18 personagens importantes da saga Harry Potter

Do 1º ao 7º livro da franquia Harry Potter, conhecemos um verdadeiro universo de diferentes personagens, cada um com uma história rica, diferentes personalidades e uma complexidade emocional que faz deles tão queridos por aqueles que decidem conhecer o Mundo Bruxo. Conheça 18 desses personagens que já levaram tantos leitores às risadas, às lágrimas, entre outras fortes emoções.

Harry Potter

Harry Potter personagens

Nascimento: 31 de julho de 1980
Casa de Hogwarts: Grifinória
Primeira aparição: Harry Potter e a Pedra Filosofal (Livro 1)

Filho de Tiago (James) e Lily Potter, Harry Tiago Potter perdeu seus pais quando tinha apenas 1 ano. Após assassinar friamente os Potter, o temido bruxo das trevas Voldemort tentou matar o pequeno Harry, mas, por algum motivo, o feitiço recocheteou e praticamente destruiu Voldemort, que desapareceu. Harry não se machucou, ficando apenas com uma pequena cicatriz em forma de raio em sua testa.

Por essa razão, o nome Harry Potter ficou marcado na história bruxa, ainda que o jovem Harry tenha crescido sem saber de nada disso. Criado por seus tios trouxas (não-mágicos), Harry sempre foi posto de lado e feito de empregado para seu primo mimado Duda. Mas tudo muda quando, aos 11 anos, ele recebe sua carta da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e descobre que é um bruxo.

Nos anos a seguir, Harry acaba encarando diferentes e mortais desafios enquanto tenta levar uma vida o mais próxima do normal na escola, onde tem aulas de feitiços, poções, voo de vassoura, herbologia e outras disciplinas. Mas o retorno de Voldemort e as tentativas de seus antigos aliados de matar o menino exigirão muito dele e de seus dois melhores amigos, Rony e Hermione.

No quinto livro da saga, Harry Potter e a Ordem da Fênix, o diretor de Hogwarts, professor Dumbledore, enfim revela a Harry o motivo pelo qual Voldemort matou seus pais e tentou lhe matar. Após descobrir a existência de uma profecia falando sobre o nascimento daquele que um dia poderia tirar Voldemort do poder, ele tenta matar Harry.

O peso das palavras "nenhum poderá viver enquanto o outro sobreviver" cai sobre os ombros de Harry. Mas logo ele percebe que todo o caminho que percorreu em sua vida já lhe levaria a enfrentar Voldemort em algum ponto. No último livro, ele, Rony e Hermione partem em uma missão para encontrar as Horcruxes de Voldemort, objetos nos quais o bruxo das trevas guardou pedaços de sua alma, motivo pelo qual se tornou quase imortal.

Ronald Weasley

Harry Potter personagens

Nascimento: 1º de março de 1980
Casa de Hogwarts: Grifinória
Primeira aparição: Harry Potter e a Pedra Filosofal (Livro 1)

Ronald Bilius Weasley, ou Rony, é o dos filhos mais novos de Arthur e Molly Weasley. 6º dos 7 filhos da família, cresceu sentindo-se à sombra das conquistas de seus irmãos mais velhos. Com uma condição financeira humilde, sempre usou as roupas e uniforme de Hogwarts já usados por seus irmãos, bem como livros e até mesmo sua varinha, o que já foi motivo de bullying de alunos como Draco Malfoy.

Conhece Harry na Estação de Kingcross, e acaba se aproximando do garoto durante a viagem para Hogwarts. No decorrer da saga, eles e Hermione se tornam amigos inseparáveis, e Harry passa a ser tratado como parte da família pelos Weasleys.

Aos poucos, Rony se apaixona por Hermione, mas precisa vencer suas inseguranças. Embora seja medroso quanto a variadas coisas, está sempre ao lado de Harry, seja para roubar o carro voador de seus pais e garantir que eles cheguem à escola, para enfrentar aranhas gigantes das quais tem pavor ou para confrontar Voldemort e seus aliados.

Por muitos anos, Rony teve um rato de estimação. No terceiro livro da saga, Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban, o grupo descobre que o bicho na verdade tratava-se de Peter Pettigrew, um animago poderoso que se escondeu esse tempo todo, esperando o retorno de Voldemort.

