Saga Crepúsculo: a ordem correta para assistir aos filmes

Com a febre que os livros da Saga Crepúsculo se tornaram no começo dos anos 2000, os fãs vibraram ao receberem a notícia de que a história de Edward e Bella ganharia uma versão cinematográfica.

Ao todo, cinco filmes adaptaram para as telonas os quatro livros da saga escrita pela autora Stephenie Meyer, entre 2008 e 2012. E novos fãs seguem conhecendo as histórias dos Cullen a cada dia.

1. Crepúsculo (2008)

crepúsculo ordem filmes

Aos 17 anos, a tímida Isabella Swan decide se mudar para chuvosa cidade de Forks, para morar com seu pai, Charlie, o chefe de polícia local. Sua vida sem grandes acontecimentos mudaria já no primeiro dia de aula na nova escola, onde conheceria uma família de cinco jovens de beleza sobre-humana, Edward, Alice, Rosalie, Emmet e Jasper.

Embora algo neles a deixasse quase hipnotizada, Bella se surpreende ao perceber que Edward a destrata sem motivos e encontra motivos para ficar longe dela. Contudo, quando a jovem quase é atropelada, ele aparece do nada e a salva. Ao ouvir sobre as lendas locais, contadas por Jacob Black, um amigo da família, Bella pesquisa e passa a suspeitar que os jovens Cullen possam ser vampiros.

crepúsculo ordem filmes

Quando Edward se deixa aproximar e revela a verdade, ele conta que sua família não se alimenta de sangue humano, e sim apenas de animais. Além disso, cada uma deles manifestou um poder diferente após sua transformação, como ler mentes, ver o futuro, manipular emoções, entre outros.

Uma paixão quase inevitável floresce entre os dois, mas agora ela está envolvida nos perigos que rondam a família, como o temido vampiro James, que se alimenta de humanos e passa a sentir uma atração inexplicável pelo odor de Bella.

2. Lua Nova (2009)

crepúsculo ordem filmes

Bella está prestes a fazer 18 anos, e segue insistindo para que Edward a transforme em uma vampira, para que ela possa viver para sempre com ele. Mas ele resiste ao pedido. Quando Jasper quase a ataca em sua festa de aniversário na casa dos Cullen, após ela se cortar com papel, Edward decide terminar o relacionamento para protegê-la.

Após meses em um estado depressivo, Bella se aproxima mais do amigo Jacob. Certo dia, quando se vê em uma situação perigosa, ela vê a imagem de Edward dizendo para ela sair dali. Ciente de que se envolver em perigos o fará aparecer para ela, Bella segue se arriscando de diferentes formas. Ao pular de um penhasco, contudo, um erro de comunicação faz com que Edward acredite que ela morreu.

crepúsculo ordem filmes

Devastado, ele vai até a Itália pedir para que a ancestral família de vampiros Volturi o mate. Após eles negarem o pedido, Edward decide se expor no sol e revelar sua natureza, para mudar a opinião deles. Alice vê isso em uma visão e alerta Bella. Mas ela chegará a tempo de impedir o ex-namorado de se matar?

Os Volturi vão aceitar que uma humana saiba sobre a existência de vampiros? Os Cullen vão concordar com a decisão de Bella se tornar vampira? Edward vai concordar? Há ainda o acordo de paz entre vampiros e lobisomens, grupo do qual Jacob faz parte, que pode acabar caso Bella seja transformada.

3. Eclipse (2010)

crepúsculo ordem filmes

O terceiro filme da saga seguiu abordando a decisão que Bella precisa fazer entre se manter humana, ficar com Jacob e estar vulnerável aos Volturi ou se entregar ao seu amor por Edward e se transformar em uma vampira, e arriscar o fim do acordo de paz entre lobisomens e vampiros.

Em meio a tudo isso, a temida vampira Victoria está criando novos vampiros, que estão matando várias pessoas em uma cidade próxima a Forks. O objetivo de Victoria é matar Bella para vingar a morte de seu amado James, vampiro morto pelos Cullen no primeiro longa.

Ao descobrir os planos de Bella e Edward de se casarem, Jacob, que também é apaixonado pela jovem, revolta-se e decide também participar da batalha contra Victoria e os novos vampiros. Mas os Volturi também podem aparecer para intervir na luta e no fato de Bella ainda ser uma humana que sabe dos segredos dos vampiros.

4. Amanhecer - Parte 1 (2011)

crepúsculo ordem filmes

O casamento de Bella e Edward marca o início da primeira parte de Amanhecer. Durante sua Lua de Mel no Brasil, contudo, Edward se recusa a ter relações novamente com a esposa, após perceber que a deixou com hematomas depois de sua primeira noite juntos. A situação complica quando Bella descobre que está grávida, o que os fazem retornar às pressas para Forks.

A gravidez progride com uma velocidade sobre-humana, e Edward e Carlisle são a favor de abortar a criança antes que ela ponha a vida de Bella em risco. Apenas Rosalie fica ao lado de Bella na decisão de seguir com a gravidez. Sam, líder dos lobos, também está decidido a destruir a "criatura".

crepúsculo ordem filmes

Decidido a proteger a vida de Bella, Jacob deixa seu bando, sendo acompanhado por Seth e Leah. Aceitando sua herança sanguínea de alfa, ele lidera o novo bando apra proteger a casa dos Cullen enquanto Bella entra em trabalho de parto, o que pode custar vida, tanto pelo próprio nascimento do bebê quanto pelos ataques que cercam a família.

5. Amanhecer - Parte 2 (2012)

crepúsculo ordem filmes

A segunda parte de Amanhecer tem início com Bella acordando, já como vampira. Sua filha, Renesmee, cresce em uma velocidade absurda, alcançando a aparência de uma criança de oito anos em poucos meses. Tendo passado por um imprinting com Renesmee - uma espécie de ligação imediata que os lobos têm com pessoas que estão destinados a proteger para sempre - Jacob é visto com a criança por Irina, que confunde a situação e acha que os Cullen quebraram a regra de não transformar crianças.

Ainda buscando vingança pela morte de Laurent, Irina avisa o clã Volturi sobre a existência de Renesmee. Os Volturi chegam a Forks para batalhar contra os Cullen e matar Renesmee. Carlisle reúne diversos vampiros amigos com o objetivo de provar a verdadeira origem da criança. Jacob também reúne os lobos para lutarem ao lado dos Cullen. A batalha está prestes a começar.

crepúsculo ordem filmes