Castelobruxo, a escola de magia brasileira do mundo de Harry Potter

Com a chegada da franquia de Animais Fantásticos, tivemos a oportunidade de expandir os nossos conhecimentos sobre o mundo bruxo para além de Hogwarts!

Já foi confirmado pela J.K. Rowling que os cinco filmes que compõem a saga de Animais Fantásticos irão explorar detalhes de outras escolas de magia e bruxaria ao redor do mundo.

Castelobruxo é a incrível escola mágica da América do Sul, situada no Brasil! E aqui respondemos as 7 perguntas dos curiosos fãs tupiniquins.

Onde fica Castelobruxo?

Castelobruxo

A escola fica bem dentro da floresta amazônica, reservada dos olhares dos trouxas através de um poderosos feitiço. Na sua visão, eles acham que o local é apenas um ruína sem interesse.

Mas para um feiticeiro, Castelobruxo aparece em todo o seu esplendor. Um castelo fabuloso, um imponente edifício de pedra dourada semelhante a um templo. Há quem veja na arquitetura da escola, um magnífico templo inca.

A escola é protegida por algum ser místico?

Caipora

J.K. Rowling revelou seus conhecimentos mitológicos brasileiros ao adicionar o Caipora ao seu universo literário mágico.

O edifício e os jardins de Castelobruxo são protegidos por Caiporas, famosos seres do folclore tupiniquim. Diz a sabedoria popular que o Caipora seria uma entidade com o dom de guardar as regiões florestais e todos os seres que nelas habitam.

É também conhecido por seu lado incrivelmente travesso e gosto em azucrinar os humanos por divertimento.

Que estudantes recebe?

Castelobruxo

Castelobruxo é a principal escola mágica da América do Sul, por isso são bem-vindos todos os estudantes de magia do nosso subcontinente. Também são aceitos alunos de intercâmbio vindos da Europa, sendo uma escola com fortes programas para incentivar a troca de conhecimentos.

Não foi revelado por J.K. Rowling se Castelobruxo divide seus alunos em Casas como acontece em Ilvermorny.

Quais são seus os alunos mais famosos?

O livro Estudos Avançados no Preparo de Poções

Dois alunos se destacaram ao longo dos tempos: Libatius Borage e João Coelho.

Libatius Borage é um renomeado autor de vários livros sobre poções. Seu livro “Estudos Avançados no Preparo de Poções” é de leitura obrigatória para os alunos do sexto ano em Hogwarts.

João Coelho é um grande jogador de quadribol e é atualmente capitão do Rasa-árvores de Terapoto, o maior time do Peru.

Em que áreas a escola se destaca?

Merpeople

Castelobruxo é mundialmente reconhecida por sua alta especialização em Herbologia e Magizoologia (o estudo de criaturas mágicas). A escolha destas áreas específicas provavelmente se deve à fauna e flora abundante e diversificada do Brasil.

Teve referência a Castelobruxo na saga original de Harry Potter?

Gui Weasley

Curiosamente, sim! Gui Weasley tinha uma correspondente em Castelobruxo e ambos procuravam fazer intercâmbio. Mas como a família Weasley não tinha como pagar a viagem, a ideia caiu por terra.

A estudante de Castelobruxo ficou tão furiosa que enviou a Gui um chapéu amaldiçoado que fez suas orelhas encolherem!

Quão antiga é essa escola de magia?

Índios brasileiros

Segundo o site Pottermore, Castelobruxo é tão antiga quanto Hogwarts. Se pensarmos que a colonização portuguesa em território brasileiro aconteceu apenas no século XVI, podemos especular que os fundadores de Castelobruxo foram indígenas.

Seria absolutamente fascinante se J.K. Rowling explorasse a possibilidade de Castelobruxo ter sido construída por diferentes tribos e etnias e fazer a ligação à antiga magia e xamanismo.

E ao que tudo indica, veremos mais da Catelobruxo no terceiro filme da saga Animais Fantásticos! Quer saber mais sobre isso? Então dá uma olhada na notícia abaixo.👇