Amigo da escola do pai de Harry, Peter traiu Tiago e Lily ao revelar a localização do casal, causando a morte dos pais de Harry. Além disso, conseguiu colocar a culpa da traição no outro amigo da família e padrinho de Harry, Sirius Black, que acabou preso por 12 anos na prisão bruxa de Askaban.

Hermione Granger

Harry Potter personagens

Nascimento: 19 de setembro de 1979
Casa de Hogwarts: Grifinória
Primeira aparição: Harry Potter e a Pedra Filosofal (Livro 1)

Hermione Jean Granger nasceu de pais trouxas, o que fez com que sofresse um pesado preconceito de alguns dos alunos que valorizavam a "pureza de sangue dos bruxos" e se referiam a ela como "sangue sujo". Provavelmente a aluna mais brilhante que já passou por Hogwarts, Hermione é apaixonada por livros e estuda tudo que puder, o que faz dela peça fundamental na luta contra Voldemort. E sejamos sinceros, Harry e Rony estariam em grandes problemas sem a ajuda da garota.

Embora sua arrogância juvenil tenha dificultado ela fazer amigos em seu primeiro ano de Hogwarts, logo conseguiu se aproximar de Harry e Rony. Nos anos seguintes, acaba se afeiçoando por Rony, mas se magoando com a inabilidade social do amigo.

Ajuda Harry a se preparar para o Torneio Tribruxo, ensinando e praticando diferentes feitiços com ele; é a única a pensar em detalhes de sobrevivência diária para a busca das Horcruxes; ficou ao lado de Harry a cada passo de todos os mortais desafios da saga; e chegou a apagar as memórias de seus pais sobre sua própria existência, para evitar o sofrimento caso ela não retornasse da guerra contra Voldemort.

A peça Harry Potter e a Criança Amaldiçoada acabou revelando que Hermione eventualmente chega ao cargo de Ministra da Magia, além de estar casada com Rony, com quem teve três filhos.

Draco Malfoy

personagens harry potter

Nascimento: 5 de junho de 1980
Casa de Hogwarts: Sonserina
Primeira aparição: Harry Potter e a Pedra Filosofal (Livro 1)

Draco Lucius Malfoy é filho de Lucius e Narcisa Malfoy, uma família extremamente rica e conhecida por ter apoiado Voldemort em sua primeira ascensão. Após a queda do bruxo das trevas, contudo, eles alegaram terem sido obrigados a obedecer por meio da maldição Imperius.

Mimado, invejoso e preconceituoso, Draco vê Harry como um rival já no primeiro ano dos dois em Hogwarts. Sempre tentando se provar melhor que os demais, pratica bullying com vários colegas da escola, incluindo seus seguidores mais próximos, como Boyle e Crabbe.

Chega a chamar Hermione de sangue-ruim, por seus pais serem trouxas, e demonstra estar ao lado de seus pais nesse pensamento segregacionista de que apenas bruxos de "sangue puro" merecem seguir na magia.

A verdade é que Malfoy nunca foi um vilão. Fruto de sua criação, Draco era um jovem infeliz e mimado. Contudo, sofreu muito ao precisar se tornar um Comensal da Morte aos 16 anos, uma forma de castigo que Voldemort impôs a Lucius. Não foi capaz de matar Dumbledore e, em Harry Potter e as Relíquias da Morte, acaba tentando ajudar Harry quando o trio principal acaba capturado na casa dos Malfoy.

Neville Longbottom

Harry Potter personagens

Nascimento: 30 de julho de 1980
Casa de Hogwarts: Grifinória
Primeira aparição: Harry Potter e a Pedra Filosofal (Livro 1)

Neville é um jovem atrapalhado e medroso, mas que não exita em se mexer para fazer a coisa certa. Filho de Frank e Alice Longbottom, Neville foi criado por sua avó, após seus pais serem torturados pela Comensal da Morte Belatrix Lestrange até ficaram loucos.

No decorrer da franquia, Neville cresce muito e aprende com Harry, na Armada de Dumbledore, a usar melhor suas habilidades como bruxo. Mais corajoso do que pode parecer a princípio, esteve ao lado de Harry em alguns dos maiores desafios e nunca abandonou a luta contra Voldemort.

A profecia que motivou Voldemort a matar Tiago e Lily Potter e a tentar matar Harry, na verdade, poderia também se referir a Neville. As palavras da profecia diziam que "Aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas se aproxima... nascido dos que o desafiaram três vezes, nascido ao terminar o sétimo mês...".

