um momento".

Cena em que é usado: o feitiço é visto em alguns momentos da saga. Um marcante se passa no sétimo livro, Harry Potter e as Relíquias da Morte, quando Harry, Rony e Hermione tentam roubar Gringotes. Após serem descobertos, os encantamentos de segurança do banco os derrubam do carrinho, para um abismo abaixo do trilho. Antes que eles atinjam o chão, porém, Hermione usa o feitiço para evitar o choque e salvar a vida de todos.

Azaração da vassoura

feitiços harry potter

Tipo: Azaração

Descrição: a vassoura enfeitiçada por essa azaração tentará derrubar seus cavaleiros a todo custo, com movimentos bruscos em diferentes direções. Como outras azarações, para ser bem sucedida, é necessário que o bruxo ou bruxa mantenha contato visual o tempo inteiro e repita as palavras do encantamento.

Significado: não foram reveladas as palavras usadas neste feitiço.

Em que cena foi usado: Em Harry Potter e a Pedra Filosofal, o professor Quirrell, sob ordens de Voldemort, usa esta azaração contra Harry, durante um jogo de quadribol.

Bombarda

feitiços harry potter

Tipo: Encanto

Descrição: usado para destruir obstáculos. Pode ser intensificado com o uso do Bombarda Maxima.

Significado: Do latim, significa "bombardear"

Cena em que foi usado: Em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Hermione usa o feitiço para tentar abrir a porta da Torre Negra, onde Sirius estava preso. Dado o significado do feitiço, é provável que ele não seja apenas um recurso para abrir portas, mas sim para destruir obstáculos.

Brachiabindo

Tipo: feitiço

Descrição: Usado para se ligar a um oponente por meio de cordas invisíveis. Seu contra-feitiço é Emancipare.

Significado: Provável variação da palavra em latim "brachialis", que significa "conectado pelo braço".

Cena em que foi usado: no decorrer da saga, o feitiço foi usado por personagens como Harry Potter, Hermione Granger, Cedrico Diggory e Delphini Riddle. O feitiço, porém, só foi visto nos livros, não nos filmes.

Carpe Retractum

Tipo: encantamento

Descrição: cria uma espécie de corda de luz retrátil que pode ser usada para puxar objetos até o bruxo ou para que o bruxo "se puxe" até algo.

Significado: Junção das palavras em latim "carpe", que significa "buscar" e "retractum", que quer dizer "retirada".

Cena em que é usado: Em Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban, o professor Lupin ensina o feitiço aos estudantes na aula de Defesa Contra as Artes das Trevas. O feitiço apareceu no exame dos estudantes do terceiro ano.

Cistem Aperio

feitiços harry potter

Tipo: encantamento

Descrição: usado para forçar a abertura de determinados recipientes, como baús, caixas, entre outros.

Significado: Junção das palavras em latim "aperio" - que significa "abrir", "descobrir" ou "revelar" - e "cistam" - cujo significado é "cesta" ou "caixa".

Cena em que é usado: Esse feitiço não aparece nos livros. Nos filmes, o vemos em Harry Potter e a Câmara Secreta, quando um jovem Tom Riddle força a abertura do baú em que Hagrid escondia Aragogue.

Feitiço Grito de Gato

Tipo: encantamento

Descrição: uma espécie de feitiço alarme, encanta determinado espaço para que, caso alguém entre no local, dispare um alto barulho que muito se assemelha aos gritos de um gato.

Significado: Não foram reveladas as palavras mágicas deste encantamento.

Cena em que foi usado: Em Harry Potter e as Relíquias da Morte, Harry, Hermione e Rony são surpreendidos por esse feitiço assim que chegam a Hogsmeade, que havia sido enfeitiçada pelos Comensais da Morte para alertar sobre intrusos.

Partis Temporus

feitiços harry potter

Tipo: Encantamento

Descrição: cria uma espécie de lacuna, uma passagem entre um obstáculo e o local a que se deseja chegar.

Significado: Junção da palavra francesa "partir", que significa "sair", com a expressao em latim "temporis", cujo significado é "tempo".

Cena em que é usado: Em Harry Potter e o Príncipe Mestiço, na cena em que Harry e Dumbledore estão na caverna em buca da Horcruxe, o diretor de Hogwarts usa o feitiço para criar um espaço entre o anel de fogo que havia conjurado anteriormente para afastar os Inferis.