Os pais de Neville, bem como os de Harry, eram aurores e membros da Ordem da Fênix, organização secreta que tentava derrubar Voldemort. E Neville nasceu apenas um dia antes de Harry. Mesmo não tendo sido "O Escolhido" da profecia, Neville exerceu um papel fundamental na batalha contra o bruxo das trevas, sendo responsável inclusive pela destruição de uma das horcruxes, a cobra Nagini.

Luna Lovegood

Harry Potter personagens

Nascimento: 13 de fevereiro de 1981
Casa de Hogwarts: Corvinal
Primeira aparição: Harry Potter e a Ordem da Fênix (Livro 5)

O 5º livro da saga nos apresenta a Luna, uma aluna da Corvinal que costuma sofrer bullying na escola e ser alvo de diferentes brincadeiras por causa de seu jeito peculiar. Luna tem um jeito avoado, como se estivesse sempre pensando em outras coisas. Calma e despreocupada com o que pensam dela, sempre veste roupas extravagantes e faz comentários inesperados.

Filha de Xenophilius e Pandora Lovegood, Luna perdeu sua mãe ainda bem criança, quando um experimento com feitiços deu errado. Durante o 5º ano de escola, acaba se aproximando de Harry ainda na viagem para Hogwarts, quando admite também ver os Testrálios, espécies de cavalos cadavéricos visíveis apenas para aqueles que já viram a morte de perto.

Torna-se um dos integrantes da Armada de Dumbledore e se mantém leal durante toda a guerra contra Voldemort, mantendo-se até o final do conflito e sendo de fundamental importância.

Fred e George Weasley

Harry Potter personagens

Nascimento: 1º de abril de 1978
Casa de Hogwarts: Grifinória
Primeira aparição: Harry Potter e a Pedra Filosofal (Livro 1)

Responsáveis pela maioria das cenas cômicas de toda a franquia, os Gêmeos Weasleys são irmãos mais velhos de Rony. Extremamente inteligentes, usam todo seu conhecimento e tempo inventando as mais diferentes brincadeiras e pegadinhas pelas quais ganharam fama por toda Hogwarts.

Durante o 5º ano de Harry na escola, Fred e George decidiram abandonar Hogwarts antes de terminarem seu último ano de educação, revoltados com a direção autoritária de Dolores Umbridge, mas não antes de soltar fogos dentro do castelo e pregar uma peça épica na detestável diretora interina.

Nos livros seguintes, vemos que os irmãos abriram uma loja de brincadeiras no Beco Diagonal, a Gemialidades Weasley, onde começaram um negócio de sucesso vendendo suas invenções. Contudo, os dois se uniram à batalha contra Voldemort no último livro.

Em Harry Potter e as Relíquias da Morte (Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2, no caso dos filmes), Fred acaba sendo morto pelos Comensais da Morte de Voldemort, durante a batalha de Hogwarts. Algum tempo depois do lançamento do último filme, a escritora J.K. Rowling revelou uma curiosidade que não incluiu na franquia: após a morte de Fred, George nunca mais foi capaz de produzir um patrono, feitiço para cuja realização é preciso focar em seus pensamentos mais felizes.

Albus Dumbledore

Harry Potter personagens

Nascimento: agosto de 1881
Casa de Hogwarts: Grifinória
Primeira aparição: Harry Potter e a Pedra Filosofal (Livro 1)
Cargo em Hogwarts: Professor de Defesa Contra a Artes das Trevas (passado) e diretor

Albus Percival Wulfric Brian Dumbledore é o diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Além de ser um dos melhores diretores que a escola já teve, é o único bruxo que Voldemort temia. Já negou o cargo de Ministro da Magia algumas vezes, motivo pelo qual o atual ministro se sente ameaçado por ele.

É mundialmente conhecido por ter sido o responsável por derrotar o terrível bruxo das trevas Gellert Grindelwald, e por estar à frente da resistência contra Voldemort na Primeira Guerra Bruxa. Sem nunca ter acreditado que Voldermort desaparecera para sempre após ser quase mortalmente ferido na tentativa de matar Harry ainda bebê, Dumbledore protegeu Harry desde sua infância, o levando para morar com seus tios.

Acaba sendo um mentor para Harry e alguém em quem o bruxo deposita sua maior confiança, embora ela seja testada algumas vezes, principalmente pelos segredos que guardava em seu passado.

Em Harry Potter e as Relíquias da Morte, descobrimos que Dumbledore, quando jovem teve um relacionamento com Grindelwald. Próximo a fazer uma viagem pelo mundo com ele, Albus sofre uma grande perda.

Em determinado momento de sua vida, sua irmã mais nova, Ariana, foi violentada por trouxas. Seu pai saiu em sua defesa e acabou preso. Depois da agressão, Ariana ficou reclusa, com seu poder acumulando. Albus dividia os cuidados da irmã com seu irmão Aberforth, mas os dois acabaram tendo uma violenta briga, na qual Ariana acabou morrendo, sem que os dois sequer soubessem quem tinha sido o responsável direto pelo feitiço que matou a irmã.

Mais, ao perceber o caminho que os objetivos "para um bem maior" de Grindelwald estavam tomando, Dumbledore precisou impedir o bruxo. Nos anos que antecederam a segunda batalha contra Voldemort, Dumbledore descobriu que o bruxo havia feito Horcruxes, objetos em que ele depositou parte de sua alma para alcançar imortalidade. Desde então, ele vinha tentando destruí-las, tarefa que repassa a Harry.

Minerva McGonagall

Harry Potter personagens

Nascimento: 4 de outubro de 1935
Casa de Hogwarts: Grifinória
Primeira aparição: Harry Potter e a Pedra Filosofal (Livro 1)
Cargo em Hogwarts: Professora de Transfiguração, diretora da Casa Grifinória e vice-diretora de Hogwarts

Professora de Transfiguração, animaga registrada (pode se transformar em um animal, em seu caso, em um gato), diretora da Casa da Grifinória e vice-diretora de Hogwarts, Minerva McGonagall é uma professora exigente, mas justa. Braço direito de Dumbledore, esteve a seu lado e ao lado da escola na Batalha de Hogwarts, contra Voldemort e seu exército. Na ocasião, inclusive, defendeu Harry mais de uma vez.

Em seus tempos de escola, foi uma brilhante estudante e monitora da Grifinória. Estimula a sede de conhecimento de Hermione e tenta lhe ajudar a fazer mais disciplinas do que o normal durante o terceiro ano de escola da jovem, conseguindo-lhe um Vira-Tempo, para que ela pudesse voltar no tempo para assistir a todas as aulas.

Embora não tenha integrado oficialmente a Ordem da Fênix durante a Primeira Guerra Bruxa, ajudou o Ministério da Magia a espionar os Comensais da Morte, trazendo informações úteis para os aurores (bruxos profissionais que caçam feiticeiros das trevas).

Rubeus Hagrid

Harry Potter personagens

Nascimento: 6 de dezembro de 1928
Casa de Hogwarts: Grifinória
Primeira aparição: Harry Potter e a Pedra Filosofal (Livro 1)
Cargo em Hogwarts: Guarda-chaves, professora de Trato de Criaturas Mágicas

Conhecemos Hagrid como o atrapalhado Guardador de Chaves e Protetor das Terras de Hogwarts. Meio humano e meio gigante, é ele que leva o bebê Harry para a casa de seus tios, logo após a morte dos Potter, encontrando Dumbledore e Minerva ao chegar lá. É ele também que entrega a Harry sua carta de Hogwarts, revela que ele é um bruxo e o leva para fazer as compras para a escola no Beco Diagonal.

Expulso de Hogwarts durante seu terceiro ano escolar, quando tinha apenas 13 anos, ele não tem permissão para praticar magia, embora esconda as partes quebradas de sua antiga varinha em um velho guarda-chuva rosa.

Durante o terceiro ano de escola de Harry, Hagrid é nomeado professor de Trato de Criaturas Mágicas, tema pelo qual sempre foi fascinado, tendo sempre sonhado em criar as mais diferentes criaturas. Um grande amigo de Harry, Rony e Hermione desde o primeiro ano em Hogwarts, recebe visitas frequentes dos meninos em sua cabana, para tomar chá e resolver algumas confusões.

Em Harry Potter e a Câmara Secreta (livro 2) descobrimos que Hagrid foi expulso após ser injustamente incriminado por Tom Riddle, o jovem bruxo que um dia se tornaria Voldemort. Riddle aproveitou a descoberta de que Hagrid escondia uma jovem acromântula (aranha gigante) e o culpou, afirmando ser aquela a criatura que vivia na Câmara Secreta, que acabou ocasionando o assassinato de uma estudante neste período.