Periculum

feitiços harry potter

Tipo: Encantamento

Descrição: produz um jato de faíscas vermelhas que podem atingir grande altura no ar, como forma de avisar uma situação de perigo e sinalizar sua localização.

Significado: Do latim, a palavra "Periculum" significa "perigo".

Cena em que é usado: Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, Harry usa o feitiço para sinalizar a posição de Fleur, qque estava em perigo no labirinto, prova final do Torneio Tribruxo. Pode ser visto em 2:38 no vídeo acima.

Petrificus Totalus

feitiços harry potter

Tipo: maldição

Descrição: petrifica por completo o oponente temporariamente.

Significado: Junção das palavras em latim "petra" (pedra), "fieri" (se tornar) e "totalus" (totalmente).

Cena em que foi usado: mais um feitiço que foi amplamente usado durante toda a franquia, mas a cena mais memorável, com certeza, foi a em que Hermione petrifica Neville, em Harry Potter e a Pedra Filosofal, quando o amigo tenta impedi-los de sair novamente pelo castelo à noite.

Piertotum Locomotor

Tipo: Encantamento

Descrição: proporciona o controle de grandes objetos inanimados, fazendo com que pareçam ganhar vida.

Significado: Do latim, "Pier" significa "amigo"; "Totum", "inteiro"; e "locomotor", "o movimento de".

Cena em que foi usado: Em Harry Potter e as Relíquias da Morte, vemos os professores de Hogwarts tentando proteger a escola em meio à guerra contra o exército de Voldemort. Entre os feitiços de proteção, McGonagal usa o Piertotum Locomotor para trazer todas as estátuas de soldados de Hogwarts à vida.

Prior Incantato

feitiços harry potter

Tipo: Encantamento

Descrição: força a varinha encantada a revelar os feitiços que realizou do último até o primeiro.

Significado: Do latim, "prior" significa "prévio", "anterior"; e "incantare", que quer dizer "falar um feitiço".

Cena em que foi usado: usada por Barto Crouch Jr. na varinha de Harry, durante a Copa de Quadribol, em Harry Potter e o Cálice de Fogo, para verificar se sua varinha tinha sido a responsável por conjurar a Marca Negra.

Priori Incantatem

Tipo: Encantamento

Descrição: ligação que se desenvolve entre duas varinhas cujos núcleos tenham a mesma origem ("varinhas irmãs"), fazendo com que as varinhas revelem os últimos feitiços que realizou.

Significado: tem a mesma etimologia do feitiço anterior, significando "falar feitiço prévio".

Cena em que é usado: Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, Voldemort ganha um novo corpo e retorna. Em sua batalha com Harry, suas varinhas, cujos núcleos vieram da mesma fênix, se unem. quando a centelha que pairava entre as duas chega até a varinha de Voldemort, ecos das últimas pessoas que ele matou começam a aparecer: Cedrico Diggory, Lily e James Potter.

Protego

Tipo: Encantamento

Descrição: Cria uma espécie de barreira invisível que atua como um escudo contra feitiços inimigos e pode chegar a "espelhar" esses feitiços contra o bruxo que os lançaram.

Significado: Do latim, "protego" significa "eu protejo".

Cena em que foi usado: Durante suas problemáticas lições de Oclumência com Snape, em Harry Potter e a Ordem da Fênix, Harry usa o feitiço contra o professor e acaba virando contra ele o encantamento para invadir memórias.

Amato Animo Animato Animagus

feitiços harry potter

Tipo: Transfiguração

Descrição: Este feitiço faz parte do complicado processo necessário para um bruxo se tornar um animago (alguém com capacidade de se transformar em um animal). O encantamento deve ser dito ao nascer e ao pôr do sol, todos os dias antes de o bruxo consumir a poção Animagus. A poção, por sua vez, só deve ser tomada assim que uma tempestade de raios começa, e o encantamento é dito logo antes do consumo da poção e enquanto a ponta da varinha é posta sobre o coração daquele que se tornará um animago.

Significado: Do latin, significa "Meu amor me traz vida, e eu sou obrigado a me tornar um bruxo animal."

Cena em que foi usado: Nem os livros nem os filmes mostraram um bruxo ou uma bruxa passando pelo processo de se tornar um animago. Temos, contudo, grandes exemplos de animagos na saga: a professora Minerva McGonagall e os Marotos James Potter, Sirius Black e Peter Pettigrew.