Durante o segundo ano de Harry em Hogwarts, a Câmara é reaberta, alunos são petrificados e mensagens sinistras assinadas pelo herdeiro de Slytherin são deixadas na parede. Harry, Rony e Hermione acabam descobrindo que a criatura na Câmara era um basilisco (uma cobra gigante) controlada pelo herdeiro de Salazar Slytherin (um dos 4 criadores de Hogwarts): Tom Riddle. Neste caso, ele fez tudo isso por meio de um Diário no qual o jovem Riddle deixou um pedaço de sua alma (1ª Horcruxe).

Severo Snape

Harry Potter personagens

Nascimento: 9 de janeiro de 1960
Casa de Hogwarts: Sonserina
Primeira aparição: Harry Potter e a Pedra Filosofal (Livro 1)
Cargo em Hogwarts: Professor de Poções, diretor da casa Sonserina

Snape é um dos professores de Hogwarts. Amargo, sempre sério, pegando no pé de todos os estudantes e sempre tentando proteger os alunos de sua própria casa, ele não é exatamente querido por todos. Mas com Harry a antipatia foi ainda maior. Desde a primeira aula com Potter, Snape deixou bem claro que sentia uma misteriosa raiva por ele.

No decorrer dos livros e filmes, descobrimos que a antipatia de Snape vem, na verdade, de Tiago Potter, pai de Harry. Tiago e Snape frequentaram Hogwarts como estudantes em uma mesma época. Nos primeiros anos de escola, Tiago e seus amigos - Sirius Black, Remo Lupin e Peter Pettigrew - fizeram bullying com Snape. Sua única amiga era a jovem Lily, que já conhecia desde antes de Hogwarts e por quem sempre alimentou uma grande paixão.

Contudo, Tiago se aproxima de Lily, muda sua conduta e os dois se apaixonam e eventualmente se casam, para completa ira de Snape. Além disso, o bruxo nunca superou a morte de Lily para salvar o pequeno Harry.

Snape chegou a trabalhar para Voldemort durante a primeira ascensão do bruxo. Foi ele que entreouviu a profecia sobre aquele que teria o poder de matar o Lorde das Trevas e revelou isso a Voldemort. Completamente arrependido por perceber que sua informação levaria Voldemort a matar Lily Potter, Snape pede ajuda a Dumbledore para proteger a família e lhe promete completa lealdade desde então.

Embora alimentasse a mais completa antipatia por Harry, nunca deixou de amar Lily e assumiu para si a missão de proteger o garoto o quanto pudesse, mesmo sem Harry saber. Durante os anos seguintes, arriscou a própria vida inúmeras vezes, sendo um agente duplo ao fingir lealdade a Voldemort, mas realmente trabalhando com Dumbledore para derrubar o Lorde das Trevas.

Snape morre com sua lealdade a Dumbledore intacta, e seu último ato, já à beira da morte durante a batalha de Hogwarts, é revelar a Harry a verdade sobre seu passado e o passo final para derrotar o bruxo das trevas. Por esse motivo, Snape é visto como um dos grandes heróis da história.

Remus Lupin

Harry Potter personagens

Nascimento: 10 de março de 1960
Casa de Hogwarts: Grifinória
Primeira aparição: Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban (Livro 3)
Cargo em Hogwarts: Professor de Defesa contra a Arte das Trevas

Conhecemos Lupin no terceiro livro da saga Harry Potter. Novo professor de Defesa contra as Artes das Trevas, Lupin dá excelentes aulas. Com a fuga do temido criminoso Sirius Black de Askaban, Hogwarts está cercada por dementadores, as terríveis criaturas que sugam felicidade e que trabalham em Askaban.

Por perceber o efeito que os dementadores têm em Harry, cujo passado trágico o afeta mais na presença das criaturas, Lupin o ajuda a aprender o avançado feitiço do Patrono. Mas suas alegadas doenças uma vez por mês começam a levantar suspeitas. E Snape demonstra completo ódio pelo novo professor.

Lupin, na verdade, foi mordido por um lobisomem ainda criança, e carrega a maldição consigo até sua idade adulta. Só conseguiu frequentar Hogwarts como aluno por compreensão de Dumbledore, que ajudou o jovem a esconder sua condição. Com o tempo, seus amigos - Tiago Potter, Sirius Black e Peter Pettigrew - descobriram e passaram a ajudá-lo nos períodos de transformação.

Eles o levavam uma vez por mês a uma passagem secreta por baixo do Salgueiro Lutador, que ia parar na Casa dos gritos, uma casa abandonada no povoado de Hogsmead. Eles o prendiam lá e faziam-lhe companhia durante a transformação. Para contê-lo e evitar desconfianças sobre suas identidades, Tiago, Sirius e Peter estudaram para se transformar em animagos, bruxos que podem se transformar em animais. Tiago se transformava em um cervo; Sirius, em um grande cachorro preto; e Peter, em um rato.

Mas o jovem Snape desconfiou e tentou investigar mais de perto, quase sendo morto por um Lupin transformado, mas sendo salvo por Tiago Potter no último momento. Durante o terceiro ano da escola de Harry, Lupin na verdade estava ajudando o fugitivo Sirius Black, preso após ser acusado de revelar a localização dos Potter para Voldemort e matar 13 trouxas em uma tentativa de fuga. Na verdade, Peter Pettigrew foi o responsável por esses crimes e incriminou Sirius.

Tiago (James) Potter

Harry Potter personagens

Nascimento: 27 de março de 1960
Casa de Hogwarts: Grifinória
Primeira aparição: Harry Potter e a Pedra Filosofal (Livro 1)

Tiago (James, na versão original em inglês) é pai de Harry. Ao lado de Lily, fez parte da Ordem da Fênix durante a Primeira Guerra Bruxa, organização secreta que recolhia informações e lutava contra Voldemort. Ele e Lily foram assassinados pelo Lorde das Trevas em sua própria casa, quando o bruxo chegou ao vilarejo em que eles moravam na tentativa de matar Harry, ainda bebê.

Durante seu tempo de escola, era extremamente popular, parte do time de Quadribol da Grifinória, andava sempre com Sirius Black, Remus Lupin e Peter Pettigrew, e praticava bullying como brincadeiras com alguns estudantes, principalmente com Severus Snape. Tal atitude causou o ódio de Snape pelo grupo, especialmente por Tiago. E Lily também não o via com bons olhos.

Contudo, não era uma pessoa má, chegou a salvar a vida de Snape, não media esforços para ajudar seus amigos, e mudou de atitude durante seus últimos anos em Hogwarts. Em seu sétimo ano, inclusive, foi eleito monitor-chefe da Grifinória e começou a namorar Lily, com quem viria a se casar. Todos que conhecem Harry dizem que ele é extremamente parecido com seu pai mais jovem, mas que tem os olhos de sua mãe.

Para ajudar Lupin a passar pelas dolorosas transformações mensais como lobisomem, Tiago, Sirius e Peter estudaram para se tornar animagos. Tiago se transformava em um cervo; Sirius, em um cachorro preto; e Peter, em um rato. Com amplo conhecimento das passagens secretas do castelo, eles levavam Lupin para se transformar na Casa dos Gritos, uma casa abandonada no povoado de Hogsmead, por meio de uma passagem por baixo do Salgueiro Lutador, nos jardins de Hogwarts.

O conhecimento de toda a área e arredores de Hogwarts que o grupo tinha, inclusive, foi usado para a criação de um incrível mapa conhecido como Mapa do Maroto. Os Marotos eram Pontas (Tiago), Aluado (Lupin), Almofadinhas (Sirius) e Rabicho (Peter). Este mapa, inclusive, é encontrado por Fred e George Weasley em seu tempo em Hogwarts, e os gêmeos acabam repassando o artefato para Harry, que depois descobre sua verdadeira origem.

Lilian (Lily) Potter

Harry Potter personagens

Nascimento: 30 de janeiro de 1960
Casa de Hogwarts: Grifinória
Primeira aparição: Harry Potter e a Pedra Filosofal (Livro 1)

Lilian Potter é esposa de Tiago Potter e mãe de Harry Potter. Nascida em uma família trouxa, foi a única que despertou a magia, para a eterna inveja e desprezo de sua irmã Petúnia. Por esse motivo, inclusive, Petúnia tentou impedir que Harry manifestasse magia e seguisse o caminho de seus pais, e mentiu por completo sobre sua origem, nos anos em que criou o jovem órfão.