Engorgio

feitiços harry potter

Tipo: Encantamento

Descrição: Aumenta o tamanho físico do seu alvo.

Significado: Do inglês, a palavra "engorge" significa "inchar", "crescer".

Cena em que é usado: Mais de uma vez, Hagrid revela ter usado o feitiço em suas abóboras, embora não tenha permissão para usar mágica. A cena não foi mostrada nos filmes, mas em Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban podemos ver as gigantes abóboras no jardim de Hagrid.

Expecto Patronum

Harry Potter Expecto Patronum GIF - Find & Share on GIPHY
Via GIPHY

Tipo: Encantamento

Descrição: este poderoso e avançado feitiço conjura uma espécie de espírito protetor, um guardião de magia capaz de proteger o bruxo de criaturas das trevas como Dementadores. Também pode ser usado para enviar mensagens entre bruxos. O patrono tem sempre a forma de um animal, sendo único para cada bruxo. A realização do feitiço exige grande concentração em memórias felizes.

Significado: Do latim, "Expecto" significa "eu espero". Já "Patronus" significa "protetor" ou ainda, no latim arcaico, "pai" (o que parece ainda mais significativo para Harry, uma vez que seu patrono assume a forma de um cervo, animal no qual seu pai, o animago James Potter, conseguia se transformar).

Cena em que é usado: Em Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban, Lupin ensina Harry a usar o feitiço. Mas a primeira vez em que ele realmente consegue conjurar um patrono é quando está na Floresta Negra e precisa proteger Sirius dos dementadores.

Expelliarmus

Tipo: Encantamento

Descrição: feitiço para desarmar, usado para atirar longe qualquer coisa que o oponente estivesse segurando. É considerado a marca registrada de Harry, que o utiliza em várias situações. Embora isso seja visto como fraqueza por alguns, Harry acaba usando o feitiço com sucesso duas vezes contra Voldemort.

Cena em que foi usado: Várias, mas a mais marcante de todas é o combate final entre Harry e Voldemort. Enquanto o bruxo das trevas lança seu Avada Kedrava, Harry usa o Expelliarmus. Mas, para uma melhor visualização do efeito de desarmar, o vídeo acima mostra o momento em que Harry ensina o feitiço para seus colegas durante suas lições na Armada de Dumbledore, em Harry Potter e a Ordem da Fênix.

Finite Incantatem

Tipo: Contra-feitiço

Descrição: finaliza os efeitos de outros feitiços.

Significado: Do latim, significa "acabar encanto".

Cena em que é usado: Hermione usou esse feitiço contra o balaço errante que quebra o braço de Harry, em Harry Potter e a Câmara Secreta.

Homenum Revelio

Tipo: Encantamento

Descrição: revela a presença humana em determinado local.

Significado: Do latim clássico, "hominem" significa "humano". Já "revelio" significa "revelar".

Cena em que é usado: Em Harry Potter e as Relíquias da Morte, Hermione usa esse feito quando ela, Rony e Harry chegam ao abandonado Largo Grimmald.

Stupefy

Tipo: Encantamento

Descrição: deixa o oponente inconsciente

Significado: Do inglês, significa "colocar em um estupor", em um estado vegetativo temporário.

Cena em que foi usado: Em uma das várias cenas em que o feitiço é usado na franquia, Harry, disfarçado de outra pessoa com auxílio da poção polissuco, entra no Ministério da Magia, em Harry Potter e as Relíquias da Morte, e atinge Umbridge com o encantamento, para conseguir recuperar o camafeu que agora é uma Horcruxe.

Alarte Ascendare

Tipo: Encanto

Descrição: faz com que o objeto alvo seja lançado pelo ar.

Significado: Do latin, "Ascendere" significa "subir", "escalar".

Cena em que foi usado: O feitiço foi visto apenas uma vez na saga, em Harry Potter e a Câmara Secreta. No momento da aula de combate, Gilderoy Lockhart intervém na batalha entre Draco Malfoy e Harry, usando o feitiço contra uma cobra que Draco conjura. É nesta cena também que descobrimos que Harry é ofidioglota (consegue falar com cobras).

Ascendio

Tipo: Encantamento

Descrição: Faz com que o usuário seja erguido para cima no ar.

Significado: Do latim, "ascendo" significa "escalar" ou "subir".