Sempre reconhecida por ser uma pessoa gentil e de bom coração, é lembrada por sua bondade mesmo anos após sua morte. Acredita-se que foi o seu sacrifício, como mãe, ao dar sua vida na tentativa de salvar Harry, que criou uma espécie de escudo que impediu que Voldemort o matasse, principalmente por o bruxo das trevas não entender sobre o poder do amor.

Era amiga de infância de Snape, mas eles foram se afastando aos poucos após ela começar um relacionamento com Tiago Potter, inimigo declarado de Snape. Ainda assim, seguiu sendo a única paixão da vida do professor de Poções.

Sirius Black

Harry Potter personagens

Nascimento: 3 de novembro de 1959
Casa de Hogwarts: Grifinória
Primeira aparição: Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban (Livro 3)

Embora Sirius tenha sido rapidamente mencionado em Harry Potter e a Pedra Filosofal (Livro 1), é apenas em Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban (Livro 3) que conhecemos de fato o antigo amigo de Tiago Potter, Remus Lupin e Peter Pettigrew.

Neste livro, descobrimos que Sirius fugiu da prisão de bruxos Askaban, onde passou os últimos 12 anos de sua vida, preso por ter revelado a localização dos Potter a Voldemort e ter matado mais de 10 trouxas e Peter Pettigrew em uma tentativa de fuga.

Embora esteja foragido no início da trama, sabe-se que na prisão ele sempre repetia o nome de Harry Potter, o que leva a todos a pensarem que ele deseja se vingar de Harry por ter derrubado Voldemort.

Durante sua época como aluno em Hogwarts, Sirius era melhor amigo de Tiago Potter, Remus Lupin e Peter Pettigrew, e foi visto como um completo traidor após a acusação de ter tido alguma relação com a morte dos pais de Harry.

Na verdade, o responsável pela traição, por entregar a localização dos Potter a Voldemort e por matar os trouxas foi o próprio Peter Pettigrew. Quando Sirius o enfrentou por sua traição, Peter matou as pessoas ao redor, cortou o próprio dedo para deixar na cena do crime, se transformou em um rato e se escondeu pelos próximos 12 anos como um animal, deixando Sirius ser incriminado.

Sirius e Harry acabam se aproximando quando o garoto descobre não apenas a verdade, mas também que o bruxo era seu padrinho. Harry ainda se surpreende ao descobrir que Sirius vinha de uma nobre família que tinha orgulho da "pureza de seu sangue" e de sua trajetória na Sonserina. Ele e outros parentes que não seguiram esse caminho foram expulsos e apagados da família. Nesta época, ainda adolescente, Sirius foi abrigado pela família de Tiago.

Peter Pettigrew

Harry Potter personagens

Nascimento: Entre setembro de 1959 e agosto de 1960
Casa de Hogwarts: Grifinória
Primeira aparição: Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban (Livro 3)

Em Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban (Livro 3), descobrimos que Tiago Potter tinha três grandes amigos em seus tempos de Hogwarts: Sirius Black, Remus Lupin e Peter Pettigrew. Peter era o menos popular do grupo, sempre muito medroso e desajeitado, mas o grupo cuidava um do outro.

Após Voldemort assassinar os Potters, Sirius foi acusado e preso por ter revelado a localização dos amigos ao Lorde das trevas, por ter matado mais de dez trouxas em uma tentativa de fuga e por ter assassinado Peter Pettigrew, de quem apenas um dedo foi encontrado na tenebrosa cena do crime, onde Sirius estava rindo.

Na verdade, Pettigrew foi o responsável por revelar a localização dos Potter para Voldemort. Quando Sirius o alcança para vingar a morte dos amigos, ele mata os trouxas, corta seu próprio dedo e se transforma em um rato antes que Sirius pudesse pegá-lo, fugindo e deixando Sirius ser incriminado por seus crimes.

Desde então, ele passou 12 anos como um rato, mais especificamente, o rato de estimação de Rony Weasley, Perebas. Quando Sirius e Lupin o encurralam, em Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban, ele consegue fugir mais uma vez e acaba reencontrando o que restava de Voldemort.