Cena em que é usado: Este feitiço foi usado tanto por Harry quanto por Newt. Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, o menino que sobreviveu usou o feitiço durante a segunda prova do Torneio Tribruxo para sair de dentro do lago, comprovando a efetividade do encantamento mesmo dentro da água. Já em Animais Fantásticos e Os Crimes de Grindelwald, Newt Scamander usou o feitiço em pleno Ministério da Magia Francês enquanto combatia Matagots.

Wingardium Leviosa

feitiços harry potter

Tipo: Encantamento

Descrição: usado para fazer objetos levitarem, esse feitiço permite que seu usuário controle os objetos escolhidos para levitar.

Significado: junção da expressão inglesa "to wing", que quer dizer "voar", com a palavra em latim "arduus", que significa "elevado". Por completo, o significado do encantamento seria algo como "levantar alto".

Cena em que foi usado: Várias! Draco Malfoy, Harry Potter, Lee Jordan, Bill Weasley, Charlie Weasley, Rita Skeeter, Xenophilius Lovegood e Minerva McGonagall são exemplos de personagens conhecidos que utilizaram o feitiço durante a saga. Mas a cena mais clássica é a em que Hermione ensina Rony a fazer o feitiço, durante a primeira aula de Feitiços, em Harry Potter e a Pedra Filosofal, afinal "É 'leh-vee-OH-sa', e não 'leh-vee-oh-SA'".

Anteoculatia

Tipo: Azaração

Descrição: Este feitiço faz com que cresça uma galhada (chifres como de cervos) na cabeça do adversário).

Significado: sem palavras mágicas divulgadas.

Cena em que foi usado: No livro Harry Potter e a Ordem da Fênix, Pansy Parkinson faz parte do Esquadrão Inquisitorial que trabalhava para a professora Umbridge, tentando descobrir atividades ilegais, tais como as da Armada de Dumbledore. Em determinado momento, a garota é atingida pelo feitiço e cresce uma galhada em sua cabeça. Hermione fica bastante satisfeita com a notícia.

Cave Inimicum

feitiços harry potter

Tipo: Encanto

Descrição: esse feitiço de proteção cria uma espécie de escudo invisível que impede que inimigos vejam, ouçam ou mesmo sintam o cheiro daqueles que estão protegidos pela barreira mágica.

Significado: junção das palavras em latim "caveo" - que pode significar "cuidado", "evitar" e "ação de defesa" - e "inimicus" - que significa "inimigo".

Cena em que é usado: é um dos muitos feitiços de proteção usados por Hermione e Harry, em Harry Potter e as Relíquias da Morte, para proteger os locais onde acampavam, durante sua busca pelas Relíquias.

Confundus

feitiços harry potter

Tipo: Encantamento

Descrição: Esse feitiço literalmente confunde a mente dos seres que são atingidos por ela. Há níveis de intensidade da confusão gerado pelo encantamento.

Significado: criado a partir de palavras em latim como "confundo" e "confusus", significa "confusão", "desordem".

Cena em que é usado: este feitiço foi usado inúmeras vezes na saga Harry Potter e também na saga Animais Fantásticos. Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, Hermione usa contra Cormac McLaggen durante seu teste para goleiro do time de quadribol da Grifinória. Em Animais Fantásticos e Onde Habitam, Newt utiliza o feitiço em um policial de Paris que estava bloqueando uma entrada mágica.

Riddikulus

Tipo: Encantamento

Descrição: feitiço usado para combater bicho-papão. Até hoje, não há registro na história bruxa de alguém que tenha visto a real forma de um bicho-papão, visto que a criatura assume a forma do maior medo daquele que o encontra de imediato. Para o feitiço ser efetivo, o bruxo ou bruxa precisa imaginar seu medo com alguma outra característica que o torne engraçado. O encantamento fará com que o essa característica seja adicionada à forma que o bicho-papão assumiu. O que realmente o combate são as risadas.

Significado: Do latim, "ridiculus" significa "risível", "absurdo", "ridículo".

Cena em que foi usado: Em Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban, Lupin ensina o feitiço aos alunos do terceiro ano em uma cena memorável, quando Neville imagina Snape, seu maior medo, usando as roupas de sua avó.

Feitiços criados por Severo Snape

feitiços harry potter

Em Harry Potter e o Príncipe Mestiço, Harry encontra um antigo livro de poções que tinha pertencido a um jovem Severo Snape. Quando estudante, Snape se identificava como Príncipe Mestiço e enchia seus livros de anotações com melhorias de poções e feitiços de sua própria autoria.

Abaffiato

Tipo: Encantamento

Descrição: Esse feitiço é usado por bruxos quando eles querem evitar ser ouvidos por outras pessoas próximas. Seu uso lança uma espécie de zumbido para os ouvidos dos enfeitiçados.

Significado: Acredita-se que, assim como a palavra "abafar", tenha uma possível origem no idioma fenício, significando "cobrir para proteger".

Cena em que foi usado: Harry encontrou esse feitiço no livro de poções do Príncipe Mestiço, assim como os demais feitiços criados por Snape. Harry e Rony usaram para conversar em segredo durante uma aula de feitiços.

Levicorpus

Tipo: azaração de levitação

Descrição: faz com que o inimigo seja puxado para cima no ar pelo tornozelo. A contra-azaração é o Liberacorpus.

Significado: união das palavras em Latim "levare", cujo significado é "levantar", e "corpus", que significa "corpo".

Cena em que é usado: feitiço que acabou ganhando popularidade na época em que os Marotos frequentavam Hogwarts. Em Harry Potter e o Príncipe Mestiço, vemos o grupo usando o feitiço contra o próprio Snape. Harry também testa o encantamento contra Rony. O feitiço também pode ser visto nos jogos, como a partir de 2:10 do vídeo acima.

Sectumsempra

feitiços harry potter

Tipo: Maldição

Descrição: lacera o oponente com um golpe profundo, causando uma hemorragia que pode levar à morte.

Significado: Junção das palavras em latim "Sectum", que significa "cortar" e "semper", cujo significado é "sempre".

Cena em que foi usado: Em Harry Potter e o Príncipe Mestiço, Harry usa o feitiço contra Draco malfoy, sem saber seu real efeito, visto que apenas tinha descoberto o feitiço no livro que outrora fora de Snape sob a frase "para usar em inimigos". Em Harry Potter e as Relíquias da Morte, Snape a usa contra George Weasley, cortando-lhe uma orelha.

Maldições Imperdoáveis

As maldições imperdoáveis são assim chamadas por seu uso ser considera um crime grave sujeito a uma sentença de prisão em Askaban. Os três feitiços foram amplamente usados pelos seguidores de Voldemort.

Imperius

Tipo: maldição

Descrição: deixa a vítima em um estado hipnótico e subserviente, estando sujeito a obedecer qualquer tipo de ordem.

Significado: Sua origem é a palavra em latim "impero", que significa "eu comando".

Cena em que foi usado: Após a primeira queda de Voldemort, vários de seus seguidores justificaram sua inocência alegando estar sob os efeitos da maldição Imperius, embora na maior parte dos casos isso fosse mentira. A maldição foi vista em vários momentos da saga. Victor Krum foi enfeitiçado por Barto Crouch Jr. durante a última prova do Torneio Tribruxo, para garantir que Harry chegasse à taça transformada em uma chave de portal, em Harry Potter e o Cálice de Fogo. O próprio Harry usou contra um dos duendes de Gringotes, em Harry Potter e as Relíquias da Morte, para conseguir alcançar o cofre de Belatrix Lestrange e encontrar uma das Horcruxes (a partir de 3:00 do vídeo acima).

Cruciatus

Tipo: maldição

Descrição: conhecida como maldição da tortura, provoca fortes dores em todo o corpo do oponente.

Significado: Do latim, "crucio" significa "eu torturo".

Cena em que foi usada: Durante a saga, é revelado que o motivo de Neville Longbottom ter sido criado por sua avó é que seus pais, que faziam parte da formação original da Ordem da Fênix, foram torturados por Belatrix Lestrange até ficarem insanos e precisarem viver em uma instituição para doentes mentais. Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, Voldemort usa a maldição contra Harry logo após retomar seu corpo.

Avada Kedrava

Tipo: Maldição

Descrição: maldição da morte, mata o oponente atingido.

Significado: Durante uma entrevista no Edinburgh Book Festival em 2004, a autora J.K. Rowling revelou que sua inspiração para a maldição foi o feitiço arcaico do Aramaico visto em tantas histórias: "Avada Kedrava" eram as palavras originais do popular "abracadabra". Seu significado é "deixe que a coisa seja destruída".

Cena em que foi usado: amplamente usado durante toda a saga. Foi com esse feitiço que Voldemort fez suas vítimas, incluindo os pais de Harry. É também com esse feitiço que Snape mata Dumbledore.