Foi o único seguidor de Voldemort que o ajudou a recuperar um corpo físico, sequestrando Harry para usar seu sangue em um ritual maligno que permitiria que o bruxo das trevas tocasse o jovem sem se machucar. Ainda assim, nunca foi tratado bem por Voldemort, que o via como um ser inferior em todos os sentidos.

Dolores Umbridge

Harry Potter personagens

Nascimento: 26 de agosto de 1965
Casa de Hogwarts: Sonserina
Primeira aparição: Harry Potter e a Ordem da Fênix (Livro 5)
Cargo: professora de Defesa Contra as Artes das Trevas, diretora e Inquisidora

Dolores Umbridge é uma oficial do Ministério da Magia que foi integrada ao corpo docente de Hogwarts por exigência do Ministro da Magia. Após Dumbledore declarar o retorno de Voldemort, em Harry Potter e o Cálice de Fogo (Livro 4), o atual ministro Cornelius Fudge se rejeitou a acreditar no diretor de Hogwarts e negou a volta do bruxo das trevas, acusando ainda Dumbledore de uma tentativa de causar pânico na comunidade bruxa para roubar o seu cargo no Ministério.

Para conter isso, Umbridge foi enviada para ocupar o cargo de professora de Defesa Contra as Artes das Trevas, e em seu exercício evitava que os alunos usassem ou aprendessem quaisquer feitiços, com o objetivo de evitar a possível criação de um exército de Dumbledore. Chegou a interrogar alunos com o uso de poções da verdade, e a punir Harry e outros estudantes com castigos físicos.

Por esse motivo, Hermione teve a ideia de criar um grupo de estudos secreto no qual Harry poderia ensinar outros alunos feitiços e encantamentos diversos. Ironicamente chamado de Armada de Dumbledore, a equipe treinou importantes feitiços, como desamarmento, Patrono, entre outros. Tudo isso enquanto um grupo de vigilancia criado por Umbridge e formado por alunos da Sonserina tentava descobrir as aulas secretas.

Umbridge nunca foi uma pessoa boa, preocupando-se apenas com seus próprios interesses e com a valorização da pureza de sangue. Após o Ministério da Magia cair, com o retorno de Voldemort, a bruxa seguiu trabalhando no local, sendo a encarregada de investigar "bruxos que não tivessem o direto de usar varinhas", prendendo vários bruxos e bruxas que haviam nascido em famílias trouxas.

Ela também liderava a busca pelos maiores fugitivos do Ministério da Magia: Harry Potter, Hermione Granger e Rony Weasley, bem como os demais envolvidos na Ordem da Fênix.

Voldemort (Tom Marvolo Riddle)

Harry Potter personagens

Nascimento: 31 de dezembro de 1926
Casa de Hogwarts: Sonserina
Primeira aparição: Harry Potter e a Pedra Filosofal (Livro 1)

Por todas as atrocidades que cometeu durante a Primeira Guerra Bruxa, Voldemort era constantemente chamado apenas como "Você-Sabe-Quem", dado o pavor que as pessoas tinham em apenas pronunciar seu nome. Em seu auge no começo da década de 1980, Voldemort tentou matar o pequeno Harry Potter, na época com apenas 1 ano. Contudo, depois de matar Tiago e Lily Potter, o bruxo das Trevas não só não foi capaz de matar Harry, como acabou sendo quase destruído e desaparecendo.

Embora a derrota de Voldemort tenha sido extremamente comemorada na comunidade bruxa, alguns não acreditaram que ele havia morrido de fato. Nos anos em que Harry passou em Hogwarts, acompanhamos as tentativas de retorno do Lorde das Trevas, até sua nova ascensão.

Em Harry Potter e o Príncipe Mestiço (Livro 6), descobrimos mais informações da perturbada juventude de Voldemort. Seu tempo no orfanato, a falta de amor de seus pais, os crimes que já cometia ainda criança, e o seu interesse no poderosa e proibida magia das trevas Horcruxes quando tinha apenas 16 anos.

Conforme Dumbledore descobriu e revelou a Harry, Voldemort partiu sua alma em sete pedaços, algo que só é possível fazer ao cometer um assassinato. Para alcançar uma quase imortalidade, ele colocou os pedaços de sua alma em objetos, transformando-os em Horcruxes, e os escondeu em diferentes locais. Para tornar Voldemort mortal novamente, Dumbledore e Harry precisavam encontrar as Horcruxes e destruir os pedaços de alma.